6.7.09

GRANT'S WHISKY

Uma garrafa de design triangular, reconhecida em qualquer parte do mundo, guarda dentro um líquido de cor amarela feito com 25 diferentes maltes e uísques de grão, que repousa em quase todas as prateleiras de bares e restaurantes pelo mundo afora. Consumido nos cinco continentes, o uísque GRANT’S convida as pessoas a tomar um bom uísque por um “ângulo diferente”, como diz seu tradicional slogan.

A história
A história começou em 1886 quando William Grant, que havia trabalhado por mais de duas décadas em destilarias de uísques, com a ajuda de seus nove filhos, fundou a destilaria Glennfiddich (que significa “Valley of the Deer” ou “Vale do Veado”) em Dufftown na Escócia. A família Grant rapidamente construiu a destilaria, tijolo por tijolo, em menos de um ano. Na William Grants & Sons, a paixão pela produção do melhor Scotch Whisky mantém-se a mesma desde o dia de Natal de 1887, quando as primeiras gotas douradas de uísques correram na destilaria de William Grant. Em 1892 ele comprou uma segunda destilaria chamada Balvenie. Numa primeira fase, e até 1898, William Grant vendeu o seu uísque a outras marcas comerciais.


Foi então, que a falência do seu principal cliente, a Pattison’s, obrigou à comercialização da bebida sobre uma chancela própria. Nascia assim a marca de uísque GRANT’S. Desta data em diante o futuro da destilaria estaria mudado para sempre. Em 1909 William apontou seu genro, Charles Gordon, como seu primeiro vendedor, que partiu em uma viagem de doze meses para visitar vários países ao redor do mundo com o objetivo de divulgar e vender o uísque GRANT’S. Não era um trabalho fácil, ele vendia as garrafas de uísque de porta em porta, mas Charles era um homem determinado, e depois de 181 tentativas, conseguiu sua primeira venda. Somente após outras 503 tentativas, ele conseguiu concretizar a segunda venda. Depois disso, muitas outras vieram e a marca GRANT’S, sob o comando do filho do fundador, John Grants, começou a ser exportada para a Hudson Bay Company do Canadá. As vendas aumentaram depressa, e em 1914 a marca GRANT’S já estava sendo vendida em mais de 30 países ao redor do mundo através de 60 representantes. Então veio a Primeira Guerra Mundial, que obrigou a destilaria praticamente a cessar a produção, retomada somente em 1919. Nesta época as vendas do uísque eram esporádicas.


Durante a Segunda Guerra Mundial, mais uma vez a destilaria parou sua produção, sendo utilizada para estocar cevada e servir de guarita para os soldados britânicos. Com o fim do conflito a destilaria se concentrou em popularizar a marca GRANT’S através do mundo. Mas um fato tornaria essa história muito mais fácil. Em 1957 surgiu a distinta garrafa triangular do uísque GRANT’S, que rapidamente se tornaria um ícone da marca e o faria mais popular e reconhecível no mundo inteiro. Os anos seguintes seriam dedicados a exportação e expansão internacional da marca, fazendo com que a destilaria ganhasse vários importantes prêmios. O ano de 1979 de extrema importância para a marca: superou 1 milhão de caixas vendidas dentro do Reino Unido, consolidando GRANT’S como um uísque extremamente popular pelos grandes apreciadores da bebida. A linha de produtos da marca também foi ampliada com a introdução de outros uísques como o GRANT’S ROYAL, uma versão envelhecida 12 anos de seu tradicional uísque; além de dois Cask Reserve, o GRANT’S ALE CASK RESERVE (uísque levemente cremoso envelhecido em barris que previamente eram utilizados para descansar cervejas do tipo Ale) e o GRANT’S SHERRY CASK RESERVE (uísque de paladar rico e levemente frutado envelhecido em barris de sherry), primeiros uísques da mesma marca a adotar métodos de envelhecimento diferentes no mundo. Nos anos 90 a marca introduziu no mercado as primeiras garrafas do GRANT’S envelhecido 18 anos.


Em 2005 a marca lançou uma campanha mundial com o slogan “Try a Different Angle” (“Tente um ângulo diferente”), onde a GRANT’S convidava seus consumidores à abordarem seu dia a dia por um ângulo diferente, encarando a vida por uma perspectiva totalmente nova, e assim descobrirem experiências mais enriquecedoras, como por exemplo, degustar um excepcional uísque que carrega em seu DNA a tradição de cinco gerações de uma família. Atenta ao envelhecimento de sua base de clientes, a GRANT’S, que detém mais de 5.5% do mercado global, sendo a quarta maior destilaria escocesa, saiu em busca da fonte da juventude. E sua fórmula consiste em utilizar a tradicional bebida na formulação de drinques e coquetéis para combater a fenomenal expansão da vodca. Com isso, GRANT’S espera se aproximar da marca líder do setor, a Johnnie Walker.


O desafio da marca é popularizar a bebida sem abrir mão do requinte e da tradição de uma empresa centenária. Para isso, conta com o francês Ludo Ducrocq, embaixador global da destilaria, que se inspira em Charles Gordon para continuar a epopéia. Atualmente o uísque GRANT’S não é somente um dos mais consumidos do mundo, mas também se tornou pioneiro no segmento ao revolucionar o setor com sua garrafa triangular e ser a primeiro à abrir sua destilaria para visitação pública. Da belíssima destilaria é possível avistar a Ailsa Craig, uma montanha de granito e floresta próxima da praia da baia que leva o mesmo nome da rocha: Ailsa Bay. O privilegiado visitante começa o passeio pelas instalações da destilaria e presencia a produção completa do famoso destilado escocês, desde a fabricação dos barris de carvalho. No final tem o privilégio de degustar uísques excepcionais.


Em 2010, para comemorar mais de um século de história, a destilaria lançou o GRANT’S 25 anos, um blended premium confeccionado com maltes raros de destilarias já extintas, incluindo o primeiro uísque produzido na destilaria da GRANT’S, localizada em Girvan. Envolto em uma caixa azul com acabamentos feitos à mão, e adornada com uma faixa de metal dourado, o novo uísque apresenta-se numa garrafa de vidro feita por encomenda, desenhada para mostrar perfeitamente sua cor âmbar. A garrafa apresenta uma árvore em relevo que representa as contribuições dos muitos ramos da família Grant’s. O vidro pesado, o relevo tátil, a base profunda e a rolha gravada complementam o charme do produto. Apenas 2.000 garrafas estavam disponíveis para comercialização, vendidas somente em alguns prestigiados aeroportos mundiais. Recentemente a marca lançou globalmente o GRANT’S envelhecido 12 anos.


Um ícone
GRANT’S se tornou popular no mundo inteiro, não somente pela qualidade de seu uísque como também por sua distinta e icônica garrafa triangular. Isto ocorreu em 1957 quando o artista alemão Hans Schlegher, um refugiado do regime nazista, criou a distinta garrafa triangular do uísque GRANT’S, que rapidamente se tornaria um ícone da marca e o faria mais popular e reconhecível no mundo inteiro. A criação desta garrafa se deu não somente pela necessidade de diferenciar os uísques GRANT’S das demais marcas, que utilizavam garrafas redondas ou quadradas, como também para evitar que rolassem e se quebrassem durante o transporte. Sua forma triangular também fez sucesso na hora de servir o uísque, já que a garrafa de GRANT’S era mais fácil de ser segurada.


Em 2002, a garrafa e o rótulo de GRANT’S passaram por uma modernização, ganhando novo visual. Um par de caçadores (brasão do clã Grant) e o lema “Stand Fast” (grito de guerra do clã Grant) passaram a serem grafados diretamente no vidro. Outra novidade foram as frases “Est. 1887” (data de fundação da destilaria) e “Independent Family Distillers for Five Generations” (“Destilaria Independente Familiar por Cinco Gerações). Em 2007, a garrafa ganhou um novo design, mais moderno e dinâmico, porém sem deixar de lado sua forma triangular. O atual design da garrafa, introduzido recentemente, foi apenas modernizado.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas alterações acentuadas. Recentemente, em 2012, após adotar o formato triangular da garrafa, a nova identidade visual da marca ganhou uma árvore como símbolo central, que representa as contribuições dos muitos ramos da família Grant’s.


Dados corporativos
● Origem: Escócia
● Lançamento: 1898
● Criador: William Grant
● Sede mundial: North Lanarkshire, Escócia
● Proprietário da marca: William Grant & Sons Ltd.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Glenn Gordon
● CEO: Stella Julie David
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Reino Unido, França e Portugal
● Funcionários: 550
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Concorrentes diretos: Johnnie Walker, Ballantine’s, Cutty Sark e Chivas
● Ícones: A garrafa triangular
● Slogan: Try a Different Angle.
● Website: www.grantswhisky.com

A marca no mundo
GRANT’S, terceiro uísque mais vendido no mundo, é comercializado em mais de 180 países, com forte presença no continente europeu, especialmente no Reino Unido, França e Portugal. A marca vende anualmente mais de 54 milhões de garrafas de seu tradicional uísque. Atualmente toda linha de uísque da marca é produzida na destilaria de Girvan, construída em 1963 e localizada nas terras baixas da região oeste da Escócia.

Você sabia?
Brian Kinsman é, apenas, o sexto Master Blender em toda a história de GRANT’S. Ele assumiu este cargo fundamental em dezembro de 2009, quando David Stewart se aposentou após 47 anos de serviços prestados.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 4/5/2012

2 comentários:

Karen Escudero disse...

Oi... casualmente eu estava navegando e encontrei o Blog.
Bom adoro whisky e com certeza Grant's nunca falta aqui.
É bom saber a procedencia e também o esforço gerado por toda familia na constituição da destilaria.
Abraços e obrigada pela matéria.

Marcelo Rodrigues Felipe disse...

Marcelo Rodrigues Felipe....
Bom....tb não vou discordar, adoro Grant's...quando criança sempre via meu querido avô degustar essa marca, agora sou eu quem tem o privilégio..!!!
Toop...