29.5.06

TIMBERLAND


Seus calçados e roupas são feitos para quem gosta de curtir a natureza ou uma boa dose de adrenalina. Impermeáveis, confortáveis e modernos, são ideais, por exemplo, para um dia ao ar livre, uma trilha, um acampamento ou para prática de esportes radicais e até mesmo para o eco-turismo. Definitivamente a marca TIMBERLAND se tornou sinônimo de natureza e aquele cheirinho irresistível de ar puro. 

A história 
A história da marca começou no ano de 1918 em uma pequena fábrica artesanal de calçados na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts, onde o jovem imigrante ucraniano Nathan Swartz, nascido em uma família de sapateiros, iniciou sua carreira manufaturando botas como aprendiz de rebitador. Com suas próprias mãos, cortava o couro, emendava as solas e aprendia todos os complexos processos de confecção de uma bota. Em 1952, Nathan comprou metade da Abington Shoe Company, empresa fundada em 1933, e três anos mais tarde se tornou o único proprietário ao pagar mais US$ 20.000, colocando seus filhos, Sidney e Herman, para trabalharem com ele. Juntos, fizeram calçados para os principais fabricantes do país por quase 10 anos. Os rumos da empresa começariam a mudar no início dos anos de 1960. Boston era uma cidade tipicamente úmida e muito fria. Além disso, era uma das cidades americanas onde estava concentrada a maior indústria de madeira do país. Nathan reparou que os lenhadores da Nova Inglaterra tinham alguns problemas devido às condições climáticas extremas, com neve e chuva, e precisavam manter os pés secos e aquecidos nas baixas temperaturas.
   

Foi então que em 1965 a família Swartz introduziu a revolucionária técnica de injeção de molde, que permitia unir a sola ao cabedal dos calçados, tornando as costuras ou emendas desnecessárias. Desta forma, conseguiram evitar que a água e a neve entrassem, conservando o calor no interior do calçado. Perfeitos para o clima frio e úmido da região, este tipo de calçado garantia pés secos e aquecidos aos trabalhadores, que passavam muito tempo ao ar livre em condições climáticas desfavoráveis. Após a transferência da empresa, em 1969, para Newmarket em New Hampshire, a família Swartz seguiu produzindo e desenvolvendo seus calçados à prova d’água. Porém, foi somente em 1973 depois de aperfeiçoar essa tecnologia, que a empresa iniciou a comercialização com a marca TIMBERLAND da primeira bota de couro e solado de borracha totalmente impermeável do mundo e a única que mantinha a temperatura interior do pé. O nome da marca é uma homenagem à região madeireira da Nova Inglaterra, que era chamada de “Timberland” (Terra da Madeira) e derivou da composição de duas palavras: “Timber” que significa madeira (os lenhadores gritam “Timber” quando a árvore se desprende e vai cair) e “Land” que significa terra.
  

Era uma bota feita em couro Nobuck Premium ultra resistente e com uma característica cor bege amarelada, unida à sola de borracha natural também de alta resistência pela tecnologia de moldagem por injeção, com costuras seladas e totalmente à mão, e materiais de altíssima qualidade até nos detalhes, como os ilhoses dos cadarços em latão inoxidável. Por essas características, rapidamente as tradicionais botas na cor amarela, primeiras do mercado a oferecer garantia, ficaram conhecidas popularmente como YELLOW BOOT. O sucesso foi imediato, primeiro entre caminhoneiros, lenhadores e caçadores, e pouco depois entre os universitários americanos e amantes de uma vida ao ar livre. No ano seguinte a empresa vendeu 5.000 pares das tradicionais botas e, em 1975, a produção já atingia 250.000 pares. Era o começo de um enorme sucesso.
   

Em 1976, a marca lançou sua primeira campanha publicitária nacional. O nome TIMBERLAND se tornou tão popular que a empresa passou a chamar-se THE TIMBERLAND COMPANY. Apesar da popularidade da marca, a transição da bota amarela de workwear para um statement fashion no final dessa década foi também muito graças a uma apaixonada e dedicada equipe de vendas que conseguiu mudar a imagem do tradicional calçado, inserindo-o em badaladas lojas de departamento, como por exemplo, Saks Fifth Avenue (conheça essa outra história aqui) e Bloomingdale’s (saiba mais aqui). A partir de 1978 a empresa começou a vender também botas normais e sapatos casuais, e no ano seguinte, calçados especialmente desenvolvidos para a prática de esportes aquáticos, como por exemplo, o iatismo. E um dos grandes clássicos da marca surgiu justamente nesta época, em 1979: TIMBERLAND BOAT SHOE, um sapato no estilo Dockside.
   

Nos anos de 1980, a empresa expandiu-se internacionalmente ingressando no mercado italiano, no qual suas botas se tornaram rapidamente um verdadeiro sucesso (somente em 1984, 400 mil pares de botas TIMBERLAND foram vendidas) por serem adotadas como elemento de estilo dos jovens “Paninaro” da cidade italiana de Milão, uma das tribos urbanas mais influentes na moda da época. Posteriormente as YELLOW BOOT chegaram até a Ásia, onde jovens no Japão e em Hong Kong a adotaram como uma declaração de individualidade do estilo característico destas tribos urbanas. Simultaneamente, nos Estados Unidos, as botas da TIMBERLAND já eram usadas pelos entusiastas de trilhas e vida outdoor, trabalhadores dos estaleiros de Massachusetts e até estudantes universitários da Califórnia. Todo esse movimento no mundo, fez com que a ORIGINAL YELLOW BOOT se tornasse um símbolo do estilo “Made in USA”.
  

Pouco depois a marca passou a vender seus produtos na Alemanha, França, Turquia e Suíça, além de inaugurar suas primeiras lojas próprias - a primeira delas no ano de 1986 em Newport, localizada no estado de Rhode Island - em cidades como Boston, Nova York e até Londres (onde instalou sua primeira unidade na Europa em 1990). Nos anos seguintes a TIMBERLAND evoluiu para se tornar uma marca de estilo de vida, adicionando ao seu portfólio itens de vestuário (camisetas, calças e jaquetas) e calçados femininos, e lançando pouco depois acessórios (como cintos, óculos, relógios, mochilas, bonés, carteiras e meias) e até uma linha de produtos voltados para o público infantil.
   

A TIMBERLAND chegaria oficialmente ao Brasil em 1996, sob licença da São Paulo Alpargatas, e em pouco tempo construiu uma história de sucesso. Começou com duas lojas em São Paulo, localizadas nos shoppings Iguatemi e Morumbi, e uma comunicação focada na sua essência: estilo de vida inspirado na prática de atividades ao ar livre. Pouco depois, em 1999, a marca lançou no mercado a linha TIMBERLAND PRO, composta por calçados para uso profissional e cujas botas utilizavam tecnologia de ponta para garantir conforto, impermeabilidade e isolamento contra choques elétricos. O enorme sucesso da marca fez com que a empresa se expandisse rapidamente, atingindo a cifra de US$ 1 bilhão em faturamento no ano de 2001. Em meados de 2011, a TIMBERLAND foi adquirida por US$ 2 bilhões pela VF Corporation, dona de marcas consagradas como The North Face (conheça essa outra história aqui), Vans (saiba mais aqui) e Kipling (conheça essa história aqui).
   

Em 2013 a TIMBERLAND completou 40 anos e para comemorar essa importante data, a marca transformou o seu ano de lançamento - 1973 - em números de pares lançados de uma nova coleção comemorativa e limitada, composta por três modelos: Yelow Boot Super 6”, bota de cano de seis polegadas com solado de borracha, isolamento térmico e um detalhe em couro na cor creme no calcanhar; World Hiker, uma releitura de um dos mais famosos modelos da marca, lançado em 1994, que recebeu um novo solado exclusivo feito de borracha Vibram® produzida na Itália; e Super Boot, inspirada nas corridas de trenó do Alasca e que possuía 200 g de isolamento térmico. Esses três modelos simbolizam a história de qualidade, tradição e paixão pela vida outdoor que marcam a trajetória da TIMBERLAND.
  

Em 2016, a TIMBERLAND lançou um serviço de personalização online (batizado de Design Your Own), que permitia aos consumidores criarem seu próprio par de botas. O serviço permitia escolher entre sete modelos clássicos de botas da marca, englobando desde a cor do couro até o bordado na lingueta e no calcanhar, e também a cor do solado e o tipo de cadarço. Nos anos seguintes, como o DNA da marca TIMBERLAND sempre esteve centrado na crença de que um futuro mais verde é um futuro melhor, a marca continuou investindo para ser cada vez mais sustentável. Por exemplo, em 2018, aproximadamente 75% do algodão que a marca utilizava para os seus produtos têxteis provinha de origem sustentável. Já em 2019, praticamente todos os produtos da marca eram fabricados a partir de elementos reciclados e de materiais renováveis ou orgânicos.
     

Com estilo próprio, jovem e moderno, a marca foca sua moda em um estilo de vida inspirado em atividades ao ar livre. Suas coleções são especialmente desenvolvidas para equipar quem ama o outdoor e tudo o que ele proporciona, e assim tirar o máximo proveito de todas essas experiências. Autênticos e sustentáveis, os produtos são feitos para durar. Suas roupas, calçados e acessórios, com tecnologias inovadoras, são capazes de enfrentar qualquer tipo de situação que a natureza impõe e permitir que os amantes de aventura vivam essa sensação: a de esvaziar a mente, recarregar as energias e acima de tudo superar desafios.
   

A linha do tempo 
1981 
Lançamento da SUPER BOOT, uma bota inspirada nas corridas de trenó de Iditarod, no Alasca. 
1987 
Introdução da primeira bota voltada ao mercado profissional. 
1988 
Lançamento da linha de calçados femininos e da coleção de roupas para homens e mulheres, diversificando a gama de seus produtos. A linha de roupas, assim como a de calçados, foi desenvolvida para ser utilizada em condições extremas. 
1989 
Lançamento de uma linha de botas para escalada e alpinismo extremamente leve. As botas possuíam sola especial feita em borracha que proporcionava máxima tração sem perder a agilidade. 
1991 
Lançamento de uma linha de acessórios em couro impermeável. 
1994 
Lançamento da WORLD HIKER, uma bota cuja inspiração foram as exigentes trilhas dos Alpes, com condições extremas de terreno e clima. Utilizando materiais da mais alta qualidade, a bota proporcionou um altíssimo grau de conforto e durabilidade para os montanhistas mais experientes, e é considerada por muitos deles a melhor bota de trilha já feita. 
1996 
Licenciamento de seus primeiros relógios, luvas e mochilas. 
Lançamento da linha de calçados infantis.
1997 
Lançamento da primeira linha de roupas para crianças. 
2000 
Lançamento da linha de calçados e confecções de alto desempenho para atender a crescente demanda por artigos para a prática de eco-turismo e esportes de aventura. 
2007 
Lançamento do conceito Earthkeepers, com produtos fabricados a partir de materiais reciclados, orgânicos ou que provocam menor impacto ambiental. Por exemplo, cada par de botas dessa linha era feito com uma garrafa de plástico reciclado para o forro, borracha reciclada e couro tratado. 
2008 
Lançamento de uma linha de calçados que utilizam tecnologia Green Rubber, na qual o solado utiliza borracha reciclável proveniente de pneus descartados. 
Lançamento da ABINGTON COLLECTION, composta por botas com inspiração nos anos de 1980, que oferecia opções de cores, incluindo versões em camurça marrom e cinza, e uma em couro preto. 
2019 
Lançamento da linha RESPECT NATURE, composta por peças feitas com materiais alternativos que garantem o mesmo calor, textura e desempenho que as penugens, sendo 100% ecologicamente corretas. Por exemplo, a jaqueta Therma Range é uma peça de esqui minimalista, projetada para resistir à água e ao vento com uma dupla camada DryVent e o Thermore® Thermal Booster, um sistema de isolamento inteligente que aumenta o calor à medida que as temperaturas caem. 
2022 
Lançamento do TIMBERLOOP TREKKER CITY HIKER, primeiro calçado da marca projetado para circularidade total. Isto porque foi projetado com uma construção de sola exclusiva que pode ser facilmente removida e desmontada para reciclagem. Além disso, também possui uma botinha interna removível feita de tecido ReBOTL 100% plástico reciclado, que é integrado ao calçado através do sistema de cadarço para fácil desmontagem e reciclagem.


O ícone 
O produto ícone da TIMBERLAND é a bota 6 Inch Premium (conhecida popularmente como ORIGINAL YELLOW BOOT), criada em 1973 como um calçado impermeável a princípio para satisfazer a necessidade dos trabalhadores e operários da região nordeste americana enfrentarem os invernos rigorosos. Quando a YELLOW BOOT foi introduzida, ninguém imaginava que se tornaria um clássico. A robusta bota, caracterizada pela sola grossa e a parte superior amarela (na verdade um Nobuck bege amarelado), é mais do que um clássico. É um ícone. E dado ao seu desenho particular e conforto, as botas conquistaram um público vasto. Muito além do Hip Hop, a tradicional bota é vista nos pés de operários, barmans, músicos, pescadores, fotógrafos e esportistas. Seja em astros da NBA ou em supermodelos consagradas, que compõe a peça com elegantes vestidos num visual despojado, a YELLOW BOOT é unanimidade na posição de ícone, convertendo-se em um must-have imprescindível para uma quantidade considerável de celebridades como Khloé Kardashian, Hailey Baldwin, Pharrell, Drake, Rihanna, Gwen Stefani, Beyonce e Kayne West.
  

Sinônimo de atitude e qualidade reconhecida em todo o globo, a ORIGINAL YELLOW BOOT é confeccionada a partir de 39 componentes, montados em 80 etapas de produção, e movida mais pela forma, função e perícia na fabricação do que pelo apelo das passarelas de moda. Uma curiosidade: atualmente todas as YELLOW BOOT vendidas no mundo são fabricadas na unidade fabril da empresa em Santo Domingo, na República Dominicana.
  

No ano de 2018, em meios às celebrações de 45 anos da ORIGINAL YELLOW BOOT, a campanha batizada de “Celebrate the Icons” reuniu oito fotógrafos de diferentes partes do mundo, conectados através da Unsplash - plataforma social de fotógrafos. Eles foram convidados pela TIMBERLAND a fotografar esse ícone dos calçados em suas respectivas regiões, com as peculiaridades de cada um dos personagens e cenários. Além disso, para celebrar e resgatar essa herança, a TIMBERLAND desenvolveu uma edição especial comemorativa, em quatro cores diferentes - marrom, preto e caramelo -, além da original amarela, que usavam acentos na cor safira em seus detalhes, referência universal às suas bodas de safira.
    

As tecnologias 
A TIMBERLAND ao longo de sua história patenteou e utilizou inúmeras tecnologias em seus calçados, algumas das quais revolucionaram o segmento calçadista: 
A.C.C. - Garante excelente flexibilidade nas manobras executadas com as partes dianteiras dos pés, além de oferecer a estabilidade e o suporte necessário às partes traseiras nos terrenos irregulares. 
B.S.F.P. - Ao caminhar, esse exclusivo solado responde aos movimentos naturais dos pés: breque, suporte, flexão e propulsão. O resultado é um excelente desempenho e durabilidade. 
Controle Climático - Controle da umidade e respiração destinado a preservar o conforto dos pés em qualquer condição. 
Waterproof - Sistema composto por couros, materiais hidrofugados e costuras seladas que garantem a impermeabilização total em qualquer condição de uso, além de permitir a troca de vapores com o ambiente. 100% à prova d’água. 
Agile IQ - Composto de cinco itens, do solado à palmilha, que garantem a melhor combinação de amortecimento, estabilidade, agilidade e conforto. Placa que possibilita estabilidade e palmilha de múltipla densidade anatômica. 
Vibram® Ecostep® - Solado composto de borracha que oferece maior tração, flexibilidade e desempenho em terrenos acidentados, garantindo ótima durabilidade e resistência. Feito a partir de resíduos de borracha reciclados de outros solados. 
Smartwool - Lã que garante eficiência, versatilidade e evita o odor. É inserida nas palmilhas e forros dos calçados. 
Gore-Tex® - Membrana impermeável de alta performance desenvolvida para proporcionar máximo conforto em longas aventuras. Independente da intensidade da atividade permite que a transpiração passe pela membrana, impedindo a umidade dos pés. 
Splash Blaster - Tecnologia que garante maior vida útil aos calçados infantis. Isso se deve ao tratamento feito no couro que não deixa mancha e repele água. 
Serdia - Tecnologia adaptada para absorver e neutralizar o odor do calçado. 
Precise Fit - Tecnologia que elimina todas as lacunas que possam existir causando desconforto ao pé. O diferencial está na palmilha. Possui partes que se encaixam na palmilha principal e se moldam ao formato de cada pé (altura, largura e comprimento). 
Boa® - Sistema de amarração que garante perfeito ajuste aos pés além de excelente firmeza. Os fios de aço percorrem o pé inteiro, desde o peito até o tornozelo. 
Drilex® - Tecido que garante uma eficiente evaporação do suor, não deixando os pés úmidos. 
EcoStep® - Solado de excelente resistência, sendo que 30% da borracha utilizada é feita de materiais recicláveis. Isso garante uma redução de lixos e gases gerados ao meio ambiente. 
Ortholite® - As palmilhas de dupla-densidade confeccionadas com essa espuma especial respirável anti-microbial não perdem propriedades com o tempo, como por exemplo, amortecimento. 
Thinsulate - Consiste na retenção de ar quente e calor emitido pelo corpo humano entre duas camadas de tecido.


Entre as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela TIMBERLAND estão as solas GreenStride™, feitas de uma combinação de 75% de cana-de-açúcar renovável e borracha de origem responsável, e que representam uma importante eco-inovação para a marca, além de tornar os sapatos mais leves, conferindo uma sensação de conforto em cada passo. A parte superior é produzida a partir de tecido ReBOTL, com 100% de plástico reciclado na sua composição, e acabada com o tratamento Defender Repellent Systems, que confere repelência às manchas e às gotas de chuva. Já o casaco feminino impermeável Waterproof Utility Jacket, é uma das primeiras peças da marca fabricadas com a membrana impermeável TimberDry ECO, uma barreira de 30% de polímero de base biológica - fabricada a partir de óleo de plantas de rícino renováveis - que confere proteção contra as agressões climáticas e promove uma consciência ecológica, para que se possa desfrutar da natureza com total confiança.
    

Empresa do bem 
A TIMBERLAND acredita que o trabalho de cidadãos unidos em prol da comunidade e do meio-ambiente pode mudar o mundo e fortalecer a fábrica social. Por isso, uma vez por ano funcionários e colaboradores da marca no mundo inteiro se dedicam um dia prestando serviço voluntário ao meio-ambiente e um dia à comunidade. E você já ouviu a palavra Serv-A-Palooza Day? O nome pode parecer estranho, mas o significado para a TIMBERLAND é muito familiar. Tudo começou no dia 18 de junho de 1998 quando a empresa introduziu um dia inteiro de serviços comunitários prestados por seus funcionários. Neste dia a empresa não funcionou e seus mais de mil funcionários na época passaram 8 horas servindo à comunidade em 13 cidades da região de New Hampshire e Massachusetts. O que começou como uma simples forma de retribuição às comunidades se tornou nos anos seguintes um evento oficial da empresa, espalhando-se pela maioria dos países onde a TIMBERLAND opera. Um dia por ano a empresa, através de seus funcionários e parceiros realiza uma ação comunitária global com prestação de serviço voluntário à comunidade. O evento, geralmente, é realizado no mês de setembro, preferencialmente entre os dias 20 e 25.
   

Porém, para a empresa, trabalho voluntário não é algo que se faz apenas uma vez por ano. Sempre há algum projeto filantrópico em andamento como um mutirão para a limpeza e recuperação de espaços públicos em Lawrence, estado do Massachusetts, e um programa de melhorias de um centro de apoio a crianças com deficiência física em Ho Chi Minh (antiga Saigon), capital do Vietnã. A TIMBERLAND apoia essas iniciativas por princípios ideológicos, mas os potenciais benefícios corporativos são inegáveis. Além disso, a TIMBERLAND não precisa de um aplicativo para conectar PESSOAS. Faz isso por meio do voluntariado. Afinal, desde 1992 a empresa oferece a seus funcionários 40 horas de licença remunerada para se dedicar a projetos voluntários de apoio a comunidade (pintar, plantar, reconstruir, limpar, esverdear, entre tantas outras atividades) através do programa The Path of Service.
   

Já em 1997, lembrando que a vida outdoor é o coração da marca, a TIMBERLAND criou um dia para seus colaboradores se reunirem para fazer uma ação concreta de preservação e conscientização ambiental, como plantar árvores e recuperar uma área verde degradada. Desde então, anualmente promove o Earth Day, que acontece sempre próximo ao Dia da Terra, celebrado no dia 22 de abril. E esta preocupação com a natureza é ampliada para sua linha de produtos. A marca oferece uma extensa linha de produtos feitos com materiais reciclados e ecologicamente corretos para não agredir o meio ambiente: O pilar Earthkeepers (Guardiões da Terra) - é um movimento criado pela TIMBERLAND para preservação da natureza, desenvolvendo produtos com tecnologias sustentáveis, e incentivando milhares de pessoas com iniciativas que fazem a diferença ao planeta, como reciclagem e plantio de árvores. O contato com a natureza está em seu DNA por isso, a TIMBERLAND está sempre engajada em proteger o meio-ambiente. A marca também participou de campanhas de grande alcance para tentar reverter crises ambientais e humanitárias, como o Furacão Katrina, em 2005; o Terremoto no Haiti, em 2010; e a crise dos refugiados de Darfur, no Sudão. Ao mesmo tempo, intensificou os esforços para combater o aquecimento global adotando energia limpa em suas fábricas e lojas e tendo um controle cada vez mais rígido de fornecedores. Isto levou à criação do Green Index, um índice de contagem de pegada de carbono que está presente em todos os produtos da marca TIMBERLAND.
  

Como a TIMBERLAND sempre trabalhou com uma tendência ecológica desde o seu lançamento, em 2019 a marca resolveu implantar o conceito de “eco-heróis” - pessoas que se comprometem a criar um planeta mais sustentável em comunidades ao redor do mundo - através da campanha “Nature Needs Heroes”, considerada a sua maior ação global até hoje. O objetivo da campanha era revelar junto das comunidades dicas para um estilo de vida mais sustentável, pois todas as ações individuais a favor do movimento mais verde podem fazer a diferença e ter um impacto no ambiente global.
  

E a marca não para de tomar atitudes e lançar programas que visem proteger o meio-ambiente. Por exemplo, em 2019, quando a TIMBERLAND lançou o Plant the Change™, um projeto de coworking com sete parceiros em todo o mundo, que irá ajudar a marca a atingir a meta de plantar 50 milhões de árvores em 5 anos e limpar o ar, além de apoiar as comunidades e criar novas oportunidades econômicas. Mas havia mais: a marca também visa uma produção de calçados 100% livre de PVC, bem como o uso 100% de algodão sustentável, reciclado ou de comércio justo. Já em 2022, a marca lançou o programa Timberloop, que convida seus consumidores a devolver produtos TIMBERLAND usados para que possam ser reformados ou desmontados e depois reciclados, exigindo para isso parceria com especialistas em seus mercados globais - incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia - que poderiam desmontar sapatos e roupas e transformá-los em novos produtos. Para apoiar o programa foi lançado nos Estados Unidos um site que oferece aos consumidores a chance de comprar produtos reciclados e recondicionados (os preços de revenda dos produtos recondicionados variam de 40% a 60% menos do que os novos).
  

A identidade visual 
A identidade visual da TIMBERLAND é composta pelo nome e o tradicional símbolo de reconhecimento da marca, uma árvore com galhos extensos e emaranhados, dentro de um semicírculo. Esse símbolo é bastante natural para a marca, afinal a definição de “Timberland” no dicionário é “terra coberta de árvores”. Ou seja, a metáfora artística veiculada no logotipo está intimamente ligada ao significado literal da palavra “Timberland”. O logotipo pode ser aplicado na tradicional cor laranja ou preta.
   

Os slogans 
All For Nature, Nature For All. (2022) 
Nature needs heroes. (2019) 
Born in the woods. Raised in the city. (2018) 
Always Do. Never Done. (2018, Timberland PRO) 
Not Uncomfortable. (2017, Timberland PRO) 
Best Then. Better Now. (2013) 
Take it all on. (2008) 
Adventure anywhere. (2005) 
Make it better. (2004) 
Seek Out. (2003) 
Don’t Wear It. Use It. (2003) 
Look your best. Be your warmest. 
Boots, Brand, Belief. 
Made to work. (Timberland PRO) 
A vida tá aqui fora. (2014, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1952 (empresa) e 1973 (marca) 
● Fundador: Nathan Swartz 
● Sede mundial: Stratham, New Hampshire, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Timberland LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da V.F. Corporation) 
● CEO: Steven Rendle (V.F. Corporation) 
● Presidente: Susie Mulder 
● Faturamento: US$ 1.7 bilhões (2021) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 705 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Moda casual 
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Wolverine, Dr. Martens, Red Wing Shoes, CAT, L.L. Bean, Oak Street, Clarks, Patagonia e Levi’s 
● Ícones: As tradicionais botas amarelas 
● Slogan: All For Nature, Nature For All. 

A marca no mundo 
A TIMBERLAND, líder mundial no segmento de calçados outdoor com mais de 30% de participação, emprega 5.000 funcionários, fatura estimados US$ 1.7 bilhões anualmente e comercializa seus produtos através de mais de 205 lojas próprias localizadas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, e outras 500 franqueadas, além de outros pontos-de-venda como lojas de departamento, lojas especializadas em calçados e revendedores independentes, com presença em 120 países ao redor do mundo. Aproximadamente 75% das vendas da marca são geradas pelos calçados, enquanto o restante é preenchido por acessórios, vestuário e royalties (licenciamento). A cada minuto é vendido um par das tradicionais botas amarelas no mundo. 

Você sabia? 
Desde 2011 a política da marca assegura que o couro só pode ser obtido a partir de curtumes que tenham uma certificação de prata ou ouro por parte do Leather Working Group (atribuída a curtumes que consigam demonstrar o cumprimento de boas práticas e elevados níveis de conformidade ambiental ao longo da cadeia de produção, incluindo a eliminação de resíduos químicos e orgânicos, emissões atmosféricas e consumo de energia). 
Em 1992, a marca lançou a campanha “Give Racism the Boot” (algo como “Dê uma bota no racismo”), de apoio à diversidade e repúdio a opressão em todo o mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/7/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

4 comentários:

Anônimo disse...

Qual seria o concorrente direto e indireto dos calçados e vestuários das lojas ou melhor da marca Timberland? Pois diante dos shoppings temos varios concorrentes de lojas mas gostaria de saber da marca em si qual o real e verdadeiro e maior concorrente? Se é que tem>.........

Daiane disse...

Alguém poderia me informar se a Timberland tem uma historia para o logotipo, e se tem algum single? Obrigada
daim._@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber o que significa do número de estrelas na sola da bota timberland, algumas têm 9 estrelas outros possuem um número menor

Unknown disse...

Gostaria de saber o que significa do número de estrelas na sola da bota timberland, algumas têm 9 estrelas outros possuem um número menor