Todas as unidades da rede de academias COMPANHIA ATHLETICA são caracterizadas por oferecer o que há de melhor em fitness e bem-estar para toda a família, dos bebês, passando pelas gestantes até os avós. Sempre disponibilizando aos seus alunos profissionais altamente capacitados em unidades completas, que abrangem as mais variadas modalidades esportivas como ginástica, musculação, natação, esportes coletivos e individuais, a mais famosa rede de academia do mercado brasileiro se preocupa não somente com a forma física e saúde de seus frequentadores, mas também em proporcionar um espaço de lazer aconchegante e agradável.
A história
A COMPANHIA ATHLETICA foi idealizada em 1984, quando Gary Schulze e um grupo de mais quatro sócios (entre eles Charles Bilton) se reuniram para iniciar um novo negócio no segmento de saúde e lazer: apresentar ao mercado brasileiro o conceito de academia completa, reunindo em um único ambiente as melhores opções para cada fase da vida. A primeira unidade foi inaugurada no ano seguinte, em São Paulo. Instalado na Rua Kansas (bairro do Brooklin), nascia o primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no país. A estrutura física, os grandes espaços e os equipamentos importados de última geração eram os grandes diferenciais na nova academia. A assinatura “Health and Wellness” (“Saúde e Bem-estar”) entrava, através da COMPANHIA ATHLETICA, para o mundo do fitness no Brasil. Sete anos depois, oferecendo qualidade, conforto, profissionais gabaritados e equipamentos de primeira linha reconhecidos pelos alunos e pelo mercado em geral, a COMPANHIA ATHLETICA abriu sua segunda unidade, localizada dentro do Morumbi Shopping.
O ano de 1992 foi marcado por grandes mudanças e, certos da vocação como rede, a empresa acelerou os planos de expansão. A partir de então, o crescimento da empresa passou a ser incrementado e o intervalo entre a inauguração das unidades foi reduzido significativamente. Pouco depois, em 1995, a rede foi responsável por lançar no Brasil as aulas de spinning. Nos anos seguintes novas unidades foram inauguradas: Campinas (1996), São José dos Campos (1997) e no Shopping Anália Franco (1999), na cidade de São Paulo. A proximidade do próximo século coincidiu com o momento de iniciar planos nacionais. Em 2000, a COMPANHIA ATHLETICA se tornou a primeira rede nacional de academias, com a inauguração de uma unidade fora do estado de São Paulo. Localizada no Pier 21, em Brasília, a academia atraía políticos de todo o país e empresários locais, mostrando uma vitalidade inabalável.
Nos anos seguintes novas unidades se espalharam pelo país: Belém (2001), Rio de Janeiro (2003) e Belo Horizonte (2004). No mês de agosto de 2004, a rede colocou em prática um modelo de negócio bem-sucedido: a COMPANHIA ATHLETICA EXPRESS, academias com tamanhos menores e preços mais flexíveis. A partir de 2005 as pessoas se tornaram o grande diferencial para a empresa. Nascia então o conceito “In&Out” que trazia como objetivo melhorar a vida das pessoas como um todo. Esse conceito não é apenas a qualidade do equipamento ou competência técnica na aplicação do exercício. Trata-se de uma linha de pensamento empresarial, do ambiente, do clima, da troca de sorrisos e de energia positiva. O slogan “Gente cuidando de Gente” passou a integrar o logotipo da marca. Com as mudanças vieram também novas unidades: Ribeirão Preto (2005), no interior paulista; Manaus (2005) e Curitiba (2006).
Em março de 2007, a rede inaugurou um fitness center dentro do luxuoso Sofitel Jequitimar Guarujá, no litoral paulista, sendo a primeira operação da COMPANHIA ATHLETICA dentro de um hotel. Em mais uma ação inovadora, a rede inaugurou em 2009 uma unidade dentro do estádio Cícero Pompeu de Toledo (popularmente conhecido como Morumbi). A pista de atletismo, em volta do gramado, foi reformada apresentando mais uma novidade: treinos de corrida a céu aberto, com a complementação de exercícios de força no mesmo local. Em 2012 a rede inaugurou sua primeira academia na região nordeste, localizada na cidade do Recife. Mais recentemente a rede passou a oferecer Aula de Circo, modalidade que apresenta inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por meio dos exercícios no trapézio e no tecido, as aulas auxiliam no desenvolvimento da força de todos os músculos do corpo. Além disso, com as acrobacias no solo, pernas de pau, slackline e rolo, outros aspectos também são trabalhados nas aulas de circo, como a coordenação motora, velocidade, flexibilidade, equilíbrio, resistência e reflexo.
As unidades da COMPANHIA ATHLETICA contam com quadras poliesportivas, salas de musculação e cardiovascular, salas de ginástica (são mais de 40 modalidades) e lutas, parque aquático, vestiários com saunas, child care, lanchonete, Studio Pilates e sala de spinning. Em algumas unidades ainda oferece paredes de escalada, quadras de squash, pista externa de cooper, ringue de boxe, loja de produtos naturais, centros de estética, loja de produtos esportivos, deck ao ar livre, entre outros atrativos. Além disso, a COMPANHIA ATHLETICA é credenciada pela Metodologia Gustavo Borges, o melhor método de aprendizado aquático do Brasil.
Todos os treinos montados na COMPANHIA ATHLETICA são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu a sistema Cia On que atrela o fator humano à tecnologia. O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.
A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca passou por algumas modificações importantes. A primeira delas ocorreu em 1994, quando as iniciais CA foram retiradas e o ícone da marca, discóbolo de Míron (lançador de disco), símbolo da educação física, foi movido para direita e ganhou cores vivas. Em 2004 uma nova modificação proporcionou ao logotipo um visual mais atual e moderno, incluindo uma nova tipografia de letra e novas cores. Em meados de 2014 a marca apresentou sua nova identidade visual: nova tipografia de letra e o ícone inserido dentro de um círculo vermelho.
Os slogans
Cia Athletica: o melhor de você! (2013)
O que a gente faz bem, faz bem pra você. (2007)
Seu corpo é sua vida. (2006)
Gente cuidando de gente. (2005)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1985
● Fundador: Gary Schulze e mais quatro sócios
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Cia Athletica
● Capital aberto: Não
● Presidente: Richard Bilton
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Academias: 18
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Academias
● Principais produtos: Natação, aulas de ginástica e dança, lutas e Pilates
● Concorrentes diretos: Reebok Sports Club, Bio Ritmo, Runner, Competition e Bodytech
● Slogan: Gente cuidando de gente.
● Website: www.ciaathletica.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a COMPANHIA ATHLETICA, uma das maiores redes de academias de ginástica da América Latina, conta com mais de 35 mil alunos que frequentam suas 18 academias em operação, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. A rede de academias apresenta o maior número de equipamentos importados e o maior parque aquático do país, com 25 piscinas, sendo 13 delas semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 70.000 m² de área construída.
Você sabia?
● A COMPANHIA ATHLETICA é a única rede de academias a ter certificação de qualidade ISO 9001:2008 e a funcionar sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), na qual foi pioneira.
● O Instituto Cia Athletica foi criado em 2007 pela empresa como uma entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade fomentar e promover projetos de assistência sócio-cultural e esportiva, visando a valorização do ser humano e a melhoria da sua qualidade de vida.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 9/11/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário