9.7.10

FRISKIES


Pelos belos e saudáveis, graças aos níveis adequados de zinco e ácidos graxos essenciais. Visão clara e saudável, devido à adição de vitamina A e taurina. Sistema imunológico saudável, graças à adição de antioxidantes. Músculos fortes e saudáveis, devido à presença de fontes de proteínas de alta qualidade. Seu gato quer o melhor que a vida pode lhe oferecer. E você pode oferecer-lhe o melhor: FRISKIES.

A história
Tudo começou na década de 1930 quando a Carnation Corporation, tradicional empresa americana produtora de leite condensado e em pó, fundada em 1899, resolveu iniciar uma diversificação em sua linha de produtos. Vislumbrando a grande oportunidade de ingressar no segmento de nutrição animal inaugurou em 1932 na cidade de Seattle um centro de pesquisa e desenvolvimento de alimentos para animais. Depois inúmeras de pesquisas, em 1934, a empresa lançou no mercado o primeiro alimento seco para cachorros do mundo sob a marca FRISKIES, inicialmente comercializado na região oeste do país. Durante a Segunda Guerra Mundial, a marca se tornou popular em virtude da limitação e escassez de latas, principal embalagem utilizada pelas marcas concorrentes. Após o término do conflito a marca FRISKIES experimentou um enorme aumento em suas vendas em virtude do grande crescimento do número de animais domésticos das famílias americanas. Nesta época, em 1948, a marca introduziu no mercado sua primeira ração canina em lata. Em meados da próxima década, no ano de 1959, objetivando ingressar em um novo nicho de mercado no segmento de nutrição animal, a marca lançou como teste de mercado na costa oeste americana sua primeira ração desidratada em lata especialmente desenvolvida para gatos. Para diferenciá-la de sua linha canina a empresa batizou a novo produto de LITTLE FRISKIES.


Devido a grande aceitação do produto pelos donos dos felinos, em dois anos, a linha de comidas para gatos já estava disponível nacionalmente nos Estados Unidos. Em 1962 a FRISKIES lançou no mercado uma ração especialmente desenvolvida e formulada para gatos jovens e filhotes. Nesta década, como a marca FRISKIES se tornou mais popular e reconhecida no segmento de alimentação felina, a empresa decidiu encerrar sua linha de produtos direcionada para cachorros, que seria retomada alguns anos depois, em determinados mercados mundiais. A década de 70 foi marcada pelo lançamento, em 1973, da marca MIGHTY DOG®, uma completa linha de ração especialmente desenvolvida para cachorros de pequeno porte; e a FRISKIES GO CAT, uma linha de rações desidratadas para gatos, introduzida em 1975 no mercado do Reino Unido.


Em 1985, com a aquisição da Carnation Corporation pela suíça Nestlé pelo valor de US$ 3 bilhões, a marca FRISKIES passou a fazer parte de sua linha de produtos sob a divisão Friskies PetCare Company. A nova proprietária rapidamente inaugurou uma subsidiária na Europa, iniciando assim um forte período de desenvolvimento internacional da marca FRISKIES, que se beneficiou do enorme sistema de distribuição da empresa suíça para se tornar popular em grandes mercados consumidores mundiais. Com a aquisição da Ralston Purina pela Nestlé em 2001, a marca FRISKIES passou a fazer parte da divisão Nestlé Purina PetCare Company, endossada por uma das marcas mais tradicionais do segmento de nutrição animal. Esta união foi essencialmente estratégica, baseada nos recursos e experiência de cada marca que, combinados, resultaram numa melhor oferta de produtos FRISKIES para os donos dos animais e para os parceiros comerciais.


Nos anos seguintes a marca FRSKIES lançou novos produtos como as linhas Seafood Sensations (contendo ingredientes selecionados vindos do mar como salmão, atum e sardinha), Indoor Delights (especialmente desenvolvida para gatos que ficam mais tempo confinados dentro de casa), Friskies Special Diet (especialmente formulada para ajudar a manter a saúde do trato urinário em gatos adultos), Dental Diet (especialmente desenvolvida para melhorar e manter saudável a saúde bucal dos felinos), Feline Favorites (linha de ração especialmente formulada com leite e outros ingredientes favoritos dos gatos) e Party Mix (ração seca e crocante desenvolvida para estimular as sensações e sentidos dos gatos através de diversos aromas e formatos).


Mais recentemente a marca introduziu no mercado o FRISKIES 2 em 1, uma ração para cachorros que permite escolher a forma de servir o alimento ao cão: seco ou acrescentando um pouco de água para criar um extraordinário molho. Além disso, desenvolveu uma linha de alimentos para gatos esterilizados e inúmeros snacks, como por exemplo, saborosos biscoitos, deliciosos ossos mastigáveis que divertem e irresistíveis guloseimas que podem ser dadas como recompensa a qualquer hora do dia.


No Brasil a linha de rações da marca é composta por Friskies Seleção Saborosa (deliciosa combinação com carne, frango, peru e fígado, em uma receita balanceada com delicioso sabor, que garante todos os nutrientes necessários para uma vida saudável e feliz do gato), Friskies Petiscos do Mar (combinação perfeita de salmão, atum e sardinha), Friskies à Moda do Chef (selecionada combinação de carne, peixe, arroz, saborosos champignons e um suave toque de azeite de oliva), Friskies Sensações Marinhas (combinação especial de atum, salmão, camarão e brócolis selecionados que proporciona aos felinos nutrientes balanceados e sabor deliciosamente crocante), Friskies Delícias da Fazenda (oferece os sabores preferidos pelos bichanos, como galinha caipira, carne e peru) e Friskies Gatinhos (deliciosa combinação de frango, cenoura e leite, especialmente criada para que o filhote tenha toda a nutrição necessária para um desenvolvimento forte e cheio de vitalidade).


A evolução visual
O logotipo da marca sofreu várias modificações ao longo dos anos. Como inicialmente a marca FRISKIES era direcionada para o segmento de alimentação canina, o primeiro logotipo da marca possuía a cara de um simpático cachorrinho que possuía uma das orelhas pretas, estava piscando e com a língua para fora.


Com o passar dos anos e a maior associação da marca com o segmento de alimentação felina, o cachorrinho foi retirado do logotipo, que passou a ser simbolizado apenas pelo nome da marca escrito em vermelho. Hoje em dia, depois de passar por atualizações, o logotipo da marca ganhou uma caixa amarela distorcida e o símbolo da marca purina.


Os slogans
Feed the senses.
Friskies. For More.
For cats with an appetite for life. (Friskies Go-Cat)
A language you both understand. (Friskies Go-Cat)
Desperte um mundo de sensações em seu gato. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1934
● Criador: Carnation Company
● Sede mundial: St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca: Nestlé Purina Petcare Company
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: W. Patrick (Pat) McGinnis
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Nutrição animal
● Principais produtos: Ração para gatos e cachorros
● Concorrentes diretos: Whiskas, Meow Mix, Pedigree e Eukanuba
● Slogan: Feed the senses.
● Website: www.friskies.com

A marca no mundo
Atualmente a marca FRISKIES, que oferece uma completa linha de alimentos e acessórios para gatos, é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo, tendo forte presença na América do Norte. Em alguns países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália e França, a marca FRISKIES comercializa rações também para cachorros. Ainda em alguns mercados mundiais, a marca oferece brinquedos educativos, ossos, camas, comedouros, coleiras e acessórios de higiene.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 9/8/2012

Nenhum comentário: