24.8.06

BAZOOKA BUBBLE GUM

Pequenos pedacinhos de chicletes de bola envoltos em populares embalagens nas cores da bandeira americana e enrolados em papéis com tirinhas em quadrinhos do personagem Joe Bazooka se tornaram um ícone da cultura americana. O chiclete de bola BZOOKA divertiu gerações de americanos que cresceram mastigando e fazendo enormes bolas.
-
A história
Tudo começou em 1947, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando os irmãos Abram, Ira, Philip e Joseph Shorin, filhos do fundador da empresa americana Topps, que desde 1938 produzia chicletes, resolveram introduzir no mercado uma nova goma de mascar divertida: o chiclete de bola. O novo produto, produzido na fábrica da empresa localizada no bairro Brooklyn em Nova York, foi batizado de BAZZOKA BUBBLE GUM. O nome era baseado em um instrumento musical criado por Bob Burns na década de 30. Sua embalagem patriótica nas cores vermelha, azul e branca ajudaram a tornar o produto muito popular no período pós-guerra. Inicialmente o novo chiclete foi anunciado como sendo macio; saboroso; divertido, pela possibilidade de se fazer enormes bolas; e barato. O chiclete, que era vendido a cinco centavos de dólar, começou a se tornar popular após 1951, quando passou a contar com pequenas tirinhas de personagens em quadrinho para incentivar o consumo junto ao público jovem.
-
-
A embalagem do produto foi modificada para que a tirinhas em quadrinhos fosse adicionada ao chiclete. Mas, foi em 1953, quando o personagem em quadrinho Joe Bazooka, um menino loirinho que utilizava boné e tapa-olho criado pelo cartunista Wesley Morse a pedido da empresa, passou a ser o astro principal das tirinhas em quadrinhos que envolviam os chicletes que a marca BAZOOKA conquistou definitivamente os jovens americanos e chamou a atenção do mercado. Ao longo dos tempos mais de 1.500 tirinhas diferentes do personagem foram desenvolvidas pela Topps, e o chiclete de bola juntamente com Joe Bazooka, se tornou um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos, passando a ser exportado também para outros países como Canadá (onde as histórias do personagem eram escritas em inglês e francês), Israel e Inglaterra.
-
-
Nos anos seguintes a marca cresceu; o garoto-propaganda Joe Bazooka ganhou a companhia de uma nova turminha de amigos (1983), composta por Mort (seu melhor amigo); Jake (seu cachorro), DJ Chen (seu amigo DJ), Kevin Griffin (seu amigo “nerd”), Cindy Lewis (sua amiga), Casey McGiven (sua outra amiga); e Wolfgang (seu amigo alemão de escola); e novos sabores foram lançados como morango (embalagem rosa e branca) e uva (embalagem roxa e branca). Além disso, o sucesso do personagem era tanto que a Topps passou a licenciá-lo para que outras empresas pudessem estampá-lo em outros produtos como camisetas, canecas, bonés e canetas. Na década de 90 o personagem mudou de aparência: apesar de continuar com seu tradicional tapa-olho, passou a vestir jeans e ganhou uma aparência de adolescente, com longas pernas.
-
-
Recentemente, em maio de 2009, foi anunciado que Michael Eisner, ex-executivo poderoso da Disney, comprou os direitos do personagem Joe Bazooka e pretende transformá-lo em filme, com roteiro escrito por Mark Hammer. Atualmente o chiclete BAZOOKA pode ser encontrado em uma grande variedade de formas e sabores como Original, Grape (uva), Strawberry (morango), Sugarless (sem açúcar), Blast (com sabor mais intenso e duradouro disponível nas versões frutas, melancia e cereja) e Bubble Juice (em formato de bolinhas), além das edições sazonais como para o período do “Dia das Bruxas” e do tradicional balde com vários pequenos chicletes.
-
-
A evolução visual
Recentemente a marca alterou sua identidade visual lançando um novo logotipo mais moderno e dinâmico.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1947
● Criador: Abram, Ira, Philip e Joseph Shorin
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: The Topps Company Inc.
● Capital aberto:
Não
● CEO & Presidente: Scott Silverstein
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Doces
● Principais produtos:
Chicletes de bola
● Mascote: Joe Bazzoka
● Website:
www.topps.com/candy/brands/Bazooka/index.htm
-
A marca no mundo
A marca BAZOOKA BUBBLE GUM, um dos chicletes de bola mais populares e vendidos nos Estados Unidos, é comercializada em mais de 40 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte.
-
Você sabia?
Até os dias de hoje, exatas 1.535 tirinhas em quadrinhos diferentes do personagem Joe Bazooka foram lançadas no mercado, sendo as mais antigas disputadíssimas por colecionadores que chegam a pagar fortunas por um pedacinho de papel com histórias do personagem.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/2/2010

2 comentários:

Bumper disse...

Olá. Só para ampliar o conhecimento geral... Na década de 80... (aproximadamente em 1987) foi lançada uma versão "pomada" do chiclete, nos sabores maçã-verde, limão e uva. Ambos vinham em tubos plásticos, similares aos de creme dental de hoje, só que mais curtos e bojudos, onde o chiclete poderia ser retirado ao apertar o tubo, numa consistência muito parecida a um creme que, ao levado à boca, nas primeiras mastigadas, ja adquiria a sua consistência tradicional de goma.
Meu pai me trouxe alguns exemplares, durante uma viagem de negócios, na época.
Obrigado pelo site fantástico, de onde podemos retirar informações muito boas.

Anônimo disse...

Eu lembro de mascar bazooka antes de existir o ping pong. Eu e outros achávamos o ping pong uma imitação que não fazia bolas tão bem como o bazzooka. Será que era importado?