Ingredientes naturais selecionados e sem aditivos. Sabor leve e refrescante. A tradição europeia em equilíbrio com a modernidade de Amsterdã. Produzida com o cuidado de quem sabe fazer cerveja há mais de 150 anos. Assim é Amstel®, que juntamente com a Heineken, se tornou um verdadeiro símbolo holandês no segmento. Com a mesma receita desde 1870, Amstel® é a única cerveja puro malte feita com a magia da levedura holandesa. É daí que vem seu sabor leve, refrescante e incomparável.
A história
A história da cerveja holandesa Amstel® teve início no dia 11 de junho de 1870, quando a cervejaria Beiersche Bierbrouwerij de Amstel começou a ser construída na cidade de Amsterdã. A cervejaria foi idealizada por dois melhores amigos e cunhados, Jonkheer Charles de Pesters e Johannes van Marwijk Kooij, em virtude da alta popularidade da cerveja da região da Bavária na Holanda, que na época possuía aproximadamente 560 cervejarias espalhadas pelo país. No dia 9 de janeiro de 1872, a primeira cerveja - batizada de Amstel® Lager Bier - foi entregue aos clientes. Nessa época, a nova cervejaria tinha capacidade anual de produção de 10.000 hectolitros. A nova cerveja teve seu nome inspirado no Rio Amstel (que alimenta 165 canais que serviram como a fonte de transporte mais vital de Amsterdã por mais de 800 anos), onde estava situada a cervejaria e de onde era retirada a água para sua produção.
Como diferencial, a nova empresa dedicou-se à fabricação de cerveja tipo pilsner, cuja produção trazia uma complicação técnica que reduzia o número de fabricantes a menos de uma dezena: o produto precisava ficar armazenado por dois meses sob temperaturas próximas à zero graus. Para isso, a Amstel® retirava gelo dos canais de Amsterdã durante o inverno e o armazenava em locais cercados por muros duplos para utilização no resto do ano. A cervejaria livrou-se da dependência do rigor do inverno só uma década mais tarde, quando instalou sua primeira máquina de gelo. Em seus primeiros anos a cervejaria vendia 90% de sua produção para o mercado interno.
No ano de 1883 começou a exportar sua cerveja para a Inglaterra, colônias holandesas e Indonésia, iniciando assim o processo de internacionalização da marca Amstel®. Pouco depois, em 1886, a cervejaria já era a maior produtora de cerveja tipo pilsner da cidade de Amsterdã. Nos anos seguintes a Amstel® se tornou cada vez mais popular, não somente na cidade de Amsterdã, como também em todo o país. Em 1907 a cervejaria comprou seu primeiro caminhão para entregar barris de cerveja na área de Amsterdã. Já no ano de 1926, tamanha sua importância, a marca era responsável por cerca de 1/3 das exportações de cervejas da Holanda. Em 1937 introduziu no mercado o “Stoop”, um pequeno barril de 10 litros para ser consumido em casa, causando uma grande revolução no segmento, permitindo assim que consumidores pudessem degustar sua cerveja preferida na tranquilidade de seus lares.
O período depois do término da Segunda Guerra Mundial foi de grande crescimento para a marca, tanto no mercado nacional como também no internacional. Na década de 1950 se tornou a primeira cervejaria holandesa a exportar cervejas em lata, além de construir sua primeira cervejaria internacional no Suriname, um pequeno país no norte da América do Sul e na época uma colônia holandesa. Ainda nesta década, no ano de 1956, introduziu no mercado a Amstel® Gold, uma versão premium de sua tradicional cerveja fabricada com ingredientes selecionados e uma mistura de malte. A década seguinte foi marcada por um grande crescimento, com construções de novas cervejarias fora da Holanda, conquista de novos mercados mundiais e muitas inovações, como por exemplo, em 1964, quando introduziu o sistema de abertura “Fliptopper” em suas garrafas. Com esse sistema a garrafa podia ser aberta com as mãos facilmente, dispensando assim o uso de abridor.
Em 1968 a Amstel® foi adquirida pela cervejaria Heineken (conheça essa outra história aqui), sua principal rival no mercado holandês. Pouco depois, em 1972, a tradicional cervejaria de Amsterdã foi fechada e a produção transferida para a fábrica da Heineken em Zoeterwoude. Nos anos seguintes, o grande fator para o aumento de sua popularidade no exterior, principalmente no mercado americano, foi o lançamento em 1980 da Amstel® Light, uma cerveja mais fraca (3.5% de graduação alcoólica) e com aproximadamente 35% menos calorias que a versão tradicional.
Na década de 1990 a marca começou a investir muito em patrocínios de grandes eventos culturais, como shows de música e festivais, e competições esportivas, onde a partir de 1994, e por mais de uma década, foi patrocinadora oficial da Copa dos Campeões da Europa (UEFA Champions League), competição de futebol mais importante do continente europeu. A marca assistiu sua participação mundial aumentar enormemente a partir de 2005, quando lançou no mês de dezembro a Amstel® Pulse, inicialmente no mercado russo. Esta nova cerveja pilsner tinha sabor leve e refrescante, originário do processo de microfiltragem. A cerveja também chamou a atenção por sua garrafa de vidro transparente e longilínea de design único. Com o crescimento pela sua apreciação global de um público que busca uma bebida refrescante e fácil de beber, a Amstel® Pulse ganhou espaço na cidade de Amsterdã e em muitos outros mercados mundiais, como por exemplo, Hungria, Austrália, Grécia e Itália. Em 2011 a marca lançou no mercado americano sua primeira cerveja de trigo.
A partir de 2014, a cervejaria Heineken resolveu investir na marca no Brasil e passou a produzir Amstel® localmente, primeiro na versão chope e depois em garrafas de 600 ml e latas de 350 ml, que mais tarde, em 2016, ganharia as versões lata mini (269 ml) e lata grande (473 ml), além da garrafa long nick e de 1 Litro.
Em 2020 a Amstel® foi lançada no mercado chinês com enorme sucesso. Entre as recentes novidades da marca estão a Amstel® XLIGHT (2017), uma cerveja light com apenas 90 calorias, 2 gramas de carboidrato e 4.2% de teor alcoólico; e a Amstel® Ultra (2021), uma cerveja puro malte low-carb, sem glúten e de baixas calorias. Além disso, em 2021, a marca lançou a Amstel® 0,0% (sem álcool) - primeiramente no mercado mexicano e espanhol -, uma alternativa refrescante e de alta qualidade para aquelas ocasiões em que cervejas sem álcool são uma ótima opção.
Atualmente a marca comercializa uma completa linha de cervejas - algumas delas disponíveis somente em determinados mercados - composta pela versão tradicional (Amstel® Lager), light (Amstel® Light), Premium (Amstel® Premium Pilsner), Pilsner levemente escura (Amstel® 1870), bock (Amstel® Bock), trigo (Amstel® Wheat), pale lager (Amstel® Bright), com suco de limão (Amstel® Radler), sem álcool (Amstel® 0,0%) e com suco de limão sem álcool (Amstel® Radler 0,0%). Já no Brasil a marca lançou em 2023 a Amstel® Vibes, uma bebida com teor alcoólico de 7,9% com aromas naturais de frutas, disponível em dois sabores - limão e morango com melancia.
Ninguém tem mais orgulho de sua cidade natal do que a Amstel®. A marca tem tanto orgulho de suas origens que centralizou todo o seu logotipo em Amsterdã. A divisão vermelha e branca representa o rio Amstel que flui pelo centro da cidade. Muitos dizem que esse círculo vermelho e branco também representa bolas de bilhar. Afinal, os fundadores da Amstel® adoravam jogar bilhar juntos e o logotipo ainda hoje representa o seu compromisso e amizade. Já na parte superior do logotipo existe um par de leões brancos - esse símbolo foi emprestado do brasão que representa a cidade. O tradicional logotipo, batizado de “Bulls Eye” passou por algumas remodelações ao longo deste período. A última modernização ocorreu em 2020, quando o logotipo ganhou um design mais moderno e simplificado.
Já no Brasil, a marca holandesa utiliza uma identidade visual com pequenas diferenças, como mostra a imagem abaixo.
A tradicional garrafa da cerveja Amstel® também evoluiu ao longo dos tempos, como mostra a imagem abaixo.
No Brasil a marca utiliza embalagens e comunicação visual diferente, com predominância da cor dourada.
I Amstel®. O sabor incomparável de sermos nós mesmos. (2024)
Choose Your Way to Live. (2021, Amstel® Ultra)
Com Amstel® você se sente à vontade para ser quem você é. (2019)
Together Since 1870. (2019)
Vai de Amstel®. (2018)
Vai de Amstel® que não tem erro! (2017)
Serious about beer and friendship since 1870. (2016)
Quem bebe Amstel® sabe a diferença. (2015)
Taste life. Pure Filtered. (2009)
Amstel®. Our beer. (2008)
Chilled in Amsterdam. (2002)
Brewed not designed. (1996)
To Friends! (2020, Amstel® Light)
Savor Complexity. (2012, Amstel® Light)
Live Tastefully. (2007, Amstel® Light)
The world’s perfect light beer. (2004, Amstel® Light)
The beer drinker’s light beer. (1999, Amstel® Light)
Could be the world’s best tasting light beer. (1999, Amstel® Light)
● Origem: Holanda
● Fundação: 11 de junho de 1870
● Fundador: Jonkheer Charles de Pesters e Johannes van Marwijk Kooij
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda
● Proprietário da marca: Heineken N.V.
● Capital aberto: Não
● CEO: Dolf van den Brink
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 115 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas e chope
● Concorrentes diretos: Stella Artois, Carlsberg, Tuborg, Holsten, Grolsch, Beck’s, Spaten, Pilsner Urquell, Super Bock e Budweiser
● Slogan: I Amstel®. O sabor incomparável de sermos nós mesmos.
● Website: www.amstelbrasil.com
A marca no mundo
A Amstel®, terceira cerveja mais consumida da Europa, é vendida em mais de 115 países ao redor do mundo, com produção anual superior a 40 milhões de litros. A marca tem como principais mercados Holanda, Grécia, França, Espanha, Hungria, Itália, Estados Unidos, China e África do Sul. A versão Light da marca é uma das cervejas importadas mais consumidas do mercado americano em sua categoria. A Amstel® pertence à cervejaria Heineken, que possui um portfólio global de mais de 300 marcas, sendo a segunda mais vendida pela empresa holandesa, atrás apenas da própria Heineken.
Você sabia?
● A Amstel® foi patrocinadora da UEFA Europa League (2015-2020), segundo campeonato de futebol mais importante do continente. Atualmente a marca é patrocinadora da Conmebol Libertadores (2017-2024), cuja mais recente campanha é amparada pelo slogan “Torcer Liberta”.
● A Amstel® Light está disponível apenas em alguns mercados, como por exemplo, o americano, o inglês, o mexicano e o holandês. Na França a marca produz uma cerveja quase sem álcool batizado de Amstel® Free.
● Desde 1966 a cerveja é patrocinadora da Amstel® Gold Race, uma tradicional corrida profissional de ciclismo de estrada que acontece em apenas um dia no final de abril na província de Limburgo na Holanda.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 11/10/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
27 comentários:
sabe onde vende essa cerveja em sp? se soube, me manda um email tiagogil@gmail.com
valeu!
Estou muito satisfeita com as informações contidas no site, porém, percebo a importância de fazer uma ressalva: Brasil no RS, em Santa Maria, temos oportunidade de conhecer esta magnífica cerveja, na praça de alimentação do shopping Monet, específicamente na sanduicheria CauLu.
A Amstel Lemmon é tudo e um pouco mais que as outras.
Excelente conteúdo!! Só precisa ser atualizado já que não consta nada sobre a Amstel Lager.
Comprei uma lata da Amstel Later por 2,50 reais pra provar aqui em Belém e não me arrependi. Achei até mais gostosa e refrescante que a heineken.
Comprei uma latinha para experimentar. Já estou na terceira caixa, bonita e gostosa de ver e beber!
Aqui no sul, está mais barato que a Skol... Boa cerveja
Excelente breja!
Nossa gente, sinceramente... Provei a Amstel Lager e estou amando beber ela.. Muito gostosa!
Amstel Langer, uma cerveja leve e gostosa, recomendo!
Me identifiquei demais com a Amstel delícia de cerveja
Realmente é excelente cerveja e com preço competitivo.
Estive recentemente no Iberostar Praia do forte, Bahia.tomei o chopp da Amstel por la. Posso dizer que e de alta qualidade.NPB 30/10
Muito boa mesmo!!!
Tem sabor agradável e é leve! Cerveja muito boa!!!
Excelente cerveja!!
No Extra tem...
Ótima cerveja recomendo!!
A Holanda está de parabéns uma excelente cerveja!!!
Recomendo✌
Eu tomava Heineken, mas depois que provei a Amstel Lager, não troco por outra. É uma puro malte suave e que desce redondo... rsrs
Ótima cerveja
Eu nunca gostei de cerveja, sabor amargo ruim mesmo, me indicaram a Amstel disseram ser mais leve, comprei ontem para experimentar não me arrependi, vim pesquisar sobre ela e com certeza vou comprar mais adorei....
Toda Pilsen é Lager.Nem toda Lager é Pilsen.
Aqui no sul na minha opinião é atual a melhor cerveja, sensacional AMSTEL LAGER! Recomendo.
Aqui no sul, simplesmente a melhor ceveja!
Na minha opiniao e a melhor cerveja 😍
Muito melhor que Budweiser, e mais Barata.
Postar um comentário