30.7.06

LITTLE TIKES


Os brinquedos produzidos pela LITTLE TIKES, há mais de quatro décadas, encorajam meninos e meninas a serem ativos e criativos, estimulando-os a brincar com alegria, passando momentos agradáveis e educativos, e exercitando suas imaginações. 

A história 
Tudo começou no final da década de 1960 quando Thomas G. Murdough, que trabalhava no setor de marketing da marca esportiva Wilson, vislumbrou a possibilidade de ganhar dinheiro com a fabricação de brinquedos, segmento que na época passava por um grande desenvolvimento e transformação. Depois de concretizada a ideia, ele fundou, em 1970, a empresa Little Tikes Co., e com apenas nove funcionários, começou a produzir em uma antiga fábrica na cidade de Aurora, estado americano de Ohio, brinquedos de plástico de alta qualidade e durabilidade, segundo padrões de segurança, para uso exterior, como por exemplo, casas de boneca, baús e móveis (cadeiras e mesinhas) para crianças. Inicialmente a pequena linha de 10 produtos da LITTLE TIKES era comercializada em redes varejistas e supermercados. Utilizando métodos revolucionários na produção de brinquedos de plástico, não demorou muito, para que eles conquistassem a confiança de milhares de pais americanos, e também diversos títulos internacionais, por sua segurança, durabilidade e interatividade.


O primeiro brinquedo de grande sucesso da empresa foi lançado em 1979 com a introdução no mercado do Cozy Coupe, um carro vermelho e amarelo criado por um ex-designer da Chrysler, para que as crianças pudessem andar a vontade e com muita diversão, que iria nos anos seguintes se transformar em um ícone da indústria de brinquedo mundial. Com produtos de alta qualidade, e o enorme sucesso do carrinho Cozy Coupe, a LITTLE TIKES ingressou na década de 1980 em situação confortável para competir com as maiores produtoras de brinquedos da época.


No ano de 1982, em um período em que a indústria de brinquedos registrava um declínio em suas vendas, a LITTLE TIKES crescia em um ritmo acelerado, atingindo faturamento superior a US$ 42 milhões. Precisando de capital para estender suas operações, em 1984 a empresa foi comprada pela Rubbermaid Incorporated por US$ 50 milhões, e a partir de 1999, passou a fazer parte da Newell Inc. Neste período a LITTLE TIKES teve sua distribuição e linha de produtos ampliadas, incluído um divertido escorregador que poderia ser utilizado também em ambientes fechados, novos playgrounds e carrinhos.


Foi também na década de 1990 que a empresa iniciou um forte período de expansão internacional com a construção de fábricas, especialmente na Ásia, para atender o mercado europeu, cuja demanda não parava de crescer. Além disso, iniciou a produção de grandes brinquedos de plástico para playgrounds infantis. Somente no ano de 2002, a marca lançou seu primeiro comercial televisivo nos Estados Unidos, iniciando uma nova fase em sua comunicação. No ano de 2004, o tradicional carrinho amarelo e vermelho Cozy Coupe, comemorou 25 anos de vida, vendendo mais de 6 milhões de unidades desde seu lançamento no mercado, e foi considerado pelo tradicional jornal New York Times como “o carro da década”.


Nesta época, apesar da LITTLE TIKES ter sua linha de produtos voltada a brinquedos de plástico, a empresa iniciou o processo de lançamento de produtos tecnológicos, como por exemplo, a cozinha Magicook, que utilizava sinais de rádio frequência permitindo assim que os componentes se comunicassem. Em novembro de 2006, a LITTLE TIKES foi adquirida pela MGA Entertainment, e passou a fazer parte de um recheado portfólio de brinquedos que incluem as famosas bonecas Bratz. Em 2008, a marca lançou novos brinquedos que utilizavam tecnologia eletrônica como uma câmera gravadora para crianças, instrumentos musicais elétricos e até mesmo um pequeno pônei elétrico que simulava o movimento do galope. No ano seguinte, o tradicional carrinho Cozy Coupe, que já havia vendido mais de 10 milhões de unidades desde seu lançamento, ganhou novas versões, como por exemplo, viatura de polícia, caminhão de bombeiro e picape.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. O tradicional logotipo circundado por uma linha oval vermelha foi introduzido em 1975, e, substituição ao anterior (em verde e com tipografia de letra completamente diferente). Em 2002 a marca apresentou seu atual logotipo, que possuía uma tipografia de letra mais fina.


Os slogans 
Get Up and Grow! (2007) 
Toys that last. (1995) 
Playgrounds by PlayPower.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1970 
● Fundador: Thomas G. Murdough Jr. 
● Sede mundial: Hudson, Ohio 
● Proprietário da marca: MGA Entertainment Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Isaac Larian 
● Faturamento: US$ 550 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Brinquedos educativos, casinhas de plástico e playgrounds 
● Concorrentes diretos: Fisher-Price, Playskool, Smoby e Step2 
● Ícones: O carrinho Cozy Coupe 
● Slogan: Get Up and Grow. 
● Website: www.littletikes.com 

A marca no mundo 
A LITTLE TIKES, empresa que possui três grandes fábricas nos Estados Unidos e outras unidades na Europa e Ásia, atualmente comercializa sua extensa linha de brinquedos em plástico, incluindo carrinhos, triciclos, casas de boneca, playgrounds, móveis, cozinha, entre outros itens, em mais de 100 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
As embalagens dos produtos são produzidas em 9 línguas diferentes e as instruções em 14 idiomas. 
Os playgrounds da LITTLE TIKES são fabricados em material resistente à chuva e ao sol, permitindo que a brincadeira dure por muitos anos. Os móveis possuem qualidade e segurança, deixando os pais tranquilos enquanto seus filhos brincam, estudam ou dormem (já que a marca também oferece uma divertida linha de camas). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/11/2013

Nenhum comentário: