Seus restaurantes são opção para uma refeição saborosa, nutritiva e saudável. Sanduíches recheados com tenras e finas fatias de rosbife, frango e saladas preparadas com ingredientes cuidadosamente selecionados fazem parte do cardápio. Um lugar com ambiente moderno para pessoas que procuram tranquilidade na hora de comer. Este é o conceito da rede de alimentação rápida ARBY’S, uma das mais admiradas do mercado americano.
A história
Tudo começou na década de 1950 quando Forrest Raffel com a ajuda de seu irmão mais novo, Leroy, fundou a Raffel Brothers Inc., uma empresa de consultoria para restaurantes, que em pouco tempo tornou-se a maior dos Estados Unidos. A nova empresa desenvolvia projetos de cozinhas para restaurantes e outras facilidades ligadas à indústria da alimentação. Não demorou muito para os irmãos perceberam o enorme potencial de crescimento e popularidade do segmento de alimentação rápida e resolveram criar um restaurante que vendesse muito mais que um trio de sucesso como hambúrguer, hot-dog e batata-frita. Em uma excursão para a cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, eles conheceram um pequeno restaurante de sanduíches que vendia Roast Beef (conhecido no Brasil como rosbife ou carne assada).
A ideia de concepção de um novo negócio começava a germinar. De início, os irmãos queriam chamar o novo restaurante de Big Text, porém o nome já era utilizado por um empresário da cidade de Akron. Então, surgiu a ideia de batizar o novo empreendimento de ARBY’S, pronúncia semelhante às iniciais RB de Raffel Brothers. Porém, muitos consumidores costumam achar que RB deve-se a Roast Beef, o que não é uma verdade. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado exatamente no dia 23 de julho de 1964 na pacata Boardman, um subúrbio de Youngstown, no estado de Ohio, servindo apenas sanduíches de rosbife por apenas 69 centavos de dólar, além de batatas-frita, chás gelados e refrigerantes. Nesta época o conceito de “Velho Oeste” era popular entre os americanos. Por isso, os deliciosos e macios sanduíches de carne eram servidos em um restaurante coberto em forma de carroça. E os irmãos Raffel completaram o visual com um enorme letreiro de chapéu de caubói, visível a quilômetros de distância.
A primeira franquia da rede, vendida a Sam Feldman, foi inaugurada no ano seguinte na cidade de Akron, também no estado do Ohio. A forte expansão em território americano começou em 1968 quando a ARBY’s inaugurou unidades fora do estado de Ohio, nas cidades de Pittsburgh e Detroit. Os anos de 1970 foram marcados pelo crescimento da rede, que inaugurava aproximadamente 50 restaurantes por ano, além do lançamento de grandes ícones em seu cardápio, como por exemplo, os exclusivos molhos de BBQ e de raiz forte; a batata “Curly Fries”, que possui um corte espiral (semelhante a uma mola) e receita original; e o famoso Jamocha Shake, que originalmente levava café, leite, sorvete e calda de chocolate. A década de 1980 começou com a inauguração do milésimo restaurante da rede no estado de Illinois. Pouco depois, em 1981, a rede inaugurou sua primeira unidade internacional no Japão.
O pioneirismo da rede no segmento de alimentação rápida é bastante reconhecido: ainda em 1981 foi pioneira em oferecer informações nutricionais de seus lanches aos consumidores; em 1985 adicionou batatas assadas ao seu cardápio; em 1989 foi a primeira a lançar uma linha telefônica com ligações gratuitas para que seus consumidores pudessem tirar dúvidas; em 1991 se tornou a primeira rede de alimentação rápida a lançar um cardápio completo com comidas light, no qual 3 sanduíches e 4 saladas tinham menos de 300 calorias e 94% Fat Free (praticamente sem gordura); pioneira entre as redes de alimentação rápida a proibir fumantes em todos os seus restaurantes em 1994; e inovadora, em 2006, ao começar a eliminar a gordura trans do óleo em que suas batatas são fritas.
O sucesso da marca pode ser comprovado com a inauguração de sua loja de número 3.000 em Tipp City, estado de Ohio, no ano de 1996. Nos anos seguintes a rede cresceu rapidamente, ampliou as opções de seu cardápio, incluindo ainda mais itens frescos e saudáveis, além de sanduíches especiais servidos em baguetes (2003) e, em 2005, foi adquirida pela empresa Triarc Companies. Pouco depois, em setembro de 2008, a Triarc, empresa dona dos restaurantes ARBY’S e cujo conselho de administração era liderado pelo investidor Nelson Peltz anunciou uma fusão com a Wendy’s, então terceira maior rede de alimentação rápida de hambúrguer dos Estados Unidos. O acordo foi avaliado em US$ 2.3 bilhões e formou o Wendy’s/Arby’s Group. Nos últimos anos, a ARBY’S sofreu enorme pressão por rentabilidade, muito porque seus sanduíches custavam a partir de US$ 5, acima do que cobrava a maioria das outras redes. Isto fez com que a rede ARBY’S fosse vendida em 2011 para a firma de investimentos Roark Capital Group.
A ARBY’S sempre esteve atenta aos desejos e hábitos alimentares dos mercados onde está presente. E para atender ao maior público possível, em 2015, a rede apresentou um ingrediente inovador: o Brown Sugar Bacon, um bacon caramelizado. E para apresentá-lo ao público, em uma provocação ousada, criou uma linha direta telefônica direcionada aos consumidores vegetarianos para ajudá-los a resistir a essa deliciosa e crocante tentação. Nos últimos anos, mesmo que de forma tímida, a ARBY’S iniciou a abertura de restaurantes em países como Kuwait (2017) e Egito (onde em outubro de 2018 inaugurou três unidades na capital Cairo).
A principal filosofia da marca ARBY’S é Inspiring Smiles Through Delicious Experiences®. A marca cumpre à risca essa filosofia comemorando a arte do Meatcraft® com uma variedade de proteínas (o cardápio já foi incrementado com sanduíches de peito de peru, frango, barriga de porco, peito bovino, carne de pato e até de cervo ou alce) de alta qualidade oferecidas ao lado de deliciosos e saudáveis ingredientes e produtos. Já os serviços de restaurante Fast Crafted® da ARBY’S apresentam um mistura única de rapidez, combinada com a alta qualidade e o atendimento personalizado de um restaurante casual. E para reforçar esse posicionamento, no final de 2018, a marca lançou uma campanha publicitária na televisão com o porta-voz “Arby’s Head of Sandwiches” (interpretado pelo comediante H. Jon Benjamin) promovendo a variedade de carnes e opções de seu cardápio.
Você sabia que a ARBY’S já esteve presente no Brasil? A rede americana inaugurou sua primeira loja em território brasileiro no ano de 1993 e chegou a ter mais de 25 unidades espalhadas pelo país. Porém, a operação brasileira foi encerrada em 1999 pela falta do sucesso esperado nas vendas de seus sanduíches de rosbifes com cheddar servidos no pão de cebola. Além disso, outros dois motivos foram determinantes para a saída da rede do país: a desvalorização do real e a concorrência com o McDonald’s, que conseguiu manter os preços de seus sanduíches mesmo diante da perda de valor da moeda brasileira.
A linha do tempo
1977
● Lançamento do ARBY-Q, sanduíche de carne assada marinada no molho barbecue.
1978
● Lançamento do BEEF’N CHEDDAR SANDWICH (o tradicional sanduíche de rosbife com molho de queijo Cheddar quente, cebola vermelha picante e cebola tostada), um dos mais populares itens de seu cardápio.
● A rede foi pioneira em disponibilizar informações nutricionais dos itens que compõem seu cardápio aos consumidores.
1981
● Introdução de frango como ingrediente de seus sanduíches.
1986
● Criação da ARBY’S FOUNDATION, uma instituição filantrópica que apóia projetos nas comunidades onde os restaurantes da rede estão instalados.
2001
● Introdução da linha MARKET FRESH, composta por sanduíches (no estilo delicatessen) com pães especiais e ingredientes naturais e frescos.
2004
● Introdução de saladas frescas e wraps em seu cardápio.
● Lançamento do Prime-Cut™, filé de peito de frango, cortado à mão, temperado, empanado e frito na loja até ficar perfeitamente crocante.
2005
● Lançamento de novos sanduíches de carne enlatada e peru Reuben.
2006
● Lançamento da ARBY’S CHICKEN NATURALS, uma linha composta por sanduíches feitos de frangos criados naturalmente, sem adição de água, sal ou fosfato.
2007
● Lançamento de uma nova linha de sanduíches tostados.
● Anúncio da eliminação de alimentos com gorduras trans de seu cardápio.
2009
● Lançamento da linha de sanduíches ARBY’S ROAST BURGER, todos preparados como o tradicional rosbife da rede.
2011
● Lançamento da primeira linha de sanduíches que utilizam a carne Angus em seus rosbifes.
2012
● Lançamento de uma linha de sanduíches tostados com peito de peru.
2013
● Lançamento do SMOKEHOUSE BRISKET, um delicioso sanduíche de rosbife de peito bovino defumado. O peito é fumado por pelo menos 13 horas em fumaça de nogueira.
2016
● Lançamento de um sanduíche feito com carne de barriga de porco, adicionando assim mais uma opção de proteína ao seu cardápio.
2017
● Lançamento do CHICKEN PEPPERONI PARM, sanduíche de frango à parmegiana com fatias de pepperoni.
● Lançamento de um sanduíche de peito de pato coberto com molho de cereja e cebola crocante.
Campanhas que fizeram história
A ARBY’S passou vários anos construindo uma imagem de “fast food para adultos”. Mas para ajudar a resgatar o reconhecimento de marca que havia entrado em forte declínio, a ARBY’S recorreu para um utensílio de cozinha popular e onipresente na preparação de seu famoso rosbife (ou carne assada): a luva térmica. E com esse novo posicionamento, no dia 2 de março de 2003 lançou uma enorme campanha publicitária para apresentar seu novo porta-voz (em inglês spokesman). Era o Oven Mitt, uma simpática e animada luva térmica para pegar coisas quentes, dublada pelo ator Tom Arnold. Em um dos comerciais, Oven Mitt estava administrando a cozinha de um restaurante ARBY’S e dava uma palestra aos funcionários de como “cuidar bem da luva de forno”. Em outro, apresentava o sanduíche italiano de carne e queijo provolone e começava a cantar uma versão da música “Volare”. Tudo acompanhado da tagline “What Are You Eating Today?” (em português, “O que você está comendo hoje?”). O personagem se transformou em uma verdadeira febre entre a garotada americana.
A evolução visual
O primeiro logotipo da marca continha um chapéu de caubói com a inscrição “Arby’s Roast Beef Sandwich Is Delicious”. Esse logotipo ficou extremamente famoso por seus enormes letreiros com luzes de neon, localizados em frente aos restaurantes da rede, que podiam ser identificados de longe.
A primeira modificação ocorreu em 1975 quando o tradicional chapéu foi substituído por um modelo mais contemporâneo e estilizado. Além disso, foi adotada a cor vermelha. Em 2011 a identidade visual da ARBY’S ganhou um efeito 3D. Já em 2012 a rede apresentou um novo logotipo que possuía uma tipografia de letra totalmente diferente, mas manteve o efeito 3D. Esse logotipo não durou muito, porque em 2013, a marca alterou novamente sua identidade, que ganhou uma nova tipografia de letra e um visual que remetia ao de 1975. Além disso, o novo logotipo teve sua forma ligeiramente achatada.
Nas fachadas de seus restaurantes o logotipo pode, em muitos casos, ser aplicado como mostra a imagem abaixo.
Os slogans
We have the meats...for sandwiches. (2018)
We Have The Meats. (2013)
Slicing Up Freshness. (2012)
It’s Good Mood Food. (2011)
I’m thinkin’ Arby’s. (2005)
Not just made fresh, sliced fresh. (2004)
What Are You Eating Today? (2003)
Satisfy your grown-up tastes. (2001)
Now That Your Tastes Have Grown Up! (2000)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 23 de julho de 1964
● Fundador: Leroy e Forrest Raffel
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Arby’s Restaurant Group Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Inspire Brands Inc.)
● CEO: Paul Brown
● Presidente: Jim Taylor
● Faturamento: US$ 3.9 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 3.472
● Presença global: 8 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 80.000
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Sanduíches de rosbife, batatas-frita e saladas
● Concorrentes diretos: Subway, Quizno’s, Blimpie, Charley’s, Firehouse Subs, Togo’s, KFC, McDonald’s, Wendy’s e Burger King
● Ícones: O chapéu de caubói de seu logotipo
● Slogan: We Have The Meats.
● Website: www.arbys.com
A marca no mundo
Atualmente a ARBY’S, segunda maior rede de restaurantes de alimentação rápida não baseada em hambúrgueres do mundo, possui mais de 3.400 lojas nos Estados Unidos e em outros sete países como Canadá, Turquia, Egito, Kuwait, Coréia do Sul e Qatar. Com mais de 80 mil colaboradores, a ARBY’S tem receitas anuais em torno de US$ 3.9 bilhões. Nos Estados Unidos a rede possui restaurantes em 48 estados, com forte presença em Ohio (onde estão localizadas 280 unidades), Geórgia, Flórida, Texas, Pensilvânia, Michigan, Indiana e Illinois. A ARBY’S pertence a Inspire Brands, empresa proprietária de outras redes de alimentação rápida como Buffalo Wild Wings e Sonic.
Você sabia?
● O item mais popular do cardápio da rede é o sanduíche Classic Roast Beef, seguido pelo Beef ‘N Cheddar.
● Hoje em dia um dos filhos do fundador, Jim Raffel, é proprietário e opera três franquias da rede no pequeno estado do Maine.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 4/2/2020
33 comentários:
O MELHOR FAST FOOD QUE JÁ EXISTIU NO BRASIL!!!
SEM DÚVIDAS NEHUMA! PARA AQUELES QUE PUDEREM EXPERIMENTAR O INIGULÁVEL SABOE DOS SEUS ROS BEEFS! NÃO SE ACANHE! VÁ ATÉ UMA DE SUAS LOJAS NO EXTERIOR E SABOREI! VAMOS FICAR NA TORCIDA PARA QUE UM DIA VOLTE AO BRASIL!
ja eh hora do arby's e do kfc voltarem ao brasil, tenho certeza q na situação atual ambos se dariam bem.
COM CERTEZA, O MELHOR FAST FOOD QUE EXISTIU NO BRASIL! PODERIA VOLTAR A TER LOJAS NO BRASIL. ARBY'S OUÇAM NOSSAS SÚPLICAS!!!
Como tenho saudade daquele maravilhoso lanche degustado no Shopping Eldorado. Volta Arby's!
O melhor sanduíche que já houve! Sem dúvida! Eu mesmo já escrevi para o Contato no site deles várias vezes, explicando que a situação no Brasil está muito melhor agora do que quando eles foram embora deixando tantos fãs órfãos. Escreva para lá você também! Tenho fé que ainda voltaremos a saborear o verdadeiro rosbife macio no pão que só eles têm!!!
Escreva!
Poderia ser feito igual ao Kit Kat...
Sim é diferente.. Kit kat é um chocolate deve ser bem mais fácil.. e tal..
Se for com a mesma forca creio que vai existir interesse sim. Até porque a marca esta com uma outra empresa que quer aumentar ainda mais a rede arbys..
EU E MEU MARIDO SOMOS ORFÃOS DA ARBY'S, E ESPERAMOS O RETORNO, PARA QUE NOSSOS FILHOS SE DELECIE COM LANCHES TÃO GOSTOSOS COMO ERA O DA ARBY'S.
Com certeza o melhor sanduiche que ja comi no Brasil.o Ckicken Club, a Batata Curly, o Milk Shake de Capuccino, a Chicken Salad. Tudo MARAVILHOSO. Como gostaria que voltasse ao Brasil.Que vontade!!!
Fiquei olhando as fotos, que saudades daqueles sanduíches, saladas e a batata curly. Eu tenho muito orgulho de ter começado a minha carreira profissional nesta empresa. Eu ficaria muito feliz se voltasse, quem sabe volta, hoje nosso país está muito bem visto lá fora e o poder aquisitivo e a exigência das pessoas mudaram. Vamos postar nas redes sociais. Volta Arbys!
Saudades da loja do Eldorado... toda vez que passava por SP, dava uma escapadinha para comer o de Cheddar...
Quando vou aos EUA, uma passada no Arby's é obrigatória. É junk food, ok, mas é muuuuito bom!
Saudades! As coisas boas se foram! Será que não existe nenhum interessado em reabrir a franquia do Arby's no Brasil? Os sandwiches são maravilhosos e muito superiores aos disponíveis no mercado brasileiro atualmente! O consumidor brasileiro está evoluindo e quer coisas boas! Volta Arby's (mas volta em loja de rua, de fácil acesso, com estacionamento, pois a loja da Av Paulista era um pouco inconveniente nesse sentido).
Toda semana eu passava no Arby´s da paulista.Os melhores lanches, um os pães deliciosos.Alguém tem que traze-los de volta. Assim como KFC, foram engolidos pelo MaCDonald´s. Como já foi falado, hoje não tenho dúvidas que fariam sucesso.
Trabalhei nesta empresa... foram os anos mais felizes que tive em minha adolescência...fora que era tudo uma delicia...
O melhor fast food do Brasil!!! Até hoje nunca mais comi algo igual e tudo era uma maravilha. Volta Arby´s para o Brasil.
Hoje mesmo estava falando com minha filha sobre o quao era bom os lanches do arbys.Alem de que la foi o meu primeiro emprego eu nunca vou me esquecer volta vai
A melhor fast food que já conheci.
Quando a ARBY’S vai voltar, ou melhor nunca deveria ter saido!!!
#VOLTAARBY’S
Kfc já voltou. Pelo menos no shopping de GUARULHOS tem
Concordo...
Os lanches de frango... Maravilhosos
Muita sdds dos seus lanches !
Volta para o Brasil !
Foi uma das melhores redes de fast food que conheci.seus sanduiches ze roos biffe uma delicia.volta Arbys ao Brasil.
Melhor fast food que já conhecemos. Era nosso passeio preferido quando namoravamos. Creio que também somos órfãos kkkkkk. Volta Arby's
Melhor fast food que já conhecemos. Era nosso passeio preferido quando namoravamos. Creio que também somos órfãos kkkkkk. Volta Arby's
🆙.
Trabalhei nela aqui no Brasil 🇧🇷 amei
Eu tbm trabalhei. Amei
O melhor sanduíche que já comí. Simplesmente excelente. Faz falta..
Lanches deliciosos e a batata curly maravilhosa!!! Batia cartão na loja da Faria Lima com Cidade Jardim...
Trabalhei na Arbys desde a segunda unidade (shopping Eldorado) até o fechamento da rede. Foram 6 anos, que guardo com muito carinho na memória!
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!!!
Adoro o Arby's mas de 1999 para cá o Brasil só desandou,marcas famosas como Starbucks, subway estão naufragando no país. O Brasil com alta carga tributária e instabilidade juridica não é o melhor dos mundos para quem quer empreender!
Kit kat é um produto, vendido até em boteco,diferente de uma prestação de serviços limitada a um espaço e a boa vontade dos nossos governantes......
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