Hás mais de 60 anos a varejista americana CRATE & BARREL busca inspiração para o lar, conectando o trabalho criativo de artesãos e designers a milhões de consumidores ao redor do mundo. Um destino emblemático para utensílios domésticos, decoração e móveis contemporâneos que ajudam a definir um estilo de vida inspirado por meio de produtos de alta qualidade, designs exclusivos e estilo atemporal. Conhecida com carinho por listas de casamento, itens essenciais de qualidade para a casa e atendimento atencioso, a CRATE & BARREL se tornou parte da vida de gerações e gerações.
A história
A história da varejista CRATE & BARREL começou exatamente no dia 7 de dezembro de 1962 quando o casal Gordon (foto abaixo) e Carole Segal abriu uma pequena loja familiar de apenas 160 m² para vender equipamentos e acessórios para casa e cozinha, localizada em uma modesta rua - chamada Wells Street - do bairro boêmio de Old Town na cidade de Chicago, estado de Illinois. Na verdade a ideia para o novo negócio surgiu logo depois que o casal voltou da lua de mel na Europa e começou a procurar equipamentos e acessórios para montar e decorar sua nova casa. Não conseguiram achar equipamentos e itens com design moderno e funcionais na cidade, como os que haviam encontrado na Europa (bonitos, duráveis e com preços razoáveis), e resolveram investir neste segmento.
Quando a CRATE & BARREL abriu suas portas, as lojas de departamento americanas eram tradicionais e formais. Em contraste, a nova loja apresentava designs europeus casuais, simples, porém elegantes. Importados diretamente de pequenas oficinas no exterior, esses produtos acessíveis e de qualidade incluíam artigos de vidro franceses, louças dinamarquesas e utensílios de cozinha alemães. Vale ressaltar que o casal negociava diretamente com pequenos produtores europeus de objetos de vidros e porcelanas que não tinham representação oficial nos Estados Unidos para vender seus produtos em sua nova loja. Como o dinheiro era curto no início, o casal, com muita criatividade e uma dose de necessidade, revolucionou o segmento de varejo dispondo as mercadorias de uma forma não convencional. As mercadorias eram dispostas nos mesmos engradados (em inglês Crate) e barris (em inglês Barrel) que eram importadas, originando assim o nome da loja. Esta disposição dos produtos no ponto de venda, não só mantinha os custos baixos, como transmitia autenticidade visualmente.
Rapidamente a loja, localizada em uma antiga fábrica de elevadores abandonada, com apenas um funcionário, se tornou popular entre as pessoas mais jovens, principalmente solteiros que estavam montando suas casas, recém-casados e também turistas. O sucesso da loja foi tamanho que, em 1967, foi lançado no mercado o famoso catálogo da CRATE & BARREL, criando assim mais um canal de vendas e expandindo seu alcance nacional. No ano de 1971 já existiam três lojas da rede espalhadas pelos subúrbios de Chicago, inclusive uma localizada dentro de um shopping center. A expansão para fora da cidade começou em 1977 com a abertura de uma loja na cidade de Boston, seguida por unidades em Dallas no ano de 1982 e San Francisco em 1985. Foi ainda na década de 1980 que a CRATE & BARREL se tornou uma completa loja de decoração com a introdução em 1981 de uma linha de móveis composta por sofás, mesas e cadeiras. A nova linha de móveis foi inserida primeiramente como teste na unidade da cidade de Boston. Foi um verdadeiro sucesso e a linha acabou sendo introduzida em outras lojas da rede. Ao final desta década a CRATE & BARREL já contava com 30 unidades espalhadas pelos Estados Unidos.
Logo no início da década de 1990 a empresa inaugurou uma mega-loja na Avenida Michigan em Chicago. A enorme loja âncora (chamada em inglês de Flagship Store) - uma imponente estrutura de vidro e aço projetada pelo arquiteto John Buenz - possuía quatro andares e um belíssimo atrium iluminado que proporcionava uma claridade enorme no interior do estabelecimento, criando assim um novo padrão no mercado americano para o segmento de varejo de decoração. Ainda nesta década a empresa inaugurou sua primeira loja em plena Manhattan no ano de 1995; atingiu o número de 50 unidades em funcionamento; e inaugurou a primeira unidade da rede que vendia flores frescas e possuía uma charmosa cafeteria dentro. Em 1998 a empresa foi adquirida pelo grupo alemão Otto, o que propiciou uma expansão ainda mais rápida do número de lojas pelos Estados Unidos.
No ano de 1999 com o lançamento pioneiro de um site de comércio eletrônico - onde consumidores poderiam comprar de forma prática e segura 24 horas por dia - incrementou ainda mais os negócios. Hoje em dia o comércio eletrônico da CRATE & BARREL oferece recursos digitais avançados, como planejador de ambientes 3D, compras em realidade aumentada e listas de casamento online abrangentes. No mês de janeiro de 2000 a empresa inaugurou, na própria cidade de Chicago, a CB2, uma espécie de CRATE & BARREL que oferecia produtos mais moderninhos (objetos de casa, roupa de cama e móveis) e preços mais acessíveis, voltada para um público universitário e na faixa etária dos 20 e tantos anos. O sucesso do novo conceito de loja - que transformou a percepção do design residencial para o consumidor moderno - foi tamanho que atualmente a CB2 conta com diversas unidades pelo país, incluindo uma localizada em Nova York no moderno bairro do SoHo.
Em 2001 a empresa fechou parceria com a The Land of Nod, uma pequena rede fundada em 1996 por Scott Eirinberg e Jamie Cohen e especializada em móveis e acessórios para crianças, ingressando neste segmento de mercado com 4 lojas, catálogo e vendas online. Essa rede de lojas seria adquirida em sua totalidade em 2010 (e descontinuada em definitivo no ano de 2018). Finalmente, em 25 de setembro de 2008, a CRATE & BARREL iniciou sua expansão internacional com a inauguração de sua primeira loja no Canadá, localizada no Yorkdale Shopping Centre na cidade de Toronto. Pouco depois, no mês de março de 2010, a rede deu mais um passo importante para sua internacionalização ao inaugurar sua primeira loja em Dubai. Além disso, a empresa expandiu seu comércio eletrônico, que passou a entregar em mais de 90 países ao redor do mundo.
E a expansão internacional da rede continuou em 2013 quando foi inaugurada uma enorme loja de dois andares em Cingapura e sua primeira unidade em solo mexicano, ambas já fechadas por estratégia de negócios. A CRATE & BARREL abriu sua primeira loja no Peru em 2015 e sua primeira unidade na Colômbia em dezembro de 2016, ingressando assim na América do Sul. Pouco depois, em julho de 2017, a rede inaugurou sua primeira loja na América Central, localizada na Costa Rica.
Com o encerramento da rede infantil The Land of Nod por questões estratégicas, a empresa resolveu criar em 2018 a CRATE & KIDS, com uma oferta de móveis, artigos para casa e presentes infantis, vendidos online e dentro de 38 de suas lojas nos Estados Unidos. No ano seguinte, a empresa anunciou a aquisição da Hudson Grace, uma marca butique de decoração, entretenimento e presentes com 10 lojas em funcionamento. Foi nesse mesmo ano que a rede abriu o seu primeiro restaurante - chamado The Table at Crate - na sua loja de Oakbrook, Illinois, em parceria com o Cornerstone Restaurant Group. Esta iniciativa fazia parte de uma tendência de varejistas de artigos para o lar que procuravam criar uma experiência mais completa para os clientes, combinando o varejo com a gastronomia.
Como pioneira no varejo de experiência com decoração de espaços que simulam todos os cômodos da casa, suas lojas também oferecem serviços exclusivos, que abrangem desde as populares e disputadas listas de casamento (que já atraiu mais de 2 milhões de casais) e eventos beneficentes até tendências de design e entretenimento. Por isso, a CRATE & BARREL se tornou um destino para apaixonados por decoração, oferecendo colaborações e coleções selecionadas através de parcerias com designers e celebridades notáveis.
A CRATE & BARREL tem um logotipo simples em preto, criado por Tom Shortlidge. O então funcionário da agência Young & Rubicam criou, de fato, um dos logotipos mais duradouros do mercado varejista americano, pois ainda é utilizado em sua forma original. Shortlidge utilizou como base a grotesca fonte Helvética com pequenas modificações, em negrito. A criatividade do designer ficou evidente na letra “C”, formada a partir de um anel perfeitamente circular com um furo no lado direito. O tradicional logotipo da CRATE & BARREL pode ser aplicado de algumas formas, como mostra a imagem abaixo.
Made For Each Other. (2020)
Welcome Life In. (2017)
You’ve Got It. (2016)
Create Tomorrow. (2013)
When you have something important to say, say it in black and white. (2006)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 7 de dezembro de 1962
● Fundador: Gordon e Carole Segal
● Sede mundial: Northbrook, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Crate and Barrel Holdings
● Capital aberto: Não (subsidiária da Otto GmbH & Co. KGaA)
● CEO: Janet Hayes
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 128
● Presença global: 7 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 7.500
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração
● Concorrentes diretos: Williams-Sonoma, Pottery Barn, West Elm, Arhaus, Room & Board, Ikea, Zara Home e Wayfair
● Ícones: O ambiente das lojas
● Slogan: Made For Each Other.
● Website: www.crateandbarrel.com
A marca no mundo
Atualmente a rede CRATE & BARREL tem mais de 100 lojas (incluindo outlets) nos Estados Unidos e Canadá, além de 9 unidade (franquias) em países como Costa Rica, Colômbia, Peru, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, alcançando, em 2024, faturamento de US$ 2.5 bilhões. O estado americano com o maior número de lojas é a Califórnia (11 unidades), seguida por Illinois (7 unidades) e Flórida (6 unidades). A CRATE & BARREL recebe mais de 22 milhões de clientes em suas lojas todos os anos e mais de 100 milhões de visitantes online. A empresa também é proprietária da CB2 (loja com preços mais acessíveis e design mais moderninho), que possuí 26 unidades nos Estados Unidos e Canadá.
Você sabia?
● No dia da inauguração de sua primeira loja, o casal de fundadores esqueceu um item importante: a caixa registradora.
● Os produtos da CRATE & BARREL são produzidos em 42 países ao redor do mundo, incluindo Américas, África, Ásia e Europa.
● As famosas listas de casamento e de presentes oferecidas pela CRATE & BARREL recebe anualmente mais de 120.000 inscritos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 3/9/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
2 comentários:
As coleções da Crate & Barrel são estilosas. Sempre ha novidades. Ha sempre um grande estoque de peças disponivel, de modo que se pode comprar aos poucos, a vulso, para formar um jogo grande.
olá , minha esposa ficou maravilhada com os produtos desta empresa será que é possivel comprar pela internet ou só indo em NY na própri loja , hà! parabens pelo post muito interessante mesmo e bom saber a origem de uma empresa de qualidade.
Postar um comentário