23.8.06

GNC


Nas prateleiras de suas lojas é possível encontrar uma infinidade de suplementos alimentares e esportivos, vitaminas de tudo quanto é tipo, ervas naturais, inúmeros minerais, energéticos, produtos para ginástica e cuidado com a saúde. A rede GENERAL NUTRITION CENTERS, conhecida popularmente como GNC, é um verdadeiro paraíso para quem se preocupa com a saúde e pratica exercícios físicos. 

A história 
A história da marca começou em 1935 quando David B. Shakarian realizou seu grande sonho ao inaugurar uma pequena loja de comidas naturais na cidade de Pittsburgh, estado americano da Pensilvânia, chamada Lackzoom. A modesta loja estava localizada no número 418 da Wood Street, distrito central da cidade. Era especializada na venda de iogurtes, alimento que seu pai havia ajudado a introduzir nos Estados Unidos, mas também comercializava mel, granola, fibras, além de deliciosos sanduíches naturais. No primeiro dia a loja faturou míseros US$ 35, fazendo com que nos meses seguintes, o jovem empresário ganhasse dinheiro suficiente, para seis meses depois, inaugurar uma segunda loja. No ano seguinte, em pleno dia de São Patrício, uma grande inundação arrasou suas duas lojas. Porém, ele não demorou a reabri-las, e cinco anos depois inaugurou mais quatro lojas em áreas diferentes da cidade. Era o início da implantação de uma rede de lojas com foco no cuidado da saúde. Na década de 1950 a rede, que já possuía mais de 30 lojas na cidade de Pittsburgh, começou a adicionar em sua linha de produtos vitaminas e suplementos alimentares.


Na década de 1960, a preocupação dos americanos com a saúde, alimentação natural e uma melhor nutrição, além de uma nova geração obcecada por “produtos milagrosos” para o corpo e a mente, levaram a abertura de inúmeras unidades em outros estados, além da troca do nome das lojas para GENERAL NUTRITION CENTERS (que ficaria conhecida pela sigla GNC). Na década seguinte, com o crescimento rápido das lojas, a marca começou a fabricar suas próprias vitaminas, suplementos minerais, assim como comidas, bebidas e cosméticos, instalando fábricas nos estados da Pensilvânia, Dakota do Norte, Carolina do Sul e Minnesota. Suplementos e vitaminas respondiam por aproximadamente 50% do faturamento da empresa nesta época, que passou a vender seus produtos também pelo correio. Foi também nesta década que a empresa começou inaugurar lojas, maiores e mais desenvolvidas, em movimentados shopping centers, ganhando uma imagem mais moderna e agressiva no mercado.



Apesar de ganhar novos concorrentes, como supermercados e grandes redes de farmácias, que também passaram a vender vitaminas e suplementos, além de alimentos naturais, na década de 1980 o número de lojas GNC já passava de mil e trezentas unidades em funcionamento. No ano de 1988 a marca adotou o sistema de franquia, fato que ajudou a expandir ainda mais o lucrativo negócio. Em 1991 a rede inaugurou suas primeiras lojas no México. Ainda nesta década, apesar de manter o foco em vitaminas e minerais (que representavam 40% de seu faturamento) e suplemento alimentares, a empresa começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento de aparelhos e acessórios para a prática de musculação e ginástica, além de comercializar livros e revistas especializadas. Com agressivas ações de marketing, como por exemplo, campanhas publicitárias, o lançamento do cartão de fidelidade (Gold Card Member) e promoções ousadas, para oferecer 20% de descontos aos clientes toda primeira terça-feira do mês, fizeram com que as vendas literalmente explodissem.



Entre 1992 e 1998, a empresa inaugurou mais de duas mil lojas em um plano de expansão extremamente agressivo, desenvolvendo o formato de Super Stores (lojas enormes com produtos divididos por categorias como ervas, minerais, vitaminas, suplementos e acessórios) chamadas de GNC LIVE WELL, que foram introduzidas em 1996. Neste momento sua maior presença em mercados estrangeiros estava focada no México, com 63 lojas em funcionamento, além de Bahamas, Peru, Guatemala, Filipinas, Trinidad Tobago, Guam e Reino Unido. E essa presença internacional seria ampliada nos anos seguintes. Nos Estados Unidos, onde a rede já estava presente em 50 estados, a GNC assinou um contrato, em 1999, com a rede de farmácias Rite Aid para abrir pequenas lojas dentro das unidades da rede de drogaria. No final de 2003, a marca inaugurou sua franquia internacional de número 500 dentro do aeroporto Antalya na Turquia. Nos anos seguintes, com a constante preocupação das pessoas com a saúde e uma vida melhor e mais saudável, a GNC cresceu ainda mais se tornando a maior rede mundial de seu segmento. Além disso, introduziu no mercado a linha GNC PETS, composta por suplementos alimentares e vitaminas para animais de estimação, especialmente gatos e cachorros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Na década de 1990, quando a rede adotou o conceito de “super stores” em muitas de suas lojas, houve também uma mudança em sua identidade visual, que foi resumida apenas para GNC. Além disso, a expressão “Live Well”, adotada como slogan em 1997 e que designava esse formato de loja, passou a integrar o logotipo da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1935 
● Fundador: David B. Shakarian 
● Sede mundial: Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: GNC Holdings Inc. 
● Capital aberto: Sim (2011) 
● CEO: Ken Martindale 
● Faturamento: US$ 2.45 bilhões (2017) 
● Lucro: - US$ 148.8 milhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 244.1 milhões (dezembro/2018) 
● Lojas: 8.500 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim (somente com produtos) 
● Funcionários: 16.800 
● Segmento: Varejo (Nutrição) 
● Principais produtos: Suplementos alimentares, vitaminas e produtos naturais 
● Concorrentes diretos: Vitamin World, Herbalife, The Vitamin Shoppe, Walgreens e CVS 
● Slogan: Live Well. 
● Website: www.gnc.com 

A marca no mundo 
A GNC se tornou a maior varejista mundial especializada em produtos nutricionais, incluindo vitaminas, minerais, ervas e suplementos, operando mais de 8.500 lojas (das quais 6.400 localizadas em território americano, incluindo 2.200 unidades dentro das lojas da rede de drogarias Rite Aid), além de estar presente em 49 outros países, como por exemplo, Porto Rico, Arábia Saudita, Austrália, Canadá e México, estes dois últimos importantes mercados para a marca.



Você sabia? 
O NO2 Nitro Active é um dos suplementos alimentares mais vendido nas lojas da rede GNC. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 6/12/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

O site que vende suplementos GNC no Brasil é o www.GNCsuplementos.com.br
Site muito bom, é como ir a uma loja em Miami, mas sem pagar passagem! Show!