Sua programação é a moradia predileta e oficial do atrapalhado Scooby-Doo e do medroso Salsicha; do Zé Colméia e de seu inseparável amigo Catatau; das Meninas Superpoderosas; dos hilariantes personagens do Looney Tunes; das famílias Flinstones e Jetsons; dos eternos inimigos Tom & Jerry; do cientista mirim Dexter; além de muitos outros personagens marcantes do divertido universo dos desenhos animados. Em suas telinhas sempre há muita diversão e momentos de lazer inesquecíveis. O canal CARTOON NETWORK é um verdadeiro paraíso para os clássicos e modernos desenhos que povoam nossas mentes e imaginação.
A história
Tudo começou em meados dos anos de 1980, quando o conglomerado de TV por assinatura de Ted Turner - a Turner Broadcasting System - adquiriu a vasta biblioteca de filmes da Metro-Goldwyn-Mayer (saiba mais aqui), que incluía o catálogo antigo de desenhos animados da Warner Bros. (conheça essa história aqui). Pouco depois, em 1991, a empresa comprou por US$ 320 milhões o estúdio de animação Hanna-Barbera Productions e com isso seu enorme conteúdo de desenhos animados, a maioria deles grandes clássicos que divertiam milhões de pessoas ao redor do mundo. Com todo esse acervo valioso em mãos, a empresa incumbiu Betty Cohen de criar um um canal para abrigar esse precioso conteúdo. Foi então que no dia 12 de março de 1992 a empresa anunciou a criação do canal CARTOON NETWORK como uma saída para o considerável número de desenhos animados em seu catálogo e que podiam render uma grande audiência.
O canal foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em 1º de outubro de 1992, transmitindo desenhos e séries animadas 24 horas por dia. O primeiro desenho transmitido pelo canal foi Pernalonga (conhecido em inglês como Bugs Bunny). A programação original do canal consistia exclusivamente de reprises de desenhos clássicos e filmes infantis dos acervos da Warner Bros. e da MGM Cartoon, com inúmeros desenhos de televisão da Hanna-Barbera usados para preencher a grade de programação. Nesta época o canal tinha em sua biblioteca mais de 8.500 horas de desenhos animados. No ano seguinte o canal foi lançado na Europa em cinco idiomas (inglês, espanhol, sueco, francês e italiano). Ainda neste ano o CARTOON NETWORK também foi lançado na América Latina em dois idiomas (inglês e espanhol).
E foi nesta época que o CARTOON NETWORK foi lançado no Brasil, exatamente no dia 30 de abril de 1993 em português e com o desenho do cachorro Droopy. No mercado brasileiro, durante anos o canal se dedicou exclusivamente a exibição de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos. Na década de 2000 o canal passou por muitas mudanças na composição de sua grade de programação no brasil, momento em que os desenhos americanos começaram a ceder espaço aos animes japoneses. Febre em todo o Brasil, animes como Pokémon e Dragon Ball Z chegavam antes ao canal, elevando a audiência e consagrando o CARTOON NETWORK entre milhões de brasileiros. Quando a audiência da televisão por assinatura brasileira começou a ser medida anos atrás pelo Ibope, foi constatado que o canal era e ainda é um dos mais assistidos da televisão paga brasileira. Com estes dados, a alta audiência e o forte interesse em anunciar no canal fizeram com que a filial brasileira se transformasse em uma das maiores depois da matriz americana.
No dia 21 de outubro de 1994 foi criado o Cartoon Network Studios, um estúdio de animação que serviria como braço de produções exclusivas do CARTOON NETWORK. Pouco depois, em 1996, a Time Warner comprou a Turner Broadcasting System e o CARTOON NETWORK acabou vindo junto com o pacote de aquisição. Isto ofereceu ainda mais opções de desenhos animados para o canal, que passava a ter acesso a clássicas animações do Warner Bros. dos anos de 1950 e 1960. No ano de 1997 o CARTOON NETWORK foi introduzido no Japão como primeiro canal exclusivo de desenhos para a região da Ásia e do Pacífico, ampliando assim seu alcance internacional. Foi nesta época que o canal passou também a produzir desenhos animados através do Cartoon Network Studios, que além de fazerem enorme sucesso, começaram paulatinamente a preencher boa parte de sua programação.
Foi então, que no ano de 2000, o CARTOON NETWORK resolveu agregar todos os desenhos clássicos, principalmente os produzidos pelo estúdio Hanna-Barbera, em um novo canal, lançando no dia 1º de abril com o nome de Boomerang, que originalmente era um bloco diário de quatro horas de programação com desenhos clássicos do CARTOON NETWORK. Foi neste mesmo ano que foi criado a Cartoon Network Games (anteriormente Cartoon Network Interactive), uma desenvolvedora e editora de jogos para videogames baseados em programas e personagens do canal. Pouco depois, em 2001, vislumbrando aproveitar a alta popularidade de seus personagens fora das telinhas, o canal criou o Cartoon Network Enterprises, braço global de licenciamento e merchandising da rede, cujo objetivo era licenciar e distribuir mercadorias de várias franquias animadas.
Durante este período o CARTOON NETWORK também começou a atrair telespectadores fora de sua audiência principal (crianças), através da criação de um bloco de desenhos noturno chamado Toonami (introduzido originalmente em 1997), uma palavra para designar Cartoon e Tsunami, sugerindo “um maremoto” de desenhos animados, que exibia os tradicionais desenhos japoneses (animes) como Dragonball Z, Samurai X, One Piece e Naruto, sendo voltado para o público adolescente e divulgado com o slogan “Building you a better cartoon show” (em português “Trazendo a você os melhores desenhos”); e outro bloco chamado Adult Swim (este introduzido em 2001) que exibia desenhos de comédia norte-americanos e desenhos com temática japonesa como Cowboy Bebop, direcionados para adolescentes mais velhos e adultos.
No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a notícia da morte de Joseph Barbera, o canal, em demonstração de respeito ao mestre, prestou uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: “Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, Os Flintstones, Os Jetsons e Tom e Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta”. No dia 15 de outubro de 2007 o CARTOON NETWORK começou a transmitir sua programação em alta definição (HD). A partir de 2010, o canal adotou um novo posicionamento, retomou o tradicional xadrez no logotipo, mas com um novo significado, para ressaltar um amadurecimento da programação e de seu público, que agora contava, além das tradicionais animações e desenhos clássicos, com uma boa dose de atrações em live-action.
Em 2015, pela primeira vez em sua história, o CARTOON NETWORK terminou o ano como o canal com intervalos comerciais mais assistido por crianças na faixa dos 6 aos 11 anos de idade nos Estados Unidos. Parte do feito deste sucesso se deveu - e muito - a sua mais nova e popular série animada, o desenho “Ursos sem Curso”, além do crescimento triplo de suas aplicações em mídia, propaganda e marketing. Este ano também foi marcado pela criação do Cartoon Network Books, responsável por licenciar livros baseados em vários personagens e franquias do canal. Em 2016 foi lançado o Cartoon Network Anything, um aplicativo que compilava brincadeiras e informações inusitadas sobre o conteúdo do canal e até questionários malucos das séries e desenhos animados.
Em 2020 o canal anunciou o lançamento de um aplicativo de streaming para suas séries originais. Mais recentemente, em 2021, o canal lançou no mercado americano o Cartoonito, um bloco de programação que vai ao ar nas manhãs dos dias de semana direcionado ao público pré-escolar de 2 a 6 anos de idade. Vale ressaltar que o Cartoonito havia sido lançado pela primeira vez em 2006 para uso nos mercados internacionais do CARTOON NETWORK.
CARTOON NETWORK é uma das redes de animação globais mais amadas. Amplamente visto por fãs de todo o mundo como o melhor em animação, o CARTOON NETWORK combina um rico legado de personagens e uma lista profunda de criativos com marcas únicas de narrativa. Apresentando conteúdo original do Cartoon Network Studios, Warner Bros. Animation, Hanna-Barbera, entre outros, a programação do canal tem um alto compromisso de conteúdo que atrai todo o espectro de crianças e famílias.
Apesar de exibir desenhos, muito deles clássicos, o CARTOON NETWORK produz desenhos animados em seus estúdios (o Cartoon Network Studios). E muitos deles se tornaram verdadeiros ícones do segmento e alcançaram enorme audiência:
● Dexter’s Laboratory - O Laboratório de Dexter (1996): série animada criada pelo cartunista russo-americano Genndy Tartakovsky, e produzido, em suas primeiras temporadas, pelo estúdio americano Hanna-Barbera exclusivamente para o canal. O episódio piloto foi exibido pela primeira vez no programa What-A-Cartoon! que mostrava vários curtas animados, e depois acabou se tornando uma série. Trata-se de um desenho cujo foco é um menino gênio chamado Dexter, que possui um imenso laboratório secreto conectado ao seu quarto. O garoto está constantemente em conflito com sua endiabrada irmã mais velha, Dee Dee. Foram quatro temporadas e 78 episódios.
● Cow and Chicken - A Vaca e o Frango (1997): série de desenho animado criada por David Feiss em 15 de dezembro de 1995, com o lançamento de um episódio piloto. O desenho contava a história de dois irmãos nada convencionais, uma Vaca de 7 anos e um Frango de 11, filhos de pais super-protetores. Junto com “O Laboratório de Dexter”, foram os primeiros grandes sucessos de desenhos animados produzidos pelo canal. Foram quatro temporadas e 52 episódios.
● Johnny Bravo (1997): desenho animado criado por Van Partible que estreou no canal em 14 de Julho de 1997, exibindo um total de 65 episódios em 4 temporadas. O desenho mostra as desventuras amorosas do egomaníaco Johnny Bravo, um rapaz loiro, alto e bombado, fazendo de tudo para conquistar toda e qualquer mulher bonita que ele vê pela frente. Além de sua inclinação narcisista, Johnny também se mostra um típico “loiro burro”, apesar de ter um lado bonzinho e cheio de carinho com sua mãe Bunny e a vizinha Suzy. Os óculos escuros e o grande topete loiro são suas principais características.
● The Powerpuff Girls - As Meninas Superpoderosas (1998): série de animação criada por Craig McCracken, dirigida por Genndy Tartakovsky e produzida inicialmente por Hanna-Barbera em 1998 e, mais tarde em 2001, pelo CARTOON NETWORK. A série mistura elementos dos super-heróis americanos com os Sentai japoneses. Ao todo foram produzidos 78 episódios, divididos em 6 temporadas, somando mais um longa-metragem. O desenho relata a história de três meninas chamadas Blossom (no Brasil, Florzinha), Bubbles (Lindinha) e Buttercup (Docinho) cujo objetivo é salvar o mundo e a cidade de Townsville de terríveis criminosos e criaturas perigosas, entre os quais se encontra Mojo Jojo (Macaco Loco).
● Ben 10 (2005): uma animação baseada nos tradicionais desenhos japoneses (anime). A série, com aproximadamente 400 episódios, conta a história de um garoto de 10 anos que pode virar mais de 10 super-heróis alienígenas diferentes. Fez tanto sucesso que ganhou continuação em filmes e jogos de computadores.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original quadriculado (conhecido em inglês como “Checkboard”) seria alterado pela primeira vez no dia 14 de junho de 2004. O novo logotipo era formado por dois cubos com as letras “C” e “N” e o nome do canal abaixo. O novo design ganhou profundidade e dinamismo, garantindo mais flexibilidade para novas formas de aplicação no ar, na internet e na comunicação dirigida ao consumidor. O canal mudou radicalmente toda sua identidade visual novamente em 2010. A marca trouxe de volta o famoso tabuleiro de xadrez. A ideia do xadrez inclusive era evidenciada no novo e inteligente slogan: “Check it!”. No entanto, formalmente, o quadriculado ficou restrito somente às iniciais e a tipografia perdeu o aspecto pontiagudo de algumas letras como o “N” e o “A”.
Já a identidade visual do CARTOON NETWORK STUDIOS passou por diversas remodelações ao longo dos anos, como pode ser observado na imagem abaixo.
Os slogans
Where Else? (2023)
Redraw Your World. (2021)
Meanwhile on Cartoon Network. (2019)
On Your Cartoon Network. (2017)
Are You CN What We’re Sayin’? (2014)
Check it. (2010)
We’re showing more than just cartoons. (2009)
Let’s go. (2008)
We’re on it. (2007)
Fall is Just Something That Grown-Ups Invented. (2007)
Cartoon Network - Yes! (2006)
We know what you really like. (2005)
This is Cartoon Network. (2004)
You With Us? (1999)
Screwy, Ain’t It? (1998)
The best place for cartoons. (1992)
O melhor Cartoon é o seu Cartoon. (2023, Brasil)
Agora ainda mais engraçado! (2014, Brasil)
Agora ainda mais personagens! (2014, Brasil)
Só os Melhores Personagens. (2010, Brasil)
Nós sabemos do que você realmente gosta. (2005, Brasil)
O melhor lugar para cartoons. (1993, Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1 de outubro de 1992
● Criador: Ted Turner e Betty Cohen
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: The Cartoon Network Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Warner Bros. Discovery Inc.)
● Presidente: Michael Ouweleen
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 400 milhões
● Presença global: 192 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 260
● Segmento: Canais de televisão
● Principais produtos: Desenhos animados, séries, filmes e licenciamento de produtos
● Concorrentes diretos: Disney Channel, Discovery Kids, Nickelodeon, Boing, PBS Kids, Gloob e TV Rá Tim Bum
● Ícones: Os clássicos desenhos animados
● Slogan: Where Else?
● Website: www.cartoonnetwork.pt/
A marca no mundo
Atualmente o canal está disponível em 192 países e em 400 milhões de casas, 70 milhões somente nos Estados Unidos, sendo exibido em vários idiomas, incluindo inglês, português, japonês, espanhol, holandês, francês, italiano, polonês, húngaro, romeno e hindu. Desde seu lançamento no mercado o canal está entre os mais assistidos dos Estados Unidos em seu segmento. O CARTOON NETWORK também distribuiu vídeos online e oferece jogos através de sua página na internet (lançado oficialmente em 27 de julho de 1998).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 17/7/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
3 comentários:
Muito Maneiro
Show ,
show
Postar um comentário