6.8.09

BORGES

Paixão e conhecimento escrevem a história da marca espanhola BORGES, produtora do mais puro azeite de oliva e azeitonas a mais de 120 anos. A marca, reconhecida como o principal exportador espanhol de azeites de oliva, tem seu nome identificado com azeites (mais de 20 diferentes tipos) e vinagres saudáveis e de grande qualidade, reconhecidos também por acrescentar sabor as mais deliciosas receitas dos melhores chefs de cozinha do mundo.

A história
A história tem início com a Indústrias Pont, que iniciou suas atividades em Tárrega (região de Lleida na Catalunha, considerada excelente zona de produção de azeitonas típicas do Mediterrâneo) em 1896, quando o casal Antonio Pont Pont e Dolores Creus Casanovas compravam e vendiam azeitonas e amêndoas, produtos típicos das Comarcas de Lérida e Tarragona. Era a semente inicial do que viria a ser conhecido no futuro como GRUPO BORGES. Em 1914 tem início o processo de industrialização da empresa, que culminaria, em 1920, com a instalação da primeira descascadora de azeitona da região da Catalunha. Foi nesta década que a segunda geração da família assumiu os negócios, aumentando e muito os volumes de comercialização de seus produtos. Nesta altura a BORGES ingressou, embora que timidamente, no mercado de fabricação de azeite de oliva.


Em 1939, com a construção de unidades extratoras e refinarias, a empresa passou a vender azeite de oliva a granel. Finalmente em 1964, depois da construção de uma moderna fábrica de engarrafamento, surgiu oficialmente no mercado o azeite de oliva com a marca BORGES. Pouco depois, em 1967, a marca expande sua linha de produtos com o lançamento dos frutos secos. Sob o comando da terceira geração da família, em 1978 tem início um forte processo de exportação de azeite de oliva e amêndoas. Na década de 80 a quarta geração da família assumiu o comando da empresa e nos anos 90 a BORGES iniciou outro forte e agressivo período de expansão internacional. Nesta altura, o principal produto da empresa, o azeite BORGES, já era conhecido e renomado em todos os continentes.


No decorrer dos anos a BORGES tem se caracterizado sempre pelo lançamento de produtos inovadores. Foi, por exemplo, a primeira marca a “abrir mercados” com seu azeite Extra Virgem, além de criar a categoria de monovarietais, azeites feitos com um só tipo de azeitona. Nesta mesma linha de inovação, a BORGES lançou no mercado o Azeite Extra Virgem Coupage Ferran Adrià. O renomado Chef, proprietário do badalado restaurante El Bulli, selecionou as melhores variedades de azeitonas para criar este azeite de oliva Extra Virgem de qualidade máxima, suave e equilibrado. O produto é apresentado em garrafas plásticas de 1 litro, protegendo o azeite da luz, através de sua cor esverdeada.


Além disso, essa parceria com o renomado chef culminou com a criação de uma fantástica linha de azeites aromatizados composta por dez versões especiais: shoyo com gengibre, quatro pimentas, pimenta malagueta e cardamomo, manjericão fresco, casquinha de limão, pau de canela, baunilha fresca, azeitonas pretas, alho frito e alecrim fresco. Outra novidade é que o AZEITE BORGES é o único que carrega em suas embalagens o selo kasher, exigido pela comunidade judaica, isento de refinamento e vistoriado por um rabino. A linha da marca BORGES ainda possui azeites orgânicos, Reserva de Família (obtido exclusivamente de azeitonas Arbequinas, com aroma frutado com toques de maçã, amêndoas e ervas verdes), 100% Puro (ideal para frituras e refogados), 100% puro com alho e o azeite de girassol (chamado BORGESOL). A linha de vinagres da marca inclui o de vinho branco com estragão, de sidra, de mel puro, de cava, de vinho branco com alho, de agricultura orgânica, de jerez, balsâmico de Módena, de vinho de Rioja e o de framboesa.


No Brasil desde 1997, a marca BORGES, que é líder de mercado com 12% de participação, tem investido muito em degustação de seus 18 tipos diferentes de produtos à venda no país. Entre as ações realizadas estão a degustação de azeite com sorvete, que à primeira impressão pode ser duvidosa, mas que a empresa garante fazer o maior sucesso. Outra ação bem sucedida é o Borges Cooking Club, um programa de relacionamento do azeite BORGES que envolve workshop de renomados chefs de cozinha que ensinam receitas com o tradicional azeite e ainda distribuem kits do produto que também podem ser adquiridos via sorteio no site. A marca também tem um relacionamento estreito com restaurantes para que eles dêem preferência ao seu produto.


A embalagem
Em 2008 os Azeites BORGES ganharam uma nova embalagem após 10 anos com o tradicional formato bojudo. As novas garrafas eram mais finas e com design que facilitava a “pegada”. Criado pela agência espanhola Integrum, a mudança foi feita em toda a linha de azeites e vinagres aromatizados para as garrafas de 250 e 500 ml.


Os slogans
Sabor Mediterráneo, Sabor Borges.
(Espanha)
Azeites Borges. Encontros que dão sabor à vida. (Brasil)
Mestres azeiteiros desde 1896.


Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Lançamento: 1964
● Criador: Família Pont Creus
● Sede mundial: Tárrega, Catalunha, Espanha
● Proprietário da marca: Grupo Borges
● Capital aberto: Não
● Chairman: Joseph Pont Amenós
● Presidente: Ramón Pont Amenós
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 10
● Presença global: 108 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.080
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos:
Azeites de oliva, vinagres e azeitonas
● Principais concorrentes:
Gallo, Carbonell, Andorinha, Monini e Colavita
● Slogan: Azeites Borges. Encontros que dão sabor à vida.
● Website: www.borgesalimentos.com.br

A marca no mundo
A marca espanhola BORGES, que produz azeites tradicionais e também conta com uma interessante linha de produtos aromatizados, que vão de sabores como baunilha fresca ao alho frito, passando pelo manjericão e corações de alcachofra, além de outros itens da Dieta Mediterrânea, comercializa seus produtos em 108 países ao redor do mundo, sendo líder na venda de azeites de oliva em 30 deles. A empresa dispõe de dez instalações produtivas, seis delas localizadas na Espanha (Tárrega, Reus, Castellón, Almeria, Navarra e Badajoz). Além disso, conta com sete centros de abastecimento e beneficiamento de matérias primas nos Estados Unidos, Tunísia, Marrocos, Chile, Rússia e Jordânia, e ainda quatro empresas na Austrália, Califórnia, França e Rússia, dedicadas à comercialização e distribuição de seus produtos, que ainda incluem uma linha de vinagres especiais, frutos secos (avelãs, amêndoas, nozes, castanhas de caju, pistaches, pinoles e macadâmias), frutas desidratadas (figos, uvas-passa e ameixas) e petiscos para microondas.

Você sabia?
A empresa tem capacidade de produção diária superior a 550.000 litros de azeite.
Hoje, a empresa é dirigida pelas terceira e quarta gerações Pont, que mantêm laços estreitos com toda a rede envolvida na produção do azeite, incluindo agricultores e moinhos, que representam a base do processo de produção de azeite.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/7/2011

2 comentários:

Mastermix disse...

Parabéns, excelente blog.
abs

Comunidade RP Brasil disse...

Parabéns pelo blog! Muito criativo e ótimo como referência para pesquisa sobre marcas.

Visite o Comunidade RP Brasil e fique à vontade para enviar materiais diversos para publicação. Publicaremos com prazer.

Sucesso!

Danielly Pontes
www.comunidaderpbrasil.blogspot.com