8.4.09

AVG


O uso de computadores e internet é parte essencial de nosso dia-a-dia. Todo aspecto de nossa vida está acessível em ambiente digital, fato este que traz consideráveis benefícios e, infelizmente, riscos tremendos e indesejáveis. O papel da AVG é proteger milhões de pessoas, dispositivos e dados desses riscos, oferecendo proteção poderosa e fácil de usar que funciona eficaz e imperceptivelmente em segundo plano, de modo que as pessoas possam se concentrar no seu trabalho ou diversão, não se preocupando com segurança. 

A história 
A história começou em 1991 quando Jan Gritzbach e Tomas Hofer, fundaram a empresa Girosft, na cidade de Brno na extinta Tchecoslováquia (atual República Checa). O primeiro produto da nova empresa foi o antivírus AVG (abreviação de Anti-Virus Guard), lançado em 1992 no mercado local. Em 1997, as primeiras licenças do AVG foram vendidas na Alemanha e no Reino Unido e, em 1998, o AVG foi lançado nos Estados Unidos. Logo em seguida a GRISOFT iniciou a construção de uma rede internacional de distribuidores e revendedores, para fornecer seus serviços de proteção mundialmente.



Em 1999, a empresa resolveu adotar uma estratégia ousada que mudaria seu futuro: fornecer de graça o antivírus para tornar-se popular mundialmente. Com este lema, um dos fundadores da AVG, Jan Gritzbach, decidiu que preferiria disponibilizar o software gratuitamente a ficar para sempre desconhecido e, por consequência, não vender nada. O que alguns gurus poderiam taxar como loucura, de fato, funcionou. A empresa viu seu número de usuários aumentar extraordinariamente ano a ano. A marca ganhou visibilidade e, de quebra, o tão sonhado faturamento, através de serviços pagos. Em 2001, Jan Gritzbach decidiu vender a empresa para o fundo de investimento Benson Oak Capital Acquisitions (com sede na República Checa). Quatro anos depois, o Benson Oak valorizou seu investimento, vendendo 65% da empresa para a Intel Capital e Enterprise Investors (fundo de private equity com sede na Polônia) por US$ 52 milhões.



O AVG Free Edition e o suite completo do AVG Internet Security, que protege os usuários contra os riscos mais comuns da internet, como vírus, spyware, spam e ataques de hacker, ajudou a difundir a linha de produtos marca. A AVG conheceu um crescimento significativo nos próximos anos, tornando-se o quarto maior fornecedor mundial de software antivírus com base nas instalações feitas. A empresa continuou a se expandir e a atender às necessidades do mercado mundial através de tecnologia primorosa e suporte mais abrangente a idiomas e plataformas. O sucesso da empresa nesses anos foi obtido com produtos de qualidade associados a excelentes serviços como as atualizações regulares, melhoria nas versões e suporte técnico gratuito. 



Desde 2003, a linha de produtos AVG está presente no mercado brasileiro, abrangendo os segmentos de varejo e corporativo. Seguindo o crescimento de spywares e outros programas potencialmente indesejáveis, a empresa incluiu um produto anti-spyware no seu portfólio, depois de adquirir, em maio de 2006, a empresa alemã Ewido Networks e integrar o Ewido anti-spyware ao seu portfólio como AVG Anti-Malware. No final de 2007, a AVG incorporou a tecnologia LinkScanner para proteger mais de 60 milhões de usuários da sua suíte antivírus contra sites web com código malicioso e downloads que possam explorar falhas nos computadores dos usuários. 



Em fevereiro de 2008, AVG TECHNOLOGIES tornou-se oficialmente o novo nome da Grisoft, seguindo a estratégia de construir uma marca global definida pela empresa. Pouco depois, no dia 27 desse mês, a empresa anunciou o lançamento da versão 8.0 do antivírus, uma nova versão single-user da sua principal solução e plataforma de segurança para internet destinada a usuários finais, pequenas e médias empresas e usuários corporativos. O novo AVG 8.0 trazia mais de uma dezena de novos recursos e ferramentas de segurança aperfeiçoadas que permitiam uma capacidade excepcional de detecção de ameaças, melhor usabilidade e maior eficácia no exame do sistema operacional e arquivos seja em computadores isolados ou em redes. Pouco depois, foi anunciado no dia 2 de março de 2009, a versão 8.5 de sua família de produtos de segurança. Desenvolvido com tecnologia da empresa recém-adquirida Sana Security, o ponto alto era evitar o roubo de informações (como senhas, dados bancários e números de cartão de crédito de proteção de identidade). Nos anos seguintes a AVG lançou inúmeros produtos, especialmente para dispositivos móveis, onde se tornou o mais utilizado e baixado por usuários de Android. 



Entre as principais novidades que a empresa lançou no mercado nos últimos anos está a premiada plataforma AVG Zen, que torna mais fácil o monitoramento e gestão de proteção e desempenho de um número ilimitado de aparelhos de todos os membros de uma família ou grupo, à partir de um único painel de controle em qualquer PC ou dispositivo Android; e o AVG Business CloudCare, que elimina a preocupação com o gerenciamento da segurança online dos dispositivos, dados e pessoas em toda a empresa. Flexível e fácil de usar, pode gerenciar todos os serviços de segurança dos clientes a partir de um painel simples com uma única tela e oferecer a qualquer organização a confiança de que seus aplicativos e dados estão protegidos em dispositivos suportados, a qualquer momento, em qualquer lugar.


Dispositivos, dados, pessoas, estão todos conectados. A internet saiu de computadores, tablets e telefones para os carros, fechaduras e, até mesmo, as roupas. Agora, mais do que nunca, tudo isso precisa de proteção. Por esse motivo a AVG trabalha muito para fornecer software e serviços de segurança para as famílias e empresas. Atualmente, empregando alguns dos melhores especialista (vários deles com título de PhD) do mundo em desenvolvimento de software, detecção e prevenção de ameaças e análise de riscos, a AVG posiciona-se de forma única como líder em inovação no mercado. A empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, fazendo parceria com as principais universidades para manter tecnologia de ponta e sempre atualizada.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo da história, mas sempre manteve sua arquitetura original. Em 2008 a marca apresentou um novo logotipo com uma tipografia de letra mais moderna. Já o símbolo estilizado (um quadrado dividido em quatro partes com cores diferentes) apresentou uma alteração com a adoção da cor azul na parte superior direita (antes era preta). A AVG apresentou seu atual logotipo em 2010. A principal mudança foi em relação a tipografia de letra. 



Os slogans 
Whatever your device, we’ve got you covered. (2015) 
Be yourself. 
Tough on viruses, easy on users.

Tough on threats. Easy on you. (2009) 
Trusted by 80 million users. 
Seja qual for o seu dispositivo, nós protegemos você. (2015, Brasil)

Vida dura para as ameaças. Vida fácil para você. (Brasil)

Vida dura para os vírus. Vida fácil para o usuário. (Brasil, AVG 8.0) 



Dados corporativos 
● Origem: República Checa

● Fundação: 1991

● Fundador: Jan Gritzbach e Tomas Hofer

● Sede mundial: Amsterdã, Holanda

● Proprietário da marca: AVG Technologies N.V.

● Capital aberto: Sim (2012)

● Chairman: Dale Fuller

● CEO: Gary Kovacs

● Faturamento: US$ 428.3 milhões (2015)

● Lucro: US$ 46.9 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 1.06 bilhões (abril/2016)

● Usuários: 200 milhões

● Presença global: 167 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 1.800

● Segmento: Tecnologia

● Principais produtos: Antivírus e produtos de segurança para internet

● Concorrentes diretos: Avast, Norton, McAfee, Avira, Bitdefender e Kaspersky

● Slogan: Whatever your device, we’ve got you covered.


A marca no mundo

Com mais de 200 milhões de usuários ativos (aproximadamente 20 milhões pagos) em 167 países no mundo, a família de produtos de segurança da AVG é globalmente distribuída através de 18.000 revendedores e da internet, sendo compatível com os principais sistemas operacionais e plataformas (Windows, iOS, Mac OSX, Linux e Android). Líder em fornecimento de software e serviços para segurança de aparelhos, dados e pessoas, seu premiado portfólio de produtos para o consumidor final inclui segurança na internet, otimização de desempenho, serviços de localização, controle de dados, e proteção da identidade e privacidade para dispositivos móveis e desktops. O portfólio AVG Business, por sua vez, disponibilizado por meio de uma rede global de parceiros, oferece soluções de segurança na nuvem e gestão e monitoramento remotos (RMM) que protegem pequenas e médias empresas ao redor do mundo.



Você sabia?

● Atualmente o antivírus AVG está disponível em mais de 20 idiomas. Os produtos estão traduzidos para a maioria das línguas do Hemisfério Ocidental, da União Europeia e do Japão, e podem ser encontrados em português (do Brasil), checo, dinamarquês, holandês, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, polonês, português (de Portugal), sérvio, chinês, mandarim, turco, eslovaco e espanhol. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/4/2016

Nenhum comentário: