10.5.06

RUFFLES


RUFFLES, a eterna “batata da onda”, é inconfundível, crocante e gostosa, sem contar seu irreverente formato ondulado e constantes inovações em sabores e conceitos, que conquistaram a preferência absoluta do público em muitos países ao redor do mundo. Presença obrigatória em momentos de lazer e diversão, RUFFLES é a mistura única de sabor, crocância e muita criatividade traduzida em formato ondulado de deliciosas batatas. 

A história 
A história da batata-frita RUFFLES começou quando a The Frito Company, tradicional produtora de salgadinhos fundada em 1932, e que já comercializava os irresistíveis Cheetos (saiba mais aqui), Lay’s (história contada aqui) e Fritos, adquiriu os direitos da marca de uma pequena empresa americana e de seu inventor, Bernhardt Stahmer, e lançou no mercado americano em 1958 uma batata-frita com características únicas: era ondulada, com uma pitada de sal. As saliências onduladas das novas batatas as tornavam mais resistentes, crocantes e adequadas para imersão em molhos. A The Frito Company fundiu-se com a H.W. Lay & Co. em 1961 para se tornar a Frito-Lay (conheça essa história completa aqui), que em 1965 se juntaria a Pepsi-Cola (conheça a história deste outro ícone americano) para formar a PepsiCo. Isto deu a marca RUFFLES um maior poder de distribuição e divulgação. Ainda em 1965, a marca lançou sua primeira grande campanha publicitária com o slogan “R-R-R-RUFFLES HAVE R-R-RIDGES”, que estrelada por um bebê chamado Horton se tornou um enorme sucesso entre os americanos.
   

Em 1969 a batata-frita foi promovida com uma nova campanha chamada “It’s RUFFLES or nothing” (“É RUFLES ou Nada”, em português). Em 1981, as embalagens da batata RUFFLES pela primeira vez apresentaram as informações nutricionais do produto, demonstrando assim o comprometimento de informar os consumidores de forma clara e completa. Somente a partir de 1986 a batata começou a ganhar outros sabores com a introdução no mercado americano de mais duas novas opções: Cheddar (queijo) e Sour Cream (uma espécie de creme americano). No ano seguinte foi vez do sabor Cajun Spice (com leve toque de pimenta) estrear no mercado, seguido pouco depois, pelos sabores Mesquitte Grille B-B-Q (churrasco) e Ranch (um dos sabores mais populares da marca nos dias de hoje).
   

No Brasil a batata RUFFLES foi introduzida oficialmente somente em 1986 pelas mãos da Elma Chips (conheça a história deste ícone das guloseimas aqui), fazendo imediatamente um enorme sucesso, e popularmente conhecida pelos consumidores, principalmente por seu slogan inesquecível: “A batata da onda!”. Em mais de 30 anos de existência no mercado brasileiro, a RUFFLES trouxe para o consumidor variações criativas e inovadoras. Mais do que sabor e crocância, apresenta uma atitude irreverente, moderna e dinâmica. Morder a batata, ouvir o barulho crocante e curtir todo o sabor de RUFFLES põe muito mais agitação no dia a dia de milhões de jovens. Não é à toa, que um dos mais recentes posicionamentos da marca, “Faça barulho, coma Ruffles”, descrevia não só a principal característica do produto, mas o perfil inquieto destes consumidores.
   

A primeira variação da batata RUFFLES surgiu em 1995 com o lançamento no mercado americano da versão com gordura reduzida (Reduced Fat), seguida dois anos depois pela versão sem gordura (Fat-Free) e posteriormente pela RUFFLES LIGHT (que continha menos calorias que a versão original). Nos anos seguintes a marca introduziu novos produtos e variações como: RUFFLES MAX (a tradicional batata em tamanho maior); a versão assada (conhecida como BAKED RUFFLES); a linha orgânica batizada de RUFFLES NATURAL REDUCED FAT, em 2003; a edição limitada RUFFLES Presunto+Queijo (produto que misturava dois sabores em um só pacote), em 2006 no Brasil; e, em 2007, a RUFFLES PALITO (produto assado que reproduz o formato das batatas-frita convencionais, com o gosto característico de RUFFLES em uma embalagem diferenciada) e a RUFFLES TOAST (biscoito com textura similar ao de uma torrada, mas com o sabor e ondulações típicas da famosa batata, nos sabores Pão na Chapa e Queijo Temperado).
   

Em meados de 2009, a marca introduziu no Brasil a RUFFLES Do Seu Jeito: eram dois novos sabores, um voltado para os meninos, sabor costelinha com barbecue e ondas mais grossas; e outro para as meninas, de cream cheese, sabor suave e batata lisa. Em 2010, mais uma novidade: RUFFLES FIT, elaborada 100% com óleo extraído da semente de girassol e, que segundo a empresa, possui 70% menos gorduras saturadas e 25% menos sódio. O resultado dessas inovações foi uma linha de snacks mais leve, mas que mantinha toda a crocância e sabores já característicos da marca. Foi também neste ano que estreou no mercado, como edição limitada, a RUFFLES PIZZA.
   

E as novidades não param. Em 2011 houve o lançamento das edições limitadas de verão no sabor Milho na Manteiga e Fresh Lemon (um leve toque de limão junto ao inconfundível sabor da batata). Em 2012 a novidade foi a RUFFLES SUPER ONDA, uma inovação que aliava o sabor incomparável das tradicionais batatas com um formato inusitado, com grandes ondas. Já nos Estados Unidos a marca lançou a linha RUFFLES ULTIMATE, direcionado ao público masculino que gosta de sabores fortes e picantes, as batatas tinham os sulcos duas vezes mais profundos que a original. Pouco depois, em 2014, foi lançada no Brasil a RUFFLES EXTREME, batatas nos novos sabores Cheddar & Bacon e Pepperoni, que apresentavam ondas maiores, proporcionando assim ainda mais crocância.
  

Já no mercado americano, a marca lançou em 2019, a RUFFLES DOUBLE CRUNCH, uma linha com sabores picantes e cujas batatas são mais densas, crocantes e com sulcos bem maiores e profundos, ideais para mergulhar em diversos tipos de molhos. Além disso, nos últimos anos, a marca RUFFLES vem fortalecendo seu posicionamento no mercado americano, com reflexos globais, por ser um dos principais patrocinadores e snack oficial da NBA, mais poderosa Liga Profissional de Basquete do mundo.
   

No Brasil, ainda em 2019, a marca lançou RUFFLES CROCRRRUNCH, que tinha sabor queijo e trazia uma batata com novo tipo de corte, mais grosso e ondulado. Em 2021, a marca surpreendeu os consumidores brasileiros com o lançamento da RUFFLES TIRA ONDA, cuja principal novidade era a embalagem tubo, rivalizando ainda mais com sua rival Pringles (conheça essa história aqui). O produto chegou às prateleiras em três sabores (Original, Sour Cream e Cebola e Cheddar), reforçando o delicioso sabor e crocância, características reconhecidas da marca.
   

Há décadas surpreendendo os seus fãs e consumidores com inovações constantes, hoje em dia a marca RUFFLES é uma das preferidas do público jovem, posicionada no mercado como um produto único, que ajuda a quebrar a rotina do dia a dia. Para os jovens, as tradicionais ondas de RUFFLES trazem crocância e barulho, que são traduzidos como movimento e agito.
  

Os sabores 
Existem inúmeros sabores de RUFFLES vendidos no mercado, variando muito de país para país, além das edições limitadas, lançadas constantemente. Por exemplo, em Portugal a batata está disponível nos sabores Original, Ketchup (com ketchup da marca Heinz), Molho de Churrasco e Presunto, e já lançou edições limitadas nos sabores Molho Rosé, Manga & Chilli, Pimenta e Mostarda; e no Brasil onde existem versões como Churrasco, queijo e Cebola e Salsa, além da original. Além disso, no Brasil já existiram sabores regionais como costelinha, pizza e até limão. Já no México, RUFFLES oferece sabores como presunto, bacon e limão, chilli com queijo e tomate com salsa. O mercado que possui a maior quantidade de sabores (incluindo edições limitadas) é o norte-americano, entre os quais se destacam: Cheddar & Sour Cream, Jalapeño Ranch, Sour Cream & Onion, Sal & Vinegar (sal e vinagre), entre outros.
  

A mascote 
Há poucos anos atrás no Brasil a marca adotou uma mascote bastante fashion e irreverente: BATATITO, a tradicional batata ondulada em versão animada (em computação gráfica), com direito a um visual moderno e despojado, ora vestindo calça jeans, tênis All-Star vermelho e óculos-escuro, ora calça de couro, botas e cinto com fivela de metal. O personagem pra lá de irresistível vivia aventuras e muitas situações divertidas nas campanhas da marca, como por exemplo, em 2013 quando ele dentro de uma vending machine, trajando calça de couro e bota, dançava e fazia striptease com o objetivo de atrair a atenção de uma consumidora. O personagem fez tanto sucesso que posteriormente foi adotado em outros países da América Latina. A última aparição da mascote foi em 2017.
  

Faça-me um sabor 
Lançada em fevereiro de 2011 no Brasil, a campanha “Faça-me um sabor” tinha como objetivo criar um novo sabor de RUFFLES a partir de sugestões dos internautas e consumidores. A campanha foi um enorme sucesso, atraindo mais de 2 milhões de consumidores, mais do que qualquer outra edição do concurso realizado em nove países desde 2008 (a campanha começou no Reino Unido com a batata Walkers). Os três sabores finalistas, que foram colocados à venda por um período de três meses, foram: Strogonuffles (estrogonofe), YakissObaa! (yakissoba) e HoneyMoonstard (mostarda e mel). O grande vencedor, que levou em conta o desempenho de vendas (60% do peso) e votação dos fãs da marca, foi Strogonuffles, criado por Helder Lanzoni, que ganhou R$ 50 mil, além de 1% sobre do faturamento líquido gerado pelo sabor durante seis meses de venda. A campanha voltou em 2016 e teve como vencedor o sabor Calabreonda, versão da batata no sabor calabresa, invenção da Letícia Maria de Faria, natural de Barretos, que quis unir o sabor da batata com uma porção que a maioria dos brasileiros gosta.
  

A evolução visual 
O divertido logotipo da marca RUFFLES passou por inúmeras modificações no decorrer de sua história, mas sempre manteve o caráter lúdico e “meio bagunçado”, além da característica cor vermelha.
   

No Brasil a identidade visual da marca, que por muitos anos manteve como símbolo a imagem da tradicional batata ondulada (que aos poucos foi perdendo espaço no logotipo), foi dando mais ênfase ao nome com novas tipografias de letra. Em 2017, a popular “boca” (com um novo design), que representa sede de liberdade e rebeldia, passou a ser parte integrante do logotipo.
   

Além disso, as embalagens para o mercado brasileiro ganharam um aspecto fosco e mais colorido, com referência à cultura pop. O design da nova “boca” foi inspirado nas tendências pop e geek, já que a marca tem como público-alvo os adolescentes entre 13 e 17 anos.
  

Os slogans 
Own Your Ridges. (2021) 
Snack Like You Mean It. (2012) 
It’s RUFFLES or nothing. (1969) 
R-R-R-RUFFLES HAVE R-R-RIDGES. (1965)
Ruffles deixa tuuudo mais crocante. (2020, Brasil)
Todo mundo no mesmo pacote. (2017, Brasil) 
Tire uma onda. (2014, Brasil) 
Faça barulho, coma Ruffles. (2011, Brasil) 
Você nunca sabe para que Ruffles a vida vai te levar. (2010, Brasil) 
A batata da onda. (1986, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1958 
● Criador: Bernhardt Stahmer 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Frito-Lay Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Steven Williams 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Snacks 
● Principais produtos: Batatas-frita 
● Concorrentes diretos: Pringles, Lay’s, Utz, Kettle, Cape Cod e Golden Flake 
● Ícones: O formato ondulado das batatas 
● Slogan: Ruffles deixa tuuudo mais crocante. 
● Website: www.ruffles.com.br 

A marca no mundo 
A linha RUFFLES é consumida em mais de 25 países e tornou-se a batata-frita preferida dos jovens, com faturamento mundial de aproximadamente US$ 1.5 bilhões. No Brasil, a marca, líder de mercado de macrosnacks de batata, pode ser encontrada em mais de 420 mil pontos de venda em todas as regiões do país. 

Você sabia? 
O nome da marca é uma analogia a palavra “ruffle” (em português “babado”), uma tira de tecido às vezes franzida, criando dobras ou ondulações. 
A marca RUFFLES justifica a quantidade de ar em cada embalagem: as batatas-frita viajam o Brasil inteiro para chegar até o consumidor e durante o transporte, o sobe e desce das caixas poderia quebrar todas as batatas. Mas não! O ar do pacote está lá e protege todas do impacto. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/4/2021

47 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber porque a batata de sabor presunto saiu nossa ela era tão gostosa deveria voltar

Anônimo disse...

quria saber alguma curiosidade a respeito da batata

Unknown disse...

gostaria de saber de onde surgiu a palavra ruffles??????????????
estou muito curiosa para saber!!!!!!

Anônimo disse...

Sou fâ das batatas ruffles e gortaria de saber por que não existe o pacote pequeno do sabor cebola e salsa no mercado de vendas?
Se já existe o pacote grande o que que impede a empresa fabricante de comercializar o pacote pequeno também?
Nos consumidores e até revendedores se perguntam o porque dessa falha.
Obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

Essa batata é gostosa, mas é salgada demais. Eu que tenho pressão normal, já não gosto. Imagina o mal que isso faz a quem tem pressão alta.

haaaaaa disse...

oi!

estou fazendu um trabalho di geografia e tinha qui pesquizar de onde vem o produto, como é fabricado e tal...

e então escolhi minha coisa preferida
ruffles (qui adoro)...

e então se vc conseguir mi dar alguma idéia disso qui falei mi ajude por favor!!!

bjux e pode enviar pro meu e-mail...

darosabraga@gmail.com!!!

bjux brigada!

Anônimo disse...

Bom dia,
Estava lendo a embalagem da Batata, com tantos questionamentos.. e me fez perguntar "Por que voces não lançam a Batata Ruffles, sem sal ou levemente salgada? Pessoas idosas ou hipertensas, também gostam de batatas fritas, e tem pessoas que não suportam muito sal, como eu. Tenho certeza que voces ganhariam um grande número de consumidores que farão muito barulho e farão muita diferença. A BAUDUCCO já tem no mercado produtos levemente salgados, MAS, não tem batata frita. SAIAM NA FRENTE, LANCEM A BATATA FRITA SEM SAL, OU COM POUCO SAL E FAÇAM A DIFERENÇA. O BARULHO DEIXEM POR NOSSA CONTA. OBRIGADA

kim008 disse...

A peptisco deveria terceirizar sua distribuição, talvez assim os representantes teriam mais compromnisso com os clientes,pois sou cliente a mais de 10 anos e sempre tive problema de fornecimento, tenho que ficar ligando duas, treis vezes e ficar insisitindo para eles me atenderem. Substitui os produtos pela GULA mas os clientes reclamam a falta da ELMA. Não quero me identificar, mas façam um rastreamento dos clientes e verão que a frequência de atendimento não é normal para todos, tem mais de treis meses que não me atendem, deve acontecer com outros. Para mim não faria falta,mas mesmo sendo um micro empresário, gosto de atender bem aos meus clientes, e se me tornar uma macro, não me esquecerei que comecei pequeno.
Os representantes atendem mal, acho que eles não se preocupam com o volume de vendas para mais ou para menos, não devem ser comissionados.

Vinícius disse...

Ruffles é uma dos melhores salgadinhos que existem, mas faz um grande tempo que eu não como, porque o pacote vinha com mais da metade de vento, além de ser cara.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUANDO VÃO LANÇAR BATATA SEM SAL... OS HIPERTENSOS NUNCA PODEM SABOREAR ESSAS BATATAS...

AJUDEM-NOS!

ABRAÇOS!

CLAUDIA
BRASÍLIA-DF

Anônimo disse...

tb procuro batata sem sal...será um sucesso de vendas!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

gostei do seu blog e do assunto, gostaria que vc me desse dicas e criticas construtivas a respeito do meu blog:
http://skipdad.blogspot.com
obrigado te espero.

crisiane toledo disse...

o novo sabor da ruffles poderia ser de picanha com cebola ,
hmm otima bjj adoro as batatas ruffles

ramos disse...

oi o novo sabor da ruffus na minha opinião é de tomate seco e érvas finas eu tenho sertesa que vai ser uma delicia obrigada aline ramos de campinas

elvis ferreira dos santos barbosa disse...

adoro as batatas gasto 20% do pagamento quando nao estou apertado financeiramente nelas rsrs mais adoraria que voces inventasem uma batata dierente ou picante ou doce uma fora da tradiçao...que tal uma batata de temperos de cidades ou paises a mineira com queijo e oregano a baiana com pimenta, a paulista com sabor de couve e ovos a gaucha com sabor de churrasco e assim por diante apos esse teste si fosse um sucesso poderia testar em outros paises...a batata temperos regionais. ruffles a melhor!!!

ROSIANE disse...

HUM ACHO QUE O NOVO SABOR DEVERIA SER DE TOMATE SECO COM CALABRESA... UMA DELICIA VAI VENDER TUDO... TODO MUNDO GOSTA DOS DOIS, SEGUNDO MINHA PESQUISA.

ROSIANE disse...

O NOVO SABOR E TOMATE SECO COM CALABRESA TUDOOO DE BOM .. JÁ PESQUISEI E O POVO APROVOU...

Unknown disse...

O novo sabor da batata em minha opiniao deve ser um sabor de amendoim torradinho como a batata

beatriz disse...

eu adoro ruffles,eu acho que voces poderiam lançar a ruffles de oregano ou entao de alho com oregano....

divino disse...

eu adoro ruffles,eu acho que vcs deveriam lançar o sabor baicon ou banana com canela...

nat.coêlho disse...

eu acho que o novo sabor pode ser de ketchup ou baicon .

ROSANGELA disse...

Gosto de todos os sabores. Porém como aprecio alimemtos picantes;deixo a minha sugestão: BATATA RUFFLES SABOR GENGIBRE COM AZEITONA.

Unknown disse...

* o noovo saboor da Batata Ruffles da onda tem que ser de pizza ! poque todos apreciam uma pizza *

--> bira200x@hotmail.com

salve *

Anônimo disse...

Tentei me inscrever para na promoção para escolher um sabor, apesar de não gostar, por motivos bastante conhecidos de dar on line meu CPF (acho que não deveria ser pedido, já que se dá todos os outros dados), não consta, na seleção, minha unidade federativa, e não temos opção de acrescentá-la. Não pude me inscrer.
Renata

Ana Cláudia disse...

RUFFLES é a batata da onda! Então o novo sabor tenque que ser,baicon com calabresa e pouquinho de oregano.Ideal! ou sabor mostarda,bom tbm.

monik rodrigues disse...

a batata ruffles deveria ser de um sabor diferente,sabe qual,de bacalhau.e diferente e seria novo o unico.monik rodrigues,meu email he monikrodrigues1@hotmail.com obrigado pela atencao

Unknown disse...

Cleuvia
Olá familia Ruffles, adoro todos os sabores da batata Ruffles, cinto prazer ao come-las, e para que outras pessoas tenham esse prazer o novo sabor da batata tem que ser de ERVAS FINAS LEVEMENTE SALGADAS.

Jô Bats disse...

Bom eu amo as batatas ruffles e acho que o nova sabor tem que ser de pimenta mexicana,com cebola,da um gosto meio azedinho e picante,muito bom.

Unknown disse...

Eu acho, que o novo sabor da raflles deve seer de cherrasco!

Deborah disse...

na minha opinião tem que sair de pequi ou de mostarda..

Anônimo disse...

Na Minha opinião o novo sabor da batata ruffles deve ser de BACON,OVOS,AZEITONA,PRESUNTO,QUEIJO CHEDDAR,OREGANO,PIMENTA MEXICANA,tem que ser do México,TEMPERO COMPLETO,SALSA E CEBOLINHA,eu comeria tudo numa boa,sem reclamações,tenho certeza que será o melhor sabor que a Ruffles já fez,obrigada por lerem meu incrível e delicioso sabor e do que ele é feito.
Beijos Ruffles,minha batata preferida!

Neiva Maria disse...

O NOVO SABOR DA BATA RUFFLES PODE SER DE: MANDIOQUINHA FRITA OU CAMARÃO

maria carla disse...

batata oregano com queijo parmesao novo sabor

Nilda de Alagoas disse...

olá gente o novo sabor da ruffles deverá ser de frango frito imaginem que delicia

Clotilde Pereira disse...

tomte seco com pimenta mexicana,tomate seco com azeitona e oregano todos para acompanhar uma boa cerveja bem gelada hummmmmmmm delicia.

ELIS disse...

O NOVO SABOR DA NOVA BATATA RUFFLES TEM QUE SER DE CARNE OU ERVAS FINAS COM LIMAO

lu amaral disse...

a nova batata deveria ter um levemente sabor do mar para os amantes de peixe como frutos do mar ou bacalhau é uma boa pedida

priscilla aragão disse...

oi o novo sabor de ser de pimenta Mexicana com queijo!

Unknown disse...

gostaria do sabor de camaroes e salsa

Raquel Almeida Santos da Silva disse...

eu queria mesmo o sabor de ALMONDEGAS.... seria um grande sucesso....... podes crer.... ALMONDEGAS...

jussara disse...

Eu tenho adoraçâo por adobo,este tempero ficaria muito delicioso para comer tomando uma cerveja tri gelada.

auzeni disse...

estou fazendo uma pesquisa e gostaria de saber o que a elma chips faz em prol do mei ambiente e suas atitudes eco cidadas.

Anônimo disse...

estou fazendo um trabalho escolar sobre a ruffes, gostaria de saber como é o prcesso de fabricação,desde o produtor até ela chegar nos mercados me chamo Carlos Eduardo estou no sexto ano do ensino fundamental.enviar para cadueduardocs@hotmail.com
desde ja agradeço vou ficar aguardando,tenho que entregar o trabalho até o dia 19/11

Anônimo disse...

Adorei essa pagina. Muitas curiosidades incríveis!

Anônimo disse...

Adoraria que fizessem de vinagre,nos Estados Unidos tem é uma delicia

Marina de Azevedo Silvares disse...

Gostaria muito, de verdade, de saber sobre a batata sabor cheddar (antiga, 13 anos atrás).
Que fim levou ela? Eu amava muito.
Preciso de explicações, eu ia na cantina da escola (pois é, fazem anos), e pedia justamente essa, eu amava.
Plmds! Me dê um retorno !

Marina.silvares@bol.com.br

Anônimo disse...

A curiosidade é que ela não é batata. Ela é um snack. Batata é o tubérculo (fruto), de onde se faz a batata frita ruffles, também chamada de snack. E a ruffles não é 100% batata. É uma mistura de ingredientes, incluindo farinhas. Espero ter sanado a sua curiosidade.