11.6.06

FILA®


Das quadras de tênis, passando pelos elitistas campos de golfe ou pelas democráticas ruas calçando pés de resistentes atletas africanos em provas de maratona e até mesmo desfilando em badaladas passarelas de moda, a italiana FILA® é muito mais que apenas uma marca esportiva. FILA® é original, autêntica, disruptiva, um símbolo de status urbano em cidades como Nova York, Tóquio, Paris, Moscou e Milão. 

A história 
A história da FILA® data do ano de 1911 quando a empresa foi fundada pelos irmãos Giansevero e Ettore Fila na pequena cidade de Biella, próxima a Milão e nas sombras dos belos e exuberantes Alpes Italianos. Inicialmente a empresa começou confeccionando roupas íntimas de tecidos usando materiais naturais para as pessoas da região. Nos anos seguintes a empresa ficou conhecida em toda a Itália pela alta qualidade de suas roupas. Mas foi sob o comando de Enrico Frachey que a empresa ingressou na área esportiva, somente em 1972, após adquirir experiência no mercado têxtil durante décadas. Para isso, ele contratou o inovador designer Pier Luigi Rolando e o engenheiro Alessandro Galliano. A dupla começou a desenvolver seu trabalho com o entendimento de que o esporte deveria ser traduzido através da vida em movimento, e que as roupas deviam complementar, e não predominar, o atleta. O resultado desse trabalho foi um tecido projetado para espelhar os movimentos dos próprios atletas, aderindo perfeitamente ao corpo como uma segunda pele, proporcionando uma sensação de total liberdade.
   

Com isso, em 1973, a empresa lançou sua primeira linha de roupas esportivas para a prática do tênis, esporte em que a FILA® estaria intimamente ligada nas décadas seguintes. Essa primeira linha era chamada de “White Line” e ao contrário do que o nome pode sugerir, as roupas tinham cores vibrantes, uma novidade para o conservador e clássico mundo do tênis na época. O tenista sueco Björn Borg foi o primeiro a vestir uma roupa esportiva da FILA®, ostentando apenas a primeira letra da marca (o famoso logotipo chamado F-BOX), que anos depois, ficaria tão conhecido quanto as Três Listras da Adidas (conheça essa história aqui), o Swoosh da Nike (saiba mais aqui) ou o Leaping Cat da Puma (conheça essa outra história aqui).
   

A coleção “White Line” fez o lifestyle do esporte ultrapassar as linhas das quadras de tênis e virar moda nos quatro cantos do mundo, especialmente com as listras da lendária camisa polo usada por Borg. O sucesso feito pela inovadora linha de roupas, mais a imagem associada à Björn Borg, além de outro tenista, o argentino Guillermo Vilas, levaram a marca a ganhar reconhecimento no mundo todo. Em 1976 a marca lançou a famosa “Sail Cloth Jacket”, uma jaqueta única, feita a partir do mesmo material que as velas de barco e quatro bolsos com uma prega lateral projetados para permitir maior liberdade de movimento, além de enchimentos nos ombros e cotovelos, para ser utilizada em iatismo, alpinismo e esqui na neve. E foi justamente neste mesmo ano que a marca italiana começou a ganhar notoriedade no mundo dos esporte na neve.
   

No início da próxima década, em 1982, a marca italiana iniciou o patrocínio do torneio de tênis US Open, da qual seria fornecedora oficial pelos próximos 22 anos. Além disso, a marca italiana introduziu no mercado sua primeira coleção fashion. Somente em 1983 a FILA® lançou no mercado sua primeira linha de tênis e a primeira sandália da marca. E, em 1984 fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Los Angeles vestindo e equipando alguns atletas, fato que aumentou exponencialmente seu reconhecimento mundial. Em 1988 voltou a atrair a atenção mundial ao assinar patrocínio com o tenista alemão Boris Becker, que se tornou sua principal estrela nos anos seguintes e conquistou importantes torneios vestindo equipamentos da marca italiana. A FILA® desembarcou no Brasil nesta década através do patrocínio de grandes atletas como os tenistas Fernando Meligeni e Fernanda Alvesa, além do envolvimento com um grupo de corredores quenianos, conhecidos por colecionar vitórias em importantes provas de resistência no atletismo mundial. Foi também nesta década que a marca italiana ingressou no competitivo mercado americano.
   

Durante toda a década de 1990, a marca italiana reforçou sua imagem patrocinando atletas como o esquiador italiano Alberto Tomba, a tenista Monica Seles e o queniano Paul Tergat, além de eventos esportivos importantes. Em 1993, o recordista mundial dos 10 mil metros, Moses Tanui, correu a maratona de Nova York, vestindo roupas e tênis FILA®. O mercado americano mostrou interesse nos calçados da marca italiana, que obteve uma forte explosão nas vendas entre 1992 a 1996, especialmente em virtude dos tênis para a prática de basquete. Durante esse período a marca italiana ganhou enorme reconhecimento com o tênis The Cage - introduzido em 1993 e nomeado assim em homenagem à “gaiola” de espuma ao redor do tornozelo - para a prática de basquete e uma linha crida especialmente pelo jogador de basquete Grant Hill. Além disso, em 1996, a marca italiana lançaria outro de seus ícones: o tênis Disruptor, que com essência genuinamente chunky e retrô, ganharia novas atualizações e releituras com o passar dos anos, imortalizando seu design autêntico e robusto como referência em estilo pelos sneakerheads.
   

Ainda em 1996, a FILA® ingressou no universo do futebol assinando contrato com o italiano Franco Baresi, então jogador do Milan e considerado um dos melhores defensores da história. E no ano seguinte começou a vestir equipes de futebol com seus uniformes, ganhando ainda mais holofotes. Ainda em 1997 reforçou sua linha de acessórios com o lançamento de sua primeira coleção de relógios. A linha de roupas e tênis para corridas ganhou ênfase no ano de 1999, com o lançamento de diversos modelos. E foi nesse ano que o velejador Giovanni Soldini a bordo de seu barco patrocinado pela marca italiana, venceu a prova “Atlantic Alone” tornando-se o novo recordista mundial do torneio. Além disso, ele também chamou a atenção dos fashionistas, por conta de uma jaqueta amarela da FILA®. Afinal, não era uma jaqueta qualquer. O modelo prático e esportivo era feito de tecido resistente à água e ao vento com vários bolsos e zíperes. Um resumo perfeito da mensagem da FILA®: a combinação do esporte com a funcionalidade da moda.
    

No início do novo milênio a FILA® resolveu focar seus produtos nas linhas de corrida, casual, outdoor (para prática de esportes de aventura), tênis, golfe e basquete. Além disso, a marca lançou duas novas linhas: FILA® KIDS, roupas, calçados e acessórios para o público infantil; e FILA® GOLF, produtos para a prática do golfe. Em 2001, a marca italiana resolveu ingressar no segmento de varejo e inaugurou em Milão sua primeira loja própria, batizada FILA® SPORT LIFE. Posteriormente outras unidades seriam inauguradas em cidades cosmopolitas como Nova York, Roma, Londres e Tóquio. Em 2002 a FILA® se tornou patrocinadora da Ferrari (conheça essa outra história aqui) fornecendo roupas, calçados e acessórios para a escuderia, fincando assim presença no automobilismo. Pouco depois, em 2003, a marca foi comprada pela americana Sport Brands Internacional, exceto a unidade da Coréia do Sul que atuava sob licença. Porém, em 2007, a subsidiária coreana, fundada em 1991, adquiriu por US$ 400 milhões o comando mundial da empresa.
   

A partir de 2008, a FILA® passou a ser a marca esportiva oficial do campeonato de tênis de Wimbledon, um dos mais tradicionais do mundo. Durante os cinco anos de contrato, a marca forneceu uma gama de calçados das linhas de performance e casual para os participantes do torneio. O acordo fazia parte da estratégia global de investimentos em campeonatos de tênis e jogadores de elite, como Svetlana Kuznetsova, Agnes Szavay, Dmitry Tursunov, Janko Tipsarevic, Andreas Seppi e Marin Cilic. A parceria marcou ainda o lançamento da nova geração de tênis para a prática do esporte, o Fila® Alfa Wimbledon. Cada detalhe do calçado foi especialmente desenhado para proporcionar mais conforto e desempenho ao atleta.
   

Nos anos seguintes a FILA® resolveu reviver o glamour dos anos de 1970 e lançou uma nova coleção baseada em roupas, calçados e acessórios da época. A marca decidiu reavivar os clássicos depois que colocou alguns itens em exposição nas suas lojas, recebendo uma resposta fantástica dos consumidores. Em 2010 a marca inaugurou, em sua cidade natal - Biella - o museu FONDAZIONE FILA®, que conta a gloriosa história da marca italiana através de seus produtos inovadores e as conquistas em várias categorias do esporte, como tênis, esqui na neve, golfe e atletismo.
   

Em 2011, ano em que a FILA® completou o seu centenário, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a ser contemplado com a loja-conceito da marca. A FILA® STORE, localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, contava com um espaço para coleções exclusivas e importadas, além de apresentar como diferencial um ambiente harmonioso e sofisticado. A loja foi inspirada na história da grife italiana e contava com dois ambientes, um voltado para a linha esporte - performance, e o outro voltado para a coleção style - casual. Cada vez mais integrada ao mundo da moda, em 2018 a FILA® resolveu se unir á outro símbolo italiano, a Fendi (conheça essa história aqui), para lançar uma luxuosa coleção-cápsula. E, em 2019, a marca italiana realizou seu primeiro desfile de moda na Milan Fashion Week, carimbando de vez sua relação com o mundo fashion.
  

Com uma estratégia de cada vez mais se associar ao universo da moda e de ícones pop, em outubro de 2019, a FILA® anunciou o grupo sul-coreano de K-pop BTS como embaixador global da marca. E isto resultou - no ano seguinte - em uma coleção cápsula com peças inspiradas no universo Army - como são chamados os fã-clubes da boyband. O ano de 2019 ainda foi marcado pelo lançamento de uma linha premium intitulada FILA® FJORD, criada pela dinamarquesa Astrid Andersen, e composta por roupas prontas para vestir, agasalhos, sapatos, acessórios e bolsas, inspirados na herança escandinava da designer, referenciando a relação entre a arquitetura nórdica e o ambiente natural ao redor. Para celebrar seu aniversário de 110 anos, em 2021, a FILA® realizou collabs em diversas categorias, como por exemplo, com a badalada marca de perfumes Acqua di Parma (conheça essa outra história aqui).
  

Da performance às ruas, a FILA® possui uma linha contemporânea que representa o movimento do streetwear e o lifestyle de várias categorias esportivas com muita versatilidade e elegância. A FILA® também desenvolve collabs icônicas e coleciona passagens por renomadas semanas de moda, como Milão, Paris e Londres. Já as coleções e os clássicos sneakers fazem história e vestem estrelas da música, artistas e influenciadores de moda ao redor do mundo e traduzem o espírito da marca com atitude, ousadia, história e a clássica sofisticação do design italiano. Afinal, FILA® é esporte, moda e lifestyle.
  

O ícone 
Clássica e elegante, a Jaqueta Settanta resume perfeitamente o estilo icônico desenvolvido pela FILA®. Usada por Björn Borg, um dos maiores tenistas de todos os tempos, essa jaqueta se tornou ícone de moda, entrando para a história com o jogador, dentro e fora das quadras. A peça de recortes diferenciados é ideal para compor um sportswear com estilo e atitude. Uma peça-chave que uniu os mundos do tênis e da moda desde sua estreia no mercado em 1976. A Settanta é mais do que uma peça de roupa: é um símbolo do legado duradouro da FILA® no esporte e no lifestyle.
  

Mude o jogo 
A ideia de mudar o jogo - “Change The Game”, em inglês - está presente na trajetória da FILA® desde 1997 com o lançamento de uma enorme campanha publicitária. Muito mais que um slogan, o objetivo desse mantra da marca italiana é relembrar seu compromisso, que vai além do esporte, reconhecendo e valorizando pessoas que foram capazes de quebrar padrões e superar barreiras. Nomes como o do alpinista Reinhold Messner - o primeiro a escalar o Everest sem cilindros de oxigênio -, o tenista Björn Borg - que ousou com uniformes coloridos nas quadras de tênis -, e o corredor German Silva - que venceu a maratona de Nova York mesmo errando o percurso da prova - estão presentes nessa trajetória por acreditarem na FILA® e contarem com ela em seus desafios, que vão além dos pódios e ultrapassam limites.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca italiana passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Perdeu o contorno e ganhou um tom de azul mais escuro.
  

O logotipo da marca italiana também pode ser aplicado sob um fundo azul-escuro - quando o nome adquire a cor branca - ou na cor preta.
   

Além disso, a marca utiliza o logotipo FILA® F-BOX (imagem abaixo), desenhado em 1973 por Sergio Privitera, e que se tornou um ícone no universo esportivo. Esse logo pode ser aplicado em azul-escuro ou preto.
  

Os slogans 
Play it your way. (2022) 
Winning Together. (2022) 
One World, One Fila®. (2019) 
Live the Legacy. (2015) 
Your playground. (2014) 
Power Style. (2012) 
Make the rules. (2010) 
L’arte nello sport. (2006) 
Sport. Life. (2002) 
Push yourself. (2000) 
Change the game. (1997) 
The way to be. (1985) 
The measure of perfection. (1983) 
Sportswear for champions. (1981) 
The creativity in sport. (1980)
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1911 
● Fundador: Giansevero e Ettore Fila 
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul 
● Proprietário da marca: Fila Holdings Corp. 
● Capital aberto: Sim (2010) 
● CEO: Keun-Chang Yoon 
● Presidente: Todd Klein 
● Faturamento: US$ 3.05 bilhões (2023) 
● Lucro: US$ 200 milhões (2023) 
● Valor de mercado: US$ 1.6 bilhões (novembro/2024) 
● Lojas: 650 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.800 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Calçados esportivos, roupas e acessórios 
● Ícones: O logotipo FILA® F-BOX 
● Slogan: Play it your way. 
● Website: www.fila.com.br

A marca no mundo 
Atualmente a FILA® está presente em mais de 80 países ao redor do mundo, focando suas vendas principalmente em artigos esportivos voltados para a prática de corrida, tênis, golfe, basquete, natação, automobilismo e esqui, contando ainda com uma extensa linha de produtos de aventura, além de roupas e acessórios casuais. A marca italiana, que faturou mais de US$ 3 bilhões em 2023, possui uma rede exclusiva com mais de 650 lojas próprias e franqueadas espalhadas por diversos países como Estados Unidos, Itália, Coréia do Sul, Japão e Brasil (onde tem 21 unidades). Atualmente, a produção mundial da FILA® é feita, majoritariamente, na China. 

Você sabia? 
Emma Navarro, Brandon Nakashima e Barbora Krejčíková são os principais atletas patrocinados pela marca italiana no universo do tênis. A FILA® também patrocina atletas de elite, entre os quais maratonistas, triatletas, montanhistas, velejadores, nadadores, canoístas, e grandes nomes olímpicos e paralímpicos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/11/2024 

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3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro a marca Fila. Tem Design arrojado sem perder a identidade da marca. Qualidade excepcional e ótimo preço.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUAL A SUA FONTE DE PESQUISA? ATENCIOSAMENTE GABRIELA. ESTOU A DISPOSIÇÃO AGABRIELATRILHA@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Só comprava tênis da marca adidas, puma e reebok. Nike eu pessoalmente acho uma porcaria, apesar de ser a número das marcas esportivas ( o que uma propaganda não faz!). Resolvi comprar pela primeira vez um tênis da marca Fila. Desde que comprei, adorei os tênis da marca Fila. Agora só compro Fila, Puma e Adidas.