Por quase 90 anos ALKA-SELTZER é o alívio mais eficiente para milhões de consumidores no mundo inteiro para desconfortos estomacais e azia, se tornando um ícone da cultura americana. Suas características bolhinhas efervescentes, ou na forma de comprimido, pastilhas e até goma de mascar, se tornaram a forma mais rápida para eliminar desconfortos estomacais, causando uma sensação de total alívio.
A história
Tudo começou no inverno de 1928 quando Hub Beardsley, então presidente dos laboratórios Dr. Miles Medicine Company, visitou a redação de um jornal da pequena cidade de Elkhart, estado americano de Indiana, e notou que nenhum funcionário havia faltado em virtude da grande epidemia de gripe que estava contagiando quase metade da população americana. Explicaram-lhe que eles tomavam, seguindo a prescrição do editor do jornal, uma combinação de aspirina (ácido acetilsalicílico) misturada com bicarbonato de sódio e ácido cítrico. Então, Beardsley, percebendo que o produto poderia ser muito lucrativo para a empresa, pediu à sua equipe de químicos para testarem a fórmula. Um de seus químicos, Maurice Treneer, foi mais longe e criou o ALKA-SELTZER, um comprimido em forma de tablete efervescente à base de ácido acetilsalicílico, bicarbonato de sódio e ácido cítrico, lançado no mercado no dia 3 de dezembro de 1931.
A palavra ALKA se referia à propriedade do produto em reduzir (alcalinizar) o nível de ácido de um determinado líquido; e SELTZER em virtude da produção de gás de dióxido de carbono resultante da vigorosa reação do bicarbonato de sódio com o ácido cítrico. Rapidamente, o produto, que não era sujeito à prescrição médica e se caracterizava pela sua rápida dissolução em água, provocando forte efervescência, também começou a ser utilizado para combater mal-estar estomacal, dores de cabeça, febre e até ressaca, o que aumentou sua popularidade entre os consumidores americanos. Inicialmente personagens de quadrinhos foram utilizados para divulgar o novo produto nas estações de metro e ônibus em grandes cidades americanas. Além disso, desde o início a marca investiu em sua divulgação no rádio através do patrocínio ao programa Alka-Seltzer Comedy Star of Hollywood em 1932. No ano de 1936 as vendas ultrapassaram os US$ 7 milhões e o produto começou a ser exportado para o México.
Em 1951, George Pal, então diretor criativo na agência de publicidade Wade, criou o famoso personagem da marca, um simpático menino com cara de criança que tinha o tronco e chapéu formados por um comprimido de ALKA-SELTZER, desenhado pelo ilustrador Wally Wood e interpretado vocalmente no rádio pelo ator Dick Beals. Inicialmente chamado de “Sparky”, seu nome foi rapidamente trocado para “SPEEDY” por sugestão de um gerente de vendas da empresa para refletir o tema da campanha do produto naquele ano: “Speedy Relief” (“Alívio Rápido” em português). O personagem estreou no dia 16 de março de 1953 seu primeiro comercial de televisão e, em uma década (1954-1964), estrelou exatos 212 comerciais (clique aqui para assistir um deles), se tornando um dos mais populares na história da propaganda americana. Neste período a empresa investia US$ 8.5 milhões anualmente para promover seus produtos e sua mascote. Em 1954 o personagem se tornou ainda mais famoso cantarolando o jingle “Down, down, down the stomach through Round, round, round the system too, With Alka-Seltzer you’re sure to say, Relief is just a swallow away”.
Nos anos de 1960, com o intuito de aumentar as vendas do produto, a marca apelou não à frequência de compra, mas a quantidade, e passou a comercializar as pastilhas efervescentes aos pares em pequenos envelopes. Em 1968, aproveitando o poder de dissolução rápida dos comprimidos efervescentes, foi lançado um medicamento para alívio dos sintomas do resfriado. Era o surgimento de ALKA-SELTZER PLUS, uma completa linha de medicamentos indicado para tratar os sintomas de gripes, resfriados e até tosses, que nos anos seguintes ganharia versões como cápsulas (gel), comprimidos e pó para misturar na água. No início da década de 1970 a marca lançou uma série de comerciais que se tornaram populares pela frase I can’t believe I ate the whole thing (algo como “Não acredito que comi tudo aquilo”). Outra variação do produto surgiu em 1974, quando o ALKA-SELTZER GOLD, que não continha em sua fórmula o ácido acetilsalicílico, foi introduzido no mercado.
O famoso slogan “Plop, plop, fizz, fizz. Oh, what a relief it is!” surgiu em 1976 e transformou-se em um ícone da marca. Uma curiosidade: no Reino Unido o slogan foi alterado para “Plink, plink, fizz”. No final desta década, em 1979, a empresa alemã Bayer passou a ser proprietária da marca ALKA-SELTZER ao comprar os laboratórios Miles. Pouco depois, em 1984, o ALKA-SELTZER, que até então era vendido também em tubos de vidro, passou a ser comercializado em tubos de plásticos para reduzir custos e evitar perdas no transporte e distribuição do produto. No ano seguinte o produto já estava presente em mais de 50 países ao redor do mundo. Pouco depois, em 1987, foi lançado no mercado ALKA-SELTZER EXTRA STRENGHT, uma versão mais potente do medicamento original.
Na década de 1990 o produto foi introduzido em vários novos mercados ao redor do mundo, ganhando uma nova versão (ALKA-SELTZER PM, produto desenvolvido com uma duração mais longa, indicado para tirar dor de cabeça e insônia durante a madrugada) em 1998 e sua primeira versão com sabor (de lima-limão) em 1999. Com o início do novo milênio, novas versões de ALKA-SELTZER foram introduzidas no mercado, aumentando a linha de produtos da marca e expandindo-a para outras categorias, como por exemplo, ALKA-SELTZER HEARTBURN, versão livre de ácido acetilsalicílico, desenvolvido para combater especificamente a queimação estomacal. Pouco depois, em 2001, ocorreu o lançamento do ALKA-SELTZER MORNING RELIEF, produto desenvolvido e indicado para combater a fadiga e dores de cabeça constantes, resultantes da famigerada ressaca.
Em 2010, devido à enorme popularidade, o personagem SPEEDY voltou a figurar e estrelar as campanhas publicitárias da marca, agora animado digitalmente. Nos anos seguintes a marca ampliou consideravelmente sua linha de produtos com o lançamento do ALKA-SELTZER FRUIT CHEWS (2013), pastilhas mastigáveis com sabores de frutas para um rápido alívio da azia, indigestão ácida e males estomacais; ALKA-SELTZER HEARTBURN GUMMIES, antiácidos em gomas mastigáveis com sabores de frutas, formuladas especificamente para alívio rápido e poderoso da azia; e ALKA-SELTZER GUM, antiácido em forma de goma de mascar que proporciona um rápido alívio da azia deixando a boca com uma sensação de frescor.
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por inúmeras modificações. Após adotar definitivamente a cor azul e uma nova tipografia de letra em 1978, duas décadas mais tarde a marca apresentou uma identidade visual com fundo azul (mais claro) e nova tipografia de letra. Há poucos anos atrás, a identidade visual da marca ganhou uma nova tipografia de letra (mais arredondada), o nome escrito na vertical, uma leve inclinação e um círculo em tonalidades de azul.
Os slogans
Relief is just a swallow away. (2010)
Alka-Seltzer, a rich history of relief. (2006)
Plop, plop, fizz, fizz. Oh, what a relief it is! (1976)
Try It, You’ll Like It. (1971)
I can’t believe I ate the whole thing. (1970)
Alka-Seltzer to the rescue. (1969)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 3 de dezembro de 1931
● Criador: Maurice Treneer
● Sede mundial: Leverkusen, Alemanha
● Proprietário da marca: Bayer AG
● Capital aberto: Não
● CEO: Werner Baumann
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Medicamentos
● Principais produtos: Antiácidos e antigripais
● Concorrentes diretos: Eno, Pepto-Bismol, Mylanta, Pepcid, Tums, Gaviscon, Phillips’ Milk of Magnesia, Tylenol e Advil
● Ícones: O personagem Speedy
● Slogan: Oh, what a relief it is!
● Website: www.alkaseltzer.com
A marca no mundo
Comercializada em mais de 70 países ao redor do mundo, a marca ALKA-SELTZER oferece uma ampla linha de antiácidos e antigripais para alívio de pequenas dores, inflamação, febre, dor de cabeça, azia, dor de estômago, indigestão, refluxo ácido e até ressaca. A marca pertence à empresa alemã Bayer e vende anualmente mais de 380 milhões de unidades somente de tabletes antiácidos.
Você sabia?
● O boneco original do personagem SPEEDY foi perdido durante uma viagem promocional para Filipinas e encontrado, cinco anos mais tarde na Europa. Atualmente este boneco, assegurado em US$ 100.000, está guardado no cofre de um banco de Beverly Hills, na Califórnia.
● Kim Basinger, Morgan Freeman, Guillermo del Toro e Sammy Davis Jr. foram algumas das celebridades que estrelaram comerciais para a marca ao longo dos tempos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/7/2020
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