8.6.06

HAVOLINE


Os produtos da marca HAVOLINE fazem parte da vida de qualquer motorista precavido desde 1904, reconhecidos no mercado pela alta qualidade e utilização de tecnologia de última geração. Eles garantem que os motores dos automóveis funcionem com desempenho máximo em quaisquer condições de temperatura e clima. Por isso, milhões de motoristas preferem utilizar a marca HAVOLINE nos motores de seus automóveis, proporcionando assim um nível extraordinário de desempenho. 

A história 
Antes da chegada dos produtos da marca HAVOLINE no mercado, os automóveis tinham um grande problema para funcionar no inverno: com a baixa temperatura, os óleos minerais tinham a tendência de formar cristais de cera, tornando o óleo tão espesso que, muitas vezes, impediam o funcionamento dos motores. A partir de intensas pesquisas e o desenvolvimento realizado pelos engenheiros da empresa de petróleo Havemeyer Oil Company de um processo para remoção da cera dos óleos com o objetivo de melhorar a eficiência e funcionamento dos mesmos em baixas temperaturas, foi lançado no mercado em 1904 o primeiro óleo HAVOLINE. O nome do novo produto era uma combinação de “HAV”, iniciais do sobrenome da família fundadora da empresa, e “OLINE”, letras finais da palavra gasolina em inglês.


Pouco depois, em 1906, o nome HAVOLINE foi registrado oficialmente como marca e a divisão que fabricava os óleos da marca foi separada da empresa, passando a se chamar HAVOLINE OIL COMPANY. No mês de maio de 1909, a empresa foi adquirida pela Indian Refining Company, que, no ano seguinte, visando impulsionar as vendas dos óleos da marca HAVOLINE, os ofereceu de graça para o primeiro avião que cruzou os Estados Unidos de costa à costa, fazendo com que o óleo se tornasse muito conhecido no mundo inteiro por participar ativamente deste grande feito. Nesta época o óleo era divulgado no mercado com o slogan “It Makes a Difference”. A nova proprietária da marca estendeu a linha de óleos para outros segmentos, como por exemplo, o da aviação, além de lançar mais dois tipos de óleos especificamente desenvolvidos para tratores. Foi também nesta época que os óleos HAVOLINE começaram a serem comercializados no continente europeu.


Nos anos seguintes, o cientista Dr. Francis X. Govers aprimorou a fórmula do HAVOLINE adicionando solventes, como benzeno e acetona, o que permitia ao óleo, ao contrário dos concorrentes, trabalhar com maior eficácia nas mais baixas temperaturas. Mais tarde, em janeiro de 1931, a Indian Refining Company teve seu controle e direitos da marca HAVOLINE adquiridos pela Texaco. Durante três anos os cientistas da Texaco trabalharam para melhorar a formulação e a eficácia do óleo e o relançaram no mercado em 1934. Dois anos mais tarde, com a criação da Caltex, uma joint-venture entre as empresas Socal e The Texas Company (Texaco), a marca HAVOLINE ganhou alcance global com sua comercialização sendo estendida para a África do Sul, Ásia, Austrália e Oriente Médio.


Nos anos seguintes, com o avanço tecnológico no refino o óleo HAVOLINE continuou sendo desenvolvido e aperfeiçoado, e, em 1946, inibidores oxidantes foram adicionados à sua formulação. Pela primeira vez o óleo continha aditivos capazes de inibir a corrosão, produzir ação detergente e dispersiva, reduzir o desgaste do anel do pistão, tanto em alta como em baixa temperatura, e proporcionar proteção contra a oxidação do motor. Nas décadas seguintes a linha de produtos da marca foi sendo ampliada com o lançamento em 1955 do New All-Weather Havoline Special, um óleo que permitia ao motor trabalhar com eficácia em todas as condições climáticas; Havoline Custom Made Oil, que ajudava na limpeza do motor e reduzia os desgastes dos pistões; o Havoline Super-Premium All Temperature Motor Oil, introduzido em 1971 e que mantinha um rendimento alto do motor em todas as temperaturas; o Havoline Supreme, introduzido em 1979, um óleo aditivado que reduzia a fricção; o Havoline Superior Grade, um óleo que reduzia a oxidação e sujeira no motor, e um dos produtos de maior sucesso da marca; o Havoline Formula3, introduzido em 1991 e que rapidamente se tornou líder de mercado; e o Havoline Synthetic Motor Oil, um óleo sintético introduzido no mercado europeu em 1992.


Nessas décadas a marca HAVOLINE esteve estritamente envolvida com competições esportivas, patrocinando equipes e pilotos como Emerson Fittipaldi e Davey Allison, e mais recentemente, o piloto colombiano Juan Pablo Montoya na NASCAR, categoria mais popular do automobilismo americano. Em 2001, a marca teve sua identidade visual modernizada e novas embalagens foram lançadas no mercado. Mais recentemente a marca introduziu no mercado o Havoline Energy com Deposit Shield™, que atua imediatamente quando entra em contato com as peças móveis do motor, criando um escudo protetor contra a formação de depósitos enquanto avançados agentes detergentes ajudam a manter essas peças limpas, protegendo contra o atrito e o desgaste. Esse óleo é recomendado para motores Flex (ou bicombustíveis), gasolina, álcool e GNV de quatro tempos operando em quaisquer condições de serviço, bem como para motores à diesel de veículos leves quando requerido pelo fabricante; e proporciona excelente partida a frio, economia de combustível e baixo nível de emissões de gases poluentes. Hoje em dia, HOVALINE com Escudo Protetor™ protege os motores contra depósitos nocivos, evitando altos custos de consertos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Ao ser adquirida pela Texaco, a HAVOLINE teve sua identidade visual modificada, apresentando uma nova tipografia de letra e o tradicional símbolo da nova proprietária. Décadas mais tarde, em 2001, a marca adotou a tradicional identidade visual na cor amarela, utilizada até os dias de hoje.


Os slogans 
Add More Life To Your Car. 
Live the journey. 
An oil so good all America demanded. (1931) 
Havoline – the power oil. 
Most of the owners of high class cars will use nothing else. (1910) 
It Makes a Difference. (1909)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1904 
● Criador: Havemeyer Oil Company 
● Sede mundial: San Ramon, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Chevron Corporation 
● Capital aberto: Não 
● CEO: John Watson 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Óleos, aditivos e lubrificantes 
● Concorrentes diretos: Castrol, Pennzoil, Valvoline, Mobil, Shell, Quaker State, STP e Lubrax 
● Slogan: Add More Life To Your Car. (Adicione mais vida ao seu carro) 
● Website: www.havoline.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos da marca HAVOLINE, a mais antiga da indústria automotiva, que engloba óleos, lubrificantes e aditivos para o segmento automobilístico, aeronáutico e marítimo, é comercializada em mais de 100 países ao redor do mundo. Na América do Norte a marca ainda possui mais de 300 unidades HAVOLINE XPRESS LUBE, centro de trocas de óleos, fluidos de freios, filtros de ar, entre outros, que oferecem um serviço completo com profissionais altamente preparados. 

Você sabia? 
A marca ganhou fama mundial ao ter seu óleo utilizado no primeiro avião do mundo, o 14 BIS de Santos Dummond. 
Em 1972, o óleo HAVOLINE ficou ainda mais famoso ao patrocinar Emerson Fittipald, que acabou naquele ano se tornando campeão mundial de Fórmula 1. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 8/2/2015

Nenhum comentário: