17.7.06

SMARTIES


Pequenos confeitos de chocolates coloridos, como se fossem um arco-íris em pedacinhos, comercializados dentro de tubinhos de papelão foram presença constante na infância de muitas gerações de crianças, especialmente no continente europeu. È assim que os SMARTIES colorem e alegrem a infância, além de ser um alimento extremamente nutritivo e delicioso. Por isso, deixe sua imaginação correr solta com a deliciosa mistura de cores de SMARTIES. 

A história 
A empresa britânica H.I. Rowntree & Co., tradicional produtora de chocolates e balas e que atualmente faz parte do grupo Nestlé (conheça essa outra história aqui), já fabricava deliciosos confeitos de chocolate desde 1882, que eram comercializado com o nome de CHOCOLATE NIBLET BEANS. Porém, foi somente no ano de 1937, que esses deliciosos confeitos foram relançados em pequena escala no mercado inglês com o nome de SMARTIES CHOCOLATE BEANS. Eram pequenos confeitos (redondos) de chocolate ao leite, chocolate amargo, laranja e café recobertos por uma fina camada de açúcar em oito cores diferentes: vermelho, amarelo, laranja, verde, rosa, marrom, marrom claro e malva (semelhante ao violeta). Somente no ano seguinte o produto passou a ser vendido nos famosos tubinhos cilíndricos de papelão, que se tornariam um símbolo da marca, proporcionando que as pessoas levassem e consumissem SMARTIES a qualquer hora, em qualquer lugar.
  

Rapidamente o produto se tornou o mais popular e vendido da tradicional empresa britânica. Durante a Segunda Guerra Mundial, em virtude da falta ou racionamento de matérias-primas o produto passou a ser fabricado temporariamente apenas com chocolate, não possuindo as crocantes casquinhas de açúcar. Em 1953, os confeitos foram lançados oficialmente no Canadá, que se tornou um de seus maiores mercados. O ano de 1956 marcou o lançamento do primeiro anúncio de TV da marca, que carregava o slogan “Sweetest, treatest, best to eatest”. Pouco depois, a marca trocou os centros de café, laranja e chocolate amargo que faziam parte da mistura para chocolate ao leite.
   

No início da década de 1960, especialmente a partir de 1962, ocorreu uma grande expansão para outros mercados com o produto sendo introduzido em países como Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Itália. No final da próxima década, em 1977, a expressão “Chocolate Beans” foi retirada definitivamente do nome em função de uma nova legislação e o produto passou apenas a adotar o nome SMARTIES. Nesta época os confeitos adotaram a expressão “Milk Chocolate in a Crisp Sugar Shell” (algo como “Chocolate ao leite em uma concha açucarada crocante”).
   

Em 1987, durante uma promoção muito bem sucedida para comemorar os 50 anos da marca, a cor marrom-clara foi substituída pela azul, que devido à enorme aceitação do público se tornou permanente na mistura. Depois disso, o SMARTIES ficou muito conhecido por conter as cores do arco íris, chegando a ganhar o apelido de “Rainbow”. O produto passou a se chamar oficialmente NESTLÉ SMARTIES em 1993, cinco anos depois da empresa que o fabricava ter sido adquirida pela suíça. Sob o comando da multinacional suíça a marca SMARTIES se espalhou pelo mundo, levando seus saborosos e coloridos confeitos para todos os continentes. A diversificação da linha de produtos da marca começou em 1998 com os confeitos em tamanhos maiores (GIANT SMARTIES) e do MINI SMARTIES (versão original em bolinhas ainda menores); seguido do SMARTIES COOKIES (deliciosos biscoitos cobertos com os tradicionais confeitos coloridos) em 2000; e do FRUITY SMARTIES (com recheio de frutas) em 2004.
  

A marca também apostou no lançamento das edições limitadas, especialmente para as festas de final de ano, onde os pequenos confeitos são comercializados em embalagens especiais (latas) com as cores verde, vermelho e branco, além do Dia dos Namorados (confeitos nas cores vermelha e rosa ou em embalagem com formato de coração), Dia das Bruxas e Páscoa (ovos). A empresa também estendeu a marca para a categoria de sorvetes com grande sucesso. Em 2007, atendendo aos pedidos dos consumidores e com a intenção de deixar o produto mais saudável, a Nestlé anunciou que estava eliminando todos os corantes artificiais dos confeitos, tornando o produto mais seguro para as crianças, um de seus principais públicos. A partir deste momento todos os confeitos passaram a serem coloridos com ingredientes de origem vegetal, mineral ou animal, como atesta a frase contida em todas as suas embalagens (“No artificial colours, flavours or preservatives”).
   

Entre as principais novidades apresentadas pela marca recentemente estão: SMARTIES BUTTONS (2020), pequenos botões nos sabores chocolate ao leite, branco e laranja, que levam mini confeitos coloridos no recheio; novas barras de chocolate disponíveis nas versões chocolate ao leite e chocolate branco com mini SMARTIES e em chocolate com sabor de laranja com apenas mini confeitos de laranja, em 2021; e para comemorar seu 85º aniversário com a introdução do SMARTIES WHITE (2022), as tradicionais guloseimas coloridas feitas com chocolate branco.
  

Atualmente o SMARTIES é comercializado em vários tipos de embalagens como o tradicional tubo, caixinhas de 160 gramas, sacos (os famosos bags), embalagem com 5 tubos, caixinhas de MINI SMARTIES e até tabletes (chocolate ao leite com confeitos coloridos em seu interior). Nos últimos anos a marca também lançou o SMARTIES MINI EGGS (pequenos ovinhos de chocolate com as cores do tradicional confeito), o SMARTIES CHICKEN AND EGG (galinha de chocolate cheia de ovinhos coloridos em seu interior) e o SMARTIES TREE ORNAMENTS, pequena bola, papai-noel ou urso polar de chocolate recheados de confeitos coloridos para serem penduradas na árvore de Natal como decoração. A Nestlé também estendeu a marca SMARTIES para outras categorias de produtos como biscoitos, sorvetes (massa, cone e picolé) e ovos de páscoa, produtos que contém os deliciosos e coloridos confeitos como cobertura.
  

A marca SMARTIES continua a produzir essas guloseimas deliciosas e irresistíveis de uma maneira que ajude a proteger nosso mundo e a alegria das gerações futuras. Isso significa cacau de origem sustentável e embalagens de papel reciclável - e sem cores ou sabores artificiais.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca SMARTIES passou por várias modificações ao longo do tempo, especialmente após o final da década de 1980, quando a marca foi adquirida pela Nestlé, passando também a ostentar a identidade visual da empresa suíça para compor seu logotipo. A partir de então a identidade visual foi ganhando ares mais divertidos, incluindo os coloridos confeitos como parte da identidade visual. Após passar por uma remodelação em 2002, quando o logotipo foi simplificado, no ano de 2018 a marca apresentou um novo logotipo, que voltou a utilizar os coloridos confeitos como parte integrante da identidade visual.
  

A tradicional embalagem tubular, tão associada à marca, também evoluiu em termos de design ao longo dos anos. Durante muitos anos, no Reino Unido, SMARTIES era vendido em tubos cilíndricos de papelão, fechados com uma tampa colorida de plástico, geralmente com uma letra do alfabeto estampada. O objetivo disso, de acordo com um porta-voz da empresa na década de 1980, era que elas fossem úteis como um auxílio didático para incentivar as crianças a reconhecer as letras. No ano de 2005 foi anunciado que a embalagem em forma de tubo seria substituída por uma que continha seis lados (hexagonal), mais compacta, leve e fina, dando assim um visual mais moderno e atual ao produto, apesar do argumento utilizado ser para manter o produto fresco e mais atrativo para as crianças, seu principal público alvo.
  


Em 2021, apesar de não mudar o formato hexagonal, a SMARTIES foi uma a primeira marca do segmento a adotar uma embalagem feita toda de material reciclável. Sem plástico, a nova embalagem é de origem renovável e feita de papel revestido, com etiquetas em papel e também utiliza papelão. Nos rótulos estão também incluídas informações sobre como as descartar, sendo uma forma de aumentar a conscientização do consumidor para as questões de um correto encaminhamento das embalagens. Além disso, a tampa de plástico foi substituída por um pedaço de papelão com dobradiças. Essas mudanças removem do mercado 250 milhões de embalagens de plásticos por ano.
   

Os slogans 
Unbox Imagination. (2021) 
Show “your” colours! (2013, Canadá) 
Smarties Feed Your Imagination. (2007) 
They are seriously mixed up. (2004) 
Smart chocolate. (2000) 
Only Smarties have the answer. (1989) 
A handful of Smarties everyday will keep the blues away. (anos de 1980) 
Do you eat the red ones last? (década de 1970) 
WotalotIgot! (1961) 
Sweetest, treatest, best to eatest. (1956) 
Buy some for Lulu. (anos de 1950) 
Lots and lots of colourful Smarties. (Alemanha) 
What a lot I got. (África do Sul)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1937 
● Criador: H.I. Rowntree & Co. 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ulf Mark Schneider 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Confeitos e barras de chocolate 
● Concorrentes diretos: M&M’s, Reese’s Pieces, Hershey’s Drops, Rocklets, Cadbury Gems, Sixlets e Hershey’s Kisses 
● Ícones: A tradicional embalagem de tubo 
● Slogan: Unbox Imagination. 
● Website: www.smarties.co.uk 

A marca no mundo 
Atualmente a marca está presente em 90 países ao redor do mundo com uma diversificada linha de produtos, que inclui também uma linha de sorvetes. Somente no Reino Unido, um dos maiores e mais importantes mercados para a marca, mais de 17 mil confeitos de SMARTIES são consumidos a cada minuto. Por ano são mais de 50 milhões de tubos vendidos. Outros importantes mercados da marca são Alemanha, Canadá, África do Sul e Austrália. Os confeitos não são distribuídos nos Estados Unidos, a não ser por importadores independentes. Isto porque, em território americano a marca SMARTIES é de propriedade da Smarties Candy Company, que produz pequenas balas com esse nome. 

Você sabia? 
Cada tubo do produto contém aproximadamente 35 confeitos e 178 calorias. 
Os confeitos já fizeram parte de sobremesas populares de grandes redes de alimentação, como o Smarties McFlurry, vendido pelo McDonald’s (conheça essa outra história aqui); e o Smarties Blizzard que está disponível na Dairy Queen no Canadá. 
O SMARTIES ficou muito conhecido no mundo por ser produzido na famosa fábrica de York na Inglaterra. Porém, depois da aquisição da Nestlé, sua produção foi transferida para a Alemanha e também para o Canadá, onde a maior parte dos confeitos é produzida. Os últimos 100 tubinhos produzidos na fábrica de York saíram, em 2008, com um certificado dentro atestando tal data. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes e BusinessWeek), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/8/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: