23.8.06

LEITE NINHO®


Carinho, amor materno e nutrição. Que mãe zelosa não confiou a alimentação inicial de seus filhos a uma conhecida lata amarela, sinônimo de segurança e tranquilidade na fase de crescimento de qualquer criança. Por isso, Leite NINHO® se transformou no principal companheiro de qualquer mamãe preocupada com a alimentação de seus filhos pelo mundo afora. Referência em nutrição, saúde e bem-estar, a marca NINHO® é líder absoluta na categoria de leite em pó integral, com um consolidado histórico de tradição por várias gerações de brasileiros. 

A história 
A marca surgiu em 1944 na Suíça lançada no mercado como um leite em pó pela tradicional empresa Nestlé (conheça essa outra história aqui) com a marca NIDO®, como é conhecido em muitos países ao redor do mundo. Progressivamente a marca foi sendo introduzida em outros países europeus como a antiga Tchecoslováquia (1947), Alemanha (1948), onde foi introduzido com a marca NEST® e Reino Unido com o nome de NESPRAY®, Bélgica (1949), Portugal (1950) e Áustria (1951). Na década de 1950 o produto foi introduzido em países da América Central e África. No Brasil, o início da comercialização do produto data de 1923, quando ainda se chamava Molíco (com i acentuado) e era leite puro de vaca, ou seja, um leite não modificado, do qual foi simplesmente extraída a água, fabricado na Argentina e envasado nas fábricas nas cidades de Araras e Barra Mansa. Molíco (conheça essa outra história aqui) seria conhecido como o leite em pó da Nestlé, até seu sucessor, o Leite NINHO® Integral, herdar tão nobre título, ao ser lançado oficialmente no país em 1944. Vale ressaltar que a inspiração do nome da marca veio da própria Nestlé, que significa “pequeno ninho”.
  

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a carência de bens de consumo era grande e a fabricação de um leite em pó de qualidade e de conservação prolongada, como o recém-criado NINHO®, foi muito bem-vinda. Nesse ano a Nestlé publicava em seus anúncios: “Não entre na fila! Para quem usa Ninho®, não existe o problema do leite. Nem filas, nem receio quanto à qualidade, nem imprevistos”. Com 4% mais de gordura que o Molíco, o leite em pó integral NINHO® teve excelente aceitação pelo mercado e sua demanda crescia a cada ano. Por esta razão, entre outras, foram construídas sucessivamente as fábricas de Araraquara (interior de São Paulo) em 1946, Porto Ferreira (SP) em 1952 e em 1958 a unidade de Três Corações (MG).
  

Passados mais alguns anos, foi desenvolvido o processo de obtenção do leite em pó instantâneo e, no ano de 1965, a Nestlé lançava no mercado brasileiro o LEITE NINHO® INSTANTÂNEO. As fábricas de Araçatuba (SP) inaugurada em 1963 e de Ibiá (MG) em 1964 estavam equipadas com tecnologias adequadas para a fabricação desse novo leite e puderam, também, responder ao crescente aumento de consumo. A introdução dos instantâneos determinou uma grande transformação na estrutura do segmento de leites em pó no país. O leite tradicional manteve sua imagem extremamente ligada à alimentação dos lactentes. Já os leites instantâneos assumiram a imagem de produtos menos adequados à alimentação infantil, assemelhando-se ao leite fresco e, consequentemente, mais indicado para adultos.
  

Na década de 1970, a marca lançou uma bem-sucedida campanha com latas estilizadas cujas tampas funcionavam como porta-copo. A diversificação de produtos começou em 1990 com o lançamento do NINHO® SOLEIL, uma bebida láctea (iogurte) com sabor mais suave e de baixa acidez, especialmente desenvolvida e formulada para crianças, cuja campanha inicial contava com o slogan “A força gostosa do Solzinho”. A aceitação foi tão positiva que a marca foi expandida para iogurtes de polpa e para a categoria de Petit Suisse, este último introduzido em 1993 com o nome de NINHO® SOLEIL PETIT SUISSE.
   

Novos produtos surgiram a partir de 2002 com a introdução do leite em pó fortificado com cálcio e do NINHO® FASES (lançado em 2003), uma linha exclusivamente desenvolvida para cada idade e fase de crescimento da criança. As três versões dos produtos da linha Ninho Fases, divulgadas no mercado com o slogan “Preparando seu filho para a vida”, eram enriquecidas com vitaminas e minerais em quantidades cuidadosamente estudadas. Além disso, continham ingredientes desenvolvidos com exclusividade pela Nestlé. Além disso, em 2004, a linha NINHO® SOLEIL, líder absoluta em iogurtes infantis, ganhou, além de novas embalagens, nova fórmula com vitaminas e ferro, garantindo muito mais nutrição para as crianças.
  

Nos anos seguintes, todas as versões de Leite NINHO® Integral e Instantâneo foram enriquecidas com ferro, que ajuda a combater a anemia infantil, e vitamina C, que favorece a absorção de ferro pelo organismo. Outra novidade foi o lançamento, em 2008, do LEITE FERMENTADO NINHO® SOLEIL, único da categoria desenvolvido especialmente para crianças pequenas. O novo leite fermentado continha em sua fórmula lactobacilos vivos (probióticos) que formam uma barreira protetora na parede do intestino e colaboram no equilíbrio da flora intestinal, além de vitamina D, cálcio e zinco que contribuem para o desenvolvimento saudável dos consumidores infantis.
  

Em 2010, a marca NINHO® desenvolveu em parceria com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), uma cartilha com os 10 Sinais da Boa Nutrição. Voltada especialmente para auxiliar as mães, o material trazia dicas de como manter a saúde equilibrada dos filhos. A partir de 2015, com um novo mix de nutrientes, desenvolvido para atender as principais necessidades nutricionais das crianças brasileiras, toda linha de leites (nas versões pó e líquido) da marca passou a ser identificada como NINHO® Forti+, enriquecido com ferro, zinco e vitaminas A, C e D, além de trazer todos os benefícios do leite, contribuindo para a ingestão de cálcio e proteína. A nova linha preservava o tradicional sabor de NINHO®, reconhecido por crianças e adultos, aliando todo o conhecimento da Nestlé em saúde, nutrição e bem-estar.
  

Como nos anos seguintes, cada vez mais, as pessoas vinham adotando hábitos alimentares e estilos de vida diversificados, com maior preocupação com a nutrição e a saúde, a marca NINHO® lançou um completo mix de produtos mais específicos e direcionados, como por exemplo, leites e produtos lácteos orgânicos, zero lactose, com adições de fibras e vitaminas e redução de açúcares. E isso também resultou na entrada da marca NINHO® na categoria de complementos alimentares em 2017. Entre as mais recentes novidades da marca está NINHO® Nutrigold, uma opção para complementar a alimentação infantil a partir de 1 ano, composta de ingredientes como DHA, ARA e fibras prebióticas, e cuja fórmula contribui para o bom desenvolvimento cerebral e visual, além de favorecer a boa digestão da criança.
  

Em qualquer situação, durante todas essas décadas, a marca NINHO® foi capaz de acompanhar a modernização na estrutura familiar brasileira sem perder seu foco. O sucesso de NINHO® se fundamenta em seu posicionamento de marca parceira dos consumidores na desafiadora tarefa de desenvolver e nutrir seus filhos com uma alimentação saudável e equilibrada. Com isso, NINHO® conquistou a liderança do mercado de leite em pó e o reconhecimento como a marca da categoria mais desejada pelas mães e reconhecida como especialista em nutrição infantil, oferecendo um portfólio completo e variado, incluindo leites (UHT e pó), iogurtes, leite fermentado e compostos lácteos com o sabor preferido pelos consumidores brasileiros.
  

A linha do tempo 
2002 
Lançamento do leite em pó NINHO® CRESCIMENTO com Prebio1, versão tradicional enriquecida com cálcio. 
2003 
Lançamento do NINHO® FASES nas versões Ninho® 1+ (composto lácteo para crianças de 1 a 3 anos, que além de vitaminas e ferro, continha Prebio 1, um avançado e exclusivo ingrediente composto de fibras naturais, que por suas propriedades prebióticas contribuía para o equilíbrio da flora intestinal), Ninho® 3+ (composto lácteo para crianças de 3 a 6 anos de idade, enriquecido com Prebio 3, ingrediente composto de fibras naturais, que além de proporcionar continuidade no cuidado com o sistema digestivo, continha também proteína e cálcio, que contribuem na fase do desenvolvimento das crianças nesta faixa etária) e Ninho® 6+ (composto lácteo para crianças de 6 a 10 anos, enriquecido com Calci-N, um sal de cálcio desenvolvido exclusivamente pela Nestlé, obtido naturalmente do leite, que contribuía para o fortalecimento de ossos e dentes, muito importante nessa faixa etária, idade em que a criança costuma iniciar a prática de atividades físicas). 
2004 
Lançamento do NINHO® SOLEIL PETIT SUISSE com duas camadas, disponível em três diferentes sabores: banana com aveia e mel; morango com “purezinho” de morango; e morango com pêra. 
2005 
Lançamento da versão do produto em sachês de 26 gramas, dirigida ao público de menor poder aquisitivo. 
2006 
Lançamento do Petit Suisse NINHO® SOLEIL 2 em 1, sabor morango e mel e da versão tubinho, sabor morango. 
2009 
Lançamento do NINHO® FORTIFICADO, leite integral líquido (UHT) enriquecido com ferro e vitaminas A, C e D, na versão longa vida. 
Lançamento, exclusivamente para as regiões norte e nordeste do Brasil, do NINHO® com CEREAL, que chegou para atender às famílias com crianças dessas regiões que tinham o hábito de consumir as duas categorias de produtos (leite e cereal em pó). 
2010 
Lançamento do NINHO® LEVINHO, um leite premium em versão semi-desnatada que chegou ao mercado brasileiro para complementar o portfólio dos leites líquidos da empresa suíça. Alinhado aos conceitos de nutrição, saúde e bem-estar, a nova versão de NINHO® possuía embalagens diferenciadas de 1 litro, era constituído com 50% menos gordura e fortificado com vitaminas A, C e D. 
2011 
Lançamento de dois novos produtos no mercado brasileiro: NINHO® BAIXA LACTOSE (um produto com 90% menos lactose para atender às crianças com intolerância) e NINHO® FRUTI (iogurte produzido com frutas naturais e sem conservante, disponível nos sabores, maçã e morango com banana, em embalagens de 200 ml, pronto para beber). 
2013 
Lançamento do novo iogurte NINHO® FRUTI, de polpa de morango, e cuja embalagem podia ser espremida, dispensando o uso de colher. A embalagem tinha formato de morango, cabia facilmente nas mãos das crianças e trazia um gargalo pequeno, que evitava vazamentos. As embalagens eram agrupadas em uma redinha com cinco unidades. 
2015 
Lançamento do NINHO® FORTI+ 0% LACTOSE, o primeiro composto lácteo em pó zero lactose do mercado brasileiro. 
2017 
Lançamento do NINHO® NUTRIÇÃO REFORÇADA, um complemento alimentar com cereais integrais, fonte de fibras e leite NINHO®, além de ter zero adição de açúcares, sem corantes e aromas artificiais. 
2018 
Lançamento do NINHO® Sem Estabilizantes, leite integral UHT que contém produtos isentos de estabilizantes e que possui fonte de vitaminas essenciais para a população infantil (A, C, D e E). 
2019 
Lançamento do NINHO® FORTI+ VEGETAL, uma bebida pronta para beber a base de ervilha e aveia, nos sabores morango & banana e maçã & banana, em caixinhas de 200 mililitros, com canudinhos de papel. 
Lançamento do NINHO® ORGÂNICO, o primeiro leite orgânico de uma grande indústria no mercado brasileiro. A produção conta com pasto sem a utilização de adubos químicos ou agrotóxicos, alimentação dos animais com orgânicos e não transgênicos e tratamento com homeopatia e fitoterápicos. Essa linha seria ampliada pouco depois com as versões prontas para beber: Cremosinho com o intenso sabor de NINHO® e uma textura de dar água na boca; e a versão Banana e Aveia com ainda mais ingredientes orgânicos. 
Lançamento do NINHO® Hora de Dormir, um composto lácteo infantil com camomila e mix Forti+ de vitaminas e minerais, sendo um aliado das mães no ritual de sono dos pequenos, já que é sabido que a qualidade inadequada do sono afeta o desenvolvimento físico e cognitivo da criança; e do NINHO® Hora da Escola, enriquecido com ômega 3 e mix Forti+ de vitaminas e minerais, para dar suporte na escola e atividades diárias das crianças.
  

A tradicional embalagem 
As algumas mudanças que a embalagem do produto (leite em pó) sofreu ao longo de sua história limitaram-se aos rótulos, tamanho das latas e sistema de fechamento. A lata original (de 1944) tinha uma cor ocre e o nome Ninho entre aspas. Somente em 1949 a lata passou a adotar um tom de amarelo-claro. A tradicional lata amarela ganhou na década de 1990 a fotografia de um copo de leite e nos anos seguintes o tom de amarelo foi ficando mais vivo.
   

Com a adoção de um novo logotipo em formato de coração a partir de 2010, já em 2012 a lata apresentava um novo design e ganhou atualizações nos anos seguintes.
    

A marca também utiliza sua lata com uma importante ferramenta de marketing. Por exemplo, em 2005, o Leite NINHO®, resolveu “trocar de roupa” por um período limitado. Um dos mais tradicionais produtos da empresa suíça ganhou uma nova embalagem, em edição limitada, inspirada nas leiteiras utilizadas em fazendas com quatro diferentes ilustrações. Mudança providencial porque, segundo a própria Nestlé, não raro a empresa recebia fotos de crianças à frente de latas e mais latas do Leite NINHO® que consumiram nos primeiros anos de vida. A edição limitada fez tanto sucesso que nos anos seguintes a marca introduziu outras versões. Divertida, inovadora e prática, essa premiada linha de embalagens já apresentou mais de vinte latas exclusivas e diferentes.
  

Já em 2010, ano de Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, a marca, que era patrocinadora da Seleção Brasileira, lançou a promoção “Coração Verde Amarelo”, que além dos brindes oferecia uma coleção especial das latas de NINHO® litografadas com as camisas do Brasil vencedoras dos Mundiais de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, além da versão 2010. Ao todo foram 15 milhões de latas colecionáveis.
  

A sustentabilidade 
NINHO® cuida do futuro de mais de 30 milhões de crianças brasileiras e assim como as mães, usa amor e carinho para também apoiar práticas no campo. Por isso, incentiva produtores a adotarem medidas sustentáveis em suas fazendas de leite. Desde 2006, o programa Boas Práticas na Fazenda oferece capacitação para as fazendas parceiras adotarem práticas que garantem a qualidade do leite do campo ao copo. Em 2022, NINHO® lançou um novo programa que apoia, capacita, remunera e incentiva as fazendas a adotarem práticas de agricultura regenerativa, que é uma nova abordagem à agricultura onde as fazendas implementam iniciativas que visam melhorar a saúde e a fertilidade do solo, proteger os recursos hídricos e a biodiversidade. Atualmente, fazem parte do programa 1.066 fazendas. E já são mais de 300 milhões de copos de leite vindos de fazendas com práticas regenerativas. Por isso, com amor e carinho, NINHO® ajuda a construir um futuro melhor para todos.
  

A radiante mascote 
Quando em 1990 a marca resolveu lançar sua primeira linha (batizada de NINHO® SOLEIL) especificamente para o público infantil, criou também uma carismática mascote para entreter, dialogar e chamar a atenção das crianças. Era o surgimento do SOLZINHO, um divertido e radiante sol animado, que começou a aparecer nos comerciais da marca, ações promocionais e nas embalagens dos produtos. Em suas campanhas iniciais, o personagem aparecia sempre brincando e se divertindo, amparado pelo slogan “A força gostosa do Solzinho” ou “Estimular é alimentar”.
  

Nas décadas seguintes, SOLZINHO foi ganhando ares mais modernos e aparecia andando de skate, de bicicleta e jogando bola, sempre com seus inconfundíveis tênis vermelhos. A mascote participava dos comerciais da linha NINHO® SOLEIL, sempre seguida por slogans como “Crescer com confiança”.
  

Conteúdo com carinho 
Em meados de 2021, a marca criou a plataforma Ninhos® do Brasil, especialmente desenvolvida para atender as dúvidas dos pais sobre os cuidados com os seus filhos, principalmente crianças entre 1 e 12 anos. O objetivo é apoiar o crescimento mútuo, aprendizados e experiências compartilhadas entre mães, pais, cuidadores e crianças, para que todos possam evoluir juntos, felizes e saudáveis, por todo Brasil. É um projeto que vai além da primeira infância, já que conta com atenção especial a conteúdos para crianças em idade escolar e traz como tema central que ninguém nasce sabendo criar uma criança, por isso ao educar seu filho, mães e pais aprendem também e crescem juntos. A partir dessa construção, o conceito da plataforma (na verdade um hub de conteúdo) é “Ninhos do Brasil: para mães e pais em fase de crescimento”.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve as tradicionais cores verde e amarela. Em 2010 foi introduzido o novo logotipo do Leite NINHO®, agora composto por um coração amarelo que reforçava a relação de carinho e cumplicidade da marca. Pouco depois esse logotipo passou por uma pequena modernização, que apresentou um novo posicionamento do nome da marca dentro do coração e o logotipo da Nestlé na tradicional cor verde-escura da marca NINHO®.
  

Em consequência do alinhamento global da marca, incluindo mercados onde é comercializado com os nomes NIDO® (como Estados Unidos, México e Europa) e NESPRAY® (como África do Sul e Malásia), o tradicional coração amarelo também foi adotado, mantendo a arquitetura de design original. Os designs das embalagens também são globalizados, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Seu amor, o futuro dele. (2017) 
Cuidar assim, só mãe. (2013) 
O amor alimenta (2010) 
Todo mundo é Ninho® desde Pequenininho. (2001) 
Leite Ninho®, carinho e nutrição pra você. (anos de 1980) 
Ninho faz crianças saudáveis, mães felizes. (anos de 1970) 
Puro e necessário como o seu amor. (anos de 1970) 
Fique em paz com sua consciência. Exija Leite Ninho®. (1965) 
Para os meus, o melhor. (anos de 1960) 
Para os meus, Leite Ninho®. (anos de 1950) 
Puro e saboroso como nenhum outro. (anos de 1940) 
Viva melhor, com Ninho.
  

Mundialmente a marca, que durante anos foi divulgada com o famoso slogan “Nutritious Milk for Growing Kids” (algo como “Leite nutritivo para crianças em crescimento”), adota o posicionamento de “Your Love. Their Future”.
  

Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1944 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Mark Schneider 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Nutrição 
● Principais produtos: Leites (pó e líquido), compostos e produtos lácteos 
● Concorrentes diretos: Aptamil, Glória, Italac, Batavo, Itambé, Piracanjuba, Elegê, Parmalat, La Serenissima, Danoninho e Yoplait 
● Ícones: A tradicional lata amarela 
● Mascote: O solzinho (linha NINHO® Soleil) 
● Slogan: Seu amor, o futuro dele. 
● Website: www.ninho.com.br 

A marca no mundo 
Conhecido na maioria dos países como NIDO® (na Alemanha como NEST® e parte da Ásia como NESPRAY®), o tradicional Leite NINHO® é comercializado em mais de 90 nações ao redor do mundo, oferecendo também uma ampla linha de produtos desde o tradicional leite em pó até itens lácteos refrigerados. A marca NINHO®, uma das mais tradicionais dentro do portfólio da Nestlé, fatura globalmente mais de US$ 1 bilhão por ano e está presente em mais de 22 milhões de lares brasileiros (Kantar, junho 2020), sendo a marca na qual as mães brasileiras mais confiam para a nutrição de seus filhos (pesquisa IBOPE 2019), respondendo por aproximadamente 40% de participação no mercado nacional. 

Você sabia? 
Fortificado com 25 nutrientes essenciais, dois copos de Leite NINHO® suprem 100% das necessidades diárias de cálcio e vitamina D de uma criança para um crescimento saudável. 
NINHO® desenvolve um amplo trabalho para garantir a segurança e qualidade do leite que adquire, incentivando produtores rurais a tornarem sua produção mais segura e sustentável. Além disso, realiza consistentes análises laboratoriais ao longo de toda a cadeia produtiva para garantir a qualidade do leite que chega aos lares dos milhões de consumidores. 
A marca NINHO® é inovadora também em suas atividades de marketing. Foi a primeira marca a utilizar, no Brasil, o processo de gigantografia (impressão de imagens em grandes formatos) desenvolvido em 1961 e batizado inicialmente como “sistema fotoplástico”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Época Negócios, Isto é Dinheiro e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/1/2023 

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4 comentários:

BATATINHA disse...

OI ,,BOM ANO NOVO E ESTOU AQUI PELO MOTIVO
EM QUE MEU FILHO DE UM ANO ELE É ALIMENTADO PELO LEITE NINHO FASE 1 E É MUITO BEM DE SÁUDE E QUERIA SABER QUE SE PELA FABRICA DE NINHO OU ATÉ MESMO DA NESTLE VENDE A LATA DE NINHO NO PREÇO MAIS
ACESSÍVEL COM MAIOR QUANTIDADE OU SEJA DIRETO DA FÁBRICA, PARA CONSUMIR E NÃO VERDER.

GRADA

Abu Bakr disse...

O Ninho Fases é um composto lácteo, NÃO É LEITE como o Ninho Integral, inclusive o Procon-SP já entrou em contato com a Nestlé devido a essa confusão pelo rótulo e marca do Ninho Fases ser o mesmo do leite Ninho integral gerando confusão com o consumidor que acaba comprando gato por lebre! Consulte um nutricionista antes de dar leite as crianças com menos de 1 ano de idade, sendo o aleitamento materno insubstituível!

Unknown disse...

Qual a diferença entre lata normal e a vermelha

Unknown disse...

Existe diferença entre o nido e o ninho