Criar produtos com design e estilo diferenciado e com alto padrão de qualidade, transformando seus arranjos em uma expressão de arte em flores, que contém emoção e inspira pessoas. Para que isso aconteça, a FLORES ONLINE não mede esforços para selecionar o que há de melhor em flores e matérias-primas utilizadas em seus surpreendentes arranjos. Comprar na FLORES ONLINE é ter a segurança de enviar as flores mais frescas criando um momento inesquecível para quem as recebe.
A história
A FLORES ONLINE seria mais uma entre tantas floriculturas tradicionais não fosse por um detalhe: soube explorar as oportunidades oferecidas pela internet. O negócio começou, modestamente, no quintal da casa da matriarca da família, Fátima Casarini, artista plástica e designer de flores que montava e vendia arranjos e buquês em casa, atendendo seus clientes por telefone. A divulgação era feita boca aboca e aos poucos a empresa ganhou corpo, especializando-se em eventos empresariais, feiras, festas e casamentos. Em outubro de 1998, seus filhos, Marcelo e Eduardo Casarini, e o sócio Alexandre Borges, resolveram vender os belos arranjos de flores de Fátima pela internet. Como muitos dos pioneiros da rede mundial de computadores, os fundadores da FLORES ONLINE também precisaram estabelecer vantagens competitivas para sobreviver em um mercado que passou por muitas mudanças desde que surgiu.
O grande trunfo da empresa foi perceber uma nova tendência de consumo, agregando valor ao ato de presentear com flores. A novidade apresentada pela nova empresa era a montagem de cestas personalizadas com opções diferenciadas para atender a demanda do exigente público, ávido por opções de presentes cada vez mais pessoais. Inicialmente oferecia aproximadamente 50 arranjos, entre eles os quais de flores e frutas, clássicos, flores desidratadas e estilo moderno. Apostando em produtos com design e estilo diferenciado e com alto padrão de qualidade, não apenas sobreviveu ao estouro da bolha da internet, como se tornou referência no setor, investindo constantemente em novas tecnologias. Para driblar as dificuldades de uma floricultura exclusivamente online e se manter atualizada, a empresa ampliou seu portfólio de produtos em 2006 e passou a vender também kits de presentes, que podiam ser comercializados com margens maiores do que um simples arranjo de flores — como, por exemplo, chocolates, bichos de pelúcias, bebidas e cestas.
A empresa não trabalha com floriculturas conveniadas, como funciona com a maioria das empresas de flores presentes pela internet. Do galpão montado na zona oeste da cidade de São Paulo, as flores e cestas personalizadas são distribuídas para todo o Brasil, o que garante a entrega de produtos de qualidade e com o toque único da FLORES ONLINE. Outro ponto de crescimento frente à concorrência foi a velocidade do transporte das encomendas que ocorre em no máximo dois dias, sempre com data de entrega marcada. Por meio do número de pedido é possível acompanhar em tempo real o status da entrega e, para entregas na Grande São Paulo, ainda é possível optar por receber uma mensagem no celular, sem custo adicional algum, avisando em tempo real o horário da entrega e o nome da pessoa que recebeu o presente. Tudo é feito para proporcionar ao cliente uma experiência de compra sem estresse e imprevistos.
A ampliação de produtos foi outro fator determinante para o sucesso da empresa: são mais de 400 arranjos disponíveis, desenvolvidos, para todos os tipos de ocasião, e mais de 150 itens (entre doces, livros, perfumes, joias, vinhos e cosméticos) que podem ser adicionados, resultando em uma infinidade de possibilidades para presentear. Hoje as flores respondem por um terço do faturamento e a venda conjugada representa 70% dos pedidos. Além disso, durante o processo de compra, é possível ainda fazer o upload de um registro fotográfico, que será impresso em uma impressora profissional e entregue junto com o pedido, deixando o presente ainda mais especial. O serviço é um diferencial inédito no comércio eletrônico mundial e marca o investimento da empresa em um novo nicho de mercado.
A FLORES ONLINE trabalhou sempre para trazer inovação em novos produtos e serviços para seus clientes, sendo pioneira na entrega em todo o Brasil com data marcada, confirmação de entrega via celular, envio de foto com o arranjo, carrinho de pedidos com possibilidade de se fazer vários pedidos para destinatários diferentes dentro de uma só fatura, possibilidade de montar sua própria cesta, soluções corporativas para empresas e muitos outros serviços. Rapidamente a FLORES ONLINE construiu uma marca forte ao longo de mais de 10 anos oferecendo arranjos e presentes de bom gosto, serviços impecáveis e primor no atendimento aos clientes.
A evolução visual
Há alguns anos atrás a marca apresentou um logotipo mais moderno, com nova tipografia de letra e tonalidade de cores.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1998
● Fundador: Alexandre Borges, Eduardo e Marcelo Casarini
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Flores Online S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Carlos Miranda
● Faturamento: R$ 70 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 110
● Segmento: Comércio online
● Principais produtos: Flores, arranjos e cestas
● Concorrentes diretos: Giuliana Flores, Isabela Flores, Uniflores e floriculturas tradicionais
● Ícones: Os criativos arranjos de flores
● Slogan: Você Presente.
● Website: www.floresonline.com.br
A marca no Brasil
A FLORES ONLINE, maior empresa de flores e presentes do comércio eletrônico brasileiro, comercializa flores e arranjos que são entregues em todos os estados do país. São mais de um milhão de visitas e mais de 800 mil visitantes únicos por mês. Anualmente, a empresa entrega mais de 160 mil arranjos e cestas, além de faturar estimados R$ 70 milhões. De sua sede em São Paulo, a empresa entrega qualquer pedido, em qualquer cidade do Brasil em no máximo dois dias, ou seja, de 1 a dois dias, dependendo da cidade, sempre com data de entrega marcada e oferece entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo.
Você sabia?
● Em 2012, a maior parte das ações do negócio foi vendida para a BR Opportunities e para empresa americana 1-800-flowers.com.
● Desde 2013, a FLORES ONLINE faz entregas no mesmo dia para mais de 600 cidades em todo o Brasil, as demais localidades recebem as encomendas em até dois dias úteis.
● A FLORES ONLINE conta também com atendimento em inglês, espanhol, francês e italiano para clientes estrangeiros que necessitem de ajuda para finalizar um pedido ou que tenham dúvidas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 17/1/2018
Um comentário:
Conquistei a mulher da minha vida graças a Flores Online. É tiro e queda!
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