A marca AQUAFRESH se tornou sinônimo de uma higiene oral completa por combater o mau hálito, prevenir cáries, remover placas bacterianas, prevenir manchas e branquear os dentes. Por isso, sua completa linha de produtos, em especial sua pasta com as tradicionais três listras, estão na boca de milhões de consumidores pelo mundo afora, tornando a rotina de saúde oral um momento de prazer e não uma obrigação. Geração após geração, conta com AQUAFRESH para dentes limpos e protegidos e sorrisos saudáveis e felizes.
A história
A famosa marca de creme dental, originalmente escrito Aqua-Fresh, foi introduzida em 1973 no mercado inglês pelos tradicionais laboratórios Beecham, fundado em 1859, e sabia que, para obter sucesso, o novo produto precisaria possuir recursos únicos e diferenciados dos concorrentes. AQUAFRESH foi o primeiro creme dental listrado a ser lançado no mercado de higiene bucal na época. Originalmente, tinha listras azuis e brancas, sincronizando-se com dois benefícios principais do produto: hálito fresco e proteção contra cáries. Também foi a primeira marca a oferecer “frescor” como um grande benefício do produto para os consumidores. Ter um hálito fresco e uma pasta de dente de bom gosto era importante para jovens e famílias na época. A maneira como a marca foi lançada também aumentou seu apelo entre os consumidores. Um novo estilo de publicidade foi projetado. Por exemplo, o anúncio “Oceano de frescura” usava imagens de mar azul e ondas para comunicar os atributos de frescura e sabor do produto. Esse anúncio foi fundamental para diferenciar ainda mais a marca de seus concorrentes e AQUAFRESH rapidamente se estabeleceu como a melhor e mais moderna marca de creme dental do mercado inglês. Com isso, se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas, cumprindo a promessa de dentes fortes, gengivas saudáveis e hálito fresco. A expansão internacional da marca começou em 1977 com o lançamento na vizinha Irlanda.
No início da década seguinte, a conscientização e o interesse pela higiene bucal haviam se desenvolvido consideravelmente e, como resultado, novas necessidades começaram a surgir. Os consumidores queriam prevenir as cáries, ter um hálito fresco e sentir-se confiantes sobre a aparência dos dentes. Era hora de fazer algumas alterações no produto original em resposta a essas tendências emergentes. Com isso, em 1983 o produto foi totalmente reformulado com a introdução de uma nova versão batizada de AQUAFRESH TRIPLE PROTECTION, que oferecia uma Proteção Tripla, contendo três listras nas cores vermelha (representando o carbonato de cálcio, que ajudava a remover a placa bacteriana), branca (contendo flúor para prevenir cáries) e azul (que representava o Benzoato de sódio que ajudava a manter o hálito fresco). Foi a partir deste momento que as tradicionais três listras, batizadas de NURDLES, foram registradas como marca. Essas listras tornavam o produto visualmente distinto, mas também destacam os benefícios triplos de dentes fortes, gengivas saudáveis e hálito fresco. Ou seja, uma proteção bucal completa.
Ainda nesta década, outras novidades foram sendo agregadas à sua linha de produtos, como por exemplo, uma nova embalagem chamada Pump, um tubo rígido; em 1988, com o lançamento da versão para o controle do tártaro e remoção de placas; em 1989 com a introdução da AQUAFRESH EXTRA FRESH, que proporcionava um hálito refrescante por maior tempo; as escovas de dente flexíveis, em 1990; e, em 1992, com a AQUAFRESH SENSITIVE, uma pasta que continha flúor, desenvolvida especialmente para ajudar a reduzir a sensibilidade dos dentes em contato com líquidos ou alimentos frios e quentes, ácidos ou doces. Na década de 1990, a marca AQUAFRESH começou sua expansão internacional com a introdução de seus produtos em vários países ao redor do mundo, chegando ao Brasil em 1994 e disponibilizando sua linha completa de produtos três anos mais tarde.
Depois de duas décadas de intensas pesquisas e desenvolvimento foi lançada em 1995 a primeira pasta do mercado que continha o benefício do branqueamento, conhecida como AQUAFRESH WHITENING, que ajudava a remover manchas da superfície dos dentes através do Triclene, componente patenteado pela empresa, podendo ser usada diariamente sem danificar o esmalte dos dentes. Além disso, o novo produto ajudava a prevenir o tártaro, a remover a placa bacteriana, a combater as cáries e a refrescar o hálito. Pouco depois, em 1997, mesmo ano em que a marca estreou no segmento de escovas infantis, a marca foi introduzida no mercado português com enorme sucesso, provando assim a eficácia de seus produtos. Um dos fatores de sucesso da marca foi sua aproximação com o público infantil, principalmente com o lançamento da linha de produtos AQUAFRESH KIDS, composta por pastas desenvolvidas especificamente para crianças de várias idades, que não continham açúcar e cujo gosto era semelhante ao chiclete, além de uma completa linha de escovas de dente. Essa linha ganhou variações nos anos seguintes, como por exemplo, pastas e escovas para dentes de leite, dentes pequenos e dentes permanentes, que refletiam os estágios do desenvolvimento da saúde bucal de uma criança com níveis e sabores aumentados de flúor.
Com a chegada do novo milênio, a marca resolveu apostar no segmento de higiene oral fora de casa, lançado uma nova gama de produtos como as pastilhas branqueadoras e com ação anti-manchas, que além de limparem os dentes, ajudavam a neutralizar a ação dos ácidos da placa bacteriana, mantendo o hálito sempre fresco. Em 2003, a marca introduziu mais dois novos produtos: AQUAFRESH EXTREME CLEAN, um creme dental especialmente desenvolvido para combater o mau hálito; e AQUAFRESH FLOSS “N” CAP, ingressando assim no segmento de fio dental.
E as novidades não pararam por aí. No ano seguinte, a marca lançou a escova Max-Active, desenvolvida para se ajustar ao tamanho de qualquer dente. Em 2007 a marca introduziu a AQUAFRESH WHITE TRAYS, tiras branqueadoras que após uma semana de uso prometia dentes mais brancos; e, em 2008, a AQUAFRESH ISOACTIVE, um creme dental em gel que removia 25% a mais das bactérias bucais. Além disso, a marca ingressou no segmento de antissépticos bucais com o lançamento de uma completa linha. Em 2014 a marca fortaleceu ainda mais seu portfólio com o lançamento da linha de pastas de dentes AQUAFRESH COMPLETE CARE, produtos aprimorados com minerais ativos que fortalecem o esmalte dos dentes, mantêm gengivas saudáveis e dão hálito fresco. Além disso, a nova linha contava com Proteção contra Ácidos do Açúcar. Hoje em dia, milhões de pessoas de todas as idades ao redor do mundo confiam em AQUAFRESH como parte de sua rotina de cuidados bucal diários.
As mascotes e o público infantil
O relacionamento mais próximo com o público infantil é apontado como um dos mais importantes fatores do sucesso e consolidação da marca no mercado mundial. O desenvolvimento de uma linha específica para esse público, com produtos inovadores, e a criação de mascotes animadas, representadas pelo tradicional creme com três listras, ajudaram a AQUAFRESH a conseguir uma enorme penetração neste segmento de mercado. A completa linha AQUAFRESH KIDS oferece cremes dentais, escovas e antissépticos bucais para cada fase de crescimento das crianças: até os dois anos, entre 4-6 anos, acima de seis anos (batizada de JUNIOR) e para crianças entre 9 e 12 anos. Isto inclui cremes desenvolvidos especificamente para dentes de leite (com níveis de flúor recomendados pelos dentistas) e escovas que limpam de acordo com a idade da criança.
E foram justamente estas animadas mascotes, batizadas de NURDLES, que tornaram a higiene bucal uma grande diversão para milhões de crianças ao redor do mundo. Essa turma, criada em meados dos anos 2000 e composta por três divertidos personagens que representam de forma estilizada a pasta na escova, MILKY (que representa os dentes de leite), LILLY (é a personagem feminina, que representa as crianças mais crescidinhas) e BILLY (é o líder da turma, representando as crianças mais velhas), tem um papel importante ao educar e conscientizar sobre ter dentes fortes e saudáveis, combater o mau hálito e tornar a manutenção da saúde bucal muito mais prazerosa.
Em meados de 2014 essa turminha de mascotes ganhou um novo integrante, ou melhor, super-herói: CAPTAIN AQUAFRESH. O simpático e carismático super-herói foi criado para defender os dentes contra os açúcares encontrados em alimentos como chocolate, cereais e pão. O objetivo era promover a nova linha de cremes dentais para proteção de ácidos contidos no açúcar. Hoje em dia, o super-herói está presente em todos os tipos de mídia, principalmente digitais, com a missão de ajudar milhões de pessoas a proteger os dentes dos ácidos açucarados. Tudo para que se consiga dentes limpos, hálito fresco e higiene dental saudável.
A evolução visual
A identidade visual da marca sofreu inúmeras alterações ao longo de sua história. Inicialmente chamada de AQUA-FRESH, a marca apresentou um novo logotipo na década de 1980 que já continha como símbolo as tradicionais listras do creme dental. Além disso, o nome da marca passou a ser escrito sem hífen. Em 1989 o logotipo adotou a cor verde-claro e as listras ganharam novo design e posicionamento (abaixo do nome da marca).
Em 1996 a remodelação da identidade visual foi bem acentuada: nova tipografia de letra, cor azul e o design das listras mais reais ao do creme dental. Nos anos seguintes ocorreram mais duas pequenas remodelações. Finalmente em 2012 a marca apresentou sua atual identidade visual, onde o nome da marca ganhou efeitos de reflexo e gradientes, e as tradicionais três listras (com novo design) assumiram papel de enorme destaque.
Os slogans
Feel Good Protection.
Three in one protection for your family.
Aquafresh. Amazing.
Aquafresh yourself.
Gets Teeth White, Keeps Teeth White. (2007)
Take the feeling of clean to the Extreme. (Extreme Clean)
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1973
● Criador: Laboratórios Beecham
● Sede mundial: Brentford, Inglaterra
● Proprietário da marca: GlaxoSmithKline plc
● Capital aberto: Não
● CEO: Emma Walmsley
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene oral
● Principais produtos: Cremes dentais, escovas de dente e antissépticos bucal
● Concorrentes diretos: Crest, Colgate, Close Up, Oral B, Pepsodent, Macleans, Aim, Listerine e Reach
● Ícones: As famosas três listras (conhecidas como Nurdles)
● Slogan: Feel Good Protection.
● Website: www.aquafresh.com
A marca no mundo
Atualmente a marca AQUAFRESH, cujo creme dentel é o terceiro mais vendido no mercado americano, comercializa sua extensa linha de produtos, que incluem ainda antissépticos bucais, escovas de dente, pastilhas para limpeza dental e fio dental, em mais de 120 países ao redor do mundo. Os maiores mercados da marca estão na América do Norte e Sul e a Europa, com enorme participação de mercado no Reino Unido (onde é líder de mercado).
Você sabia?
● Mundialmente a marca AQUAFRESH é a segunda colocada no segmento de higiene oral, atrás apenas da poderosa Colgate.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 24/9/2013
6 comentários:
Aquafresh, a marca que mais me orgulho de ter lançado.Pedro Arvelos
Nós últimos anos tenho usado apenas essa marca. Só que agora está impossível encontra-la no mercado.
Gostaria muito de voltar a encontrar a marca no Brasil!
Liliane
Eu também não encontrei mais. O que houve?
E muito boa
è excelente .Porque não tem mais no mercado brasileiro.
Onde era fabricada a que havia aqui no Brasil?
Postar um comentário