30.7.06

LITTLE TIKES®


A LITTLE TIKES® entende que cada dia é uma aventura com mais para descobrir. Por isso cria produtos que incentivam a brincadeira ativa e imaginativa. Produtos que estimulam os pequenos a brincar com alegria, despertando a curiosidade para criar momentos agradáveis e educativos, permitindo assim que as crianças soltem sua imaginação.  

A história
Tudo começou em meados da década de 1960 quando Thomas G. Murdough Jr., que trabalhava no setor de marketing da marca esportiva Wilson (conheça essa outra história aqui), vislumbrou a possibilidade de ganhar dinheiro com a fabricação de brinquedos, segmento que na época passava por um grande desenvolvimento e transformação. Depois de concretizada a ideia, ele fundou, em 1969, a empresa Little Tikes Co., e com apenas nove funcionários, começou a produzir em uma antiga fábrica na cidade de Aurora, estado americano de Ohio, brinquedos de plástico para uso exterior de alta qualidade e durabilidade, seguindo rígidos padrões de segurança. Inicialmente a pequena linha de 10 produtos da LITTLE TIKES® - que incluía casas de boneca, baús e móveis (como cadeiras e mesinhas) para crianças - era comercializada em redes varejistas e supermercados. Utilizando métodos revolucionários na produção de brinquedos de plástico, não demorou muito, para que a empresa conquistasse a confiança de milhares de pais americanos, e também diversos títulos internacionais, por sua segurança, durabilidade e interatividade.
  

Em 1971 a empresa lançou o primeiro catálogo em cores para varejistas de todo o país. No ano seguinte ocorreu o lançamento do Ollie, um carrinho com rodinhas para crianças pequenas, que personificava a brincadeira ativa. Pouco depois, em 1976, foi lançado o caminhão Big Dumper, permitindo que crianças desfrutassem de uma precisão incrível ao despejar areia através de uma alavanca na caçamba. Já em 1977, a LITTLE TIKES® apresentou a inovadora e multifuncional Cozinha Eficiente, composta por forno microondas, fogão, geladeira e pia, permitindo assim que crianças entendessem melhor o mundo por meio de brincadeiras imaginativas.
   

Mas o primeiro brinquedo de grande sucesso da empresa foi lançado em 1979 com a introdução no mercado do Cozy Coupe®, um simpático carro vermelho e amarelo, que permitia crianças andarem a vontade, criando momentos de muita diversão. O novo brinquedo iria, nos anos seguintes, se transformar em um ícone da indústria de brinquedo mundial. O ano de 1979 também foi marcado pelo lançamento de outro grande sucesso: a icônica Turtle Sandbox, que reinventou as populares caixas de areia para áreas externas (antes feitas de madeira, agora de plástico), permitindo aos pais levarem a diversão para qualquer lugar. Com produtos de alta qualidade e o enorme sucesso do carrinho Cozy Coupe®, a LITTLE TIKES® ingressou na década de 1980 em situação confortável para competir com as maiores produtoras de brinquedos da época.
  

A partir de 1980 LITTLE TIKES® passou a estampar em todos os seus produtos o número de telefone gratuito para consultas de clientes, como uma declaração da qualidade e compromisso com os pais. Em 1981 a empresa lançou a primeira mesa de piquenique para áreas externas a mudar de madeira para plástico, entretendo crianças em quintais pelo país afora. No ano de 1982, período em que a indústria de brinquedos registrava um declínio em suas vendas, a LITTLE TIKES® crescia em um ritmo acelerado, atingindo faturamento superior a US$ 42 milhões. Precisando de capital para ampliar suas operações, em 1984 a empresa foi adquirida por US$ 50 milhões pela Rubbermaid Incorporated. Até o final da década, a LITTLE TIKES® inaugurou sua primeira subsidiária estrangeira no Canadá (1985), ampliou sua distribuição e linha de produtos, incluído um divertido escorregador que poderia ser utilizado também em ambientes fechados (lançado em 1985 e batizado de Jumbo Hide ’N Slide), novos playgrounds, carrinhos, caminhões, novas e realistas casas de bonecas e sua primeira linha de produtos para bebês e crianças pequenas.
  

Foi a partir da década de 1990 que a empresa iniciou um forte período de expansão internacional com a construção de fábricas, especialmente na Ásia, para atender o mercado europeu, cuja demanda não parava de crescer. Além disso, iniciou a produção de grandes brinquedos de plástico para playgrounds infantis (hoje essa divisão é conhecida como LITTLE TIKES® COMMERCIAL). Outras grandes novidades da década foram: Soft Pony (1992), um pequeno pônei com rodinhas, que permitia à crianças menores sentirem a emoção de montar e andar em um cavalinho; e o conjunto de basquete Easy Score (1996), composto por tabela, cesta e bola - tudo em plástico -, adaptado ao crescimento de crianças pequenas.
  

Apesar da LITTLE TIKES® ter sua linha de produtos voltada a brinquedos de plástico, a partir da chegada do novo milênio a empresa iniciou o processo de lançamento de produtos tecnológicos e avançados, como por exemplo, a cozinha Magicook, que utilizava sinais de rádio frequência permitindo assim que os componentes se comunicassem; e a linha DiscoverSounds™ (2002), que combinava sons eletrônicos com brincadeiras cognitivas fundamentais. Nesta época, os balanços para áreas externas LITTLE TIKES® revolucionam a forma como os brinquedos eram construídos e projetados. Em novembro de 2006, a LITTLE TIKES® foi adquirida pela MGA Entertainment e passou a fazer parte de um recheado portfólio de brinquedos que incluíam as famosas bonecas Bratz®.
   

Em 2008 a marca lançou novos brinquedos que utilizavam tecnologia eletrônica, como por exemplo, uma câmera gravadora para crianças, instrumentos musicais elétricos e até mesmo um pequeno pônei elétrico que simulava o movimento do galope. Em 2012 ocorreu o lançamento da Cook ’n Grow™, a primeira cozinha a se expandir e realmente "crescer" com a criança à medida que ela se desenvolve. As brincadeiras ao ar livre se tornaram mais divertidas em 2015 com o lançamento da Mesa de Água Fish 'n Splash (com jogo de pesca) e da Churrasqueira Sizzle 'n Serve™, que representava fielmente em plástico um equipamentos original, com direito a grelha, hambúrgueres, salsichas, pegadores, entre outros itens.
  

Na última década a LITTLE TIKES® deu continuidade ao seu DNA de inovação com lançamentos como o My First Flyer (2016), um drone helicóptero controlado remotamente que as crianças podem usar para voar, pairar e pousar; o Waffle Blocks (2017), uma nova maneira para as crianças construírem objetos tridimensionais, de dinossauros a castelos e até um conjunto de trens; o My First Drone (2017), que apresentava luzes e sons reais; o Swim to Me (2017), um cachorrinho que nada de verdade; e o Story Dream Machine (2023), um projetor de luz, som e áudio para crianças, que inclui 3 histórias clássicas de contos de fadas (Patinho Feio, A Princesa e a Ervilha e As Novas Roupas do Imperador), além de funcionar como uma luz noturna (com 5 tons diferentes) para ajudar crianças a adormecerem rapidamente.
  

O ícone 
Você consegue citar os carros mais vendidos de todos os tempos? Bem, provavelmente você esqueceu de uma coisa importante. Os três primeiros lugares no mundo são ocupados pelo Toyota Corolla, picape Ford Série F e Volkswagen Golf. Sem surpresas. No entanto, logo atrás deles está o Cozy Coupe®. Sim, o carro produzido para crianças pela LITTLE TIKES®, é um sucesso de vendas consistente, ano após ano. O principal ícone da LITTLE TIKES® foi projetado por Jim Mariol (imagem abaixo), um ex-designer da Chrysler (conheça essa outra história aqui) e lançado no mercado em 1979. O carrinho vermelho com teto amarelo, movido a pé (semelhante ao carro dos Flinstones), saiu da linha de montagem pesando 8,5 kg e medindo 81 cm de altura, começando assim sua longa jornada para proporcionar aos pequenos (a partir de 18 meses) a viagem das suas vidas. Cozy Coupe® foi um estrondoso sucesso e se tornou um ícone também da indústria de brinquedos mundial. Afinal, as crianças pequenas ansiavam pelo carrinho com porta, porta-malas e rodas giratórias independentes. Até crianças que não conseguiam andar gritavam de alegria enquanto seus pais os empurravam dentro dele.
  

Em 1991, com uma produção anual de 500.000 unidades, o Cozy Coupe® era o automóvel mais vendido nos Estados Unidos, superando veículos reais e populares como o Honda Accord e Ford Taurus. No ano de 2004, ao comemorar 25 anos de vida, foi considerado pelo tradicional jornal The New York Times (conheça essa outra história aqui) como “O carro da década”. Em 2009 o ícone ganhou versões temáticas, como por exemplo, carro de patrulha, caminhão de bombeiro, veículo de resgate, táxi e até picape, deixando a diversão ainda melhor. Mais tarde ganharia versões com temas de princesas, fadas e dinossauros. O Cozy Coupe® é perfeito para brincar dentro ou fora de casa, estimulando a atividade física, a imaginação e o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças. Sua versão mais atual vem com detalhes encantadores como portas funcionais, buzina, chave de ignição, tampa de combustível, porta-objetos e rodas dianteiras giratórias. Estimativas do segmento dizem que mais de 22 milhões de unidades do Cozy Coupe® foram vendidas desde seu lançamento.
  

O Cozy Coupe® foi sendo atualizado ao longo dos anos e está em sua quinta geração. Por exemplo, em 1991, recebeu leves ajustes - as colunas passaram a ser amarelas, o design dos bancos moldados foi alterado e as rodas pretas se tornaram brancas. Em 1998 o design foi atualizado para se parecer menos com um carro dos anos de 1970 e, um ano depois, as barras do teto foram reforçadas. Depois, em 2009, passou por novas atualizações para ficar mais lúdico, ganhando boca e olhos, que acabaram substituindo grade e faróis. Além disso, foram adicionadas rodas robustas de 360º, assoalho removível e até porta-copos. A imagem abaixo mostra a evolução desse ícone.
   

A evolução visual  
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O tradicional logotipo circundado por uma linha oval vermelha foi introduzido em 1974, em substituição ao anterior (em verde e com tipografia de letra completamente diferente). Esse logotipo foi apresentado com um design suave e arredondado para refletir o compromisso da marca com brinquedos seguros e divertidos para crianças em crescimento. Nos anos seguintes esse logotipo ganhou três modernizações, que incluíram uma nova tipografia de letra em 2002.

Os slogans 
Let ‘em Play! (2021) 
Little Tikes® Play Big! (2019) 
50 Years of Play! (2019) 
Imaginations in Motion. (2014) 
Playgrounds by PlayPower. (2010)  
Get Up and Grow! (2007) 
The way kids really play. (2002)  
Toys that last. (1995) 
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Fundação: 1969  
● Fundador: Thomas G. Murdough Jr.  
● Sede mundial: Hudson, Ohio, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: MGA Entertainment Inc.  
● Capital aberto: Não 
● CEO: Isaac Larian  
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 150 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Brinquedos  
● Principais produtos: Brinquedos educativos, carrinhos, casinhas e playgrounds  
● Concorrentes diretos: Fisher-Price®Playskool, Hasbro, Smoby, KidKraft, Step2, Rolly Toys, Melissa & Doug e Bandeirante  
● Ícones: O carrinho Cozy Coupe®  
● Slogan: Let ‘em Play!  
● Website: www.littletikes.com  

A marca no mundo  
Atualmente a LITTLE TIKES® comercializa sua extensa linha de brinquedos em plástico - incluindo carrinhos, triciclos, bicicletas, patinetes, casas de boneca, playgrounds, móveis, cozinhas, caixas de areia, entre outros itens - em mais de 150 países ao redor do mundo. 

Você sabia?  
 As embalagens dos produtos são produzidas em 9 línguas diferentes e as instruções em 14 idiomas.  
 Os playgrounds da LITTLE TIKES® são fabricados em material resistente à chuva e ao sol, permitindo que a brincadeira dure por muitos anos. Os móveis possuem qualidade e segurança, deixando os pais tranquilos enquanto seus filhos brincam, estudam ou dormem (já que a marca também oferece uma divertida linha de camas).  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Smithsonian Magazine e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 4/9/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Nenhum comentário: