20.6.06

GUARANÁ KUAT


Só um guaraná tão marcante para acompanhar os melhores momentos da vida. Assim é KUAT, uma marca moderna feita para jovens que querem mudar e ousar, não somente em atitudes, mas também em experimentar algo diferente e saboroso. Por isso, KUAT se destaca por sua identidade jovem e irreverente, celebrando a diversidade cultural brasileira.  

A história
Tudo começou em meados dos anos de 1990 quando a então Companhia Cervejaria Brahma relançou com uma grande campanha publicitária o Guaraná Brahma, presente no mercado desde 1927, com nova fórmula para concorrer com o Guaraná Antarctica (conheça essa outra história aqui). Ao mesmo tempo, a PepsiCo ingressou no mercado de guaranás com a marca Kas. Esses investimentos forçaram a divisão brasileira da Coca-Cola (saiba mais aqui) a estudar uma revitalização do Taí, marca de refrigerante de guaraná lançada em 1979 e praticamente esquecida no vasto portfólio da empresa. Depois de testar novos sabores e alterações na fórmula do Taí, a empresa chegou a conclusão de que um novo produto deveria ser lançado. Foi então que, após um investimento de US$ 1 milhão, no dia 17 de outubro de 1997 estreou no mercado o GUARANÁ KUAT, inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e São Paulo.
  

O objetivo de KUAT era atender a um público jovem que estava vivendo uma fase de mudanças e que, por um momento, queria escapar da pressão do dia-a-dia. Era uma nova opção, uma nova marca que respondia a uma tendência dos consumidores da época. Kuat, o nome escolhido para batizar o novo produto, é uma palavra em tupi-guarani que significa “Irmão Gêmeo da Lua”. Este nome foi escolhido pelos próprios consumidores em um concurso por associar o refrigerante à força, vitalidade e luz do Sol, explorando a conexão com a origem do guaraná na Amazônia. E o nome estava em perfeita harmonia com o conceito do novo produto: “Um refrigerante que contém guaraná da Amazônia”. Vale ressaltar que na mitologia tupi-guarani, Kuat e Iae eram irmãos gêmeos que disputavam o controle do dia e da noite, com Kuat se tornando o Deus do Sol e Iae o Deus da Lua.
   

O rótulo original do produto continha as cores do guaraná, verde e vermelho, e o preto representando graficamente a floresta Amazônica, um enfoque a origem do guaraná. O slogan “Beba outros ares” era o carro-chefe da campanha de comunicação de lançamento do novo refrigerante. Em menos de três anos de mercado, KUAT já estava presente em todo território brasileiro, sendo a segunda marca de guaraná mais vendida do país. Pouco depois, em 1999, a marca ampliou sua linha de produto com o lançamento do KUAT LIGHT, uma opção de guaraná premium no segmento de baixas calorias. O novo produto era a medida certa para quem desejava levar a vida mais light, com menos de 3 calorias por lata.
   

No ano de 2001, teve início a parceria e patrocínio com o tenista Gustavo Kuerten (o Guga), que resultou em uma grande visibilidade para a marca, com ações criativas e campanhas geniais, algumas das quais polêmicas. Como por exemplo, em 2003, quando em uma campanha publicitária com o slogan “Abra a KBÇA. Guaraná é Kuat”, criada pela agência DPZ, Gustavo Kuerten aparecia em uma quadra de tênis rebatendo latas da concorrente Guaraná Antarctica. Na época a propaganda rendeu diversas matérias na mídia entre a guerra instaurada entre as duas marcas de refrigerante de guaraná.
  

No ano de 2003, a marca ganhou uma nova extensão com o lançamento do KUAT LARANJA, uma mistura perfeita de guaraná com um toque de laranja. O filme de lançamento mostrava as dificuldades de um barman para produzir a mistura de laranja com guaraná contrapondo com a facilidade de simplesmente abrir um refrigerante com a mistura pronta. Três anos depois, em 2006, ocorreu o lançamento do KUAT ZERO, primeiro refrigerante de guaraná com o conceito zero açúcar do mercado nacional, que substituiu o KUAT LIGHT depois que uma pesquisa apontou que os consumidores jovens não se identificam com as denominações “diet” ou “light”.
  

Em fevereiro de 2009 a marca inovou no segmento de refrigerantes ao lançar no mercado o KUAT EKO, sendo a primeira bebida a combinar o sabor do guaraná com a naturalidade do chá verde. Criado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro, KUAT EKO antecipava os anseios do consumidor, que buscava uma bebida saborosa e mais leve. Além disso, o produto era zero açúcar. KUAT EKO foi desenvolvido para desempenhar o papel de uma bebida revigorante, ideal para aqueles momentos do dia-a-dia em que você precisa fazer uma pausa para se renovar. Até mesmo as tampas das garrafas foram desenvolvidas em prol da preservação do ambiente, através de uma mini-tampa com menos 4 milímetros de tamanho do que as tradicionais, que necessitava de menor quantidade de matéria-prima em sua produção - economia que representava o equivalente a 120 milhões de embalagens de 2 litros de produtos pet, nos padrões da época, em 2012.
   

Em 2010 a marca lançou uma divertida e popular campanha publicitária onde a música era um dos elementos de destaque: a trilha sonora explorava a expressão “Oh, Yeeaahh!”, da banda de electro sueca Yello. Nos anos seguintes KUAT começou a utilizar em suas campanhas publicitárias, além do carregado humor, personalidades jovens como o humorista Marcelo Adnet (com seu funk do iate, assista aqui) e o cantor Latino. A partir de 2021, KUAT tem se mostrado uma marca preocupada em celebrar os diferentes “Brasis” que existem no país através de suas festas típicas e na diversidade das culturas regionais, associando-se a elementos como a trança nagô, o cuscuz, a viola caipira e o São João.
  

A evolução visual
A identidade visual da marca passou por grandes transformações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 2008, quando a marca estreou uma nova identidade visual com um projeto audacioso que deixou o produto com um ar mais sofisticado. O grafismo de KUAT ficou mais iconográfico: a letra K se tornou mais longilínea e a imagem do fruto, vermelha, deu lugar a uma esfera da mesma cor. Pouco tempo depois, em 2011, a marca apresentou um novo logotipo que comunicava o sabor marcante, a irreverência e o bom humor. Com a mudança, a palavra KUAT ganhou um peso maior e apresentou uma inclinação ascendente, acompanhada por um ponto de exclamação, ilustrado com o fruto guaraná. Depois de passar por mais uma mudança radical em 2018, um novo logotipo foi adotado em 2021 e apresentou pequenas mudanças, especialmente no design do fruto guaraná.
  

Já as embalagens (neste caso latas) acompanharam essas mudanças e aos poucos foram adquirindo um visual mais moderno e lúdico. Em 2008 assumiu o tom dourado, se apropriando da cor que caracteriza o refrigerante, e abandonou a tradicional combinação de verde e vermelho, normalmente utilizada pela categoria. Em 2011 o dourado ficou mais claro e o novo logotipo ganhou mais espaço e visualidade. A partir de 2018 as latas passaram a apresentar um design com predominância da cor verde e, em 2021, ganharam ilustrações assinadas pela artista Bel Andrade Lima, celebrando a diversidade cultural brasileira com elementos regionais vibrantes, inspirados em ingredientes, pratos e símbolos típicos de cada região do país.
  

Os slogans 
A Gente Encontra no Meu País. (2025)  
Curta seu sabor. Viva seu lugar. (2021) 
O sabor marcante do guaraná. (2010)  
É natural se renovar. (2009, KUAT EKO) 
Experimente e renove-se. (2009, KUAT EKO) 
A gente muda. O mundo muda. (2008)  
Abra a KBÇA, Guaraná Kuat. (2005)  
Kuat. Esse sabor pega em você. (2005)  
Abra a cabeça, beba Kuat. (2003)  
O guaraná que vai ganhar você. (2002) 
Beba outros ares. (1997)
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Lançamento: 17 de outubro de 1997  
● Criador: Divisão brasileira da Coca-Cola  
● Sede nacional: São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company  
● Capital aberto: Não  
● Presidente: Luciana Batista (Brasil)  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)  
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes a base de guaraná  
● Concorrentes diretos: Guaraná Antarctica, Dolly, Guaraná Cruzeiro, Convenção, Maracanã, Guaraná Jesus, Fruki, Fys, Baré e Itubaína  
● Ícones: Sua comunicação ousada  
● Slogan: A Gente Encontra no Meu País.  
● Website: www.kuat.com.br  

A marca no Brasil 
Os produtos da marca KUAT são distribuídos por todo território nacional, encontrados em diversos tamanhos de embalagem, como latas e garrafas PET. A marca detém aproximadamente 7% do mercado de refrigerantes a base de guaraná no Brasil. Apesar da enorme força de seu principal concorrente, o Guaraná Antarctica, KUAT ocupa a liderança em mercados importantes como Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).  

Você sabia?  
 Por ter como ingrediente principal um fruto originalmente brasileiro - o guaraná -, a marca investe na promoção e apoio de diversas ações culturais, como o patrocínio da maior festa folclórica do país, o Festival de Parintins.  
100% do guaraná utilizado para produzir os refrigerantes KUAT vem da Amazônia, permitindo que os pequenos agricultores tenham uma fonte de renda estável e maior. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/7/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Um comentário:

Unknown disse...

excelente produto o guaraná Kuat...