Máxima absorção. Formatos anatômicos. Antialérgicas. Vários tamanhos. A fralda PAMPERS visa sempre à saúde e o conforto do bebê. Isto para que ele simplesmente se esqueça que está de fraldas e brinque melhor ou tenha uma noite de sono tranquila. Enfim, tornando seu desenvolvimento muito mais saudável e seus dias mais divertidos. Por isso, PAMPERS tem sido inspirada por bebês há mais de meio século.
A história
A história começou em 1956, graças ao espírito inovador do engenheiro químico Victor Mills, que trabalhava na Procter & Gamble, empresa que se tornaria pioneira na produção e venda de fraldas descartáveis no mundo. Além de funcionário da empresa, ele era avô, e em uma viagem de férias com sua netinha recém-nascida, devido ao desprazer totalmente compreensível pela atividade de trocar e lavar fraldas constantemente acreditou que haveria uma maneira melhor de proteger a pele das crianças e ser mais higiênica através de uma fralda absorvente que pudesse ser jogada fora depois de utilizada. Uma equipe comandada por ele desenvolveu um produto absorvente que prevenia vazamentos, protegia a pele do bebê contra as terríveis assaduras e deixava-o sempre seco e limpo. Esse foi o início do desenvolvimento da primeira fralda descartável produzida em larga escala que o mundo conheceu. Foram necessários mais de três anos de intensas pesquisas e muitas tentativas até que o produto estivesse totalmente pronto para ser colocado em teste no mercado. E isto aconteceu em 1959 na cidade de Rochester localizada no estado de Nova York, quando foram testadas 37 mil fraldas.
No ano seguinte as fraldas PAMPERS foram colocadas á venda experimentalmente na cidade de Peoria, estado americano de Illinois. Ainda que a primeira fralda descartável tivesse sido criada e comercializada nos anos de 1930, pelo farmacêutico americano John Falcome, se tratava apenas de uma fralda de pano com um material absorvente interno e que atendia as necessidades de um pequeno nicho de mercado, devido ao seu alto custo - sendo usada principalmente durante saídas mais prolongadas e viagens. PAMPERS era diferente: tratava-se de um produto com material absorvente e cobertura externa plástica (as fitas adesivas e o elástico nas pernas ainda estavam por vir). O produto foi lançado oficialmente no mercado americano em 1961 na cidade de Cincinnati em Ohio. Inicialmente o produto era utilizado por famílias mais abastadas em ocasiões especiais como viagens longas e eventos sociais para facilitar a vida das babás, estando disponível em dois níveis de absorção, uso diurno e uso noturno. Cada fralda era vendida a 10 centavos de dólar. Com melhorias no design e desempenho do produto, sua área de venda foi ampliada nacionalmente em 1969, quando PAMPERS passou a ser comercializada em todo território americano. Neste mesmo ano as fraldas ganharam um terceiro tamanho.
Foi nesta década que as fraldas começaram a serem vendidas em lojas de departamento, supermercados, lojas de conveniências e grandes redes de drogarias. Mas havia um problema: o produto era tão inovador e diferente que ninguém sabia ao certo em que seção vendê-las. As fraldas então eram encontradas em várias seções como de conveniência, remédios, produtos de papel e até mesmo na de comidas. A praticidade do produto agradou aos consumidores e a marca se tornou extremamente popular, transformando-se, ao lado de carros e televisores, em ícone da moderna sociedade de consumo americana. Em 1971 PAMPERS começou a se tornar uma marca global ao ser lançado no Canadá e no Japão.
Nas duas décadas seguintes PAMPERS introduziu no mercado inovações e tecnologias de uma marca pioneira do setor, como por exemplo, as fitas adesivas laterais (1971), que substituíram os tradicionais alfinetes; as fraldas super absorventes (1973); fraldas específicas para recém-nascidos (1975); fralda de absorção prolongada para utilização durante o dia; fraldas para recém-nascidos prematuros; elástico para as perninhas (1980); abas para evitar vazamento; fitas adesivas ajustáveis; fraldas acolchoadas; fralda mais fina e com gel absorvente, que mantinha a criança mais seca e por mais tempo (1986); os chamados Value Packs, pacotes econômicos com uma quantidade menor de fraldas para facilitar a compra por parte dos pais; e ULTRA PAMPERS (1986), uma fralda mais eficiente com absorção que utilizava gel e confortável com redução de 50% da espessura do material. Nesse ínterim PAMPERS atingiu um faturamento de US$ 1 bilhão. Isto ocorreu em 1979.
Nas décadas seguintes, além de experimentar uma grande expansão mundial, a marca não parou de inovar com produtos que atendessem todas as fases de crescimento e necessidades de bebês e crianças, como por exemplo, as fraldas com fibras e materiais muito mais absorventes no modelo PAMPERS ULTRA DRY THINS (1993); fraldas para treinamento, quando as crianças estão prestes a não usá-las mais (1993); fraldas com painéis laterais perfurados facilitando a respiração da pele (PAMPERS PREMIUM lançada em 1996); fraldas com loções (1998); as fraldas PAMPERS RASH GUARD, desenvolvidas para tratar e prevenir assaduras introduzidas em 1999; e novas versões, apropriadas para cada fase de vida dos bebês (2004). Além disso, a marca migrou para outras categorias de produtos com o lançamento dos lenços umedecidos, comercializados inicialmente sob a marca PAMPERS KANDOO. E também apresentou ao público em 1996 o Instituto Pampers (The Pampers Parenting Institute) que oferecia aos pais o auxílio e acesso às melhores informações dos especialistas mais conceituados do mundo em saúde e desenvolvimento infantil.
E a marca não parou de apresentar novidades como as fraldas PAMPERS CRUISERS com tecnologia Dry Max, proporcionando excelente prevenção de vazamento, fechos mais duráveis, lados flexível para um encaixe confortável e ainda tamanhos maiores; e as toalhinhas umedecidas PAMPERS SENSITIVE, totalmente hipoalergênicas e sem perfume, macias e que ainda possuíam uma camada de Aloe Vera, ajudando a evitar irritações na delicada pele do bebê. Já no Brasil, em 2014, a marca lançou a PAMPERS PANTS, uma fralda que além de contar com tecnologia avançada que mantém o bebê saquinho por até 12 horas, trazia diferenciais como cintura elástica 360°, fita adesiva para fácil descarte, camada externa macia como o algodão, loção Dermacrem e indicador de umidade (muda de coloração, tornando-se azulado, ajudando a identificar a hora certa de trocar o bebê).
No Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro), a marca de fraldas e cuidados com o bebê mais escolhida pelas mamães de todo o mundo, lançou no Brasil uma linha completa de fraldas especialmente desenvolvida para bebês prematuros. A menor fralda descartável do mundo foi desenvolvida considerando peculiaridades do bebê prematuro como tamanho e pele delicada, permitindo que possam se desenvolver no hospital da maneira mais saudável possível até que atinjam o peso mínimo necessário para irem para casa e usarem fraldas já disponíveis no mercado. Para o desenvolvimento dessa inovação a marca ouviu mais de 100 enfermeiras de UTIs NeoNatais, que discorreram sobre o cotidiano de um bebê em uma incubadora e seus desafios. Desta pesquisa, foi detectado que as fraldas existentes no mercado e comumente utilizadas - tamanho RN ou P - são muito grandes e desconfortáveis para o corpo de um prematuro. A linha conta com três opções: a Menos 3, para aqueles que pesam menos de 800 g; a Menos 2, para os baixinhos de até 1,8 kg; e a maior, Menos 1, para os pequenos de até 2,7 kg.
As mais recentes novidades da marca são as fraldas PAMPERS PURE (2018), não têm fragrância, loção nem cloro, e apenas fibras naturais entram em contato com a pele do bebê (mesmo assim, elas têm características como o gel absorvente e o indicador de umidade); e os lenços umedecidos PAMPERS AQUA PURE (2018), nos quais a empresa reduziu o número de ingredientes de 12 para sete, mas manteve alguns aditivos tradicionais, como conservantes e tampões de pH. Esses lançamentos eram uma grande incursão no segmento de produtos naturais sob os auspícios da marca PAMPERS. Além disso, a marca lançou a PAMPERS CRUISERS 360 FIT (2019), fraldas com cós elástico que se adaptam a todos os movimentos de um bebê, mesmo sem fitas adesivas, e possuem barreiras duplas de proteção contra vazamentos que selam as pernas.
Hoje em dia, todas as versões de PAMPERS possuem as fitas Koala, que permitem abrir e fechar a fralda quantas vezes for necessário sem danificá-la, evitando desperdício; loção protetora para a pele do bebê; e tecnologia de absorção com canais de ar que distribuem melhor o xixi e dão até 12 horas de absorção. Com todas essas novidades não era de se estranhar que PAMPERS se tornaria líder no mercado americano e em vários outros países onde foi lançada. Em 2011, a PAMPERS comemorou seu maior marco: 50 anos de carinho e dedicação ao desenvolvimento feliz e saudável de milhares de bebês e crianças. E no ano seguinte se tornou a primeira marca da P&G a superar US$ 10 bilhões em vendas anuais.
O clube da Pampers
Imagine se cada fralda ou toalhinha umedecida usada nos pequenos se transformasse em prêmios. Foi pensando assim, que em 2017, a marca lançou o primeiro programa de fidelidade desenvolvido especialmente para mamães, papais e bebês, o PAMPERS CLUB. O exclusivo aplicativo dá pontos a cada compra de fraldas ou toalhinhas umedecidas da marca. Eles podem ser trocados por prêmios, como outros produtos da própria PAMPERS, descontos em lojas parceiras ou presentes como brinquedos educativos.
Preservando os primeiros sorrisos
Desde 2006 uma vitoriosa parceria entre a marca PAMPERS e a UNICEF ajuda bebês a desfrutar do seu primeiro sorriso. A parceria tenta eliminar o MNT (tétano recém-nascido), uma doença evitável que mata anualmente 49.000 bebês em áreas menos privilegiadas no primeiro mês de vida. Essa doença ocorre quando os recém-nascidos são infectados como resultado direto do parto não higiênico, como por exemplo, cortar o cordão umbilical com instrumentos não esterilizados, manuseá-lo com as mãos sujas ou tratá-lo com curativos contaminados. Depois de contraído, não existe cura real. Praticamente todos os bebês que contraem tétano morrem, exceto se receberem tratamento. O tétano em recém-nascidos pode ser evitado através de uma simples vacina aplicada em gestantes e mulheres em idade fértil, visando proteger a mãe e o feto durante esse período delicado. Após a administração da vacina de tétano na gestante, os anticorpos passam através da placenta para o feto. Aproximadamente 900 mil recém-nascidos foram salvos e mais de 100 milhões de mulheres e seus bebês foram protegidos de doenças mortais, tétano de gestantes e recém-nascidos, graças à parceria entre a PAMPERS e a UNICEF. Além disso, algumas das principais iniciativas que demonstram o compromisso contínuo da PAMPERS com bebês vulneráveis e em situação de desvantagem ao redor do mundo incluem programas de orientação para mães e gestantes, planos de treinamento para médicos e pessoal de enfermagem, e doação de equipamentos para unidades de maternidade e orfanatos.
A origem do nome
O significado do nome PAMPERS vem do verbo “to pamper”, que significa “mimar ou aconchegar”. A palavra corresponde a terceira pessoa do singular, o que equivale a “mima ou aconchega”. E foi da ideia de um vovô que surgiu uma das marcas que iriam revolucionar o segmento de cuidados infantis no mundo inteiro. O nome da marca foi cunhado por Alfred Goldman, então diretor criativo da agência de publicidade Benton & Bowles.
A evolução visual
O logotipo da marca PAMPERS evoluiu visualmente desde seu lançamento, adquirindo uma imagem muito mais marcante e divertida. O logotipo original da marca era simples e continha a frase “Instead of a diaper…”. A primeira remodelação ocorreu em 1985, quando o logotipo adotou a cor azul e uma tipografia de letra mais suave e amigável. A modificação mais radical ocorreu em 2001 quando foi adotada uma nova tipografia de letra e a cor verde-clara, além do acréscimo de um coração amarelo (posicionado acima do nome), que representava o amor e o carinho da marca por bebês e crianças ao criar seus produtos. Em 2012 o logotipo foi atualizado com uma nova tipografia de letra e o coração amarelo repaginado.
Os slogans
Love the Change. (2019)
#1 Choice of Hospitals, Nurses & Parents. (2018)
Love, Sleep & Play. (2013)
It’s Time to Play. (2013)
Peaceful nights. Playful days. (2011)
Inspired by babies. Created by Pampers. (2002)
We’re Right Behind You. Every Step of the Way. (2001)
Caring for your child’s development. (Inglaterra)
A nice dry place to grow up in. (década de 1970)
Amor, sonhos & brincadeiras. (Brasil, 2013)
Para cada pequeno milagre. (Brasil, 2012)
É desde cedo que a gente aprende a ser feliz. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1961
● Criador: Victor Mills
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO: David Taylor
● Faturamento: US$ 10 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 15.773 bilhões (2019)
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene e cuidados pessoais
● Principais produtos: Fraldas descartáveis e lenços umedecidos
● Concorrentes diretos: Huggies, Luvs, Johnson’s Baby, MamyPoko, Cremer e Pompom (Brasil)
● Slogan: Love the Change.
● Website: www.pampers.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PAMPERS está avaliada em US$ 15.773 bilhões, ocupando a posição de número 34 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2019.
A marca no mundo
Hoje a marca PAMPERS comercializa seus produtos em 100 países ao redor do mundo, sendo a líder de mercado em mais de 50 deles, gerando receitas anuais superiores a US$ 10 bilhões para a Procter & Gamble. Por dia, mais de 25 milhões de bebês e crianças usam fraldas da marca no mundo todo. A marca oferece vários tipos e tamanhos de fraldas, cujo maior (7) foi desenvolvido para crianças de até 19 quilos. PAMPERS é a marca número 1 em hospitais e maternidades americanas, e a preferida por enfermeiras. A marca chegou oficialmente ao Brasil em maio de 1991 com a versão PAMPERS FASES e no decorrer dos anos lançou produtos inovadores para o mercado nacional, incluindo os lencinhos umedecidos.
Você sabia?
● Algumas fraldas da marca têm cores projetadas para dar uma aparência mais semelhante a uma roupa. PAMPERS utiliza pigmentos para essas cores, não corantes, porque alguns podem causar alergia. Os pigmentos utilizados são antialérgicos e seguros para a delicada pele dos bebês.
● Como muitos dos pesquisadores de PAMPERS também são pais, eles tomam extremo cuidado no desenvolvimento dos produtos da marca e estão comprometidos em fazer a diferença na vida de bebês e crianças. Tudo para criar avançadas tecnologias em relação à absorção e conforto, permitindo assim noites mais tranquilas e dias mais divertidos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/4/2020
10 comentários:
O pacote de fraldas que comprei veio com defeito na parte adesiva e tenho que colocar fita crepe para segurar e nao consigo reclamar no sac, pois varios minutos e no site nao tem espaco o que devo fazer por favor ? MEU NOME E PRISCIANE TEL 24-22432396
O pacote de fraldas econômico que comprei veio com defeito nas fitas adesivas, tenho que usar fita crepe para segurar a fralda, peço que entrem em contato comigo pois não consigo falar no SAC. Fralda Pampers Pacotão Econômico XG 22 Fraldasnúmero do pacote 8 1212598 04A06:0Q val 09/2010. Descde que meu bebê nasceu sempre confiei nessa fralda e agora estou encontrando dificuldades peço ajuda ou troca da mercadoria muito obrigada.LUCIANA
LUCIANA DOS SANTOS
RUA PASCHOAL BUONAROTTI,237
VILA NARCISA
17.340-000 BARRA BONITA-SP
FONE (14) 3641-1872
liga no 08007015515 ,consegui reclamar por lá!!
Desde que meu bebe nasceu,até agora com 2 anos uso as fraldas descartáveis da pampers.Mas ultimamente as fraldas estão vindo com a fita adesiva da frente fora do lugar.Não quero trocar a marca da fralda por isso estou entrando em contato com voçes para maiores esclarecimentos.o tamanho da fralda é XG-10-14Kg/40(novas fitas koala)código de barra da última unidade adquirida 7 501001 393991 Básica supersec hiper.Meu telefone para contato é (51)98459845.Desde já lhes agradeço pela atenção.
Cintia Elaine Pereira de Sousa
Guaiba-RS
cintia.cissi@hotmail.com
COMPREI UM PACOTE DA SUPERSEC COM 48 UNIDADES E TODAS VIERAM COM DEFEITO. ENTREI EM CONTATO EM ATE AGORA NADA. ACHO UM FALTA DE CONSIDERAÇÃO TREMENDA COM O CLIENTE QUE PAGA, E NÃO PAGA POUCO PAGA MUITO CARO POR UM PRODUTO COM DEFEITO.ESTOU MUITO CHATEADA. ESPERO QUE ISSO NÃO ACONTEÇA COM OUTRA PESSOA
Olha eu não gosto da supersec.....mas tenho que admitir que a fralda PAMPERS É A MELHOR DO MUNDO, NEM SEI O QUE AS OUTRAS ESTÃO FAZENDO NO MERCADO??? A pompom é um horror......nem preciso detalhar
Fantástico!!!
Tomar conhecimento dos pensamentos, ações e a trajetória de grandes empresas que fazem parte do nosso dia dia cria inspiração para pequenos empreendedores.
Sei que nada é perfeito, mas com tantas reclamações é bom que a Pampers reavalie seus lotes de produtos porquê se não, tudo que a empresa passou vai pro ralo abaixo rssr!
Não gosto da fralda Pampers, entrei aqui para saber mais sobre, foi a supersec q conheço em mãos,fralda fina, o lacre descola fácil, nada bom. Tem que ser firme, até para a criança não abrir. Pq a criança abre fácil. Uma marca tão famosa, o valor altíssimo, tem que ser uma fralda ótima. Mas claro isso depende de cada ponto de vista,eu não gosto, mas tem outras pessoas que gostam. Então gostos não se discutem.
Eu compro sempre fraldas pampers pro meu bebê e nunca veio com defeitos ea melhor fralda e prefiro sempre ela.
É a melhor fralda que existe,não tem o que falar.
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