8.6.06

SHERATON


Viajar é um dos maiores prazeres que um ser humano pode ter. Chegar ao destino, não é somente deixar as malas no hotel e sair para se divertir, mas hospedar-se em um lugar aconchegante onde os funcionários o tratam como se fosse um chefe de estado, fazendo com que o estresse e as preocupações fiquem para trás. É por isso que o espírito generoso e hospitaleiro faz com que os hotéis da rede SHERATON sejam os destinos preferidos por homens de negócios e famílias de viajantes que queiram um lugar confortável, moderno e dinâmico para se hospedar. Afinal, o SHERATON desfruta de uma história tão vibrante e animada quanto os viajantes que acolhe. 

A história 
As origens da rede de hotel SHERATON datam de 1937 quando os fundadores da empresa, os empresários Ernest Henderson e Robert Lowell Moore, que haviam sido colegas de faculdade em Harvard, adquiriram um pequeno hotel de 200 quartos, chamado Stonehaven, na cidade de Springfield, estado americano de Massachusetts. O primeiro hotel não tinha o esplendor dos dias de hoje, mas possuía um serviço e uma hospitalidade de qualidade esperada de um estabelecimento que receba hóspedes. Em dois anos, os sócios compram mais três hotéis na cidade de Boston e logo depois expandiram sua rede com inaugurações de novas propriedades nos estados do Maine e na ensolarada Flórida. O nome SHERATON surgiu quando um dos três hotéis adquiridos na cidade de Boston possuía um enorme letreiro no telhado que dizia “Sheraton Hotel”. Como a remoção desse letreiro era extremamente cara e impraticável, ambos decidiram adotar o nome para todos os outros hotéis que possuíam.
  

No fim da década, SHERATON tinha se tornado popular e conquistado uma respeitada reputação de bons serviços prestados diante dos americanos, transformando-se na primeira rede de hotel a ter ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York no ano de 1947. Pouco depois, em 1949, a marca expandiu-se internacionalmente com a compra de duas redes de hotéis canadenses, crescendo rapidamente ao redor do mundo. SHERATON chamou a atenção na década de 1950, quando em 1958, introduziu o Reservatron, primeiro sistema eletrônico e automático de reservas da indústria hoteleira mundial. Na década de 1960 inaugurou seus primeiros hotéis no Oriente Médio (Tel Aviv-Sheraton, que abriu as portas em 1961), no Caribe (Jamaica), América Central (Porto Rico) e na América do Sul (Macuto-Sheraton em Caracas na Venezuela, inaugurado em 1963), além de abrir seu centésimo hotel em 1965 na cidade de Boston. Foi no final desta década, em 1968, que a rede SHERATON foi adquirida pela ITT.
  

Em 1970, a rede foi pioneira mais uma vez ao disponibilizar um número gratuito para reclamação, reservas e dúvidas, conhecido no Brasil popularmente como 0800, em uso até os dias de hoje (1-800-325-3535). Em 1985, SHERATON conquistou um marco histórico, sendo a primeira rede ocidental a inaugurar um hotel na China, o The Great Wall Sheraton na cidade de Beijing. E no ano seguinte se tornou a primeira rede de hotel americana a fincar presença na Europa Oriental com a inauguração de um hotel na cidade de Sofia na Bulgária. Esta década também foi marcada pela padronização de seus serviços, adotando os mais altos padrões de um hotel cinco estrelas. Na década de 1990 a rede passou por um enorme reposicionamento, transformando alguns hotéis em resorts (com atividades extras como golfe, spas, serviços de recreação e esportes náuticos, dependendo da localização), o primeiro a ser inaugurado foi o Sheraton Vistana Resort na cidade de Orlando na Flórida; outros passaram para o sistema de time sharing (compartilhamento de tempo); e, em abril de 1995, com a introdução da primeira unidade da rede Four Points by Sheraton, um hotel de nível médio com padrões de qualidade SHERATON a preços competitivos, que substituiu a designação SHERATON INNS.
  

Em 1998, a Starwood Worldwide adquiriu a rede SHERATON. Sob nova administração os hotéis SHERATON começaram uma enorme reformulação de sua imagem, culminando com inúmeras melhorias, como por exemplo, a introdução, em 2004, das confortáveis e relaxantes camas chamadas Sheraton Sweet Sleeper, que ostentava lençóis de alta qualidade, edredom de luxo, seleção de travesseiros hipoalergênicos e de plumas, e um colchão Sealy (conheça a história desta outra marca aqui) personalizado. Dois anos mais tarde, a rede em parceria com a Microsoft (saiba mais aqui) implantou o Link@Sheraton, que estreou em cinco hotéis ao redor do mundo como um centro de conectividade da experiência SHERATON no lobby, para que o hóspede pudesse trabalhar, relaxar, socializar e se alimentar.
   

Pouco depois, em 2008, a rede apresentou outra grande novidade: Core® Performance, um programa de ginástica criado em parceria com renomados especialistas e projetado para manter os hóspedes no pico de atividade em todos os momentos, com o aproveitamento de academias de ginástica de última geração, especialidades gastronômicas no quarto ou nos restaurantes e um site personalizado com programas de ginástica online e muito mais. Já em 2011, mostrando mais uma vez ousadia, o SHERATON do Rio de Janeiro preparou um apartamento temático magicamente decorado e inspirado na animação “RIO”.
   

Nos anos seguintes a rede inaugurou hotéis importantes e suntuosos, como por exemplo, o Sheraton Macao que abriu suas portas em 2012 oferecendo 3.896 confortáveis quartos em um dos destinos mais importantes do mundo para férias, convenções, viagens de incentivo e entretenimento. Este era o maior hotel da rede. Em 2013, alcançou mais um marco histórico com a inauguração do Sheraton Shantou na China. Foi o centésimo hotel na região da Ásia/Pacífico, solidificando assim sua presença como maior marca de hotelaria da China. Em 2016, a SHERATON se tornou parte da maior empresa hoteleira do mundo, com a aquisição da Starwood Hotels & Resorts pela tradicional Marriott International.
  

Em 2019, a SHERATON redefiniu a maneira como acolhe o mundo ao apresentar um novo posicionamento de mercado. Com isso, a Marriott International se comprometia a reinventar a icônica marca, peça-chave na aquisição da Starwood Hotels & Resorts anos atrás. As baixas ocupações durante a pandemia tiveram um lado positivo, motivando a rede a acelerar o ritmo de remodelação de seus hotéis. Com isso, a rede está atualmente passando por uma grande transformação de marca, criando uma experiência de comunidade exclusiva para a próxima geração de viajantes e moradores locais em propriedades em todo o mundo. A nova visão da SHERATON apresenta design intuitivo, experiências avançadas de tecnologia e atualizações para tudo, desde espaços públicos até espaços flexíveis para reuniões. E aos poucos a rede começa a revelar ao mundo seus primeiros hotéis totalmente transformados (já são mais de 40 ao redor do mundo), um marco importante na jornada de reinvenção da SHERATON, marcando o início de uma nova era para a icônica rede hoteleira.
   

Amparada no novo slogan “Sheraton. Onde o mundo se reúne.” (em inglês “Sheraton. Where the world comes together.”), as áreas públicas renovadas foram reimaginadas como praças públicas, convidando os visitantes e moradores locais a se unirem e se conectarem, fazendo com que os hóspedes se sintam bem-vindos, para facilitar reuniões ou para permitir encontros seguros com amigos e colegas de trabalho. Alimentos, bebidas premium e comodidades, conectividade aprimorada e acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, fazem parte dessa nova experiência do SHERATON. Tudo isso através de STUDIOS (para reuniões informais até refeições privativas intimistas), MESA COMUNITÁRIA (ideal para o uso da tecnologia, tendo sido desenvolvida para promover a criatividade e a produtividade), CABINES (um lugar com isolamento acústico para refletir ou para fazer chamadas de vídeos com amigos, familiares ou colegas de trabalho) e o &MORE BY SHERATON (combina um bar, coffee bar e mercado, além de oferecer um cardápio completo servido o dia todo).
   

Já os novos QUARTOS foram projetados para proporcionar um conforto atemporal, possibilitando assim a produtividade durante o dia e oferecendo um refúgio para o descanso durante a noite, incluindo a luxuosa cama de plataforma SHERATON SLEEP EXPERIENCE (formada por colchão, lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores e edredons de excepcional qualidade). E o conforto dessas roupas de cama e das amenidades premium dos quartos SHERATON, pode ser adquirido na loja virtual da rede, incluindo a Sheraton Signature Bed, travesseiros, coleção de banho e fragrância exclusiva.
   

Para a rede SHERATON as pequenas coisas importam. Como ser acolhido por associados de uma equipe que cumprimentam os hóspedes pela manhã com exatamente o que eles querem, mas não precisaram pedir: um café e uma calorosa saudação. Ou simplesmente ser capaz de abrir a porta para o quarto mais confortável das últimas semanas e entregar-se a uma soneca tão merecida. A rede SHERATON dedica-se a experiências de viagem inovadoras, enriquecedoras e inesperadas. Aonde quer que você vá, o que quer que você faça, a SHERATON viabiliza. Afinal, a SHERATON está onde você quer estar.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca SHERATON passou por algumas remodelações ao longo dos tempos. O tradicional logotipo, cujo símbolo é a letra S envolta por uma coroa de louros, criado na década de 1960, sofreu pequenas alterações, principalmente em relação à coloração e o posicionamento do tradicional S estilizado. Mas em 2019, a SHERATON lançou uma nova identidade visual completamente remodelada e moderna. O novo logotipo apresentou nova tipografia de letra, uma nova cor e principalmente, um novo design para o tradicional símbolo, que mostrou a coroa de louros completamente reinventada, além de um novo visual para o S.
  

Os slogans 
Where the World Comes Together. (2019) 
Go Beyond. (2017) 
Where Actions Speak Louder. (2015) 
Belong. (2006) 
Let’s spend the night together. (2003) 
See for yourself. (2002) 
Who’s taking care of you? (1999) 
Spoil yourself Sheraton. (1990) 
At Sheraton, Little Things Mean A Lot. (1988) 
We are Tomorrow. (1981) 
A growing world of showplaces. (1979) 
Sheraton Makes it happen. (1971) 
The proudest name in hotels. (1956)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1937 
● Fundador: Ernest Henderson e Robert Moore 
● Sede mundial: Bethesda, Maryland, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Marriott International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Anthony Capuano 
● Global Brand Leader: Amanda Nichols 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 430 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 90.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de luxo 
● Concorrentes diretos: Hilton, Four Seasons, Hyatt, Sofitel, Radisson, Meliá, Renaissance, Crowne Plaza e InterContinental 
● Slogan: Where the World Comes Together. 

A marca no mundo 
A tradicional rede de hotéis SHERATON, segunda maior em sua categoria e uma das mais antigas do mundo, tem mais de 430 unidades espalhadas por 70 países em todos os continentes. Entre os quais, mais de 80 resorts, localizados em destinos exóticos e inspiradores. Seus hotéis, que oferecem mais de 150 mil quartos, estão localizados em cidades como Buenos Aires, Bruxelas, Paris, Londres, Frankfurt, Amsterdã, Zurique, Istambul, Cairo, Dubai, Beijing, Moorea (Taiti), Tóquio, Toronto, Los Angeles, Orlando, Atlanta, Miami, Las Vegas e Nova York. Os países que mais possuem hotéis da rede são Estados Unidos (161 unidades), China (96 unidades) e Canadá (18 unidades). No Brasil são 4 hotéis (São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Vitória). Outros dados importantes da rede: mais de 300 hotéis estão localizados próximos a aeroportos, 180 deles possuem spa, aproximadamente 70 estão localizados em praias, mais de 230 estão no centro de grandes cidades, mais de 120 possuem centros de convenção, 25 tem campos de golfe, quase 90 possuem quadras de tênis e mais de 250 tem piscinas localizadas ao ar livre. 

Você sabia? 
Uma das principais características do SHERATON é a despreocupação que proporciona aos pais. A maioria de suas unidades possui o serviço de babysitting (babá), dando aos pais mais tranquilidade para aproveitar a viagem ou tudo o que o hotel tem a oferecer. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/8/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Anônimo disse...

ESQUECERAM - SE DE PORTUGAL ? TAMBÉM TEMOS CÁ SHERATON