8.12.14

YOKI


A YOKI oferece centenas de produtos práticos e convenientes que estão presentes nos melhores momentos da vida de milhões de brasileiros. Na escola, no cinema, na festa de aniversário, no churrasco com os amigos, no café da manhã, no almoço ou no jantar com a família, as tradicionais e deliciosas pipocas, temperos, misturas para bolos, sobremesas até sucos saudáveis, além de saciarem a fome, alimentam milhões de consumidores com produtos saudáveis e de alta qualidade. 

A história 
Tudo começou em 1960, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, quando o imigrante japonês Yoshizo Kitano resolveu fundar uma empresa para comercializar cereais e farináceos. Batizada de Kitano (em japonês significa “campo do Norte”), alguns anos depois a empresa introduziu uma completa linha de especiarias a granel e condimentos no mercado. Com o crescimento do consumo em supermercados, Yoshizo identifica a mudança de comportamento do consumidor e passa a vender produtos empacotados. Na década seguinte a empresa continuou crescendo e lançou sua primeira linha de chás com a marca Kitano. Na década de 1980 lançou no mercado sua primeira linha de sobremesas, que incluía as tradicionais gelatinas. A história da empresa começou a mudar no final desta década, em 1989, quando a Refinações de Milho Brasil (atual Unilever) comprou a marca Kitano e, com ela, todas as linhas de chás, especiarias e sobremesas.


Apesar da venda, a família permaneceu com as linhas de cereais e farináceos, que englobavam produtos como fubá, farinha e pipoca, além de três fábricas e 1.500 funcionários. E foi então, que seis meses após a venda da marca KITANO, a empresa adotou um novo nome: Yoki Alimentos. Com isso surgia também a marca YOKI, formada pelas iniciais do nome de Yoshizo Kitano e cujo termo em japonês significa “bons presságios ou felicidade”. Com uma estratégia diferenciada, a YOKI resolveu expandir sua linha de produtos com o lançamento de produtos prontos e semi-prontos, trazendo assim mais praticidade para os consumidores brasileiros, como por exemplo, a pipoca com sabores, as farofas prontas e as misturas para pão de queijo. Além disso, introduziu no mercado a linha Mais Vita, composta por alimentos à base de soja e criada para quem preza uma alimentação saudável. Em 1996 iniciou a exportação de algumas de suas linhas.


Em 1997, já consolidada no mercado brasileiro e na mente de milhares de consumidores, a empresa recomprou a marca Kitano, assim como suas linhas de produtos. Com isso, aproveitou para lançar mais de 80 especiarias, molhos condimentados, realçadores de sabor, temperos, caldos e sopas com a marca. Hoje em dia, a marca Kitano se tornou sinônimo de tudo o que possa conferir ou realçar o sabor dos alimentos, como molhos, caldos e temperos. Em 2003 a YOKI retomou sua atuação no segmento de chás ao readquirir a linha de chás Kitano e comprar a marca LinTea. Nos anos seguintes, contando com uma equipe de engenheiros de alimentos, nutricionistas e profissionais de marketing que se dedicam integralmente a desenvolver e criar novos produtos que atendam às necessidades e desejos dos consumidores, a YOKI expandiu suas linhas, lançou novos produtos e ingressou em diferentes segmentos de alimentos, incluindo salgadinhos como a linha YOKITOS LEVÍSSIMA, composta por batatas mais finas, sabores suaves e refinados, com um toque de azeite de oliva, o que proporciona ao paladar uma experiência muito mais crocante, delicada e, principalmente, saudável.


No mês de maio de 2012, em meio a uma tragédia familiar, Marcos Kitano Matsunaga neto do fundador e diretor executivo da empresa foi assassinado brutalmente por sua esposa, a YOKI foi vendida por R$ 2 bilhões para a americana General Mills, quinta maior empresa de alimentos do mundo e proprietária de marcas consagradas como os cereais Cheerios, as barras de cereais Nature Valley e os sorvetes Häagen-Dazs. Com isso, a YOKI e suas marcas fortaleceram sua presença no dia a dia de quem cozinha por todo o Brasil. Nos anos seguintes continuou introduzindo produtos inovadores no mercado, como por exemplo, pipoca para micro-ondas com cobertura Romeu e Julieta, batata-palha sabor Hot Dog, farofa mexicana (apimentada e com pedacinhos de tortilla crocante), sopões com sabores regionais e purê de batata instantâneo.


E, em 2014, a General Mills utilizou a força da marca YOKI entre os consumidores brasileiros para introduzir a marca americana Betty Crocker. Surgiu assim a linha de mistura para bolos e sobremesas YOKI BETTY CROCKER. Hoje em dia a empresa comercializa seus produtos com as marcas Yoki (cereais, pipocas, farináceos, sobremesas e produtos semi-prontos), Kitano (ervas finas e temperos), Yokitos (salgadinhos), Yoklon (mingaus e farinha láctea), Mais Vita (produtos naturais) e Chef Line (institucionais). Foi assim, que de uma modesta empacotadora de grãos a empresa se transformou em uma das mais modernas indústrias alimentícias do mercado brasileiro.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma remodelação em sua história, que ocorreu em 2007. Apesar de manter a estrutura do logotipo original, a identidade visual ganhou linhas arredondas e novas tonalidades de cores, tornando-se mais moderna e atraente.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1960 
● Fundador: Yoshizo Kitano 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Yoki Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não (não subsidiária da General Mills, Inc.) 
● Presidente: Mitsuo Matsunaga 
● Faturamento: R$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas:
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Salgadinhos, sucos, temperos, cereais, sopas e pipoca para micro-ondas 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Unilever, Pepsico, Mondelēz e Hikari 
● Ícones: A pipoca de micro-ondas 
● Website: www.yoki.com.br 

A marca no mundo 
Com faturamento anual estimado em R$ 1.5 bilhões, a YOKI é uma das maiores empresas alimentícias do mercado brasileiros e comercializa em todo território nacional sua linha de produtos, composta por mais de 620 itens diferentes, de salgadinhos e cereais a farinha de mandioca e sucos prontos. Os produtos da empresa estão presentes em mais de 70 mil pontos de venda em todo o Brasil. Além disso, a YOKI exporta seus produtos para 30 países ao redor do mundo. A empresa emprega 5.000 pessoas e conta com nove fábricas instaladas em seis estados (Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo). 

Você sabia? 
A pipoca para micro-ondas é um dos principais e mais populares produtos da empresa. Por isso a YOKI é líder no segmento de pipocas de grão para micro-ondas. 
A YOKI ainda é proprietária da marca TORI, que oferece uma completa linha de rações e sementes para pássaros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/12/2014

Um comentário:

Adri disse...

Muito interessante como todas as outras postagens aqui do blog.
Eu não sabia que depois que a mulher matou o marido em 2012, a marca havia sido vendida, que bom que foi para um grupo tão conceituado para que a qualidade não diminua...

www.caseiquerocasa.blogspot.com.br