25.7.06

O BOTICÁRIO


Cosméticos e maquiagens voltados especialmente para adolescentes. Produtos específicos para bebês e crianças. Xampus e cremes para cada tipo de cabelo e pele. Perfumes que são campeões de vendas. Linhas completas de cuidados e higiene para homens e mulheres que atendem as necessidades individuais de cada biotipo. Acreditar no poder da beleza como agente transformador e contagiar todos ao redor. Essa é a essência da marca O Boticário, cuja história se confunde com o desenvolvimento da indústria da beleza no Brasil. 

A história 
Antiga denominação aos farmacêuticos que, no passado, manipulavam medicamentos de forma artesanal, foi o nome adotado por Miguel Gellert Krigsner, um bioquímico boliviano recém-formado na Universidade Federal do Paraná, para a sua farmácia de manipulação, que se chamava O Boticário: um projeto conjunto com a colega de faculdade Eliane Nadalin e dois médicos dermatologistas, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho, que teve início no dia 22 de março de 1977 na Rua Saldanha Marinho, no centro histórico da cidade de Curitiba, com capital inicial de US$ 3 mil emprestados de um tio. A ideia surgiu após um curso em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizada, principalmente na área de dermatologia. Mais do que uma simples farmácia, o pequeno estabelecimento deveria ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja teria uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação das receitas.


Em substituição aos assistentes, estariam atrás do balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade, segurança e credibilidade. Foi neste contexto que Miguel partiu, depois do aviamento artesanal de medicamentos dermatológicos, para a produção de produtos com a marca O Boticário. Com as vendas limitadas pelo próprio mercado onde atuava, o negócio foi ampliado ao ingressar na área cosmética, através de cremes faciais com fórmulas exclusivas à base de algas marinhas e colágeno, expostos na recepção da pequena farmácia. O sucesso das fórmulas naturais logo se espalhou pela cidade, e rapidamente a receita com os cosméticos foi crescendo, com produtos para cabelos e desodorantes. Além disso, principalmente devido à propaganda boca a boca, as pessoas passaram a se deslocar até a farmácia em busca de produtos, que já eram sinônimos de qualidade. A sua primeira colônia, Aqua Fresca, criada com a ajuda da perfumista Maria Elisabeth Martins de Oliveira e lançada em 1979, foi um marco da perfumaria brasileira, que ainda hoje é vendida em todas as lojas da rede. Os frascos deste perfume, aproximadamente 60.000 unidades em forma de ânfora (vasos antigos de origem grega de forma geralmente ovóide), foram adquiridos junto ao empresário Silvio Santos, que imaginara lançar uma linha de perfumes com a marca Chanson, quando conseguiu a oportunidade de ter sua própria emissora de televisão.


O grande passo para a expansão da marca foi a inauguração da segunda loja, no mês de setembro de 1979, dentro do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. A marca foi levada então Brasil afora pelas mãos de comissárias, viajantes e turistas, que passaram a ter contato com produtos de qualidade, acondicionados em embalagens originais e que representavam assim uma excelente opção de presente. Rapidamente pessoas demonstravam interesse pela qualidade dos produtos e ficaram interessadas em revendê-los pelo Brasil. Foi então que o empresário vislumbrou a oportunidade de franquear a marca. Embora, na época, nem o conceito desse modelo fosse muito conhecido, O Boticário inaugurou sua primeira loja franqueada em Brasília no ano de 1980 e conseguiu formatar a rede e dar um enorme salto que, em 1982, exigiria a inauguração de uma fábrica de grande porte em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde 27 funcionários trabalhavam para produzir aproximadamente 400 mil unidades de produtos por ano. Ainda neste ano, Dr. Botica foi criado para o lançamento da primeira linha infantil da marca. Era um simpático mago que fabricava poções, sabonetes e xampus e também ensinava os primeiros hábitos de higiene para as crianças.


O segundo grande momento de expansão da marca O Boticário aconteceu em 1985, quando, já contando com mais de 500 lojas espalhadas pelo país, inaugurou sua primeira unidade fora do Brasil, no shopping das Amoreiras, em Lisboa, dando início às aproximadamente 70 franquias que se espalham por Portugal atualmente. Neste momento, o mercado estrangeiro representava um grande desafio, pois o Brasil não era tradicionalmente reconhecido como um país de destaque no domínio de tecnologia nesta área. No início foi difícil balancear a estratégia de crescimento com o dia-a-dia da empresa. Foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a empresa com o intuito de enfrentar os desafios para um sólido crescimento. Ainda em 1985, com ações de merchandising do produto Phyto-Relax (para pernas e pés) na novela “A gata comeu” da Rede Globo, O Boticário iniciou um processo de divulgação e reconhecimento da marca em todo o país.


No final desta década, precisamente no dia 10 de outubro de 1989, antes mesmo da aprovação do Código de Defesa do Consumidor, a empresa criou sua área de relacionamento com o cliente. A iniciativa visava manter um canal direto e permanente de comunicação, onde toda dúvida, observação ou reclamação de seus clientes, pudessem receber total atenção. Nessa época, os produtos do O Boticário vendiam-se por si. O surgimento da primeira edição do Manual de Operações, com a consolidação dos temas de treinamento, operações, promoções e eventos, deu-se em 1992. Nesse manual, encontravam-se as orientações necessárias para a abertura do estabelecimento, o layout das lojas, a disposição dos produtos. Foi nesse mesmo ano que começaram as exigências quanto à padronização visual para a rede de lojas, principalmente quanto à exclusividade para os pontos de venda. Os uniformes das vendedoras também foram padronizados. Nos anos seguintes O Boticário cresceu rapidamente, com aberturas de novas lojas e aumento considerável de sua linha de produtos, com o lançamento de novos perfumes, cosméticos e linhas de maquiagem.


Em 2002, a empresa já possuía 2.100 lojas em funcionamento. Foi neste mesmo ano que a marca lançou, mesmo que de forma mais tímida, sua loja virtual na internet. O comércio eletrônico facilitou a vida dos consumidores e deu a eles um tempo maior para pesquisar e conhecer o portfólio de produtos que hoje ultrapassa 9 mil itens. A expansão continuou no ano seguinte com a inauguração de uma loja no Uruguai, seguida de uma unidade nos Estados Unidos, localizada na cidade de Nova Jersey. A partir daí, a evolução da rede O Boticário, as estratégias de expansão internacional e a criação de novos produtos não pararam mais. Um exemplo disso foi a criação, em 2004, do MALBEC, primeiro perfume produzido com álcool vínico no mundo, que utilizava um processo de fabricação semelhante ao do vinho. O perfume é hoje o mais vendido do Brasil. No segundo semestre de 2005, a marca ousou mais uma vez ao inaugurar sua primeira loja em Riad, na Arábia Saudita, e um showroom no maior shopping da cidade do Cairo, capital do Egito, um dos berços mundiais da perfumaria.


Em janeiro de 2006, O Boticário recebeu, em Nova York, o prêmio de Varejista Internacional do Ano (The International Retailer of The Year), concedido pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, um reconhecimento às empresas e empresários do varejo, que tenham contribuído substancialmente com o setor por sua liderança, criatividade e inovação. Neste mesmo ano a marca lançou o Lily Essence, seu primeiro Eau de Parfum, desenvolvido a partir dos óleos essenciais do lírio, em um processo centenário conhecido como enfleurage. Outra grande notícia do ano foi que O Boticário se tornou a primeira empresa do Brasil a desenvolver produtos cosméticos com nanotecnologia aplicada. Em 2007 – ano em que a empresa completou 30 anos - foi bastante positivo: implantou um novo padrão de lojas, lançou produtos com a participação do consumidor, colocou no mercado seu segundo Eau de Parfum e iniciou um relacionamento mais próximo com o público masculino. No ano seguinte a empresa inaugurou o Laboratório de Biologia Molecular, um dos mais avançados do mundo para estudos dos fenômenos bioquímicos envolvidos no envelhecimento da pele e de ingredientes naturais da biodiversidade brasileira.


Em 2010 foi inaugurada a loja de número 3.000 no bairro de Buritis, em Belo Horizonte (MG). Outra conquista alcançada pela marca O Boticário no ano foi a implantação do Programa Bioconsciência em mais de 90% da rede de lojas. O programa estimula o consumidor a devolver as embalagens após o uso. As lojas contam com urnas para depósito dos frascos vazios. A empresa encerrou o ano com um saldo de 402 lançamentos, entre eles, Cherry Collection (edição limitada), uma linha de 25 itens (entre hidratantes, óleos, sabonetes, fragrâncias, estojos e acessórios) inspirada na combinação pimenta e cereja, tendo como carro-chefe o casal de fragrâncias Egeo Cherry (feminina) e Egeo Hot Pepper (masculina). Além disso, no início de dezembro, inaugurou em sua sede a Universidade Corporativa para formar seus colaboradores em temas diretamente relacionados ao negócio e às metas estratégicas da empresa.


Em 2011, O Boticário inaugurou a primeira loja conceito da Nativa SPA. Essa foi a primeira vez que a marca de cosméticos destacou uma linha de seus produtos para trabalhar separadamente em uma loja exclusiva. O projeto surgiu por conta do crescimento da Nativa SPA, que possui mais de 200 itens voltados para os cuidados com o corpo e cabelos, entre sabonetes, cremes, óleos, xampus, hidratantes, condicionadores e acessórios. Em 2013 inaugurou seu primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em São José dos Pinhais (PR), junto ao complexo industrial, um dos mais modernos e completos do mundo no setor de cosméticos, com capacidade de desenvolvimento de até 2 mil produtos ao mesmo tempo, e pioneiro no desenvolvimento de pesquisas em métodos alternativos de testes de produtos, e onde trabalham 230 cientistas.


A marca O Boticário faz parte do Grupo Boticário, também proprietário das marcas Eudora (que além de lojas tem vendedoras que oferecem seus produtos de porta em porta), Quem Disse, Berenice? (vende maquiagem com cores mais vibrantes) e The Beauty Box (uma rede de varejo multimarcas, que comercializa perfumes e cosméticos de grifes como Calvin Klein e Lancôme). Anualmente são lançados pela marca mais de 300 novos itens, entre produtos de linha e edições limitadas.


A linha do tempo 
Atualmente a linha de produtos da marca possui mais de 9.000 itens divididos em cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, bronzeadores, maquiagens, deo-colônias, perfumes, desodorantes, sabonetes, xampus e condicionadores, que oferecem soluções completas de beleza e encantam milhões de consumidores no mundo todo.


Acompanhe abaixo a evolução da linha de produtos. 
1979 
Lançamento do perfume feminino ACQUA FRESCA, que durante anos foi um dos mais vendidos do mundo e primeiro a possuir fragrância com notas frescas do Brasil e que contribuiu para tornar a ânfora um ícone da marca O Boticário. 
1981 
Lançamento do CECITA, uma fragrância pensada para mulheres que vivem a plenitude de sua feminilidade, e relações. O nome do perfume foi inspirado na esposa do fundador da empresa, Cecília. 
1982 
Lançamento do perfume EROS. Discreta e inofensiva, a fragrância, por outro lado, distanciava-se do clichê das lavandas, a eterna paixão dos brasileiros. 
1983 
Lançamento das deo-colônias femininas FRESH e MYSTIC
1984 
Lançamento da deo-colônia feminina ANNETE, em homenagem à primeira filha de Miguel Krigsner. Com fragrância moderna, expressa valores que permanecem para sempre: a delicadeza, o sonho e o romantismo. 
1985 
Lançamento de THATY, uma fragrância feminina fresca e versátil, onde a agradável predominância das notas de lavanda, combinadas a toques de eucalipto, gerânio e musk, fazem dela perfeita para ser usada em todas as ocasiões. Uma fragrância criada para homenagear a filha caçula de Miguel Krigsner. 
Lançamento de STYLETTO, primeira deo-colônia masculina da marca, que transmite elegância e altivez com esportividade. O nome foi inspirado em um pequeno punhal italiano, um objeto masculino, que expressa poder e força. 
1986 
Lançamento de GOLDEN PLUS óleo e loção, na época único bronzeador no Brasil que protegia a pele dos efeitos das radiações ultravioletas A e B em conjunto. 
Lançamento da Colônia Infantil O Boticário, primeira deo-colônia voltada para crianças. 
1988 
Lançamento da deo-colônia feminina INNAMORATA, cujas flores brancas em sua composição expressam a beleza e a sedução de uma paixão. 
1989 
Lançamento da WOOD COLLECTION, primeira linha de maquiagem da marca, sendo composta por 34 itens, entre batons, sombras, blush, rímel, lápis e base. 
Lançamento da primeira linha de xampu da marca. 
1990 
Lançamento de QUASAR, uma fragrância masculina energizante. A versão feminina seria lançada em 2000. Nos anos seguintes foram lançadas novas versões masculinas: Fire em 2005, Onyx em 2010, Oxygen em 2012, Quest (mentolado) em 2013, e Evolution (amadeirado) em 2015. 
A marca resolveu apostar alto no mercado juvenil e lançou a linha ANGELICAL TOUCH. Composta por brilhos labiais, xampu, condicionador e deo-colônia assinada pela cantora e apresentadora de TV, Angélica. 
1991 
Lançamento da linha de desodorantes Deo-Active, com princípios ativos de última geração que trazia uma fragrância suave, garantindo uma qualidade neutra para serem usados com qualquer deo-colônia da marca. A linha tinha eficácia reconhecida contra problemas de transpiração, ao mesmo tempo em que amenizava problemas de transpiração da pele. 
1992 
Lançamento da linha infantil BOTI, que segundo a própria marca é um personagem da história que levará as crianças a descobrirem a natureza preservando o meio ambiente. A linha era composta por sabonete, xampu e fragrância sem álcool. 
Lançamento do perfume masculino CONNEXION
1994 
Lançamento de LAVANDE, um desodorante colônia para o público feminino que trazia características refrescantes para ser usado no corpo todo. 
Lançamento do DIMITRI, deo-colônia masculina com característica amadeirada aromática e que se tornou uma das fragrâncias mais vendidas da marca. 
1995 
Lançamento da linha feminina FLORATTA, composta por colônias florais bem leves. Foi a primeira fragrância a compor o segmento premium da marca e seu frasco criado pelo designer francês Thierry Lecoule. 
Lançamento da deo-colônia INSENSATEZ, uma ousada criação perfumista que trazia para o mercado brasileiro o conceito de perfume compartilhado, podendo ser utilizado por homens e mulheres. 
1996 
Lançamento da linha BIO ACTIVE, primeiro grande movimento para conquistar o mercado de cosméticos. 
1997 
Lançamento do UOMINI, fragrância sensual, expressiva e elegante que ressalta toda a sensualidade do homem, e que hoje também oferece desodorante colônia, balm após barba, sabonete perfumado e espuma de barbear. Em 2010, foi lançada a versão Sport com um efeito gelado; em 2011, a versão Mediterrâneo, com frutas e ervas finas; e em 2015 Origem com ênfase em madeiras escuras. 
1998 
Lançamento da MA CHÉRIE, primeira linha cosmética destinada ao público pré-adolescente do país, composta por perfumaria, maquiagem, higiene e cuidados pessoais que traduz o mundo e as situações vivenciadas pelas meninas com suas curiosidades e anseios. 
Com o slogan “Toda beleza será valorizada”, ocorreu o lançamento da linha de maquiagem NATURAL COLORS. Uma linha étnica que veio como alternativa aos produtos existentes no mercado, destinados basicamente à mulher de pele branca. A linha veio para reconhecer a diversidade dos tipos femininos e também destacar a beleza de cada mulher. 
Lançamento da linha de cremes O Boticário de Tratamento Cosmético Facial. Era composta por 11 produtos, com tecnologia avançada e eficácia comprovada para respeitar a individualidade da consumidora e o estilo de vida, levando em conta seu estado e tipo de pele e não apenas a sua idade. 
Lançamento do desodorante colônia PORTINARI, com um ousado perfume oriental amadeirado. 
Lançamento da deo-colônia feminina MYRIAD, com fragrância oriental floral. 
Lançamento do perfume masculino ACQUA BRASILIS
2000 
Lançamento da CARPE DIEM, uma fragrância feminina jovial, vibrante e marcante. 
2001 
Lançamento de CORES, uma completa linha de maquiagens voltada para o público adolescente. 
Lançamento da linha de Cuidados para o Homem com produtos especialmente desenvolvidos para o público masculino e da linha para Peles com Acne ou Oleosas, pensada especialmente para os adolescentes, com produtos que complementam a ação do outro proporcionando um resultado mais eficaz. 
Lançamento de GLAMOUR, um perfume floral frutado. Nos anos seguintes foram lançadas as versões Exuberance (canela e cassis), Nuit (orquídea e patchouli), Secrets Black (chocolate ao leite), Secrets Rose (algodão doce) e Amour (caramelo). 
2002 
Lançamento de TARSILA, fragrância feminina inspirada na vida e obra de uma das maiores artistas plásticas brasileiras, Tarsila do Amaral, que se tornou símbolo do modernismo no Brasil. 
Lançamento de ARBO, que como o próprio nome indica, é uma fragrância aromática e verde, com abertura mentolada (gerânio e hortelã) e cítrica (limão e néroli). 
Lançamento do perfume EGEO que aderia à tendência dos frutados gourmands. Enquanto a versão feminina era uma combinação doce e atalcada de cereja, íris e baunilha, a versão masculina era um fougère oriental com notas herbáceas de absinto, gálbano e lavanda. 
Lançamento da linha UNIVERSAL SOLUTIONS para tratamento de cabelos. 
2003 
Lançamento da linha solar GOLDEN PLUS, desenvolvida com a mais moderna tecnologia. A fórmula exclusiva combinava, pela primeira vez na indústria cosmética, três importantes benefícios: proteção do DNA, imunoproteção e fotoestabilidade. Além disso, o sistema de filtros da linha impedia também que as radiações UV danificassem e alterassem as células do sistema imunológico. 
2004 
Lançamento do XTREME, primeiro perfume do mercado brasileiro desenvolvido exclusivamente para meninos de 8 a 13 anos. 
Lançamento de MALBEC, fragrância rica em contrastes, inspirada no refinado mundo dos vinhos, que revela a modernidade do homem atual. A fragrância revolucionária estabeleceu um marco no cenário mundial em perfumaria, graças à tecnologia inédita de fabricação. 
2006 
Lançamento de LILLY ESSENCE, primeiro eau de parfum feminino da marca, que une o sofisticado mundo da perfumaria à extração artesanal de óleos essenciais. As flores de lírio eram transformadas em uma fragrância exclusiva, valorizando as riquezas nacionais e colocando o país no circuito mundial da perfumaria. 
Lançamento da NATIVA SPA, uma linha composta inicialmente por mais de 30 produtos como xampus, condicionadores, sabonetes e cremes para o corpo. A linha seguiu o conceito holístico que engloba as categorias de cabelo, corpo e banho, baseado em elementos nativos do mundo. 
Lançamento da VitActive, primeira linha de cosméticos do mercado brasileiro com nanotecnologia aplicada. 
Lançamento da linha ACTIVE, que chegou para revolucionar o mercado de cuidados com a pele, atuando diretamente no seu processo de envelhecimento. 
Lançamento da fragrância CAPRICHO, desenvolvida e pensada nas adolescentes, com uma composição floral fresca agradável e inofensiva. 
Lançamento de produtos inovadores como o Talco Líquido de Tapioca, o Souflé Hidratante de Gengibre e o Fluído Bifásico Hidratante de Hibisco. 
2007  
Lançamento do perfume feminino ROYALTY, uma verdadeira alquimia de sensações. 
Lançamento de ZAAD, primeiro eau de parfum masculino da marca que reunia ingredientes exóticos, do patchouli da Indonésia à orquídea das Filipinas. 
Lançamento de CONNEXION WOODS, um perfume masculino inspirado no equilíbrio entre a natureza e contemporaneidade, na busca pela essência sem perder a modernidade. 
Lançamento de SOPHIE, linha desenvolvida para garotas com idade entre 6 e 12 anos, composta por maquiagens e produtos para o corpo e cabelo. 
Lançamento da BOTICÁRIO MEN, a mais completa linha desenvolvida com tecnologia de ponta para atender às necessidades diárias do ritual de beleza masculina, composta por produtos para o rosto, corpo, barba e cabelos. 
2008 
Lançamento da FUN, uma linha criada para representar os produtos que trazem apelo lúdico e divertido para banho e corpo, sempre em edições limitadas. 
Lançamento dos perfumes COFFEE WOMAN e COFFEE MAN, fragrâncias exclusivas que contém em sua composição o cheiro da flor do café e a infusão dos próprios grãos, tornando-os irresistíveis e marcantes. 
2009 
Lançamento do perfume masculino BAROLO, inspirado na uva Nebbiolo, com seu aroma intenso e marcante. 
Lançamento da FUN MILK, uma linha charmosa feita à base de extratos de leite, cujas embalagens com manchas pretas e brancas são inspiradas na vaquinha Mary Múuu, e as caixinhas dos produtos possuem o formato de uma caixa de leite. 
Lançamento da X-BOY, uma linha composta por produtos para meninos que têm a diversão correndo nas veias e sabem aproveitar cada minuto do seu dia. 
Lançamento da MAMMIE BELLA, uma linha desenvolvida para o uso no período de gestação e no primeiro ano após o nascimento do bebê, que inclui creme intensivo e óleo vegetal para prevenção de estrias, gel relaxante para pernas e pés e desodorante colônia. 
Incrementando sua linha de maquiagem INTENSE, foi lançada uma fragrância de mesmo nome, que mescla notas de flores frescas e frutas vermelhas, suportadas por uma base aveludada de cedro e musk. 
2010 
Lançamento de ANNI, uma fragrância feminina, fresca e clássica, cuja formulação possui a delicadeza das flores brancas que dá o tom irreverente por meio da adição de toques frutais vibrantes. 
Lançamento da SPULÓKIS, uma linha desenvolvida especialmente para deixar a hora do banho da criançada muito mais animada. 
Lançamento da MAKE B., uma linha de maquiagem premium composta por mais de 130 itens, que traz em alguns deles a tecnologia de Alta Definição, que embeleza e trata a pele. 
Lançamento de uma linha que cuida, hidrata e protege o rosto, pois é enriquecida com vitaminas. Suas partículas micronizadas aderem mais fundo à pele, nutrindo e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce. A linha compreende produtos para o rosto, olhos e a boca. 
2012 
Lançamento da Make B. Anti Aging, a maquiagem que cuida da beleza e também da pele. A linha é destinada às mulheres maduras e sofisticadas, sendo composta por 26 itens entre base, pó facial, corretivo, sombra, batom, nutribatom e brilho labial. 
2013 
Lançamento da coleção PASSIONE, criada especialmente para os casais apaixonados presentearem no Dia dos Namorados.
2015 
Lançamento do perfume feminino ELYSÉE, cujo frasco remete a uma joia e que guarda uma fragrância elaborada com ingredientes nobres, selecionados em seu estado mais puro e precioso. 
2016 
Lançamento do perfume feminino MY LILLY, que possui a fragrância sofisticada do exclusivo acorde verde de Narciso, uma flor que não pode ser plantada e cresce espontaneamente nos campos da França. 
Lançamento da nova linha CUIDE-SE BEM, composta por loção hidratante, creme para mãos, sabonete em barra, sabonete líquido e antitranspirante roll-on. A linha oferece cinco fragrâncias: Rosa e Algodão, Morango e Leite, Flor de Maçã, Leite e Mel, e Caramelito. As novas embalagens da linha agora são feitas de plástico vegetal, produzido a partir do etanol e não do petróleo. Isso significa que a cadeia geral de produção da nova linha gera menos impacto ambiental que sua versão mais antiga.


Outra linha bastante popular da marca é a CAPRICHO, inspirada nas principais características das garotas Capricho, que é jovem, alegre, dinâmica, diferente, com personalidade e que ama muito a sua alegria de viver, composta por perfumes, desodorante, maquiagens e produtos para a pele, corpo e cabelo.


Lojas interativas 
Tudo começou em 1998, quando a empresa levantou dados sobre o comportamento de seus consumidores, culminando com a decisão de adotar as chamadas lojas interativas. Baseado na revelação de que os clientes gostavam de manusear os produtos antes de comprar e se sentiam intimidados, diante de um balcão da loja, O Boticário promoveu uma reforma geral em seus estabelecimentos comercias, com a assinatura do escritório americano de arquitetura FRCH Design Worldwide, de Nova York. Sumiram os balcões, apareceram expositores em ilhas; os produtos ganharam maior destaque em meio a móveis claros e decoração em tons de azul e verde; os ambientes ficaram mais descontraídos; e as vendedoras passaram a receber treinamento para prestar consultoria aos clientes. Um ano após a adoção do conceito das lojas interativas, as vendas por estabelecimento tiveram um incremento de 25%.


Em 2002, as lojas interativas, um modelo baseado no auto-atendimento assistido que permitia a exposição de todos os seus produtos, ganharam melhorias na decoração, como fotografias coloridas e iluminação mais aconchegante. As consultoras - nome dado às vendedoras de lojas - receberam novos uniformes, equipados com um cinto próprio para guardar e divulgar lançamentos, como produtos de maquiagem (base, batom, lápis, blush, rímel).


Cada loja da rede proporciona uma agradável experiência de compra aos seus consumidores. Foi pensada para que eles percorram o ambiente e experimentem os produtos, uma jornada sensorial e de transformação. Esta jornada na loja é dividida em três estações: 
CUIDAR 
Nesta área da loja estão sabonetes, xampus, condicionadores, talcos, óleos e desodorantes, produtos ligados ao banho e associados ao tato. A área foi planejada para dar a sensação de um banho relaxante e de aconchego. 
PREPARAR 
A segunda etapa desta jornada apresenta os produtos de alta tecnologia em suas formulações. Além da linha solar, há os cremes hidratantes, nutritivos e produtos do sistema anti-sinais, feitos com base no que existe de mais revolucionário em tecnologia cosmética. O desenho moderno e a boa iluminação reforçam a assepsia associada a esses produtos e os pontos fortes de suas formulações. Nesta área também estão os tradicionais cremes e loções da marca. 
TRANSFORMAR 
Esta é a etapa mais sensorial. Depois de conhecer tudo para limpar e preparar a pele, o consumidor se entrega a uma verdadeira transformação. A área foi projetada para estimular e experimentação de todos os itens. Os perfumes são expostos com destaque. O formato das tradicionais ânforas, símbolo da marca, e dos frascos contemporâneos, criados por designers famosos, são evidenciados. Sentir um bom perfume finaliza esta experiência especial. A exposição da maquiagem estimula o olhar. Tons de cores fortes e espelhos colocados incentivam o uso dos produtos. As cores escolhidas, berinjela e prata, reforçam a imagem das principais linhas de maquiagem do O Boticário.


Em 2013, a marca apresentou a evolução desse conceito interativo para suas lojas. Ainda mais atraente e interativa, as lojas oferecem o que há de mais moderno no varejo. O conceito foi pensado para valorizar a exposição dos produtos e incentivar ainda mais a experimentação, combinada à oferta de conteúdo aos consumidores de maneira envolvente e relevante. Em diversos pontos, o consumidor pode se aprofundar nos conceitos das linhas de produtos por meio de tablets, sonorização e guias que apresentam vídeos, músicas e tutoriais que transportam o consumidor para o universo de cada produto. Em 2017, iniciou a utilização de informações do clube de fidelidade Clube Viva O Boticário. Por meio da análise de dados dos clientes que fazem parte do programa via aplicativo, o atendimento possibilita que a consultora tenha acesso a uma série de informações. E assim que o cliente chega à loja, a vendedora pode sugerir os itens mais relevantes, considerando aspectos como a faixa de preço, últimas compras efetuadas etc. Afinal, desde sua origem, a marca trabalha para acolher o consumidor de forma diferenciada em suas lojas e proporcionar a melhor experiência de compra no segmento de beleza.


O relacionamento com os clientes 
Iniciativa pioneira na área, os clubes de relacionamento projetaram O Boticário para um patamar além da concorrência e se tornaram uma prova cabal de que é possível estabelecer um vínculo emocional entre marca e clientes. A ideia da criação do clube Garota Thaty - nome da deo-colônia voltada a adolescentes que é um dos carros-chefes da marca - nasceu em dezembro de 1993, ano em que um anúncio publicado na revista Capricho, da Editora Abril, trazia um cupom que dava direito ao envio gratuito do livreto “Truques de Beleza”. O retorno previsto, com cálculo baseado em médias estatísticas, era de 12 mil cartas, mas a empresa foi surpreendida com mais de 70 mil cupons-resposta, surgindo à necessidade de administrar a comunicação com esse público, com faixa etária de 13 a 25 anos. Para atingir outros públicos, foram criados mais dois clubes de relacionamento: Amiga Ma Chérie, em 1998, para meninas de 5 a 12 anos; e Amigos do Boti, em 2000, para crianças de três a sete anos. Os três clubes chegaram a somar mais de 300 mil clientes cadastrados, aos quais eram enviados três vezes ao ano materiais elaborados especialmente de acordo com o perfil de cada clube.


Para os demais públicos, o Programa O Boticário de Fidelidade recompensa os consumidores pelas compras realizadas desde 1999. A partir de 2013, rebatizado de Clube Viva O Boticário e tendo como slogan é “Viva a beleza deste relacionamento”, é a plataforma de relacionamento marca desenvolvida para todas as pessoas que queiram se relacionar com O Boticário – nas lojas, nas redes sociais, no aplicativo ou na loja virtual. O clube oferece descontos nos produtos adquiridos nas lojas física e online, por meio da troca de pontos. Além disso, o associado pode marcar presença em eventos de O Boticário, pré-lançamentos, e ainda receber ofertas e promoções exclusivas baseadas em seu interesse, além de surpresas da sua marca preferida. Fruto desse convite ao relacionamento, as cartas que chegam espontaneamente à central de relacionamento da empresa são verdadeiras declarações de amor de consumidores pela marca. Por exemplo, no ano de 2005, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março), o departamento promoveu a ação “Amigos para Sempre”, na qual O Boticário enviou cópias das cartas que estavam guardadas na empresa desde 1996 para seus próprios remetentes. Além de prestar homenagem ao consumidor, o gesto foi uma forma de demonstrar como a empresa preza cada um de seus clientes e agradecer-lhes pelo prestígio. Atualmente o Clube Viva O Boticário conta com mais de 18 milhões de clientes cadastrados.


A fundação A Fundação 
O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza. Foi criada no dia 25 de setembro de 1990 como forma de efetivamente contribuir para o equilíbrio ecológico do planeta e manutenção das condições de vida desta e das futuras gerações. Foi uma das primeiras instituições ligadas à iniciativa privada voltadas à conservação da natureza no Brasil. Por meio da Fundação, a empresa protege as mais belas paisagens brasileiras, suas espécies nativas e contribui para a preservação do maior patrimônio da humanidade: a natureza. O Boticário possui reconhecido comprometimento com a responsabilidade sócio-ambiental, levando em conta em todas as ações que permeiam o negócio da empresa.


Além disso, destina aproximadamente 1% da sua receita líquida ao investimento social privado, focando suas ações na preservação do meio ambiente e disseminação da cultura e da educação. A Fundação dirige suas ações e recursos a três programas: Incentivo à Conservação da Natureza, Áreas Naturais Protegidas e Educação e Mobilização. Por meio de Reserva Naturais, a marca conserva mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Até hoje, foram apoiadas 1.510 iniciativas de 501 instituições de todo o país. A partir desses projetos, 150 novas espécies foram descritas, 246 espécies ameaçadas de extinção foram estudadas e 496 unidades de conservação foram beneficiadas, resultando em impactos concretos para a proteção da biodiversidade. Com a criação do Grupo Boticário, em 2010, no ano seguinte passou a se chamar Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, assumindo, também, nova identidade visual, como pode ser observado na imagem abaixo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 2005, O Boticário reformulou totalmente, não somente seu logotipo, como toda sua identificação visual, incluindo suas lojas, sacolas, embalagens, pôsteres, etc. O novo logotipo apresentava uma tipografia de letra mais moderna e fluída. Após mais de seis anos, no dia 23 de março de 2011, um dia após comemorar seu 34º ano, O Boticário apresentou ao mercado seu novo logotipo. A novidade retratava a evolução da marca e era resultado das pesquisas constantes realizadas com os consumidores da marca, somadas a um levantamento feito por meio de estudos qualitativos com o público feminino. Um monograma com caligrafia especial remete à feminilidade e à beleza, e florais conferem elegância e leveza à marca. Além disso, a identidade visual deixou de lado o tradicional verde e passou a adotar a letra B como ícone da marca.


A modernidade e a flexibilidade ganharam espaço com a possibilidade de múltiplas combinações de cores e formas mais modernas. Alguns exemplos das dezenas de cores e combinações possíveis podem ser vista abaixo. A primeira loja a ter o novo logotipo na fachada foi a do Shopping Morumbi, em São Paulo.


Como a empresa (Grupo Boticário) tem o mesmo nome de sua principal marca, é utilizada uma identidade visual corporativa completamente diferente.


Os slogans 
Beleza é o que a gente faz. (2014, corporativo) 
Aqui você é linda. (2015) 
Beleza que inspira beleza. (2014) 
A vida é linda. (2012) 
A vida é bonita, mas pode ser linda. (2011) 
Acredite na beleza. (2008) 
Você pode ser o que quiser. (2005) 
A natureza em frascos. (1988) 
Joy of Life. (internacional)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 22 de março de 1977 
● Fundador: Miguel Krigsner, Eliane Nadalin, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho 
● Sede mundial: Curitiba, Paraná, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Boticário 
● Capital aberto: Não 
● Presidente do conselho: Miguel Krigsner 
● CEO: Artur Noemio Grynbaum 
● Faturamento: R$ 9.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 3.700 
● Presença global: 11 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 8.000 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Perfumes, cosméticos e maquiagens 
● Concorrentes diretos: Natura, Granado, Contém 1g, L’Acqua di Fiori, L’Occitane, Água de Cheiro, Mahogany, Mary Kay, Jequiti e Avon 
● Ícones: O perfume Malbec
● Slogan: Aqui você é linda.  
● Website: www.boticario.com.br 

A marca no mundo 
O Boticário, maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, possui atualmente mais de 3.700 lojas em 1.750 municípios brasileiros. No exterior está presente em mais de 10 países, como Portugal, Angola, Moçambique, Estados Unidos, Japão, Venezuela, Colômbia e Paraguai, com lojas próprias e outros tantos pontos de venda. A empresa emprega aproximadamente 8.000 colaboradores, sem contar com outros 22 mil empregos gerados pela rede de lojas (franqueados). O Grupo Boticário, um verdadeiro império da beleza, faturou em 2016 R$ 11.4 bilhões, sendo estimados R$ 9.5 bilhões somente da marca O Boticário. A rede vende mais de 350 milhões de itens anualmente. 

Você sabia? 
O Boticário tem mais de 250 perfumes em sua base de fragrâncias. 
A empresa é genuinamente brasileira e o seu capital é constituído com 100% de recursos próprios. 
Anualmente, os investimentos em marketing e pesquisas somam R$ 200 milhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Pequenas Empresas Grandes Negócios), jornais (Meio Mensagem, Folha, Valor Econômico, Estadão e O Globo), portais (Terra e Huffpost Brasil), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/6/2017

14 comentários:

sonia disse...

OLA,
ME CHAMO SONIA.
ESTOU VIVENDO EM MADRID ESPAÑA.
ESTOU ENTERESADA EM MONTAR UM NEGOCIO,
QUERO INFORMAÇOES DE COMO DEVO FASER PARA COMPRAR A FRANQUIA DO BOTICÁRIO.

GRACIAS...

Ana Lucia disse...

Meu nome é Ana Lucia, gostaria de saber se vocês tem uma franquia ou representante nos Estados Unidos, em Los Angeles, pois estou passando um tempo por aqui e gostaria de comprar a Colonia Boti para meu filho.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Amanda Coutinho
sou de Marialva e gostaria de abrir um negócio, e gostaria de comprar uma franquia mas não sei como me comunicar com vocês, por isso estou deixando um recado aqui.
Pesso uma resposta por e-mail ou pelo telefone vou deixa a disposição de vocês.Obrigada...
e-mail:amanda_n_coutinho@hotmail.com
telefone:(44)3232-6373 ou 99226255

ALCY disse...

Quero maiores informações como abrir uma Franquia de O Boticário na cidade de BREJINHO-RN,pois faz mais de 10 anos que trabalho com vendas externa e tenho uma TOTAL admiração pela marca,pois ja tenho bastante conhecimento sobre os produtos,e uma clientela selecionada, por isso necessito ter uma FRANQUIA,com toda segurança para o sucesso, deixo meu e-mail para facilitar contato alcilenearaujo@bol.com.br,desde ja agradeço a atenção, obrigado.

Israel disse...

Gostaria de saber qual é o contato e como eu faço para saber como montar ou participar do processo para adquirir uma franquia do O'Boticário e outras informações tipo onde montar se existe uma consultoria para auxiliar a montagem a escolha do lugar e o gerenciamento. Sou de Jundiaí-SP
ferraz.israel@yahoo.com.br

Anônimo disse...

me chamo Laura Cassini, gostaria de saber qual a quantidade necessaria de pessoas para que se possa abrir uma franquia o boticario?? e como faço pra comsegui-lá??
lauracassine@hotmail.com.
obrigada pela atenção!!

Anônimo disse...

Meu nome é junior e gostaria de saber como faço para conseguir uma franquia da loja boticario, qual o custo e os procedimentos. Na minha cidade tem 25 mil habitantes e ja tem uma loja aqui e ja fiz uma pesquisa e tenho certeza que cabe mais uma aqui. Meu e-mail é antoniodepaduasilvajunior@yahoo.com.br
Desde já muito obrigado

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Jacqueline, eu queria saber como faço pra conseguir uma franquia do boticario no meu municipio...por favor aguardo respostas...
email: jaknegri5@hotmail.com

oscarbatera disse...

Olá! Me chamo Oscar Santos, gostaria de ser informado quais tópicos primordiais para ser Franquiado do boticario no meu município,cep:48.470 000?
Aguardo !
Contatos:
e-mail: oscarbatera@hotmail.com
tels: 75-3436 2267
75-9912 4198
75-9951 7961

Gabriele disse...

Oii... eu tambem gostaria de saber como adquirir uma franquia do O Boticario, quais os procedimentos e custos.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

Gabriele Saude viana
Nanuque - MG
(33)9197-2158
gabrielesaude@gmail.com

Magah disse...

Oii... eu tambem gostaria de saber como adquirir uma franquia do O Boticario, quais os procedimentos e custos.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

Rayssa Aires de Miranda
rayssa_aires@hotmail.com

José Francisnei disse...

Como consigo uma franquia O BOTICARIO, ja fiz cadastro, liguei na matriz e não obtive repostas. Gostaria muito que me dessem uma resposta sobre a franquia. nvfrancisnei@hotmail.com Grato!!!

OSVALDO disse...

Por gentileza solicito informações do processo de franquia de uma loja do boticário no estrangeiro.
Aguardo resposta, Grato

osvaldogarcia37@hotmail.com

Anônimo disse...

Procuro um perfume mais não lembro do nome,mais lembro do vidro que é pequeno redondo tem um desenho de uma coroa e tem a tampa da cor de gelo