Quando o assunto é seguro, especialmente de veículos, nos Estados Unidos, a primeira figura que vem a cabeça dos consumidores é um simpático lagarto verde, garoto-propaganda da seguradora GEICO. Com extensa e eficiente cobertura, serviços de assistência 24 horas por dia e agilidade na resolução de problemas, a GEICO delegou ao seu garoto-propaganda a missão de comunicar às pessoas que os seguros da empresa são os melhores e com excelente custo benefício. E com isso, se transformou em um ícone de segurança e bons serviços entre os americanos.
A história
O fundador da empresa, Leo Goodwin, ingressou na indústria dos seguros em 1925 quando conseguiu um emprego na cidade de San Antonio, no estado do Texas, na empresa United Services Automobile Association (conhecida popularmente como USAA). Durante nove anos ele aprendeu todas as técnicas e caminhos para prosperar no ramo de seguros de automóveis. Chegou ao cargo mais alto que poderia na empresa, e então, em meio a Grande Depressão Americana resolveu abrir seu próprio negócio de seguros. Exatamente no dia 1 de setembro de 1936, juntamente com sua mulher, Lillian, e com ajuda financeira de um banqueiro da cidade de Fort Worth, fundou a Government Employees Insurance Company (GEICO) na cidade de Washington. De início introduziu seguros de automóveis especificamente para policiais, militares e empregados federais com preços reduzidos. A escolha deste público se deu ao fato dos funcionários públicos, devido as estabilidade de emprego e situação financeira mais sólida, serem menos arriscados que o público em geral em um período de depressão econômica. Ao final do primeiro ano a empresa já possuía 3.700 apólices vendidas.
A eficiência dos serviços, que seriam um dos pilares da empresa, teve início em 1941, quando uma severa e forte tempestade afetou a capital do país, danificando muitos automóveis, especialmente os vidros. Leo Goodwin pessoalmente firmou acordo para que as oficinas da cidade trabalhassem 24 horas por dia exclusivamente para reparar os danos causados nos automóveis dos segurados da GEICO. Esta resposta eficiente diante de uma emergência fez a qualidade dos serviços prestados pela empresa aos seus segurados serem reconhecidos imediatamente. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o faturamento e as vendas de apólices aumentaram muito, em grande parte ao aumento do número de automóveis produzidos, a maior disponibilidade de gasolina no mercado e ao enorme número de novas estradas construídas no país.
Em 1948, uma figura fundamental se juntou à empresa. Lorimer Davidson, banqueiro e amigo da família Goodwin, que os ajudou a encontrar novos investidores para a GEICO. Em 1949 a empresa ingressou no segmento de financiamento de automóveis e seguros de vida pessoal. Pouco depois, em 1951, outro investidor, chamado Warren Buffett, entrou em contato com Davidson para conhecer melhor esta próspera empresa que crescia a um ritmo alucinante. Meses depois foi convencido a comprar suas primeiras ações da GEICO. Na década de 1960 a empresa cresceu muito, firmando-se como uma das grandes seguradoras do mercado americano, atingindo um milhão de apólices em 1964.
Porém, na década seguinte, período em que a GEICO começou a vender seguros para o público geral, e não somente para funcionários do governo, a empresa chegou perto do colapso financeiro devido aos altos custos de expansão. Foi neste momento, em 1976, que o mega-investidor Warren Buffett comprou novas ações da empresa, garantindo assim sólidas bases financeiras para seu futuro que parecia incerto. Gostou tanto de seu investimento que, em 1996, a GEICO passou a ser subsidiária de uma de suas empresas, a Berkshire Hathaway. A empresa foi uma das primeiras, em 1980, a disponibilizar um telefone 24 horas por dia, 365 dias por ano, para vendas, serviços, suporte e reclamações de seus clientes. A partir de 1993, o aumento dos investimentos em publicidade resultou em uma maior visibilidade nacional para a marca. Com o desenvolvimento de novos canais de venda, a GEICO inaugurou sua página na internet em 1996, passando a vender seguros online.
Quase na virada do milênio, a empresa comemorou uma expressiva marca: 4 milhões de automóveis segurados. Em 2004 a GEICO apresentou o popular personagem “Cavemen” em seus comerciais de televisão, para ajudar a utilizar o site da empresa, que era “tão fácil” de mexer, que até mesmo um homem das cavernas podia fazê-lo. Pouco depois, a empresa lançou o Geico Auto Repair Xpress® em mais de 400 oficinas em todo o país, oferecendo aos segurados um pacote de serviços completos, como ajustes, manutenção, reparos e até serviços de reservas de veículos de aluguel, caso necessário. Em 2010, com mais de 10 milhões de apólices em vigor, a GEICO se tornou a primeira empresa do segmento a permitir comprar uma apólice via dispositivos móveis. Após vários anos negando as reivindicações e até mesmo cancelando seguros para pessoas que usavam seu veículo pessoal para realizar viagens do Uber e Lyft, a GEICO começou a oferecer cobertura de viagens em estados selecionados em 2015, inclusive em estados populosos como Texas, Pensilvânia, Ohio e Geórgia. Atualmente, além do seguro de automóvel, a empresa oferece seguro de motocicletas, barcos, casas, apartamentos e mobiliários domésticos.
A simpática mascote
No ano de 1999, o personagem GECKO®, um antropomórfico e simpático lagarto verde com sotaque londrino, criado pela agência de publicidade The Martin Agency, começou a aparecer em seus comerciais de televisão ajudando as pessoas a economizar dinheiro na hora de adquirir um seguro de carro. GECKO®, um dos grandes ícones da marca americana, surgiu por necessidade, durante a greve de atores que assolou os Estados Unidos nesta época, onde era proibido utilizar pessoas reais durante os comerciais. Seu constante bom-humor, a necessidade insaciável de conhecer pessoas e tenacidade natural tornam o pequeno lagarto verde (que mais se parece com uma lagartixa) perfeitamente adequado para ajudar as pessoas a encontrar valores excelentes em seguros de automóveis. Na verdade, o personagem explica melhor ele mesmo com a frase “Meu trabalho é salvar o dinheiro das pessoas. Eu amo meu trabalho” (em inglês “My job is saving people money. I love my job”).
O personagem se tornou extremamente popular entre crianças e adolescentes, que ainda não dirigem, mas em um futuro próximo, certamente, lembrarão da marca quando forem fazer seguros. Como o embaixador da marca para o excelente serviço ao cliente, o GECKO® é constantemente convidado para fazer aparições especiais em locais por todo país. Atualmente a mascote estampa uma infinidade de produtos licenciados (bonés, canecas, camisetas, malas, bolsas, relógios, canetas e bonecos) que são vendidos diretamente na página da empresa na internet.
A evolução visual
A identidade da marca passou apenas por uma única remodelação em sua história. Isto aconteceu em 1994, quando a marca apresentou seu logotipo atual com a tradicional cor azul.
Os slogans
The Get Happy, Get GEICO. (2014)
15 minutes could save you 15% or more on car insurance. (2007)
Let’s ride. Geico. (2007)
Real service, real savings. (2006)
So easy a caveman can do it. (2004)
The sensible alternative. (2002)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de setembro de 1936
● Fundador: Leo e Lillian Goodwin
● Sede mundial: Chevy Chase, Maryland, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Government Employees Insurance Company
● Capital aberto: Não (subsidiária da Berkshire Hathaway Inc.)
● CEO: Tony Nicely
● Presidente: Bill Roberts
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Cobertura global: 200 países
● Cobertura no Brasil: Sim
● Funcionários: 36.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Seguros de automóveis, barcos, motocicletas e casas
● Concorrentes diretos: State Farm, Allstate, Nationwide, Progressive, Liberty Mutual, USAA, Amica e Reliance Partners
● Mascote: Gecko®
● Slogan: 15 minutes could save you 15% or more on car insurance.
● Website: www.geico.com
A marca no mundo
A cobertura de seus seguros está garantida em 200 países ao redor do mundo. A GEICO segura mais de 24 milhões de veículos (entre carros, motocicletas e caminhões) de mais de 16 milhões de titulares em todos os estados americanos, sendo a segunda maior seguradora privada de automóveis do país. A empresa ainda oferece uma infinidade de seguros como para casa, vida, joias e até contra enchentes.
Você sabia?
● A GEICO, utiliza muito pouco a tradicional figura dos corretores de seguro. Suas vendas são feitas mais por telefone e via internet. Os corretores que a empresa possui são chamados de Geico Field Representatives (GFR).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 6/11/2017
Um comentário:
A maior empresa dos Estados Unidos.
Ela pode entrar no Brasil e dominar o mercado.
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