25.7.06

WICKBOLD


Pão integral, preto, de forma, com grãos e alemães. Quando o assunto é pães especiais e saudáveis, a tradicional marca WICKBOLD é sinônimo de qualidade, sabor e maciez. Fabricando produtos de alta qualidade, tem no frescor de seus pães uma de suas características mais apreciadas, conquistando milhões de fiéis consumidores pelo Brasil afora. Afinal, a WICKBOLD inova com tradição. 

A história 
A história da marca começou com a chegada ao Brasil do alemão Henrique Wickbold, um marceneiro que não tinha a mínima ideia de como fazer um pão. Ele trazia em sua bagagem o sonho da prosperidade, muita força de vontade e determinação de fazer em sua nova terra, o Brasil, a sua realização. Exatamente no dia 15 de março de 1938, o Sr. Wickbold decidiu comprar a PADARIA ALLEMANHA da família de alemães do Sr. Seifert, um padeiro de profissão, que estavam ansiosos para retornar a terra natal, na esperança que a Alemanha triunfasse na Segunda Guerra Mundial, e com quem o Sr. Henrique aprendeu a fazer deliciosos pães. Localizada no tradicional bairro do Brooklin em São Paulo, a padaria passou a se chamar PADARIA WICKBOLD e começou a conquistar uma grande clientela com os segredos de um sucesso que perdura até hoje: o respeito que a WICKBOLD tem pelo consumidor e o cuidadoso preparo de pães integrais.


No princípio, o próprio Sr. Henrique se encarregava de entregar os pães nas casas de seus clientes. A produção artesanal contava com um forno a lenha, apenas um padeiro, e os pães produzidos (inteiros) na época, o Pão Preto e o Pão Integral, eram envoltos em singelas tiras de papel, bem ao estilo artesanal alemão, destinados aos imigrantes europeus e seus descendentes. Em 1942, devido ao grande sucesso, foi inaugurada uma nova padaria, equipada com um forno bem maior e considerado moderno para a época, pois a lenha era queimada em uma fornalha com abertura do lado de fora, separada da câmara de cozimento de pão. Nessa época eram produzidos pão de centeio (no formato filão ou broa), integral (também em filão, porém assado grudado um ao outro), pão doce (em formato de trança e outro glaceado com açúcar), bolachas (estampadas a mão), bolo Cuca (fermento coberto com farofa doce, assados em assadeiras grandes e vendido em pedaços), Pretzel (rosquinha trançada, salgada e crocante) e pão de mel (produzido apenas na época de Natal).


A venda era realizada em carroças nas pequenas mercearias da região e de porta em porta. Com a expansão, a entrega começou a ser feita com a ajuda de um automóvel Ford (modelo 1931) e posteriormente com um furgãozinho inglês da marca Standard Vanguard. Naturalmente com o aumento das vendas, a frota foi sendo ampliada e consequentemente a área de atuação também. Até 1952 os pães eram conhecidos apenas verbalmente. Eram assados no lastro do forno e vendidos inteiros, sem embalagens. A primeira identificação de marca em seus pães surgiu somente neste ano, como forma de diferenciar dois pães com o mesmo formato (o Centeio e o Kümmel). Com novos produtos sendo criados, outras tiras de diferenciação foram sendo desenvolvidas, utilizadas até 1955, quando então surgiram os supermercados, onde os pães WICKBOLD passaram a serem vendidos.


Esta força de vontade e o espírito empreendedor do Sr. Henrique tiveram continuidade através de seu filho mais velho, Adalberto Wickbold, que ajudou o pai durante muitos anos e, como seu sucessor natural, logo após a sua morte em 1968, foi o responsável pela expansão e crescimento da empresa. Sob sua administração surgem então os carros e caminhões de entrega, novos tipos de pães e o ritmo artesanal de produção foi substituído por um acelerado e avançado processo industrial com a construção em 1973 de uma fábrica na Vila Santa Catarina em São Paulo, equipada com equipamentos mais modernos e semi-automáticos, dando um passo importante para a consolidação da marca WICKBOLD no mercado paulista. Ainda neste ano, a empresa comprou a Westphalia, forte concorrente no segmento de pães especiais. No final desta década, em 1978, a empresa adquiriu a tradicional fabricante de pães brancos Nosso Pão, existente desde 1905 e especializada na produção de pão de forma sem casca, de hambúrguer e cachorro quente.


Com a crescente demanda por seus pães, a WICKBOLD inaugurou, em 1986, uma enorme fábrica em Diadema, na região do ABCD paulista. Somente a partir de 1991 a empresa rompeu as fronteiras e começou a vender seus produtos em outros estados brasileiros, instalando filiais nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Começava aí um plano de expansão que foi selado com a implantação de uma nova unidade fabril em Jacarepaguá em 1996. E a empresa não parou de crescer nos anos seguintes, lançando inúmeros novos produtos no mercado, como por exemplo, uma linha de pães doces, formada por bolos e bolinhos - inclusive a linha infantil, ilustrada com o jacarezinho Jack, recentemente substituído pelo personagem animado Scooby-Doo; ingressando em novos segmentos com a introdução de forma pioneira da linha 8 Fatias (destinado ao mercado single, para solteiros); aumentando sua distribuição para outros estados; padronizando todas as suas linhas com novas embalagens; e construindo uma nova e moderna fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, em 2007, mesmo ano em que seus produtos passaram a serem comercializados em Brasília e Goiânia.


A partir de 2009 a empresa traçou um plano para em poucos anos chegar ao seu primeiro bilhão de reais em faturamento. E a empresa já sabia como dar sua cartada para entrar no clube das empresas bilionárias: construir novas fábricas e desenvolver uma política agressiva de lançamento de novos produtos. A primeira aposta foi a linha EstarBem, que contempla o único pão funcional do Brasil aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), lançada em 2009. Além disso, ingressou no mercado de torradas especiais (enriquecidas com grãos nobres e tem coberturas exclusivas), no qual a empresa lançou seus primeiros produtos. No ano seguinte, o produto Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa foi considerado o pão integral industrializado mais vendido do Brasil. Pouco depois, em 2011, ocorreu a introdução da Mini Bisnaguinha Scooby-Doo! e do Tickroc (uma linha de snacks integrais e assados). Já em 2012 as novidades foram: pão para hambúrguer integral, Bisnaguinha integral e a linha Pães do Mundo, que contempla o Pão Australiano, Bagel Multigrãos e Bagel Gergelim.


O segredo para o sucesso da WICKBOLD está na capacidade de se reinventar e de usar a experiência adquirida na elaboração de produtos inovadores para o mercado, como foi o caso da linha Grão Sabor, lançada em 1985 e pioneira em pães especiais integrais com grãos inteiros vinculados à saúde, ou dos pioneiros pães lights industrializados (na época denominada diet), lançados em 1991. Desde o dia 1º de janeiro de 2014, todos os itens da linha Light passaram a se chamar Estar Leve, e continuam sendo produzidos sem adição de açúcares, com baixo teor de gorduras, zero de gorduras trans, sendo uma excelente fonte de fibras.


Os produtos 
Hoje em dia a WICKBOLD possui uma vasta gama composta por aproximadamente 60 produtos. São várias linhas de pães: 
Estar Leve (antiga Light): linha perfeita para quem busca alimentos saudáveis, leves, saborosos e com baixas calorias. Indicada para pessoas que querem perder peso ou seguem dieta restrita, mas não abrem mão do sabor. Pães encontrados nas versões Forma, Iogurte com Cenoura, Bread, Linhaça, 10 grãos e Aveia. 
Grão Sabor: uma linha de pães integrais que combina os benefícios dos grãos ao sabor dos mais refinados ingredientes, elaborada especialmente para aqueles que desejam ter uma alimentação equilibrada sem abrir mão do sabor. Disponível nos formatos redondo ou quadrado e em versões como Castanha-do-Pará e Quinoa, Chia e Macadâmia, Integral e Multigrãos. 
EstarBem: uma linha de pães funcionais, que além das funções nutricionais triviais de um pão, possuem a Maxi Fibra®, uma substância extraída da chicória que é incolor, não tem gosto e, por não ser digerida, chega intacta ao intestino, equilibrando a flora e melhorando o seu funcionamento de forma mais intensa que as fibras comuns. 
Os Clássicos: linha composta por pães de grande sucesso e tradição, saborosos e saudáveis como integral, centeio e preto. 
Pães do Mundo: uma linha formada por pães sofisticados com receitas especialmente selecionados em alguns países do mundo, como por exemplo, o Pão Australiano (sabor levemente adocicado, textura macia e aroma especial de mel) ou o Bagel (pronuncia-se “bei-gol, um pão tradicionalmente consumido nos Estados Unidos). 
Lanche: engloba pães para hot-dog e hambúrguer (nas versões Tradicional, com Gergelim e Integral). 
Pão Alemão: um tipo de pão especial, mais pesado e com um sabor forte e característico, encontrado nas versões Fitness, Integral e Três Grãos.


A WICKBOLD ainda oferece o pão de forma tradicional (com casca), a linha Sem Casca (desenvolvida especialmente para atribuir praticidade às rotinas diárias e agilidade às receitas, os pães são oferecidos na versão Tradicional, Integral, Estar Leve e Torta Fria, esta última um produto culinário com formato exclusivo e diferenciado, com fatias cortadas na horizontal, cuja estrutura é ideal para o preparo de tortas, lasanhas e rocamboles), a linha Pão Sem Conservantes (pães integrais e sem conservantes feitos a partir de grãos e sementes selecionados), Bisnaguinhas (saudáveis, divertidas e muito saborosas, oferecidas na versão Tradicional e Integral), Tickroc (snacks assados e feitos com ingredientes selecionados como queijo, gergelim, Castanha-do-Pará e Quinoa, perfeitos para quem gosta de ser saudável e não abre mão do sabor), Torradas Especiais (inspiradas em pães saborosos que trazem em sua composição combinações únicas de textura e sabor, com coberturas exclusivas como grãos, canela e passas, Castanha-do-Pará e Quinoa) e Torrada Regular (muito crocantes, têm uma textura inigualável e sabor inconfundível, oferecidas na versão Tradicional, Integral, Light e Canapés), além de produtos como farinha de rosca milanesa e pão para pizzas que une sabor e saúde através de grãos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única e acentuada modificação ao longo dos anos. Há tempos atrás, em 2004, a WICKBOLD modificou radicalmente sua identidade visual. O logotipo ganhou nova tipografia de letra, mas manteve a tradicional curvatura, agora em versão moderna e em duas cores.


Um exemplo de como as embalagens de todas as linhas de produtos foram unificadas através de uma única e nova identidade visual, é a da linha de pães Sem Casca, adotada em 2012.


Os slogans 
Sabor de uma vida melhor. 
Tradição em inovar. (2013) 
O dia não começa sem Wickbold. 
É hora de Wickbold. É muuuuito mais pão. 
O nome do pão. 
Quem mais entende de pães especiais.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 15 de março de 1938 
● Fundador: Henrique Wickbold 
● Sede mundial: Diadema, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Wickbold Nosso Pão Indústrias Alimentícias Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Diretor: Ronaldo Wickbold 
● Faturamento: R$ 750 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas:
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 2.900 
● Segmento: Panificação 
● Principais produtos: Pães e torradas 
● Concorrentes: Pullman, Seven Boys, Bimbo, Panco, Bauducco e Nutrella 
● Ícones: Os pães especiais 
● Slogan: Sabor de uma vida melhor. 
● Website: www.wickbold.com.br 

A marca no Brasil 
A Wickbold, empresa de capital 100% nacional e que está entre as três maiores fabricantes de pães industrializados do país, possui quatro fábricas automatizadas, nove unidades comerciais de distribuição, que cobrem nove estados brasileiros, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná e, principalmente, uma extensa linha de produtos composta por derivados do trigo como pães, torradas e snacks industrializados, tendo como principal linha os chamados Pães Especiais, que utilizam ingredientes nobres e grãos integrais. Anualmente a WICKBOLD produz mais de 75.000 toneladas de pães, sendo também responsável pela distribuição dos bolos especiais da marca Casa Suíça e dos pães sírios da Pita Bread. 

Você sabia? 
A WICKBOLD possui um sistema de distribuição próprio composto por mais de 300 caminhões que abastecem mais de 15.000 pontos-de-venda, pois seus produtos devem estar à disposição do consumidor no máximo 24 horas após a produção. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/6/2015

4 comentários:

Daniel disse...

O Wickbold e famoso pelo seus pães especiais, porém e justamente esses que eu não consiguo encontrar em lugar nenhum da minha cidade (Uberlandia), so achei no Pão De Açucar Online, porém o PdA não cobre Minas Gerais.

Que raiva só queria comer um pão saudavel e nutritivo como os pães alemães. Já se perguntou porque o povo insiste em ter a saúde ruin e só comer porcaria? Pelo amor de Deus quando os cara fala que o povo e BURRO e mesmo viu!!

De qualquer forma, exelente marca!
Continui aprimorando seus pães especiais "Wick"! E espalhem mais, digam em vos alta! EU TENHO PAO INTEGRAL DE VERDADE! INVISTEM NA SAUDE! E manda ums caminhão aqui pra Uberlandia! Vlw!

Kamila Mattos disse...

Concordo com vc Daniel. É difícil ter uma alimentação saudável. A mídia empurra o tempo todo o conceito de saúde mas ao mesmo tempo nos estimula a consumir o contrário. Aos poucos os produtos orgânicos vêm ganhando espaço, mas ainda são muito caros e difíceis de ser encontrados, principalmente para nós que moramos no interior.

Anônimo disse...

Tragam esses pães maravilhosos aqui para Recife'PE. Sentimos falta. Nos mudamos p cá e a variedade de pães aqui é mto pequena.Obrigada!

Paulo Ricardo disse...

Parabéns pela reportagem!