10.8.07

SOL

A cerveja SOL foi desenvolvida do jeito que o brasileiro gosta: Nem forte, nem fraca. No ponto. Com seu sabor balanceado e espuma densa e cremosa, a SOL é cerveja ideal para poder compartilhar longos momentos de diversão com os amigos, pois permite beber mais, sem pesar, nem empapuçar.
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A história
Velha conhecida dos mexicanos, a tradicional cerveja SOL foi lançada em 1899 por uma pequena cervejaria chamada El Salto del Agua, localizada nas cercanias do Distrito Federal. El Salto del AguaEl Salto del AguaNomeada por um raio de sol que caía sobre uma panela de cozimento, a EL SOL como era chamada na época recebeu um reconhecimento notável, já que foi uma cerveja destinada à classe operária, se tornando uma das histórias de maior êxito do setor no país. A nova cerveja rapidamente ganhou popularidade entre os operários mexicanos, que ao final de um dia árduo de trabalho, tomavam EL SOL por ser muito mais refrescante que as cervejas tipo européias disponíveis no mercado.
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Em 1912 a pequena cervejaria é comprada pela Cervecería Moctezuma, que anos mais tarde seria comprada pela Cervecería Cuauhtémoc, e, em 1924 a cerveja passou a se chamar somente SOL. Durante quase os próximos 50 anos a cerveja ficaria confinada a pequenas regiões do México. Até que, em 1994, baseado em pesquisas de mercado, a cerveja dourada, pouco amarga e sabor refrescante, foi relançada nacionalmente no mercado mexicano tendo como público alvo os consumidores jovens. Com sua garrafa transparente e o rótulo impresso diretamente no vidro, sucesso da SOL sucesso foi imediato, fazendo com que a cerveja se tornasse uma das marcas mais fortes em seu segmento no mercado mexicano, especialmente na época de verão quando a SOL era consumida com limão e estava associada a praia e festas.
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Nos anos seguintes a cerveja começou a ser exportada para outros mercados, especialmente países europeus, fazendo também muito sucesso na Ásia e nos países latino-americanos. Também surgiram outras versões como SOL LIMÓN y SAL (cerveja com um toque de limão e uma pitada de sal). Finalmente, em outubro de 2006, a cerveja foi lançada no Brasil com uma nova fórmula, elaborada seguindo resultados obtidos em mais de 180 dias de pesquisas e análises sobre o mercado cervejeiro nacional e as preferências do consumidor brasileiro. A SOL PILSEN versão tupiniquim trazia a proposta de ser uma cerveja “nem forte, nem fraca, mas no ponto”, especialmente criada para atender o paladar do consumidor brasileiro.
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Ela foi criada para os momentos de diversão do consumidor brasileiro, com características do clima tropical e da atitude alegre e descontraída do povo. Com design moderno, o rótulo trazia elementos da marca original SOL e transmitia o espírito jovem e inovador do produto, aliada à assinatura “desde 1899” que remetia a tradição da Cervecería Cuauhtémoc Moctezuma (principal unidade de negócio da Cervejaria FEMSA), uma empresa com mais de 100 anos no mercado de cervejas. Com o novo produto, adaptado ao gosto do brasileiro e apresentado por uma mega-campanha publicitária estimada em R$ 150 milhões (de um total de R$ 250 milhões investido ao longo do ano), a FEMSA pretendia recuperar o mercado perdido pelas marcas Kaiser e Bavaria. Com o slogan “Essa Vontade é Demais”, o novo produto 100% nacional chegou a milhares de pontos-de-venda nas embalagens latas (350 ml), em garrafa long neck (355 ml), garrafa retornável (600 ml) e barris de chope.
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A campanha se intensificou no verão, quando a cerveja SOL patrocinou diversos eventos esportivos e musicais em São Paulo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, explorando ainda mais o seu público alvo. No mercado mexicano, em 2007, a cervejaria voltou a inovar ao introduzir a SOL CERO, primeira cerveja sem álcool do país. Enquanto isso no Brasil, a marca revolucionava o mercado com a introdução da SOL SHOT, a primeira garrafa de vidro de cerveja 250 mililitros do país. A campanha de divulgação da SOL SHOT com o slogan "Gelada do começo ao fim", acabou criando o bordão “Gelaaaaaaaada”, um jeito simples, carismático, memorável e divertido de pedir a cerveja, que marcou o bem-sucedido lançamento da nova embalagem, especialmente entre o público jovem.
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Também neste ano, antecipando-se às tendências, a SOL apresentou um novo modelo de negócio: Chopp SOL Delivery, que consiste em uma rede de lojas cujo objetivo é oferecer uma experiência completa do mundo do chopp e suas ocasiões de consumo fora do ponto-de-venda tradicional. Em 2008, mais uma opção de embalagem para agradar ao consumidor: Mega Lata SOL, embalagem com meio litro de cerveja. Recentemente, em 2009, a SOL inovou mais uma vez ao disponibilizar para seus pontos de venda a primeira geladeira que atinge menos seis graus de temperatura sem congelar o produto. Apelidada de Geladaaaaça, a geladeira com tecnologia e design exclusivos, é controlada por um sistema inteligente de controle de temperatura através do qual a garrafa sai pode ser servida com uma fina camada de gelo sem congelar o líquido.
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Os logotipos
O logotipo da versão brasileira da cerveja, apesar da semelhança com a identidade visual da versão mexicana, possui características exclusivas e marcantes. A palavra sol estava posicionada dentro de uma tampa de cerveja (amarela) que representa o próprio astro-rei, principal elemento da marca, transmitindo a vibração e a energia da SOL. O sucesso da versão brasileira do logotipo foi tanto que recentemente a versão mexicana adotou algo semelhante.
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Os slogans
La vida es fresca. (México)
Gelaaaaaaaada. (2008)
A cerveja no ponto!
Nem forte, nem fraca. No ponto!
(2006)
Essa Vontade é Demais. (2006)
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Dados corporativos
● Origem:
México
● Lançamento:
1899
● Criador:
Cervecería Salto del Agua
● Sede mundial:
Monterrey, México
● Proprietário da marca:
FEMSA
● Capital aberto:
Não
● Chairman: José Antonio Franández Carbajal
● Diretor Geral:
Jorge Luis Ramos Santos
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 53 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Segmento:
Cervejaria
● Principais produtos: Cerveja
● Ícones:
A garrafa transparente
● Slogan: Gelaaaaaaaada.
● Website:
www.sol.com.br
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A marca no mundo
A cerveja SOL está presente em mais de 50 países ao redor do mundo, tendo seus maiores mercados no México, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. A cerveja também é extremamente popular no Reino Unido.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 11/8/2009

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