25.8.06

BUBBALOO


Crianças ou adultos, todo mundo já se rendeu a essa guloseima. Mas é mesmo muito difícil resistir. Eles são redondos, macios, com um delicioso recheio líquido e fazem bolas enormes e divertidas. E de tempos em tempos aparece um sabor novo no mercado. Assim é BUBBALOO, presente nos momentos mais divertidos da vida, que vem cativando gerações de consumidores com seu formato e diversidade de sabores. Com uma textura super macia e saboroso recheio líquido, não tem como não se render a essa delícia! 

A história 
De um projeto engavetado na década de 1970, para um sucesso que já dura mais de 30 anos: esse é o BUBBALOO, o chiclete de bola que marcou os anos de 1980 com seu formato inovador. Para ter uma ideia da importância deste produto, especialistas em marketing no Brasil concordam que a história da goma de mascar em terras tropicais se divide em antes e depois desse chiclete: afinal de contas, o BUBBALOO cativou não só as crianças, como também os adolescentes, jovens e até muitos adultos. Tudo começou em 1984 quando a divisão brasileira da empresa Adams, depois de anos de estudos, pesquisas e desenvolvimento, lançou no mercado o chiclete BUBBALOO no sabor tutti-frutti, um produto genuinamente brasileiro.
   

Além de ser um chiclete que fazia bolas grandes, o produto nasceu com um formato diferenciado para a época - redondo - textura macia, tamanho superior aos demais, e a grande surpresa, um delicioso recheio líquido que dava mais sabor à goma. Era diferente de tudo o que existia até então. O público rapidamente percebeu o diferencial e BUBBALOO se posicionou como líder de mercado, posto ocupado até os dias de hoje em sua categoria. A divulgação do produto foi feita em pontos de venda e até mesmo na televisão, no programa do Gugu Liberato, utilizando o slogan “A nova geração do chiclé de bola”. Poucos anos depois, em 1987, o chiclete ganhou seu segundo sabor: morango. No ano seguinte, após um estrondoso sucesso em terras brasileiras, o produto foi introduzido no mercado espanhol.
  

O sabor banana foi lançado em 1991 com uma campanha voltada ao público jovem e foi um dos primeiros com sabor diferente dos tradicionais na época. A propaganda trazia a música “Day-o banana boat”, com o slogan “Nada mais gostoso que um Bubbaloo banana”. Ainda nesta década foram lançados novos sabores como uva (também em 1991), melancia, tangerina e maçã verde, responsáveis diretos pelos recordes de participação no mercado da marca BUBBALOO. A década também foi marcada pelo lançamento de BUBBALOO em países da América do Sul, além de México e Portugal (onde é comercializado com o nome de BUBBLICIOUS).
   

Nos anos seguintes, para cativar ainda mais seu público, sempre interessado em novidades e surpresas, a marca inovou mais uma vez adotando a estratégia de rotação de sabores. Os sabores tutti-frutti, morango, uva, hortelã e salada de frutas eram comercializados durante todo o ano e duas vezes ao ano, no mínimo, foram lançados dois novos sabores, alguns deles inusitados. No início do novo milênio a marca continuou inovando e lançando novos sabores como frutas vermelhas (2001) e o inusitado mousse de limão (2002).
  

O ano de 2003 foi marcado pela compra da Adams, proprietária da marca BUBBALOO, pela tradicional inglesa Cadbury. Com a chegada desse novo milênio, a marca inovou mais uma vez ao introduzir produtos inéditos no mercado brasileiro: o BUBBALOO que coloria a língua, o sorvete com sabor de chiclete BUBBALOO, além do chiclete no formato esticadinho. Em 2006 foi introduzido no mercado o BUBBALOO GOLAÇO, um chiclete no sabor tutti-frutti, com recheio de frutas, e formato de bola de futebol. O produto foi apresentado pelo gato e mascote da marca, Bubba The Cat junto com o astro do futebol Ronaldinho Gaúcho. A campanha custou mais de R$ 5 milhões. A nova goma de mascar entrou no portfólio da marca como uma edição limitada, comemorativa para Copa do Mundo de Futebol de 2006.
   

No ano seguinte a marca foi introduzida no mercado indiano. BUBBALOO se caracterizou ao longo dos anos por lançar sabores exóticos e diferenciados no mercado. Entre eles damasco, pêssego-uva, cola, citrus, frutas tropicais, lima-limão, torta de limão, limonada suíça, amora, abacaxi, laranja selvagem, frutas vermelhas, iogurte de morango, napolitano e até chocolate. No início de 2010, com a compra da Cadbury pela então Kraft Foods, a marca passou a fazer parte do portfólio de produtos da empresa americana, que foi dividida em duas: Kraft Foods Group (Estados Unidos) e Mondelēz International (proprietária das marcas de balas, gomas de mascar, chocolates, biscoitos e snacks no mercado internacional).
  

Após anos sem lançamento de um novo sabor no mercado brasileiro, em 2014 a marca apresentou em edição limitada o chiclete no sabor cereja, um insistente pedido dos fãs de BUBBALOO. Mais recentemente, em 2017, a marca resolveu resgatar um de seus sabores que mais fizeram sucesso na década de 1990: o BUBBALOO banana. Com o renascimento do sabor, a marca tinha como estratégia incrementar o seu portfólio com inovação e movimentar o mercado de “bubble gum”. E conseguiu. Atualmente no mercado brasileiro estão disponíveis os sabores: tutti-frutti, morango, uva, hortelã e banana.
  

A linha do tempo 
2001 
Lançamento do BUBBALOO TRI, chiclete com uma deliciosa casquinha por fora, uma goma macia com cristais crocantes e um IRRESISTÍVEL recheio líquido, disponível em dois deliciosos sabores, iogurte de morango e melancia. 
2004 
Lançamento de um produto inédito e inovador: BUBBALLO ACILOCO, que oferecia diversão em dobro às crianças - o recheio líquido, ácido, pintava a língua de azul. 
Lançamento do BUBBA SPLASH, sachês de morango e tutti-frutti para colocar na boca quando a goma estivesse perdendo o gosto. 
2005 
A marca BUBBALLO foi estampada nos sorvetes da Kibon, fruto de uma parceria da Unilever com a Cadbury, que se repetiu em 2006, e deu origem à linha de sorvetes Aciloco. 
Lançamento de três novos sabores: hortelã, limonada e “cool cola”. 
Lançamento no mercado mexicano do chiclete no sabor chilli. 
2006 
Lançamento do chiclete no sabor iogurte. 
Lançamento do BUBALLOCOS, chiclete com um sabor externo e outro no recheio líquido. 
Lançamento do BUBBALOO CHARADA no sabor tutti-frutti com recheio apimentado na versão “Quente” ou hortelã com recheio extra-gelado na versão “Frio”. 
Lançamento do BUBBALOO RADICAL no sabor tutti frutti, primeira vez que a goma de mascar deixou o seu tradicional formato redondo (pillow) e adotou a forma comprida (sticks) em embalagens com quatro unidades. 
2007 
Lançamento do BUBBALOO BUBBA BOO, goma de mascar no sabor laranja, com embalagem inspirada na tradicional festa de Halloween (Dia das Bruxas), muito comemorada nos Estados Unidos, e que tem se incorporado ao calendário de festas no Brasil. A embalagem tinha um design diferenciado em relação aos outros produtos da marca, com ícones que faziam referência à tradicional festa, nas cores preto e laranja. 
Lançamento do BUBBALOO MIX, goma de mascar sabor morango + laranja e iogurte + uva. 
2008 
Lançamento de dois novos sabores: napolitano (inédito no mercado de gomas, uma combinação de chocolate, morango e baunilha) e chocolate. Essa foi a primeira vez que a marca incluiu os sabores de baunilha e chocolate na formulação do BUBBALOO. 
Lançamento do BUBBALOO BOLA DE CRSITAL, um chiclete que só desvendava sua cor (verde ou laranja) depois que você colocava na boca. 
Lançamento do sabor brigadeiro. 
2009 
Lançamento do BUBBALOO ROCKS CEREJA ÁCIDA, chiclete de bola com recheio líquido e granulado sabor cereja. 
Lançamento do BUBBALOO MAÇÃLANCIA, chiclete de bola com recheio líquido sabor maçã e melancia. 
Lançamento do BUBBALOO FLOCOS, chiclete de bola com recheio líquido sabor baunilha e chocolate. 
Lançamento do BUBBALOO TUBOO CONNECT, chiclete de bola em formato de tubo que misturava sabores como uva e laranja ou morango e banana. 
2012 
Lançamento na Argentina do BUBBALOO CUPIDO, chiclete que coloria a língua e propunha um jogo que ajudava a se aproximar do sexo oposto. Se a goma pintasse a língua de verde era um beijo, de amarelo tinha que pedir licença e de vermelho tinha que tentar novamente. 
2017 
Lançamento em parceria com a Kibon do MAX BUBBALOO, um delicioso picolé sabor tutti-frutti com recheio cremoso.
  

A divertida mascote 
O famoso porta-voz do chiclete BUBBALOO, conhecido como “Bubba The Cat”, foi criado em 1997 com o objetivo de cativar o público infantil. O personagem, um carismático gato vestindo gravata, polainas e óculos escuro, totalmente em preto e branco, apareceu pela primeira vez em um comercial de televisão na Inglaterra em 1998. De lá pra cá o personagem, que estreou no Brasil no início de 2000, se tornou uma verdadeira celebridade entre os consumidores e o embaixador da marca pelo mundo. Em 2004 o carismático personagem passou por uma remodelação, ganhando uma identidade mais moderna. 


Em 2013 a famosa mascote da marca foi repaginada novamente: ganhou um visual mais moderno e cheio de atitude, com versões nos estilos skatista, surfista e até jogador de futebol. O ar mais jovial e moderno, com o gato tendo mais expressão e textura, era para conquistar ainda mais os jovens e adolescentes. Juntamente com essa nova imagem foi lançado um novo site, que incluía games como “Bubbaloo no Tubo”, brincadeira que utilizava tubos para levar o recheio líquido da goma de mascar até a boca do personagem.
  

Bubba The Cat se tornou tão importante para a marca, que além de aparecer na comunicação e ambiente digital (redes sociais e sites), está estampado nas embalagens dos produtos com grande identificação dos consumidores.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Na primeira remodelação o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, nova cor (amarela, antes era rosa) e o desenho do tradicional chiclete redondo com seu recheio explodindo para fora. Após passar por uma modernização, há poucos anos atrás a marca alterou radicalmente seu logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra (mais quadrada) e cores diferentes.
  

Além disso, a embalagem do produto também acompanhou essa evolução. A maior mudança, além do novo logotipo, foi a inclusão da mascote da marca, Bubba The Cat, na embalagem.
  

Os slogans 
O chiclé cheio de sabor. (anos de 1990) 
A nova geração do chiclé de bola. (1984) 
Irresistibly irresistible. (México)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1984 
● Criador: Adams (divisão Brasil) 
● Sede (Brasil): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Mondelēz Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Liel Miranda (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Brasil, Argentina, México e Índia 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chicletes com recheio líquido 
● Concorrentes diretos: Poosh, Hubba Bubba, Bubble Yum, Big Babol, Danclets e Xclé 
● Mascote: Bubba The Cat 

A marca no mundo 
A marca BUBBALOO é vendida em 25 países, sendo particularmente popular na América Latina, especialmente no Brasil, Argentina e México, além da Índia, os quatro maiores mercados do produto no mundo. A marca também tem forte penetração no mercado português e espanhol. As vendas anuais, somente no Brasil, correspondem ao peso de sete aviões Airbus A320. 

Você sabia? 
O Guinness, o Livro dos Recordes, informa que a maior bola de chiclete BUBBALOO foi feita por uma americana, Susan Montgomery Williams, da Califórnia, em 1994. A bola media impressionantes 58.4 cm. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/11/2020

13 comentários:

Anônimo disse...

Legal seu blog... Pena não ter RSS Feed...

Falow!!

Anônimo disse...

Parabens!
Site muito interessante e útil.
Bjs

Anônimo disse...

eu acho que vc deveria bota baballo do amor e do odio
beijossssss
um abranço
xau

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro disse...

O site do babaloo e otimo.

Leandro.

Leticia Goes disse...

Amo bubbaloo!!!!!
perfect !!!¹²³¹³

Unknown disse...

Quero o bubbaloo tri de volta!!!

karina.n disse...

Legal!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sandro disse...

Muito boa a matéria mas acredito que faltou falar de um dos primeiros sabores que era um da embalagem verde, você disse que o segundo sabor foi o morango mas acho que foi o terceiro.

João Batista disse...

Poxa, entrei pra ler e relembrar a promoção realizada onde as embalagens vinham premiadas (escrito por dentro) ... Alguém lembra?

Anônimo disse...

Eu sou nascido na década de 80. Comia bubaloo aos montes.
Mas para minha surpresa esta semana resolvi experimentar novamente após anos sem experimentar.
Para a minha surpresa o gosto e a textura da goma de mascar ficaram piores do que a original.
Acho que a receita do chiclete foi modificada e na minha opinião não tem mais a mesma textura e consistência que as gomas da década de 80.

Anônimo disse...

Já engoli muito bubaloo , antigamente ele vinha com bastante caldo hoje em dia parecem que eles colocam um gota de 💉... Engraçado em vez de aumentar o recheio e o preço , só aumenta o preço ... Faz o quê é a ganância!