11.5.06

PRINGLES


Uma lata exclusiva, que faz com que as batatas se encaixem com perfeição dentro da embalagem, um formato diferente e um personagem simpático e carismático. Estes são os principais fatores do sucesso mundial da marca PRINGLES. Uma batata única, com uma embalagem exclusiva. Todas as batatas têm o mesmo tamanho, cabem direitinho na boca e são crocantes como nunca se viu. Saborear PRINGLES é muito mais divertido que comer qualquer outra batata! Portanto, abra uma lata e aproveite. 

A história 
Nos anos de 1960, a empresa Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui) percebeu uma grande insatisfação dos consumidores americanos em relação á batatas-frita industrializadas. Eram muitas as críticas: elas vinham quebradas e sem uniformidade nos saquinhos. Surgiu, então, a ideia de se fabricar um salgadinho de batata (potato chips) a partir de uma massa temperada (uma espécie de purê), com fatias uniformes, que chegariam intactas ao consumidor por meio de uma embalagem rígida. Foi então que Alexander Liepa, funcionário da empresa e morador de um subúrbio da cidade de Cincinnati, estado de Ohio, havia patenteado o processo de fabricação de uma massa de batata para o exército americano. Era o casamento perfeito para o surgimento de um novo produto.
   

Depois de quase dez anos de intensas pesquisas, a famosa batata PRINGLES foi introduzida no mercado americano em outubro de 1968, e diferentemente das outras disponíveis no mercado, não era apenas fatiada, frita e salgada. O formato do novo produto era único do tipo paraboloide hiperbólico. Traduzindo: uma batata irregular e côncava, sem nenhuma linha reta em sua superfície. O nome do novo produto surgiu quando foi feita uma pesquisa de alguns nomes encontrados na lista telefônica da cidade de Cincinnati que tinham como inicial a letra “P”. O nome Pringle Avenue em Finneytown, um subúrbio da cidade, estava disponível para ser registrado como marca e soava apelativamente para representar o produto.
   

Porém, esse design inovador causava um grande problema: como embalar o produto sem que ele se quebrasse inteiro durante o transporte? Foi então, que Fredric John Baur, químico orgânico da Universidade de Ohio, que trabalhava como técnico em armazenamento de alimentos da Procter & Gamble, inspirado nas latinhas de alumínio dos refrigerantes, criou um tubo de alumínio revestido com uma folha de papelão e tampa plástica. Nessa embalagem as batatas ficariam bem conservadas e seguras para serem empilhadas durante o armazenamento. Além disso, a revolucionária embalagem mantinha as batatas inteiras, fresquinhas e crocantes, mesmo depois de aberta. Era algo totalmente inédito nas prateleiras dos supermercados, tanto que, no início, a lata de PRINGLES não fez muito sucesso. As pessoas achavam esquisito que todas as batatas fossem iguais, com tamanho único, além de serem embaladas em uma lata que mais parecia uma embalagem para acondicionar bolinhas de tênis.
   

A batata era ridicularizada pelos concorrentes em anúncios comerciais e o The Potato Chip Institute International (Instituto Internacional de Batatas Fritas), representante dos produtores tradicionais, quis proibir a comercialização do salgadinho como Potato Chips. Com tanta resistência, o produto originalmente batizado de “Pringle’s Newfangled Potato Chips”, teve seu nome alterado quando a marca foi introduzida nacionalmente no mercado americano no final de 1975, tornando-se um ícone cultural tão forte quanto à tradicional garrafa da Coca-Cola (saiba a história deste outro ícone americano aqui).
   

Nos anos seguintes PRINGLES foi aos poucos conquistando os consumidores americanos, não somente por sua qualidade, mas também pela praticidade de consumo do produto. Muitos sabores e variedades do produto foram introduzidos nas décadas de 1970 e 1980. Porém, um dos lançamentos de maior impacto para a marca PRINGLES aconteceu em 1996, quando a empresa introduziu no mercado a Fat Free Pringles (uma batata sem gordura) nos sabores Original, Sour Cream and Onion (creme de cebola) e Barbecue (churrasco). Ainda nesta década o produto foi introduzido em muitos países da Europa como Suécia (1990), Reino Unido (1991), Alemanha (1996), Áustria (1996), Portugal (1998), Grécia (1998), Noruega (1998), França (1999), Espanha (1999), Itália (1999), Dinamarca (1999), Finlândia (1999), Holanda (2000) e Suíça (2000). Nesta época a marca já estava presente em quase 80 países ao redor do mundo.
   

Apesar dos produtos da marca serem comercializados no mercado brasileiro desde o início da década de 1990, foi somente em 2002 que as batatas começaram a serem distribuídas oficialmente no país. Pouco depois, em 2004, a marca, sempre pautada pela irreverência, lançou a PRINGLES PRINTS, versão igual à original, mas com questões e brincadeiras impressas nas batatas com tinta comestível, além da versão PRINGLES MINIS (2005), batatas menores, vendidas em pequenos saquinhos e com 14% menos calorias e 20% menos gordura que a versão regular. E pouco depois, em 2006, introduziu a PRINGLES SELECT GOURMET (uma linha vendida em saquinhos e produzida com batata, arroz, milho e batata doce). Em 2007, a marca inovou novamente ao introduzir no mercado a PRINGLES STIX, palitos cozidos de trigo em quatros deliciosos sabores: Crunchy Wheat, Vanilla, Honey Butter e Pizza. O novo produto foi lançado nacionalmente, e até em outros países, no ano seguinte.
   

PRINGLES RICE INFUSIONS estreou no mercado em 2009 como uma linha com diversos sabores que ao invés de utilizar massa de batata usava grãos de arroz em sua formulação, se tornando assim mais saudável e com menos gordura. Em 2010, sempre seguindo sua história de inovação, a marca lançou no mercado mais uma grande novidade: PRINGLES MULTI GRAIN, uma linha que além da massa da batata levava em sua formulação vários tipos de grãos, como por exemplo, o trigo. Nesta época um dado provou a popularidade da marca: PRINGLES era um dos itens mais comuns nos pacotes que as famílias americanas dos soldados servindo no Iraque costumavam mandar para que eles pudessem matar a saudade dos Estados Unidos.
   

Após uma longa negociação frustrada com a empresa Diamonds Foods, que estava sendo investigada pelo Governo Americano por fraudes contábeis, a Procter & Gamble anunciou no início de 2012 a venda da PRINGLES para a tradicional Kellogg Company (saiba mais aqui), que pagou aproximadamente US$ 2.7 bilhões. Apesar da marca PRINGLES ser uma geradora de receita para a P&G, a divisão era o único negócio de alimentos do grupo e não mais se enquadrava no foco da empresa em produtos de beleza e cuidados pessoais. Com isso, a PRINGLES se tornou a segunda maior marca da Kellogg Company, atrás apenas dos cereais Special K. Nos anos seguintes, a marca inovou também em embalagens com a PRINGLES PARTY STACK, latas maiores que as originais.
  

Entre as novidades mais recentes da marca estão PRINGLES WAVY (2019), batatas com pequenas ondulações, semelhantes à concorrente Ruffles, nos sabores Sweet & Tangy BBQ (churrasco com sabor suave e picante), Fire Roasted Jalapeno (apimentada), Applewood Smoked Cheese (queijo cheddar defumado) e Classic Salted (apenas salgada); e PRINGLES VEGGIE CREATIONS (2021), uma linha de batatas coloridas inspiradas em misturas de vegetais, nos sabores batata-doce roxa com sal marinho (cor roxa), tomate com mussarela e ervas como manjericão e tomilho (cor vermelha) e batata doce laranja com pimentão e alho (cor laranja). Além disso, no mercado americano a marca se uniu a rede de alimentação rápida Wendy’s (conheça essa história aqui) para lançar em 2020 a edição limitada PRINGLES BACONATOR, basicamente a batata original com sabor artificial do sanduíche Wendy’s Baconator, um dos favoritos da rede e feito com carne bovina, queijo americano, tiras de bacon, ketchup e maionese. O produto prometia ser um “verdadeiro hambúrguer em lata”.
  

Mais de cinquenta anos de experiência e inovação. Mais de uma centena de sabores (capazes de deixar qualquer mortal com água na boca). E presente em diversos países ao redor do mundo. Ser autêntico é o orgulho de PRINGLES, a batata que inspira a concorrência a se reinventar.
   

Variedades e embalagens 
Dependendo dos mercados, as batatas PRINGLES podem ser encontradas em diferentes tamanhos de embalagens, como por exemplo, latas com 230g, 200g, 190g, 114g, 80g, 50g, 41g e 23g nas versões: 
PRINGLES FAVORITES (batatas originais em vários sabores) 
PRINGLES REDUCED-FAT (com gordura reduzida) 
PRINGLES LIGHTLY SALTED (com menos sal e metade de sódio da versão original) 
PRINGLES WAVY (batatas onduladas) 
PRINGLES SCORCHIN’ (batatas mais apimentadas, lançada em 2009 como Xtra, que possui diferentes graus de ardência) 
PRINGLES DIPPERS & DIPS (batatas curvadas para serem mergulhadas em potinhos de molhos de diferentes sabores) 
PRINGLES TORTILLAS (uma linha de salgadinhos de milho no formato da tradicional batata lançada em 2014, disponível em sabores como Original, Queijo Nacho, Pimenta Picante e Molho de Tomate e Cebola)
  

As batatas da linha regular podem ser encontradas em mais de 100 variedades de sabores, alguns deles disponíveis somente em determinados mercados (países), tendo como principais: 
Original (lata vermelha) - sabor original 
Rotisserie Chicken (lata marrom) - sabor frango assado 
Sour Cream & Onion (lata verde-clara) - sabor creme e cebola 
Jalapeño (lata verde-escura) - sabor pimenta verde suave 
Pizza (lata branca) - sabor pizza, originalmente chamada Pizza-Licious 
BBQ (lata roxa) - sabor churrasco 
Ranch (lata azul-esverdeada) - sabor queijo com cebola 
Cheddar Cheese (lata laranja-clara) - sabor queijo cheddar, originalmente chamada Cheezums 
Salt & Vinegar (lata azul-clara) - sabor vinagre e sal 
Parmesan & Roasted Gralic (lata lilás) - queijo parmesão com alho tostado 
Hot & Spicy (lata preta) - versão apimentada com páprica, cebola e tomate 
Honey Mustard (lata dourada) - sabor de mostarda com um toque de mel 
Screamin’ Dill Pickle (lata verde-escura) - sabor de pepino
  

Além disso, em alguns países as batatas estão disponíveis em sabores pra lá de esquisitos e exóticos. Por exemplo, em alguns países asiáticos, a marca lançou a linha frutos do mar, composta por sabores nada convencionais: camarão grelhado, caranguejo, siri e até alga marinha. E não para por aí. Foram lançados sabores (muitos deles em edições limitadas) como limão com pimenta, blueberry com avelã, limão com gergelim, bacon, macarrão com queijo, cogumelos com creme de leite, Wasabi com molho shoyu, sopa de cogumelos, cheeseburger, ketchup e até linguiça e frango frito.
   

No Brasil as versões mais comuns são: original, pizza, creme e cebola, presunto, churrasco, asinha de frango, além da linha Wavy (onduladas) e de edições limitadas especificamente desenvolvidas para o país como Queijo Especial com Tempero Gourmet.
  

E a partir de 2012, a marca adotou a estratégia de lançar no mercado edições especiais e limitadas para as festas de final de ano com sabores adocicados, como por exemplo, chocolate com leite, chocolate branco, canela e açúcar, abóbora, caramelo com flor de sal, torta de nozes, cookies de açúcar, presunto com mel e tortillas de canela e açúcar.
  

O ícone 
A lata é a marca registrada de PRINGLES. Afinal, como olhar para uma lata de batata e não se lembrar de PRINGLES? Praticamente impossível. O criador da icônica embalagem da batata-frita PRINGLES foi um engenheiro químico americano da Universidade de Ohio chamado Fredric John Baur (foto abaixo). Ele inventou a famosa embalagem quando trabalhava no centro de pesquisa da P&G em 1966 (dois anos antes do lançamento do produto no mercado), dando entrada com o pedido de patente para a técnica de empilhar as batatas-frita numa embalagem em forma de tubo, feita de papel cartão e folhas de alumínio. A lata foi desenvolvida para que as batatas chips fiquem perfeitamente empilhadas, melhor conservadas e mais protegidas para chegar ao consumidor da maneira mais perfeita possível.
  

A tradicional lata de PRINGLES se tornou um ícone da marca, que muitas vezes é utilizada para vários fins, como por exemplo, cofrinho, casa para pássaros, instrumento de percussão e até antena para captar melhor sinal de internet. Uma curiosidade: conforme informação contida na embalagem padrão, uma porção contém aproximadamente 28 gramas, o que corresponde a 14 unidades. Como a embalagem tem 200 gramas, chegamos a um número aproximado de 100 batatas por lata. Fredric John Baur tinha tanto orgulho de sua invenção que, manifestou em vida o desejo de, ao morrer, ser sepultado dentro de um dos tubos que consagraram a marca. Ele faleceu no dia 4 de maio de 2008, aos 89 anos de idade, vítima do mal de Alzheimer. Foi cremado e suas cinzas colocadas em uma embalagem de PRINGLES, versão original (lata vermelha), que foi enterrada no cemitério da cidade de Cincinnati, estado de Ohio.
  

Em relação ao visual da tradicional embalagem (especialmente a lata vermelha) as mudanças foram gradativas e sutis, em alguns casos passando despercebidas, até o final dos anos de 1990. A embalagem, introduzida em 2009, possuía um ar mais moderno e visual limpo, mas sem perder a vivacidade, mantido no decorrer de todas as mudanças. Mais recentemente, esse design ganhou uma pequena atualização.
  

No final de 2020, a PRINGLES lançou somente para o mercado americano uma nova identidade visual e novo design para sua icônica lata (como mostra a imagem abaixo).
   

O marketing irreverente 
A comunicação e o marketing da marca sempre primaram pelo tom irreverente e repleto de bom humor, além de uma pitada provocativa em relação aos concorrentes. E exemplos não faltam. Por exemplo, em 2020, pela primeira vez em 52 anos de vida, Mr. Pringles raspou seu pomposo bigode. Mas o personagem mudou o visual para chamar a atenção para o Movember - o nome em inglês é uma junção das palavras “moustache” (bigode) e “november” (novembro), uma referência ao corpo masculino e ao mês da ação - que foca em alertar a população masculina sobre questões de saúde, principalmente aquelas relativas à prevenção do câncer de próstata. Um vídeo publicado nos perfis das redes sociais mostra o personagem tendo o bigode cortado por uma tesoura virtual. A peça publicitária vinha acompanhada do slogan “Pop. Share. Chat.”, que estimulava a conversa entre homens.
   

Outra ação ousada, e com pitadas provocativas, aconteceu no Brasil em 2021, quando a PRINGLES publicou uma carta aberta para sua eterna concorrente Ruffles (conheça essa história aqui). Com bom humor, a marca dava boas-vindas à concorrência, que havia acabado de lançar no mercado a embalagem de lata para suas batatas. O texto, publicado em um jornal e nas redes sociais, agradecia a inspiração e parabenizava a concorrente por sair do “lugar comum”. Leia na íntegra o texto: “É uma enorme satisfação dar as boas-vindas aos nossos concorrentes que se inspiraram em Pringles. Parabéns pela tentativa de sair do tão comum e previsível saco e vir para o mundo onde as batatas ficam perfeitamente empilhadas e protegidas, com menos ar e mais batatinhas. Mas é importante lembrar: estar na lata é apenas o primeiro passo para ser autêntico. Ser Pringles é muito mais do que isso, é ter inventado a batata em lata, é ter mais de 50 anos de experiência, centenas de sabores em dezenas de países, edições especiais e o mais importante – o amor dos fãs em todo o mundo. Não é um caminho fácil, mas vale muito a pena. Ser Pringles de verdade é tão maravilhoso quanto parece. Afinal, tudo fica melhor com Pringles, o resto (ainda) é um saco”. Vale ressaltar que a PRINGLES já vinha falando do tema autenticidade desde sua campanha “Tudo fica melhor com Pringles. O resto é um saco”, de 2020.
   

Já no mercado americano, a PRINGLES vinha trabalhando em sua linha de comunicação a “combinação de sabores” de suas batatas como mais uma forma de consumo. E no início de 2021, durante o intervalo do Super Bowl (final do futebol americano profissional e que possui os 30 segundos mais caros da publicidade mundial) apresentou o filme “Space Return” (assista abaixo), baseado nessa nova sugestão de consumo. O filme mostra quando dois astronautas pousam no oceano para fazer o tão esperado retorno do espaço e são confrontados por uma realidade sombria: eles não são páreo para a deliciosa atividade de “empilhamento de vários sabores de PRINGLES”, mesmo na sala de controle da missão que iria resgatá-los. A combinação dos sabores Original, BBQ e Pizza para formar o “BBQ Pizza Stack” parece mais atrativa. Obcecados pelo sabor que resulta na união de diversos sabores de PRINGLES, os cientistas e responsáveis se esquecem do real motivo que os fazem estar ali. Depois de um longo tempo no mar, os astronautas pensam que estão salvos quando avistam um barco de pescadores. Ledo engano. O comercial termina com um aviso: tome cuidado ao empilhar diferentes sabores de PRINGLES para saboreá-los.
   

A evolução visual 
Ao longo dos anos o popular logotipo da marca sofreu algumas alterações, especialmente em relação à simpática mascote da marca. A primeira delas ocorreu em 1986 quando a palavra PRINGLES perdeu a apóstrofe e ganhou uma nova tipografia de letra. Além disso, a mascote ganhou um novo design, com um rosto mais arredondado, olhos mais aparentes e o bigode mais robusto. Uma década mais tarde uma nova mudança: o personagem perdeu definitivamente a boca, até então visível, e ganhou um novo visual. Em 2002, o popular Mr. PRINGLES, que até então era conhecido como Julius Pringles e havia sido criado por Louis R. Dixon, ganhou um visual mais moderno e atual. Repare que o rejuvenescimento da marca foi bastante acentuado, o personagem perdeu as sobrancelhas, ganhou um novo penteado e uma gravata borboleta vermelha. Uma nova tipografia de letra mais impactante também foi adotada. Quase uma década mais tarde, em 2009, ocorreu uma nova modernização quando o personagem perdeu o fundo vermelho e ganhou ainda mais destaque. Além da mudança discreta na tipografia da letra, duas pequenas mudanças são quase imperceptíveis aos mais desatentos: um novo penteado de cabelo e o pingo da letra “i”, que ganhou o formato da tradicional batata.
   

Em dezembro de 2020, a marca apresentou um novo logotipo, somente para o mercado americano. A nova identidade visual foi simplificada (com a remoção dos cabelos), contou com a volta das sobrancelhas e o bigode ficou preto e mais proeminente. O novo logotipo poder ser aplicado sem o fundo vermelho, mas perde bastante do impacto visual.
  

Uma versão alternativa do novo logotipo adotado para o mercado americano foi lançada também em 2020 na Oceania e partes da Ásia (Japão, Taiwan, Malásia, China, Tailândia, Coréia do Sul e Hong Kong), mas com o nome da marca (wordmark) semelhante à utilizada em 1986 (mas com um fundo vermelho).
  

Os slogans 
Enjoy Carefully. (2021) 
Tudo fica melhor com Pringles. (2020, Brasil) 
Pop. Play. Eat. (2018) 
You Don’t Just Eat ’Em. (2013) 
Everything Pops with Pringles. (2009) 
Once you pop, the fun don’t stop. (2006) 
Nothing tastes like Pringles. (2004) 
Nothing pops, crunches or tastes like Pringles. (2003) 
Chips falling from heaven. (2003) 
Once you pop, you can’t stop. (1976) 
Other potato chips just don’t stack up. (década de 1960) 
Curta o efeito Pringles. (Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1968 
● Criador: Alexander Liepa, Fredric J. Baur e P&G 
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kellogg Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Steven Cahillane 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Reino Unido e Canadá 
● Segmento: Snacks 
● Principais produtos: Batatas-frita e salgadinhos 
● Concorrentes diretos: Ruffles, Lay’s, Kettle, Doritos, Golden Flake, Cape Cod e Frito-Lay Stax 
● Ícones: A lata vermelha 
● Mascote: Mr. Pringles 
● Slogan: Pop. Play. Eat. 

A marca no mundo 
Presente em aproximadamente 140 países ao redor do mundo, PRINGLES é a segunda marca de batatas-frita mais vendida nos Estados Unidos, com um faturamento próximo a US$ 2 bilhões ao ano. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. O produto se destaca por várias características exclusivas tais como: formato uniforme, textura crocante, sabor inigualável e a moderna e asséptica embalagem. 

Você sabia? 
Na América do Norte as batatas não são comercializadas como Potato Chips, mas sim como Potato Crisps. Isso ocorre porque o produto é feito de massa de batata e não de batatas frescas cortadas. 
O galã Brad Pitt apareceu em um anúncio de PRINGLES em 1982. 
O primeiro fã-clube PRINGLES foi fundado em 1985 nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Super Interessante, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 16/9/2021 

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8 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que pringles ta muito caro!!!

Caróu Penna; disse...

Eu concordo.
apesar da OTIMA QUALIDADE, esta um pouco acima do nosso orçamento salarial.

Cláudio K. Freitas disse...

Excelente artigo, parabéns!
Sou fã de Pringles e estarei apresentando im breve histórico da marca em uma apresentação em minha turma do MBA, onde realizei um blind test com Pringles, Stax e Ruffles. Dei uma "sugada" parcial do teu blog. mas fica tranquilo que o devido crédito será dado.
Estou no mercadologia100.blogspot.com

[]s, CK Freitas

O Mundo d'Anita disse...

Excelente blog! Em termos de história, imagens e cronologia é bem melhor que a wikipédia!
Parabéns, vou continuar a acompanhar.

Paulo disse...

Por favorr, gostaria muito de saber onde acho a Pringles Vinagre e Sal

Natally Martins disse...

Acho uma delícia! Minha preferida é a reduced fat cebola e salsa...mas o preço é que não está me agradando muito. Fala sério está muito caro!

Unknown disse...

Sal e vinagre eu não gostei.
Acho deliciosas as com infusão de arroz. No mercado nacional minha preferida é a queijo

Adeilson disse...

Em breve sera produzida no brasil.....com isso os custos vao cair e os preços tbm......trabalho na kelloggs ha 20 anos......a fabrica ja esta sendo construida