Estar próximo ao cliente, oferecendo possibilidades inovadoras de conectividade, focando em suas expectativas e necessidades diversificadas. Esta é a principal missão da TIM com seus consumidores, ao oferecer inovação, informação e tecnologia sob medida para ultrapassar as fronteiras da comunicação. Além de trabalhar constantemente na ampliação e melhoria da sua rede, aposta em um portfólio completo, com telefonia móvel, fixa e internet para que clientes individuais e corporativos estejam sempre conectados.
A história
A Telecom Italia Mobile, conhecida popularmente como TIM, foi fundada oficialmente no dia 15 de julho de 1995, depois que a Telecom Italia, empresa de telecomunicação fundada em 1958, resolveu separar suas atividades de telefonia fixa e móvel no país. A partir deste momento a TIM passou a ser responsável por toda comunicação móvel na Itália. A TIM foi a principal responsável pelo surgimento dos primeiros celulares italianos e rapidamente se tornou popular entre a população. A empresa iniciou sua expansão internacional exatamente no dia 28 de março 1998 quando começou a operar no mercado brasileiro, na cidade de Salvador na Bahia, trazendo ao país a tecnologia TDMA, cujo sistema digital funcionava transformando a voz ou dados transmitidos pelo usuário de seu celular em um sinal da rádio codificado, que era recebido pelas antenas e transformado novamente para o receptor. A empresa foi pioneira no lançamento da tecnologia EDGE no país, do celular pré-pago (1999) e também dos serviços multimídia (MMS). O seu conceito de rede se deu em setembro de 2002 com lançamento da tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication) em todo o país, quando sua cobertura já atingia 2.500 municípios brasileiros, o que representava 92.42% da população urbana.
Novamente, de forma rápida, a TIM se tornou um dos maiores grupos de telefonia móvel do mercado brasileiro, apresentando serviços diferenciados como, por exemplo, o TIM CASA, que permitia ao cliente contratar um pacote de minutos para usar em ligações para telefone fixo quando estivesse especificamente em casa. Também introduziu o TIM Torpedo Internacional, serviço para que os clientes enviassem mensagens de texto (SMS) para mais de 150 países do mundo. Além disso, a TIM foi a primeira empresa a disponibilizar a Internet 3G na modalidade pré-paga. Também foi pioneira no lançamento do modelo BlackBerry no Brasil em 2005, quando trouxe ao país a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo; e a primeira operadora de telefonia móvel brasileira a oferecer o serviço de Roaming Internacional para planos pré-pagos, em 2006.
Pouco tempo depois, em maio de 2007, a TIM adquiriu a licença para oferecer telefonia fixa STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado). E colocou em prática sua estratégia de convergência ao lançar um serviço inédito no mercado brasileiro que unia os números fixo e móvel em um único chip: era o TIM Casa Flex, onde o cliente que estivesse dentro da área definida como sua casa, fazia com que seu telefone funcionasse simultaneamente como fixo e móvel. Ao sair da área cadastrada, as ligações que fossem feitas para o fixo seriam automaticamente encaminhadas para a caixa postal, que era única para ambos os números. Outra vantagem era que o número fixo do cliente passava a ter benefícios que hoje são oferecidos no celular TIM, como agenda eletrônica, identificador de chamadas, conferência e chamada em espera, sem custo adicional. Ainda neste mesmo ano, a empresa lançou o TIM WEB, seu serviço de acesso à Internet móvel através de um mini-modem USB.
Já em 2008, a TIM iniciou a prestação de serviços de terceira geração por meio da marca TIM 3G+, que incluía serviços como banda larga móvel, vídeo-chamada e TV móvel. Além disto, estabeleceu parcerias resultando em alianças com as principais empresas de internet e conteúdo, e serviços de internet para celular como forma de oferecer conteúdos exclusivos e de qualidade aos clientes. Ainda este ano, a operadora iniciou a operação definitiva de sua rede na telefonia fixa, lançando o pacote TIM FIXO, no qual o cliente poderia adquirir um aparelho WLL Fixo GSM, que vinha com um plano no qual incluía 250 minutos para telefones fixos. O ano também foi marcado pelo lançamento, em parceria com a HP, do primeiro notebook 100% conectado do Brasil, contendo modem e TIM Chip embarcados. Sempre surpreendendo o mercado e seus clientes, a operadora italiana, no início de 2009, começou a complementação de seu portfólio de planos e ofertas e, desde então, apresentou os planos: INFINITY PÓS e PRÉ, com o qual os clientes falam entre si e pagam apenas o primeiro minuto da ligação (os demais são gratuitos). Além disso, a empresa adquiriu a Intelig, que atuava como provedora de telefonia fixa, longa distância e transmissão de dados no Brasil. A aquisição ampliou a infraestrutura de rede da TIM, de forma que foi possível acelerar o desenvolvimento da rede 3G, otimizar custos de aluguel de meios, e também melhorar o posicionamento competitivo no mercado de telefonia.
Dando continuidade a essa trajetória inovadora, a TIM adicionou ao seu portfólio, em 2010, novas ofertas, buscando sempre manter o posicionamento como a operadora que faz “Planos e Promoções que Revolucionam”. A TIM incrementou as duas famílias de planos (Infinity e Liberty) ao lançar as ofertas INFINITY WEB (serviço de internet móvel que mira usuários pré-pagos) e LIBERTY WEB (serviço que oferece internet ilimitada para utilização em tablets, notebooks e smartphones) com o objetivo de atender a crescente demanda por serviços de dados. Além disso, introduziu também o conceito de pay per call para ligações para números fixos através da oferta INFINITY MAIS. O portfólio se baseia em um conceito inovador, com grande incentivo ao uso (tarifação por chamada, uso ilimitado) e sempre explorando o senso de comunidade TIM. Em 2012 começou a ofertar internet banda larga fixa residencial (batizada de TIM LIVE) e lançou o Liberty Controle Express, plano que mantém os benefícios de chamadas ilimitadas, simplificando a aquisição de um plano pós pago, sendo o único requisito ter um cartão de crédito.
O ano de 2013 foi marcado por novidades: lançamento do TIMmusic, aplicativo que dá acesso a milhões de músicas no celular; lançamento dos seus serviços de quarta geração (4G), que tem 10 vezes mais velocidade que as redes 3G convencionais; e criação do Instituto TIM, com a missão de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil, tendo a tecnologia móvel entre os principais habilitadores. Em 2014 a grande novidade foi o lançamento da oferta que permite aos clientes se conectarem em até quatro aparelhos diferentes com apenas um pacote de dados, sem cobrança de mensalidade por chip adicional. Em 2015, o investimento da empresa em infraestrutura 4G aumento muito e a rede de fibra atingiu 70 mil km, ligando 4.800 mil lugares. Além disso, a TIM revolucionou o mercado mais uma vez ao acabar com a cobrança diferenciada de chamadas entre operadoras, reformulando todo portfólio de ofertas.
Atualmente, com um amplo portfólio de serviços convergentes que incluem telefonia fixa, móvel e internet, a TIM desenvolve serviços e ofertas para atender aos mais diversos perfis de clientes, como por exemplo, o Live TIM Blue Box, central de entretenimento que integra – em um único aparelho – TV digital em alta definição gratuita e os conteúdos da Netflix e YouTube, além de TV paga através de uma parceria exclusiva com a TV Alphaville. E como evoluir é fazer diferente, a TIM tem o pioneirismo como uma de suas principais qualidades, afinal foi a primeira operadora a ter presença nacional. Além disso, foi a primeira do mercado a cobrar somente por chamadas e a apostar em novos formatos de ofertas, como tarifação por dia de uso para voz e internet móvel ou cobrança mensal dos planos via cartão de crédito. Recentemente, liberou também chamadas para qualquer operadora.
O festival
Frequentado por apreciadores da boa música, o TIM FESTIVAL ficou conhecido por trazer em suas edições as atrações mais modernas do mundo da música. Um dos maiores festivais do continente, conhecido pela experimentação e diversidade musical, trouxe ao público o melhor da música nacional e internacional. Antecipando tendências, o festival apresentou bandas consagradas e muita badalação. A história do festival não é recente. Ele existia desde os anos de 1980 no Brasil. Originalmente era chamado de Free Jazz Festival, mas após 2003 foi forçado a mudar de nome devido a uma nova legislação brasileira que impedia o patrocínio de eventos culturais por empresas tabagistas. Após este acontecimento a companhia de telefonia móvel TIM assumiu o patrocínio do festival, dando um aspecto ligeiramente diferente ao mesmo. Com uma temática um pouco mais popular que seu antecessor, o TIM FESTIVAL trouxe artistas de impacto em suas respectivas áreas de atuação. Em 2009, a TIM anunciou que não iria mais patrocinar o festival e iria investir em outras formas de publicidade.
O marketing
Durante alguns anos, a marca se tornou sinônimo do seu slogan “Viver sem fronteiras”, concentrando toda sua força de marketing no seu mais famoso garoto-propaganda, o jogador de futebol Ronaldo. Em 2009, a TIM iniciou a apresentação de um amplo plano de mídia para comunicar suas inovações tecnológicas e pioneirismo, estando cada vez mais próximas de seus clientes, como sugeria o slogan “Você, sem fronteiras”. Para personificar a ideia de versatilidade e modernidade, a TIM escolheu o badalado Blue Man Group para estrelar suas campanhas publicitárias, reconhecendo no trio um exemplo único de comunicação, que colaborou muito para o então posicionamento da marca. Associar a imagem do Blue Man Group à marca TIM, além da cor azul, também estava em sintonia com a representação visual de três elementos: as três letras que compõem o nome da operadora e os três personagens que formam o badalado grupo. No início a parceria começou com a utilização do Blue Man Group nas campanhas publicitárias da TIM, mas acabou dando tão certo que resultou em uma série de projetos que apresentaram para os brasileiros toda a irreverência e o entretenimento do grupo, que transmitia também os valores da marca TIM. A parceria durou mais de cinco anos.
A evolução visual
O logotipo da marca TIM passou por acentuadas alterações ao longo dos anos. O nome TIM e um novo logotipo foram adotados pela primeira vez em 1995, quando a Telecom Italia resolveu separar seus negócios de telefonia fixa e móvel. O tradicional logotipo da marca, utilizado por anos, com fundo azul e formato meio ovalado foi adotado a partir de 1997.
Esse logotipo passou por algumas remodelações, especialmente em 2004 quando o número de ondas vermelhas foi reduzido a três. Em 2016 apresentou seu novo logotipo, que trouxe mudanças significativas em relação ao antigo desenho. Antes com volume, tridimensional e com efeitos de cor e luz, o logotipo agora é plano, de traços mais econômicos e cores homogêneas. Além da tipografia de letra perder o itálico e ganhar bordas mais arredondadas. O novo símbolo tem design simples e moderno, com um ícone vermelho que forma a letra T e é mais alinhado ao universo digital. Com isso, a empresa fundiu todos os segmentos de mercado sob o nome TIM, criando uma marca unificada que combina a solidez e o tamanho da Telecom Italia com a característica inovadora da TIM.
Os slogans
Evoluir é fazer diferente. (2016)
Você, sem fronteiras. (Brasil, 2009)
Viver sem fronteiras. (Brasil, antigo)
Il futuro firmato Telecom Italia. (Itália)
Vivere senza confini. (Itália, antigo)
La vita migliora. (Itália, antigo)
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 15 de julho de 1995
● Fundador: Telecom Italia
● Sede mundial: Roma, Itália
● Proprietário da marca: TIM Participações S.A.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Giuseppe Recchi
● CEO: Flavio Cattaneo
● Presidente (Brasil): Stefano De Angelis
● Faturamento: R$ 17.1 bilhões (2015)
● Lucro: R$ 1.23 bilhões (2015)
● Valor de mercado: US$ 6.42 bilhões (outubro/2016)
● Assinantes: 100 milhões
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 13.000 (Brasil)
● Segmento: Telecomunicações
● Principais produtos: Telefonia móvel, fixa e internet
● Slogan: Evoluir é fazer diferente.
● Website: www.tim.com.br
* Os dados financeiros representam somente a operação brasileira.
A marca no mundo
A TIM é uma das maiores operadoras de tecnologia 3G e 4G, parte integrante de um dos maiores grupos de telefonia do mundo e oferece telefonia móvel, fixa e acesso à internet via modem, tablet, celular, além da ultra internet fixa. Presente na Itália, San Marino (apesar de tímida presença) e no Brasil possui uma base superior a 100 milhões de clientes, incluindo mais de 66.2 milhões somente no Brasil, onde é a segunda maior operadora de telefonia móvel do mercado, empregando mais de 13.000 pessoas. No Brasil, 48% da base de clientes móveis utiliza serviços de dados, e 68% deles usam smartphone. A empresa terminou o ano de 2015 com 7.1 milhões de assinantes 4G. No Brasil a TIM possui mais de 180 lojas próprias e quase 13 mil pontos de recargas para os serviços pré-pagos. Atualmente, a TIM cobre mais de 3.440 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais de todos os estados, disponibilizando ainda sua tecnologia 4G para 411 municípios. Seus clientes podem utilizar o celular pelo mundo através da rede GSM de 470 operadoras com as quais a TIM tem acordo de Roaming Internacional, num total de 212 países.
Você sabia?
● A TIM Brasil é subsidiária da Telecom Italia, empresa com sede em Roma e que faturou €19.7 bilhões em 2015.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 17/10/2016
Um comentário:
Olá, me chamo valqueline, e gostaria de saber omo foi criada a logomarca da tim,caso tenha essa informação ,favor postar.
Obrigada.
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