12.5.06

HARD ROCK™ CAFE


Antes de ser o primeiro e mais famoso restaurante temático e centro de entretenimento do mundo, o Hard Rock™ Cafe é uma verdadeira instituição do Rock’n Roll. De Chicago a Dublin, de Nova York a Estocolmo, de Curitiba a Londres, cada restaurante da rede é um deleite para os aficionados e amantes do melhor e mais puro Rock’n Roll e apreciadores de uma comida tipicamente americana. 

A história 
O primeiro Hard Rock™ Cafe abriu suas portas ao público exatamente no dia 14 de junho de 1971 em Londres na Inglaterra. Fundado por Isaac Tigrett e Peter Morton (na foto abaixo à esquerda), dois empreendedores americanos amantes da música, que decidiram abrir um espaço onde, além de saborear deliciosos e autênticos hambúrgueres americanos, além é claro de batatas-frita e milkshake, pudessem expor relíquias do rock, hobby que os aproximou, rapidamente se tornou um enorme sucesso, atraindo clientes que além de amantes do mais puro Rock’n Roll, procuravam um ambiente descontraído, com preços acessíveis, boa comida e repleto de pessoas descoladas. O local escolhido ficava na área londrina de Piccadilly, próximo ao Hyde Park (mais especificamente, uma parte do parque conhecida como Hyde Park Corner). Sua decoração acolhedora e variada, incluindo pisos de madeira, móveis brilhantes e toalhas de mesa quadriculadas - em azul e branco - criavam um ambiente único e aconchegante.
   

Outro fator inicial de sucesso do restaurante eram as garçonetes, que desafiando os padrões convencionais da época, vestiam-se com trajes ao estilo americano e sentavam-se com os clientes para anotar pedidos e conversar, proporcionando assim um serviço mais próximo e amigável. Além disso, pelo fato do imóvel ser amplo, pois fora uma concessionária Rolls-Royce (conheça essa história aqui) anteriormente, os proprietários começaram a decorar as paredes com itens relacionados ao universo do rock.
   

Se hoje em dia, shows ao vivo são constantes nas unidades da rede, nos primeiros dois anos do negócio o restaurante era tragicamente desprovido de amplificadores. Isso mudou em 1973, quando Sir Paul McCartney e sua banda Wings se prontificaram a fazer o primeiro show do restaurante como aquecimento para uma turnê pelo Reino Unido. Esse acontecimento deu enorme visibilidade para o Hard Rock™ Cafe. E não demorou muito até que o restaurante em Londres começasse a ser frequentado por músicos consagrados, incluindo Carole King. Ela chegou a canalizar seu amor pelo lugar na faixa “Hard Rock Cafe”, lançada em seu álbum Simple Things, de 1977. Embora fosse decorado inicialmente com poucos produtos relacionados ao Rock’n Roll americano, foi rapidamente sendo incorporado na decoração e ambientação do local pertences do rock mundial na medida em que seus fundadores passaram a receber ofertas de itens de lendas do rock inglês e de outras partes do mundo.
   

O sucesso do restaurante em Londres levou a inauguração de uma segunda unidade na cidade canadense de Toronto em 1978. Mas o Hard Rock™ Cafe começaria sua verdadeira expansão global em 1982, quando Tigrett e Morton concordaram em desenvolver suas próprias unidades em várias partes do mundo. Morton abriu restaurantes em Los Angeles (a primeira em solo americano, inaugurada no dia 24 de outubro de 1982 e fechada em 2006), San Francisco (1984), Chicago (1986) e Houston (1986). Já Tigrett inaugurou unidades nas cidades de Nova York (abriu suas portas em 1984 e foi realocada para o coração da Times Square em 2005) e Estocolmo (1985). E conforme essa expansão pelo mundo acontecia, a rede soube adaptar seu conceito a diferentes culturas e paladares. Afinal, cada local mantinha a essência do rock, mas também incorporava elementos decorativos e pratos regionais em seu cardápio. Isso permitia que cada unidade tivesse uma personalidade única, mantendo sempre a qualidade e o espírito característico do Hard Rock™ Cafe.
  

Foi durante a década de 1980 que a popularidade da marca chegou ao seu ápice, especialmente com o hobby que se popularizou de colecionar camisetas e agasalhos com a logomarca Hard Rock™ Cafe e a localização (nome da cidade) abaixo. A expansão da rede foi acelerada na década seguinte, especialmente após a aquisição do Hard Rock™ Cafe em 1990 pelo Rank Group, uma empresa inglesa de lazer e entretenimento. Com isso novas unidades foram inauguradas em vibrantes cidades espalhadas pelo mundo, como por exemplo, Paris, Kuala Lumpur, Osaka, Atlanta, Bali, Miami e Madri. E foi ainda em 1990, que a rede inaugurou sua maior unidade no mundo até os dias de hoje. Localizada na cidade de Orlando, dentro do complexo da Universal Studios (conheça essa outra história aqui), atualmente essa unidade - conhecida por sua arquitetura inspirada no Coliseu de Roma - é formada pelo restaurante de dois andares, além de uma área para shows que abriga até 3.000 pessoas.
   

Ainda na década de 1990, percebendo a enorme força da marca e a capacidade de abrir milhões de fãs e consumidores, a empresa resolveu levar o estilo e atmosfera do Hard Rock™ para outras categorias, incluindo o segmento de hospedagem, entretenimento e jogos de azar. Com isso, em 1994 foi inaugurando o Hard Rock™ Live, uma enorme arena para shows localizada na Cidade do México; e o Hard Rock™ Hotel & Casino, cuja primeira unidade foi instalada na cidade de Las Vegas em 1995. Nos anos seguintes outras unidades de hotéis e cassinos foram inauguradas em várias localidades exóticas do mundo, como por exemplo, Bali (onde um espetacular hotel foi inaugurado em 1998 e que abriga sua própria estação de rádio transmitida “ao vivo” - batizada de Hard Rock™ FM Bali), Pattaya, Orlando, Hollywood (Flórida), Chicago e Tampa.
   

No dia 7 de dezembro de 2006, a tribo dos índios Seminoles, originária do estado da Flórida, ganhou destaque no noticiário econômico mundial ao anunciar a aquisição por US$ 965 milhões da rede de restaurantes, hotéis e cassinos Hard Rock™. A tribo ficou com os 124 restaurantes, quatro hotéis, dois hotéis-cassino, duas casas de shows e participações em mais três outros hotéis. A tribo dos Seminoles já operava um hotel e um cassino da rede Hard Rock™ nas cidades de Tampa e Hollywood (ambas no ensolarado estado da Flórida). Esta foi a primeira aquisição de uma grande corporação internacional por parte de uma tribo de índios da América e, segundo especialistas, indicou um marco no aumento do poder econômico dos Seminoles da Flórida e de outras tribos indígenas no mundo dos negócios.
   

Já em 2010, a rede anunciou uma grande novidade: a inauguração de seu primeiro resort all-inclusive (com todas as despesas incluídas no preço do pacote) em Punta Cana na República Dominicana. Pouco depois, em 2013, inaugurou seu primeiro hotel (com 493 quartos) em solo europeu, localizado na badalada Ibiza, na Espanha. Nos anos seguintes a rede Hard Rock™ intensificou sua expansão com a inauguração de restaurantes, hotéis e cassinos em diversas cidades do mundo. E isto culminou em 2015 com a inauguração de uma unidade do Hard Rock™ Cafe na cidade de Curitiba. Era o reingresso do Hard Rock™ no território brasileiro. Isto porque o país já havia abrigado outras duas unidades localizadas no Rio de Janeiro (inaugurada em 2000 e fechada em 2011) e Belo Horizonte (inaugurada em 2005 e fechada em 2014). Atualmente existem mais 5 unidades da rede no Brasil, localizadas em Gramado (2018), Fortaleza (2019), Ribeirão Preto (2020), Florianópolis (2022) e Porto Alegre (2023).
   

Em agosto de 2016, a empresa adquiriu por US$ 250 milhões (válido por 18 anos) o Naming Rights do estádio da equipe de futebol americano Miami Dolphins, localizado em Miami Gardens, na Flórida, que foi renomeado para Hard Rock™ Stadium (imagem abaixo). Inaugurado em 1987, o estádio totalmente reformulado e modernizado tem capacidade para 65.300 pessoas. O complexo abriga, além dos jogos dos Dolphins, o torneio de tênis Miami Open e o GP Miami de Formula 1® (em 2022 ocorreu a primeira corrida de Formula 1® na cidade, em uma pista de 19 curvas com 11 arquibancadas construídas no meio do estacionamento do estádio).
  

Em outubro de 2019 a empresa inaugurou uma de suas apostas mais ousadas: Seminole Hard Rock™ Hotel & Casino, que envolveu investimentos de US$ 1.5 bilhões e conta com um hotel de luxo de 638 quartos em formato de guitarra, com cordas e tudo. Com 137 metros de altura, o prédio (intitulado “Guitar Hotel”) era apenas uma das novidades do complexo (localizado em Hollywood na Flórida), que contava ainda com spa (Rock Spa® & Salon), um complexo aquático recreativo com 40.000 m², cabanas privadas no melhor estilo “Bora Bora”, mais de 15 pontos de venda de alimentos e bebidas, um moderno cassino e espaços de luxo para reuniões e convenções, além de lojas e muito entretenimento. O Hard Rock™ Live, o local de entretenimento do resort, apresenta shows de artistas, eventos esportivos e produções transmitidas ao vivo em um ambiente íntimo com capacidade para 7.000 pessoas. A proposta era oferecer um “destino digno de rockstar” sem igual.
   

Apesar das severas restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a empresa enxergou uma grande oportunidade com milhões de pessoas em casa e conectadas na internet, e resolveu lançar ainda em 2020 o Hard Rock™ Digital, uma plataforma jogos, apostas esportivas e cassino online. Recentemente essa divisão criou a Hard Rock™ Games, uma nova unidade de negócios focada no desenvolvimento e gerenciamento de seus jogos online e móveis gratuitos.
  

Em 2021, para marcar o 50º aniversário da abertura do primeiro Hard Rock™ Cafe em Londres, a empresa apresentou o craque argentino Lionel Messi como novo embaixador global da marca, em um acordo de cinco anos. Messi então passou a ser presença constante em campanhas e ações de marketing da Hard Rock™. Mas a parceria era mais ampla e resultou também na criação de coleções de mercadorias inspiradas no craque. Além disso, ele chegou a assinar novos pratos do cardápio, como o Messi Burger (combinação marcante de hambúrgueres premium acompanhados de queijo provolone, chouriço fatiado, cebola roxa caramelizada, molho picante e defumado servido em um pão de brioche torrado com alface romana desfiada e tomate); e o Messi Chicken Sandwich, um sanduíche de frango à milanesa - inspirado em sua comida favorita - com queijo provolone derretido, aioli de ervas, salada de tomates frescos e rúcula, servido em pão artesanal tostado.
  

Em 2024 a empresa anunciou o lançamento global do Unity by Hard Rock™, um programa de fidelidade único que recompensa os membros por comprarem ou consumirem em todo o portfólio do Hard Rock™, incluindo hotéis, cassinos, restaurantes e lojas ao redor do mundo. O novo programa oferece ainda mais maneiras de obter experiências únicas de viagem e entretenimento por meio do Come Together Experiences, uma série de sorteios internacionais que oferece oportunidades incríveis durante todo o ano. O programa foi lançado com uma badalada campanha estrelada pelo jogador Lionel Messi, o cantor Noah Kahan, o artista e produtor John Legend e a cantora Shakira, embalados pela clássica música dos Beatles “Come Together”.
   

O Hard Rock™ Cafe é icônico por proporcionar muitas sensações inspiradas na música e em sabores vibrantes. A rede oferece um vasto cardápio inspirado na culinária americana, incluindo clássicos como o Original Legendary® Burger (hambúrguer de 220g com bacon, queijo cheddar, anéis de cebola, alface americana e tomate), e de sabores tipicamente locais na versão personalizada do sanduíche mais rocker do mundo, o Local Legendary® Burger (é único em cada unidade da rede ao redor do mundo). Várias unidades da rede realizam durante dois meses o festival World Burger Tour, que oferece diversos hambúrgueres especiais com sabores típicos em criações exclusivas de outros países.
  

A rica história do Hard Rock™ está enraizada em uma mistura de empreendedorismo, desejo por pratos clássicos americanos e paixão pelo rock ‘n’ roll. Por isso, Hard Rock™ se tornou uma marca icônica de hospitalidade e entretenimento que oferece experiências únicas, fundamentais para a identidade da marca e para o foco principal na música. A música é o diferencial da marca e está presente em todos os pontos de contato nas propriedades do Hard Rock™, desde itens de memorabilia, suvenir, decoração até comodidades e entretenimento únicos.
   

Evolução global 
Acompanhe ano a ano a abertura das unidades mais emblemáticas do Hard Rock™ Cafe (ainda em funcionamento), nas principais cidades do mundo: 
1971: Londres (Inglaterra) 
1978: Toronto (Canadá) 
1983: Tóquio (Japão) 
1984: San Francisco (Estados Unidos) 
1985: Estocolmo (Suécia) 
1986: Chicago (Estados Unidos) 
1987: Honolulu (Estados Unidos) e New Orleans (Estados Unidos) 
1990: Washington D.C. (Estados Unidos) e Orlando (Universal Studios) 
1991: Paris (França), Kuala Lumpur (Malásia), Bangkok (Tailândia) e Cingapura 
1992: Atlanta (Estados Unidos) 
1993: Bali (Indonésia) e Miami (Estados Unidos) 
1994: Madri (Espanha) e Nashville (Estados Unidos) 
1995: Buenos Aires (Argentina), Copenhagen (Dinamarca), Myrtle Beach (Estados Unidos) e San Antonio (Estados Unidos) 
1996: Niagara Falls (Canadá), Atlantic City (Estados Unidos), Key West (Estados Unidos) e Niagara Falls (Estados Unidos) 
1997: Yokohama (Japão), Barcelona (Espanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Baltimore (Estados Unidos)

1998: Sharm El Sheikh (Egito), Roma (Itália), Edimburgo (Escócia), Guam, Philadelphia (Estados Unidos) 
1999: Amsterdã (Holanda) 
2000: Manchester (Inglaterra) 
2001: Osaka (Universal Studios, Japão) 
2002: Munique (Alemanha) e Pittsburgh (Estados Unidos) 
2003: Colônia (Alemanha) e Lisboa (Portugal) 
2004: Dublin (Irlanda), Gotemburgo (Suécia) e Hollywood (Flórida, Estados Unidos) 
2005: Nova York (Estados Unidos) 
2007: Varsóvia (Polônia), Punta Cana (República Dominicana), Cartagena (Colômbia) e Biloxi (Estados Unidos) 
2008: Mallorca (Espanha) e Bucareste (Romênia) 
2009: Veneza (Itália), Praga (República Checa), Phuket (Tailândia), Nova Déli (Índia) Nova York (Yankee Stadium) e Las Vegas (Estados Unidos) 
2010: Berlim (Alemanha), Cracóvia (Polônia), Hollywood (Estados Unidos) e Tampa (Estados Unidos) 
2011: Hamburgo (Alemanha), Budapeste (Hungria) e Florença (Itália) 
2012: Santiago (Chile) e Bruxelas (Bélgica) 
2013: Tenerife (Espanha), Ibiza (Espanha) e Johannesburgo (África do Sul) 
2014: Viena (Áustria), Ilhas Cayman, Santo Domingo (República Dominicana), Santa Cruz (Bolívia), Angkor (Cambodia) e Cozumel (México)


Marketing de recordações 
A marca utiliza produtos com o logotipo Hard Rock™ Cafe como uma eficiente ferramenta de marketing. Ou seja, transformou pequenas lembranças em um canal de comunicação e adoração para milhões de clientes ao redor do mundo. E isto teve um início modesto através das camisetas com o logotipo Hard Rock™ Cafe, vendidas pela primeira vez ao ao público (guardadas debaixo da mesa do caixa) em 1974. E essas camisetas clássicas atemporais com o logotipo da marca surgiram por acaso. O restaurante resolveu patrocinar uma equipe local de futebol, cuja camiseta continha apenas o logotipo do Hard Rock™ Cafe. As camisetas extras foram devolvidas para o restaurante, que depois as dava de presente aos clientes assíduos. Tornaram-se um enorme sucesso e cada vez mais pessoas apareciam no restaurante para comprar uma camiseta mais do que para sentar e comer alguma coisa. Os sócios rapidamente perceberam a oportunidade que tinham em mãos, especialmente para quem dispunha de poucos recursos para a compra de espaço na mídia e ações de marketing. Começaram então a vender as camisetas.
    

Em 1987, a confusão causada por pessoas querendo comprar as camisetas e também os tradicionais pins (que haviam sido lançados em 1985) - uma mania entre viajantes jovens - forçou a abertura de um quiosque (conhecido como Rock Shop®) na esquina da Old Park Lane com a Piccadily em Londres. Um ano depois, ainda mais espaço foi necessário para ampliar sua linha de lembranças com o tradicional logotipo da marca, o que levou à abertura de uma loja em 1988, no 18º aniversário do Hard Rock™ Cafe. Nessa época, como os jovens transformaram a camiseta do Hard Rock™ Cafe em uma verdadeira febre, foi uma consequência natural iniciar a venda de outros artigos de lembrança, como por exemplo, casacos, canecas e uma infinidade de outros produtos que estampavam o popular logotipo marca.
   

Nos últimos anos a marca iniciou a inauguração de lojas de varejo (Rock Shop®) - fora de seus restaurantes - em aeroportos e centros de compras movimentados. Atualmente, existem mais de 300 produtos da grife, como chaveiros, broches, camisetas, camisas jeans, camisas pólo, jaquetas de couro e jeans, bonés, óculos, carteiras, mochilas, bolsas, sungas, biquínis, maiôs, relógios, copos, canecas, moletons, entre outros itens, todos com o característico logotipo da marca. Anualmente são vendidas mais de 4 milhões de camisetas com o logotipo Hard Rock™ Cafe. Vale ressaltar, que desde que o Hard Rock™ começou a vender os tradicionais broches como lembranças, foram criados mais 80.000 diferentes tipos, muitos deles em edições limitadas.
  

As relíquias do rock 
O Hard Rock™ possui a maior e mais valiosa coleção de memorabilia musical autêntica do mundo, com mais de 88.000 itens, incluindo guitarras autografadas, instrumentos musicais, peças de figurinos de turnês mundiais, discos de ouro, fotografias raras e até automóveis famosos usados por grandes astros da música, considerada pelo saudoso Andy Warhol como o “Smithsonian do Rock’n Roll”. Desde os primeiros astros da década de 1950 - como Bill Haley e Elvis Presley - passando pelos destaques dos anos de 1960 - como Beatles e Rolling Stones - até os heróis mais atuais - como Pearl Jam, Nirvana, Sheryl Crow e estrelas da música pop - todas as épocas estão representadas nas paredes das unidades do Hard Rock™ Cafe. Da mesma forma, desde as antigas e raras até as amassadas e inúteis, a coleção de guitarras da rede é impressionante.
   

Essa preciosa coleção teve início quando, em 1979, o lendário Eric Clapton - frequentador associado da unidade de Londres - doou uma guitarra autografada para reservar a sua mesa favorita. A notícia correu e algumas semanas depois, uma guitarra foi enviada por Pete Towsend, da banda The Who, com a seguinte nota: “A minha é melhor! Com Amor, Pete” (em inglês “Mine’s better! Love, Pete”). Amigos e roqueiros de todo o mundo doaram seus discos e CDs de ouro e platina, fazendo da coleção do Hard Rock™ Cafe a primeira, mundialmente, no gênero. São essas relíquias, além do preço sempre em conta de bebidas e irresistíveis comidas, que transformaram a marca Hard Rock™ Cafe também em uma lenda do Rock’n Roll e um estilo vida.
  

O primeiro Hard Rock™ Cafe começou a se tornar um legítimo museu quando os administradores fizeram a limpa em um leilão da renomada Sotheby’s nos anos de 1980. O lote de preciosidades trazia o vestido de casamento de “Like a Virgin” de Madonna, os óculos de John Lennon, a guitarra Flying V de Jimi Hendrix e a jaqueta vermelha que Michael Jackson usou em “Beat It”. Nas décadas seguintes, mais que uma rede de restaurantes, onde relíquias e preciosidades do rock ocupavam as paredes, o Hard Rock™ Cafe acabou por se transformar em um verdadeiro templo de adoração deste estilo de música.
   

Para manter o clima de peças originais em todos os restaurantes, o que é um atrativo também para turistas, a rede contou durante anos com o suporte de um verdadeiro caçador de relíquias. Don Bernstine, que morreu em abril de 2009, era o homem que visitava astros do rock e da música do passado e ia aos camarins fazendo oferta por tudo aquilo que pudesse dar vida e emprestar ao Hard Rock™ o glamour do rock e de outros estilos musicais. Ele era figurinha conhecida nos leilões de casas tradicionais, como por exemplo, a Christies. E chegou a pagar US$ 24 mil por um casaco que Jimi Hendrix usou no palco e até US$ 13 mil por uma letra de música datilografada por Bob Dylan.
   

O parque que não deu certo 
O Hard Rock™ Park, inaugurado oficialmente no dia 15 de abril de 2008, em Myrtle Beach, na ensolarada Carolina do Sul, com um mega show da banda Eagles, tinha aproximadamente 140 acres, com montanhas-russas, shows com fogos de artifícios, parquinhos para crianças, restaurantes, cafés e lojas, além de um anfiteatro multimídia e, claro, um sistema de som extremamente moderno projetado especificamente para o local. O investimento do grupo Hard Rock™ passou dos US$ 400 milhões. As atrações do parque estavam divididas em seis áreas distintas.
   

Os criadores do Hard Rock™ Park realizaram uma “turnê promocional” por seis cidades americanas para divulgar a atração e coletar objetos para decorar o novo parque. A turnê - iniciada no dia 9 de abril - por Nova York, foi designada “The Hard Rock™ Park Road to Myrtle Beach Tour”, funcionou como uma exposição itinerante intitulada em referência ao Magical Mistery Tour Bus dos Beatles, que representava a primeira peça de lembrança doada ao parque pela Hard Rock International, empresa do grupo Hard Rock™. Mas, um ano após sua inauguração o parque foi fechado e vendido aos novos proprietários, que mudaram seu nome para Freestyle Music Park. Mas o parque foi fechado em definitivo pouco depois.
     

A evolução visual 
Após mais de 50 anos de história, o Hard Rock™ é reconhecido quase que instantaneamente por seu famoso logotipo. Desenhado por um renomado artista gráfico chamado Alan Aldridge - que foi também responsável pela capa do álbum “Illustrated Lyrics” dos Beatles, o logotipo do Hard Rock™, inspirado no ornamento de capô de um antigo Chevrolet (conheça essa outra história aqui), é visto desde Santiago até Nova York em suas luminosas fachadas e populares camisetas, uma das lembranças mais vendidas do mundo. Esse famoso logotipo passou por pequenas remodelações ao longo dos anos, especialmente em relação à tipografia de letra original, mas sempre manteve sua arquitetura visual. A última delas ocorreu na década de 1980.
  

O tradicional logotipo do Hard Rock™ também pode ser aplicado todo em preto. Além disso, pode ser utilizado sem a palavra “cafe” (neste caso, logotipo corporativo) ou com as designações de hotéis, cassinos e arenas de entretenimento ao vivo, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Greatness Happens Here. (2023) 
Live Greatness. (2021) 
You know who you are. (2008) 
You know where to go. (2007) 
It’s wild what you find in here. (2003) 
Love All, Serve All. (1971) 
All Is One. (1971) 
Take Time To Be Kind. (1971) 
Save the Planet. (1971)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 14 de junho de 1971 
● Fundador: Isaac Tigrett e Peter Morton 
● Sede mundial: Davie, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hard Rock International (USA) Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Seminole Tribe of Florida Inc.) 
● CEO: James Allen 
● Faturamento: US$ 5.9 bilhões (2023) 
● Lucro: Não divulgado 
● Unidades: 168 
● Presença global: 67 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 50.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Comidas americanas, drinques e suvenirs 
● Concorrentes diretos: Planet Hollywood, House of Blues, Señor Frogs, Rainforest Café, T-Rex Café, Margaritaville, Johnny Rockets, Ford's Garage e Bubba Gump Shrimp Co. 
● Ícones: A decoração dos restaurantes 
● Slogan: Greatness Happens Here. 
● Website: www.hardrock.com

A marca no mundo 
Com 168 unidades espalhadas por 67 países, o Hard Rock™ Cafe transformou-se em um verdadeiro fenômeno global no segmento de restaurantes temáticos e entretenimento. Somente nos Estados Unidos estão localizadas 30 unidades da rede. No Brasil, existem 6 unidades Hard Rock™ Cafe, localizadas nas cidades de Curitiba, Fortaleza, Ribeirão Preto, Florianópolis, Gramado e Porto Alegre. A empresa conta ainda com 38 lojas Rock Shop®, 31 unidades do Hard Rock™ Hotel, 13 Hard Rock™ Casino e 5 Hard Rock™ Live, arenas para shows e apresentações ao vivo, localizadas em Orlando, Biloxi, Las Vegas, Atlantic City e Hollywood (Flórida). 

Você sabia? 
Ao longo destes anos, mais de 200 milhões de pessoas tiveram a oportunidade de viver excelentes momentos neste que se tornou um ícone do entretenimento universal. As filas para entrada no Hard Rock™ Cafe já se tornaram famosas, até mesmo em Londres, décadas após sua inauguração. 
Anualmente seus estabelecimentos hospedam mais de 15.000 eventos e shows ao vivo de música. 
Uma das embaixadoras globais da marca é sua primeira garçonete: Rita Gilligan. Hoje em dia ela trabalha viajando o mundo como promotora e embaixadora da marca Hard Rock™ Cafe. Uma ruiva irlandesa encantadora, ela era amiga até da Rainha da Inglaterra. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 20/6/2024 

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Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber onde compro os produtos pela internet?/?
meu email, carinarezende30@hotmail.com