O achocolatado é uma excelente opção para ajudar no consumo do leite, alimento que é essencial para a fase de desenvolvimento vital para crianças crescerem de forma sadia, pois tem cálcio, proteínas e vitaminas. E a marca NESQUIK, com seu inconfundível e popular mascote, um simpático e divertido coelho, vem fazendo do leite uma alegria, como diz seu famoso slogan, há muitas décadas.
A história
O achocolatado em pó, no sabor de chocolate, foi desenvolvido pela empresa suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui) e lançado no mercado americano em 1948, inicialmente com o nome de NESTLÉ’S QUIK (escrito assim mesmo), sendo o primeiro produto em seu segmento no mundo. A escolha desse nome na língua inglesa ocorreu pelo significado da palavra “quick”, que significa “rápido ou veloz”, sugerindo a forma instantânea de preparo do produto em contato com o leite. Rapidamente se tornou uma das marcas preferidas das famílias americanas, pois proporcionava as mamães uma maneira rápida e fácil para criar um delicioso copo de leite com delicioso sabor de chocolate. Em meados dos anos de 1950, o produto foi introduzido no mercado europeu com o nome de NESQUIK (junção das três primeiras letras da palavra NESTLÉ com QUIK), que acabaria sendo adotado nos Estados Unidos e em outros países somente no final de 1998 e começo de 1999.
Foi também na década de 1950 que surgiu a primeira variação de sabor, o de banana. A partir de 1955 a marca começou a investir em comunicação quando contratou o ventríloquo Jimmy Nelson, acompanhado do boneco Danny O’Day e do cachorro Farfel, para uma campanha que se tornou popular entre as crianças. Em 1964 o produto foi lançado em Portugal com o propósito de dar mais sabor ao leite da criançada. Na década de 1970 o produto ganhou enorme popularidade em virtude de um simpático e sapeca coelhinho chamado QUICKY®, que se transformou na animada e divertida mascote da marca, conquistando a atenção de milhares de crianças pelo mundo afora com suas peripécias.
O produto foi lançado no mercado brasileiro somente em 1980 sob o nome QUIK, direcionado ao público infantil e que oferecia opções de sabor ao consumidor. O produto se tornaria conhecido entre os brasileiros pelo famoso e popular slogan Faz do leite uma alegria!, introduzido na década de 1990 e como mostrado no anúncio abaixo.
Foi também na década de 1980 que surgiu uma nova forma de consumir o produto: NESQUIK pronto para beber, uma deliciosa opção de sabor para levar na escola ou beber no lanche da tarde, fazendo com que o consumo da marca aumentasse muito nos anos seguintes. No ano de 2000 a fórmula do produto foi totalmente reformulada e fortificada com a adição de cálcio, vitamina C e outros minerais essenciais para um crescimento forte e saudável. Com isso, a marca reafirmou seu compromisso de oferecer uma alimentação saudável e essencial para o desenvolvimento das crianças.
Desde sua introdução, NESQUIK lançou no mercado vários sabores como chocolate, morango, banana, baunilha, caramelo e até “chocorango” (uma combinação de chocolate com morango). Além da versão pronta para beber, a marca se estendeu para outras categorias de produtos, como por exemplo, coberturas para bolos e sorvetes, cereais, barras de chocolate, sobremesas lácteas (incluindo a versão petit suisse, semelhante ao popular Danoninho), entre outras delícias. Em alguns países da Europa chegou a existir uma versão chamada NESQUIK PLUS, fortificada com 8 vitaminas (C, B3, E, B6, B1, B5, B9, D), fósforo, cálcio e magnésio.
Já no mercado brasileiro, em 2005, o produto foi fortificado com um novo bloco de vitaminas e minerais essenciais, desenvolvido especialmente pela área de Nutrição da Nestlé, cujo objetivo era contribuir com as necessidades do crescimento das crianças mais novas. Depois, o produto passou a conter polpa natural de fruta de morango e cereais, corantes naturais, além de ser fonte de vitaminas e minerais.
Nos últimos anos a marca vem retirando ou diminuindo gradativamente o açúcar e os corantes artificiais em sua formulação. Como por exemplo, em 2018, quando lançou uma nova receita de seu tradicional produto em pó com menos 30% de açúcares em resposta à preocupação dos pais em oferecer aos seus filhos produtos com composição nutricional adequada. O novo produto não continha glúten e contava com complexo Opti-Start na sua constituição, uma combinação única de vitaminas e minerais (Ferro, Vitamina D e Zinco) selecionados pela Nestlé que complementam os benefícios do leite e fornecem às crianças os nutrientes essenciais para começar bem o seu dia.
A linha do tempo
1954
● Lançamento no mercado do QUIK em pó sabor de banana. O sabor foi descontinuado em 1995 em muitos países, sendo vendido atualmente em poucos países como Reino Unido.
1960
● Lançamento no mercado do QUIK em pó sabor de morango.
1979
● Lançamento do sabor em pó de baunilha.
1981
● Lançamento da calda de chocolate com a marca NESQUIK. O sabor morango seria adicionado à linha de caldas em 1989 e, mais recentemente (2021) o de baunilha, este somente para o mercado canadense.
1983
● Lançamento do NESQUIK em pó sem açúcar, contendo adoçantes artificiais.
1984
● Lançamento do NESQUIK READ-TO-DRINK, uma bebida no sabor chocolate pronta para beber. Outros sabores foram introduzidos no decorrer dos anos: morango (1987), banana (1990), baunilha e chocolate cremoso. Somente no mercado americano, esta linha oferece atualmente cinco deliciosos sabores para a garotada.
1989
● Lançamento do sabor cereja em pó. O produto, atualmente vendido somente na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, foi descontinuado em 1995 no resto do mundo.
1993
● Lançamento do CEREAL NESQUIK, uma combinação de arroz, milho e achocolatado em pó, desenvolvido em parceria com a empresa General Mills (conheça essa outra história aqui). O produto é comercializado em aproximadamente 50 países.
1996
● Lançamento do NESQUIK em pó sabor Cookies ‘n Cream. O sabor foi descontinuado em 1998 devido a baixa procura.
1998
● Lançamento do NESQUIK pronto para beber sem gordura.
2001
● Lançamento das barras de cereais e do NESQUIK em pó sabor manga.
2002
● Lançamento do sabor reforçado de chocolate (Triple Chocolate).
2003
● Lançamento do sabor em pó Honeycomb (com mel).
2004
● Lançamento do NESQUIK JUNIOR, especialmente desenvolvido para crianças a partir de 2 anos.
2006
● Lançamento no verão do NESQUIK MAGIC STRAWS, canudinhos com sabores de chocolate e morango para tornar o ato de ingerir leite puro mais divertido e saboroso.
2007
● Lançamento da nova fórmula em pó de NESQUIK com 33% menos açúcar e sem a utilização de adoçantes artificiais. A antiga fórmula foi retirada totalmente de mercado no final deste ano.
2010
● Lançamento do NESCAFÉ DOLCE GUSTO NESQUIK, cápsula para ser utilizada na popular máquina de bebidas rápidas para uso doméstico com o famoso e delicioso sabor do achocolatado.
2014
● A marca se uniu com a organização de escoteiras dos Estados Unidos, conhecida como Girl Scouts of the USA (GSUSA), para lançar duas bebidas com sabores (pronta para beber) inspiradas nos famosos biscoitos vendidos pela organização de jovens americanas. Os produtos, disponíveis por tempo limitado apenas, combinavam leite desnatado com chocolate com dois dos mais populares sabores de biscoitos das meninas escoteiras: hortelã e caramelo com coco.
2016
● Lançamento do NESQUIK PROTEIN PLUS, bebida pronta para consumo voltada para quem deseja desfrutar de leite com sabor, mas também mais proteína em suas dietas. Direcionada para um público adulto, cada porção de 14 onças da bebida láctea (apresentada em dois sabores, chocolate e baunilha) continha 23 gramas de proteína, 170 calorias, 2,5 gramas de gordura e 22 gramas de açúcar.
2019
● Lançamento no Reino Unido do NESQUIK ALL NATURAL, uma linha com toda a diversão e sabor do produto original, mas feita com ingredientes naturais e embalagem de papel reciclável.
2020
● Lançamento do NESQUIK HOT FUDGE SUNDAE, que transforma instantaneamente um simples copo de leite em um sundae com calda de chocolate.
● Lançamento do NESQUIK GoodNes, alternativa à base de plantas de sua bebida láctea pronta para consumo, feita de uma combinação de aveia e ervilha com cacau de origem sustentável. Com ingredientes 100% naturais, a bebida é naturalmente livre de lactose e certificada pela Vegan Society.
2021
● Lançamento do sabor em pó Choco Caramel (combinação de chocolate com caramelo).
Hoje mundialmente conhecido, o coelho nem sempre foi unanimidade como mascote do achocolatado NESQUIK. Na França e na Grécia, esse papel já coube a um monstrengo amarelo, o Groquik. Em Portugal, um saltitante e simpático canguru, batizado de Kangurik, foi por muito tempo associado à marca. Já na Itália, a estrela dos anúncios do produto já foi um pote antropomorfo, conhecido como Mr. Nesquik. Todos esses personagens não resistiram à globalização e deram lugar à atual mascote da marca.
A história da mascote começou em 1973 nos Estados Unidos quando o personagem QUICKY® BUNNY (um simpático coelho marrom com um enorme colar azul na forma da letra Q) foi escolhido para representar a marca e tornar o ato de “beber leite” mais divertido e único para milhões de crianças. A escolha desse nome na língua inglesa ocorreu pela proximidade com o som da palavra “quick”, que significa “rápido, veloz, ágil ou ativo”, sugerindo tanto a instantaneidade de preparo do produto, quanto às principais características do coelhinho que é o símbolo da marca.
O personagem, inicialmente dublado pelo ator Barry Gordon, foi introduzido e apresentado ao público em comerciais de televisão com o popular jingle “It’s so rich and thick and choco-lick! But you can’t drink it slow if it’s Quik!”. Este jingle se tornou popular durante dez anos entre os consumidores americanos. Não demorou muito para o personagem se tornar um dos preferidos das crianças, sendo extremamente popular nos dias de hoje (alcançando a marca de 97% de reconhecimento). Com a ajuda do personagem, a marca transformou a obrigação diária de beber leite em uma aventura divertida e irresistível para todas as crianças. Em 1989, a Nestlé decidiu que em prol do desenvolvimento mundial da marca, seria necessária uma abordagem uniforme e consistente e que, como tal, todos os mercados deveriam adotar o personagem como porta-voz (spokesman) da marca.
Nos Estados Unidos a mudança ocorreu no início de 1999, quando o personagem passou a se chamar NESQUIK BUNNY (atualmente tem o nome de QUICKY®). A letra em seu tradicional colar azul também passou por uma modificação: saiu o Q entrou o N. Além disso, o personagem passou a vestir uma camiseta amarela, calça jeans e, em algumas situações, também aparecia usando boné.
Em 2005, a marca renovou o visual das embalagens com um coelhinho mais atual e com muito mais atitude. Anos mais tarde, o tradicional personagem perdeu suas roupas, sendo apresentado ao natural, com seu tradicional pelo marrom. Em 2016, o personagem passou por mais um redesign, ganhando uma aparência e um caráter mais realista, além de voltar a trajar roupas. Acompanhe a evolução visual do carismático coelho na imagem abaixo.
A última modernização ocorreu em 2023, quando a icônica mascote foi totalmente repaginada numa versão 3D, mas sem perder a identidade do personagem. Vale ressaltar que seus comportamentos e atitudes também mudaram um pouco para refletir a geração mais atual. A partir de então, o novo visual do coelho (que veste jeans, tênis e um moletom amarelo mais moderno) está presente nas embalagens, comunicação e conteúdos digitais da marca, fazendo com que QUICKY® possa se conectar com um público mais abrangente, sem perder o carisma que todos já tinham por ele.
Apesar do carismático QUICKY® ser onipresente na comunicação e ações da marca, nos últimos anos NESQUIK vem cada vez mais utilizando a tecnologia para se conectar as novas gerações. Sempre utilizando símbolos lúdicos que fazem parte do universo NESQUIK, a marca realiza ações de grande impacto, tanto direcionadas para o público infantil como também para o adulto. Por exemplo, em 2013, em apoio à campanha Bunny Ears, a marca criou o aplicativo The Bunny-Fier, que convidava os fãs a adicionar as tradicionais e icônicas orelhas marrons do coelho QUICKY® às suas fotos favoritas, com a opção de compartilhar via redes sociais e concorrer a diversos prêmios.
Já em novembro de 2017, a marca se uniu à Movember Foundation, uma instituição de caridade global focada exclusivamente na saúde masculina, para apresentar a campanha “QuikStache”, cujo objetivo era apoiar e aumentar a conscientização sobre a saúde masculina (especialmente a prevenção ao câncer de próstata). A campanha incentivava aos fãs a mostrar o “bigode” - que se tornou um símbolo para gerar conscientização sobre a saúde masculina - deixado após saborear um delicioso copo de NESQUIK. Tudo para conscientizar milhões de homens sobre um assunto tão sério.
A identidade visual da marca passou por modificações radicais ao longo dos anos. Especialmente a partir do final de 1998, quando a marca, outrora conhecida como NESTLÉ QUIK em alguns mercados, incluindo os Estados Unidos, Brasil, Canadá e México, assumiu uma identidade única e o nome de NESQUIK no mundo inteiro. O logotipo da marca passou a utilizar as cores amarela e azul como base de sua identidade. A última alteração ocorreu em 2020, quando o logotipo perdeu a inclinação e o itálico, adotou um novo tom de azul e apresentou o nome Nestlé em uma nova posição. O rebranding tinha como objetivo ressignificar a marca mantendo toda a memória afetiva que conquistou ao longo de sua história.
A identidade visual da marca também pode ser aplicada no tradicional fundo amarelo, como na imagem abaixo, que mostra a última remodelação apresentada em 2020 (logotipo atual à direita).
Bunnies Up. (2021)
It’s All in the Making. (2021)
For a Great start to the day. (2015)
Milk Made Fun! (2015)
Break ou the Bunny. (2013)
They only grow up once. (2011)
Come to your happy place. (2008)
Make life colourful. (2008)
Do what you gotta do. (2003)
Health from milk, taste from Nesquik. (2003)
Think quick. Think Nesquik. (2001)
It’s magic in the making. (1993)
Chocolate milk? Think Quik! (década de 1990)
All you do is add a moo. (1976)
You Cant’t Drink It Slow If It’s QUIK! (1973)
Happiness as is easy as Nesquik.
Alegria no Seu Leite. (2021, Brasil)
Nesquik faz o leite ainda melhor! (2007, Brasil)
Faz do leite uma alegria! (1996, Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1948
● Criador: Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Ulf Mark Schneider
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Europa
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Achocolatados em pó, bebidas lácteas e cereais
● Concorrentes diretos: Toddy, Hershey’s, Milo, Swiss Miss, Nescau, Ovomaltine, Choco Milk, Morning Moo’s e Chocolatto
● Mascote: Quicky® Bunny
● Slogan: Bunnies Up.
● Website: www.nestle.com.br/marcas/bebidas/nesquik
A marca no mundo
Os produtos da marca NESQUIK são vendidos em mais de 100 países em todo mundo, sendo um dos líderes em sua categoria na maioria dos mercados em que atua. A cada minuto, crianças em todas as partes do mundo consomem nada menos que 15 mil copos de NESQUIK, cujo faturamento anual é superior a US$ 900 milhões. Hoje a marca NESQUIK aparece em uma ampla gama de produtos, incluindo misturas em pó para leite, cereais matinais, caldas, bebidas lácteas prontas para beber, barras de chocolate e até misturas de chocolate quente e sorvetes.
Você sabia?
● Há alguns anos atrás a Disney (conheça essa outra história aqui) escolheu NESQUIK como uma das bebidas oficiais dentro de seus divertidos parques temáticos, para a alegria de milhares de crianças.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/8/2023
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13 comentários:
Boa tarde!gostaria de saber se cá em portugal existe nesquick de morango em pó e onde achar ,desde ja agradeço sandra sarzano de macedo sansarzano@live.com.pt
olá amigo de portugual, eu sou maycon aki do brasil, não sei se os nesquik's chegam até ai mais aqui no Brasil se encontra em qualquer super mercado eh muito bom
Faltou colocar o Quick edição limitada sabor alpino, um dos melhores achocolatados em pó que eu já tomei era muito bom,pena que durou pouco no mercado.
Esse mesmo que queria,Quick chocolate alpino o sabor era incomparável.Meu sonho um dia prova-lo outra vez.
O Nesquik sabor caramelo foi muito bom,uma pena que durou pouco. Quem provou não esquece jamais.
Gleison, exatamente isso, é inesquicivel, nossa queria muito encontrar novamente!!! eu era bem pequena, e lembro do sabor!!
Só eu vivi um surto lembrando do nesquik de sensação
Poderia voltar o sabor caramelo.
Atende pedido das clientes.
Volta caramelo.
Kkkkkkkkk
Ainda existe Nesquik de Baunilha?
Eu adorava, mas a muitos anos que não vejo isso a venda!
Nesquick sabor alpino é inesquecível! Melhor achocolatado de todos os tempos!
Alguém sabe onde encontro no Brasil achocolatado Nesquik sabor chocolate? Em todos os supermercados que vou encontro apenas o de morango.
Porque á Nesquik aqui no brasil não tem investimento em propaganda
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