30.6.14

COSTCO WHOLESALE


Você pode até não conhecer a COSTCO WHOLESALE, mas saiba que a empresa americana é um verdadeiro colosso do varejo mundial. Em suas enormes lojas é possível encontrar de tudo, de alimentos e bebidas, a roupas, eletrônicos e até anéis de diamantes e relógios de grife, vestidos de noivas e caixões. Atuando no conceito clube de compras, a COSTCO atrai milhões de consumidores por ano com uma proposta simples: preços baixos e competitivos, embalagens econômicas e serviços excelentes. 

A história 
Tudo começou com James D. Sinegal e Jeffrey H. Brotman, dois homens que haviam adquirido vasta experiência no varejo nos anos de 1970. Eles resolveram se unir para inaugurar no dia 15 de setembro de 1983 na cidade de Seattle, estado de Washington, a primeira loja COSTCO WHOLESALE. Atuando no conceito clube de compras, onde pequenas empresas pagavam uma anuidade para terem acesso a uma enorme variedade de produtos, inicialmente a loja oferecia a oportunidade para pequenos comerciantes, restaurantes e postos de gasolinas comprarem alimentos, eletrodomésticos, roupas, material de escritório e outros produtos em grandes quantidades por um preço 10% mais barato que em outras grandes varejistas da cidade. Ao final deste ano, a empresa já havia inaugurado mais duas lojas: na cidade de Portland, Oregon; e Spokane, Washington. Rapidamente a empresa passou a oferecer o benefício de membro também para o consumidor comum. Esse fato iria impulsionar o desenvolvimento e crescimento da empresa nos anos seguintes.
  

A COSTCO fechou o ano de 1984 com 9 lojas em cinco estados americanos e 200.000 associados. O ano de 1985 foi marcado por duas grandes novidades: além de instalar dentro de suas lojas os tradicionais carrinhos para a venda de cachorro-quente (que junto com um refrigerante custava US$ 1.50, preço mantido até os dias de hoje), oferecendo assim uma opção de alimentação aos consumidores que estavam fazendo compras, a empresa iniciou sua expansão internacional com a inauguração de uma loja na cidade canadense de Burnaby. Nos anos seguintes a COSTCO aumentou a oferta de produtos frescos com a introdução de carnes e produtos panificados. Além disso, passou a oferecer outros serviços dento das lojas com a inauguração de suas primeiras farmácias em 1986, óticas (1987) e revelação de fotos em uma hora (1989).
  

Em 1992 ocorreu o lançamento da Kirkland Signature™, marca própria da rede que oferecia produtos de alta qualidade em diversas categorias e que se tornaria de vital importância para seu crescimento (hoje a marca é responsável por vendas anuais em torno de US$ 40 bilhões). Após abrir em dezembro deste mesmo ano sua centésima loja, em 1993, percebendo o enorme interesse do Sam’s Club na concorrente Price Club, empresa pioneira no conceito “clube de compras” fundada em 1976 em um antigo hangar na cidade de San Diego e onde James Sinegal havia trabalhado como alto executivo, a COSTCO agiu rápido e realizou uma fusão formando assim a PriceCostco, então com 206 lojas e US$ 16 bilhões de faturamento anual. Pouco depois da formação da nova empresa foi inaugurada sua primeira loja no Reino Unido. A expansão internacional continuaria em 1994 com a abertura de uma loja na cidade de Seul na Coréia do Sul. O ano de 1995 foi marcado pela instalação de seu primeiro posto de gasolina, anexo à loja de Tucson, no estado do Arizona.
  

Finalmente em 1997, a empresa mudou oficialmente o nome de todas as suas lojas para COSTCO WHOLESALE. Ainda este ano deu continuidade ao seu plano de expansão no continente asiático ao inaugurar a primeira loja em Taiwan. Buscando expandir ainda mais suas operações lançou em 1998 o comércio eletrônico, trazendo seus preços baixos e serviços para a internet. No final desta década inaugurou sua primeira loja no Japão. O novo milênio começou com o incremento de seus serviços ao passar a oferecer pacotes turísticos através da COSTCO TRAVEL. No final de 2001, após inaugurar sua primeira loja em Porto Rico, a empresa consolidou sua presença em 36 estados americanos ao inaugurar unidades em Kansas e Indiana.
   

Em 2002 a empresa tentou sem sucesso criar um novo modelo de clube de compras chamado COSTCO HOME, que vendia apenas móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração. As únicas duas lojas funcionando nesse formato foram fechadas em 2009. Nos anos seguintes a empresa ampliou consideravelmente seu número de lojas e, em 2014, inaugurou sua primeira unidade na Espanha. Após ingressar no mercado francês e islandês em 2017, a empresa inaugurou em 2019 sua primeira loja na China, localizada em Xangai, e em seu primeiro dia de funcionamento já possuía 139 mil associados. Além disso, a COSTCO vem investindo pesado no comércio eletrônico para cada vez mais prestar serviços com grande eficiência.
  

Hoje em dia, para poder fazer compras na COSTCO é preciso pagar uma anuidade de US$ 60. A COSTCO oferece três diferentes classes de associados: “Business”, “Gold Star” e “Executive” (este lançado em 1997). O primeiro é para empresas e pessoas que compraram produtos para revenda, o segundo é para quem não tem um negócio e o terceiro além de oferecer todos os benefícios ainda dá direito a outros serviços, como seguro de carro, empréstimos, seguro de vida e odontológico, entre outros. Suas lojas oferecem em média 3.700 produtos entre eletrodomésticos, roupas, computadores, alimentos, móveis, bebidas, panelas, entre outros itens. E para competir neste segmento cuja concorrência é brutal, a COSTCO opera sob uma diretriz essencial e imutável ao longo de seus quase 40 anos de atuação no varejo: nenhum produto de marca de terceiros vendido na rede pode ter margem acima de 14%. Para produtos de marca própria, o limite é de 15%.
  

A empresa é uma atração para consumidores, lucros para fornecedores e uma escola aos concorrentes que tem dificuldades em entender o que é respeito ao consumidor. Isto porque, o sucesso da COSTCO, que há poucos anos atrás rompeu pela primeira vez os US$ 100 bilhões em faturamento, não está somente nos preços extremamente baixos. Outro fator importante é a política simplista de retorno e atendimento impecável ao consumidor, uma grande estratégia de marketing adotada pela empresa para criar a sensação de tranquilidade quando se compra em uma de suas lojas. Um exemplo é o programa de fidelidade, que não permite apenas que o crédito seja usado para compras na própria loja, mas dá ao consumidor a oportunidade de recebê-lo 100% em dinheiro.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreu em 1993, quando após a fusão da empresa com a concorrente Price Club, o logotipo apresentou um novo nome: PriceCostco. Porém em 1997 um novo logotipo foi adotado e apresentou a apenas o marca COSTCO com a volta da utilização da palavra “wholesale” abaixo do nome.
    

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 15 de setembro de 1983 
● Fundador: James D. Sinegal e Jeffrey H. Brotman 
● Sede mundial: Issaquah, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Costco Wholesale Corporation 
● Capital aberto: Sim (1985) 
● Chairman: Hamilton James 
● CEO & Presidente: W. Craig Jelenik 
● Faturamento: US$ 163.2 bilhões (2019/2020) 
● Lucro: US$ 4 bilhões (2019/2020) 
● Valor de mercado: US$ 164 bilhões (novembro/2020) 
● Lojas: 800 
● Associados: 105.5 milhões 
● Presença global: 13 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 243.000 
● Segmento: Varejo (clube de compras) 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e móveis 
● Concorrentes diretos: Sam’s Club, BJ’s Wholesale Club, Trader Joe’s, Big Lots!, Meijer, Aldi, Makro, Tesco, Metro e Target 
● Slogan: Simplifying home and life. 
● Website: www.costco.com 

A marca no mundo 
Atualmente a COSTCO, maior clube de compras do mercado americano e um dos maiores do mundo, conta com mais de 800 lojas, das quais 556 instaladas em 45 estados americanos e Porto Rico, e o restante espalhado por Canadá (102 lojas), México, Japão, Reino Unido, Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, China, França, Islândia e Espanha. Em 2019 a COSTCO, que possui mais de 105 milhões de associados, faturou mais de US$ 163 bilhões, além de ocupar a posição de número 13 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2020 (empresas de maior faturamento no mercado americano). A rede também gerou mais de US$ 1.300 em vendas por metro quadrado em 2019, mais do que qualquer um de seus concorrentes diretos. Já o comércio eletrônico corresponde a 4% de seu faturamento anual. 

Você sabia? 
A rede oferece dentro da maioria de suas lojas serviços complementares como restaurantes, farmácias, perfumarias, agências de viagens e até clínicas oftalmológicas com uma ótica anexa. Além disso, 593 unidades da rede possuem, em uma área anexa, postos de gasolina que oferecem inclusive serviços de lavagem. 
A COSTCO desafia qualquer varejista a diminuir ou igualar seus preços, além de oferecer a melhor qualidade aos seus associados, ao mesmo tempo em que paga aos seus empregados salários acima da média do mercado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/11/2020

5 comentários:

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