25.8.06

McCAIN


Crocantes, naturais, sempre fresquinhas e cortadas em vários formatos. Com catchup, maionese ou mostarda, elas ficam ainda mais deliciosas. Se você já comeu batata-frita alguma vez na vida, onde quer que seja, muito provavelmente já consumiu a marca McCain, líder mundial e especialista em batatas. Afinal, tem uma batata McCain perfeita para cada ocasião - em palito, bolinha, fininha e até com sorriso, todas deliciosas, com formatos e texturas únicos - sendo a companheira perfeita para qualquer refeição. 

A história 
A história começou na pequena cidade rural de Florenceville, em New Brunswick no Canadá, quando os irmãos McCain - Harrison e Wallace - cuja família era uma das mais respeitadas produtoras e distribuidoras de sementes de batata e batatas in natura desde 1909, fundaram a empresa McCain Foods Limited e inauguraram no dia 23 de fevereiro de 1957 uma fábrica para produzir batata pré-frita congelada, ingressando assim em um segmento relativamente novo para a época. Os irmãos descobriram a fórmula da batata pré-frita perfeita: crocante por fora, macia por dentro e capaz de permanecer sequinha depois de frita. Inicialmente a nova empresa empregava apenas 30 funcionários que produziam, congelavam e distribuíam as batatas, resultando em vendas de pouco mais de US$ 150.000 no primeiro ano de atividade.
   

Depois de se firmar no mercado canadense, muito em virtude da praticidade de seus produtos, afinal as batatas já vinham descascadas e cortadas, a McCain resolveu partir para um desafio ainda maior. A conquista do mercado europeu começou em 1965, quando os produtos da marca foram introduzidos no continente, iniciando pelo mercado britânico e ganhando ainda mais destaque três anos depois, com a inauguração de sua primeira fábrica em Scarborough na Inglaterra. A expansão internacional continuou em 1968 com o ingresso na Austrália e, em 1969, com a introdução de seus produtos no gigante e competitivo mercado norte-americano (que viria a se tornar o mais importante para a empresa no mundo), onde na época os alimentos de conveniência não eram procurados apenas pelo seu apelo moderno, mas também pelo preço.
   

Em 1976 a marca começou uma diversificação em sua linha de produtos com o início da fabricação de pizzas semi-prontas e congeladas (comercializadas até hoje em alguns mercados), além das batatas congeladas para microondas. No ano de 1977 teve início a colaboração entre a McCain Foods e o McDonald’s (conheça essa outra história aqui), que tem sido a pedra angular do sucesso do gigante do fast-food, particularmente conhecido por oferecer as icônicas MacFries. Nesta década a empresa inaugurou inúmeras fábricas em países como Austrália, Alemanha, Canadá, Holanda e Estados Unidos, crescendo em um ritmo alucinante em importantes mercados mundiais. E este crescimento, resultou na década de 1980, no ingresso da McCain em outros segmentos de mercados, com o início da industrialização de vegetais (brócolis, ervilha e milho), peixes e comidas prontas congeladas. Na década seguinte continuou sua expansão internacional através de aquisições de outras empresas e construções de novas fábricas em mercados estratégicos.
   

A marca desembarcou no Brasil em 1992, inicialmente com os produtos importados das fábricas do Canadá e da Europa. Mas o sucesso foi tamanho, que pouco depois, em 1996, para atender à crescente demanda no Brasil e outros países da América do Sul, a empresa inaugurou uma moderna fábrica na Argentina, localizada em Balcarce. No ano seguinte adquiriu a divisão Food Service de uma das mais tradicionais marcas de comidas congeladas do mercado americano: a Ore-Ida.
   

E não demorou muito para surgirem outros cortes de batatas como a Smiles (a tradicional carinha sorrindo), a Noisettes (bolinhas), a Rondelles (batatas cortadas em rodelas finas, de aspecto requintado e original, pré-fritas e super congeladas), a Rissolée (batatas em cubo), além de novos produtos como a batata doce, com corte diferenciado (como espiral), no estilo artesanal, e novos sabores como o clássico sabor do presunto ressaltado pelo cremoso purê de batata; parmesão, crocante por fora e dourada por dentro; e provençal, preparado com a medida exata de batata, alho e salsinha, resultando em um sabor intenso, único e particular. Outra novidade foi o lançamento da versão de sua famosa batata-frita para ser preparada no forno e da linha Jackets, batatas inglesas inteiras prontas para irem ao forno.
  

Em julho de 2007, a empresa adquiriu a IAASA - Indústrias Alimentícias Argentinas S.A, proprietária da marca de pizzas congeladas Sibarita. A aquisição fazia parte do plano estratégico da McCain, que ao completar 50 anos de operação no mundo, queria incrementar ainda mais seu portfólio de produtos com o intuito de conquistar a liderança no mercado latino-americano de alimentos congelados. Pouco depois, em 2009, a empresa inaugurou no Chile uma nova fábrica para a produção de purê de batata desidratada, aumentando ainda mais sua expansão no continente. Em 2012, adquiriu a divisão de batatas da empresa Belga PinguinLutosa pelo valor de US$ 290 milhões. A aquisição foi extremamente importante para os planos de expansão internacional da McCain.
   

A empresa continuou seu processo de inovação oferecendo produtos que atendam aos desejos dos consumidores, como por exemplo, a batata Frisé, que além de ser macia por dentro e muito crocante por fora, chama a atenção pelo seu formato diferente e divertido; e a Maxi Chips, uma exclusividade da marca, que como o nome já diz, são batatas cortadas em formato chips, ou seja, corte fino em grandes rodelas, que fritas ficam extremamente crocantes e saborosas. Já no mercado brasileiro, em 2013, a marca lançou novidades: Palito de Mussarela e Batata Rústica. Pouco depois, em 2016, a batata smiles ganhou companhia com um lançamento inovador: batatas emoticons, que oferecia 12 ícones para serem devorados (com ou sem ketchup). O ano também foi marcado pelo lançamento no mercado brasileiro da Batata Canoa, especialmente elaborada para acompanhar diferentes molhos, o que permite ao consumidor criar e diversificar de acordo com o gosto dos seus convidados e da sua família; e da Batata Assada, apresentada em embalagem com duas unidades. Em 2017, como forma de oferecer ao público infantil um produto divertido, a McCain lançou a Batata versão Minions, com o formato dos famosos personagens do filme “Meu Malvado Favorito”.
  

E as novidades para o mercado brasileiro não pararam. Em 2022 a McCain lançou a Potato Pops, um produto feito com lascas de batata, pedaços de calabresa e sabor de bacon que prometia conquistar o paladar dos brasileiros e fazer o happy hour em casa mais fácil. Já em 2023, atenta ao “culto da Airfryer”, a marca lançou a McCain Airfryer Extra Crocante, uma batata-frita exclusiva para fritadeira elétrica e que fica pronta em apenas 8 minutos. O produto - cuja a “receita especial” é uma etapa extra no processo produtivo que garante a crocância por fora e a maciez por dentro - é 100% feito no Brasil, diretamente da recém-inaugurada fábrica da marca em Araxá, Minas Gerais. A nova linha contempla as plataformas McCain Airfryer (composta pelos cortes +Fininhas, Rústicas e Noisettes), McCain Clássicas (Tradicional e +Fininhas), McCain Pra Dividir (Potato Pops, Canoa e Anéis de Cebola) e McCain Smiles.
  

Não é exagero chamar a McCain de especialista em batatas. Afinal, a empresa canadense oferece uma variedade de ofertas diferentes para atender a diferentes gostos e preferências - incluindo batata ou batata doce, frita ou assada no forno ou no microondas, reta ou amassada, corte fino ou corte grosso e batata com ou sem pele. Além disso, a marca oferece saborosos petiscos através de uma ampla variedade de aperitivos em seus negócios de Food Service - incluindo a linha Pickers composta por anéis de cebola, nuggets de queijo, cogumelos empanados, palitos de queijo, jalapenos recheados e até bolinhos de mandioca recheados com carne seca e coxinhas de frango com requeijão.
  

A inovação 
A divisão Food Service da McCain oferece produtos - desde batatas pré-fritas congeladas e snacks congelados - para o segmento de refeições fora do lar, que inclui estabelecimentos comerciais como hotéis, bares, padarias e redes de restaurantes como McDonald’s, Burger King (conheça essa outra história aqui), KFC (saiba mais aqui) e Outback Steakhouse (conheça essa história aqui). A McCain Food Service é muito mais que uma divisão para atender estabelecimentos comercias, é um laboratório de soluções e inovações. E muitos desses novos produtos para o segmento de alimentação fora do lar acabam adaptados para venda no varejo (consumidor final).
   

Por exemplo, em 2019 essa divisão foi responsável por uma enorme inovação no setor, quando desenvolveu uma fórmula para tornar as batatas-frita mais resistentes ao tempo de deslocamento dos cada vez mais populares deliveries de comida. O projeto começou a ser desenvolvido em 2017, com foco nos principais mercados consumidores da marca, Estados Unidos e Canadá. A ideia de desenvolver um produto capaz de sobreviver ao delivery surgiu de um problema mais que óbvio: embora a adoração à batata-frita seja universal, poucos se arriscam a pedir o petisco para comer em casa dadas as condições em que ele chega - em geral frio e murcho. Atenta ao problema, a empresa patenteou uma fórmula que reveste os palitos de batata com uma camada protetora, criando uma casquinha, o que segundo a McCain mantém a crocância após a fritura no restaurante por pelo menos 30 minutos. A linha McCain SureCrisp™ oferece inúmeros cortes de batatas como palito regular, palito Corte Fino e Maxi Chips, lascas finas, entre outros.
  

A especialista em batatas 
Rica em carboidratos e vitamina C, a batata contém o maior número de proteínas dentre todas as outras espécies de raízes e tubérculos. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio. Além disso, se adapta aos mais diversos climas e seu plantio não requer muita quantidade de terra. E quando você vê as batatas McCain apetitosas e douradas, não imagina o caminho que elas fazem para chegar até seu prato. Por isso a McCain não somente é líder na produção de batatas-frita congeladas, como também é a maior especialista do assunto, mantendo uma equipe com mais de 150 profissionais de agricultura nos seis continentes, que compartilham experiências e conhecimentos em práticas agrícolas sustentáveis e de alto rendimento com agricultores de todo o mundo.
   

Toda esta preocupação tem como objetivo principal obter variedades mais produtivas, com melhor desempenho agroindustrial e que gerem baixo impacto ambiental, uma vez que, as variedades de batata desenvolvidas são mais eficientes na utilização dos recursos como a água e nutrientes e são mais resistentes a pragas. Contando com a matéria-prima da mais elevada qualidade e com a mais moderna tecnologia disponível, as batatas são processadas obtendo assim diversos cortes de produto. As batatas McCain não são deliciosas por acaso. Atualmente, a McCain tem parceria com cerca de 3.500 agricultores, colhendo mais de 6.8 milhões de toneladas de batatas todos os anos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação ao longo de sua história. Isto aconteceu em 2013 com a apresentação de um novo logotipo. A mudança foi radical: uma paisagem composta por um sol nascendo e uma ave voando (nas embalagens o logotipo se tornaria mais complexo, com mais aves e árvores vermelhas). O novo logotipo remetia à natureza e ao campo, passando a imagem de produtos naturais. Isto para acabar com qualquer dúvida que paira na cabeça dos consumidores de que pode haver algo a mais dentro de cada embalagem. É só a batata que é colhida, descascada, palitada, pré-frita e congelada. Esse logotipo passou por uma modernização em 2022 quando foram acrescentados mais detalhes, como por exemplo, mais duas aves e uma árvore, além de um novo design. Vale ressaltar que o logotipo original é ainda utilizado como imagem corporativa da empresa McCain Foods Limited.
   

Os slogans 
Together, we can bring back anything. (2023) 
Let's all chip in. (2023) 
We are family. (2017) 
Share something good. (2014) 
It’s all good. (2009) 
Good food. Better Life. (2009) 
Chips as chips should be. (2008) 
Great Food, Good Sense. (2007) 
Think Again. Think McCain. (2006) 
It’s all good to taste. (2006) 
The potato experts. (2005) 
Turn it up! (2005) 
Think McCain and Smile (2004) 
They go with anything. (2002) 
Good honest food. (2001) 
The chip lover’s chip. (2001) 
You just can’t help yourself. (1999) 
The first name in French Fries. (1997) 
McCain give you more. (1985) 
Se tem McCain, todo mundo vem. (Brasil, 2022) 
A sua batata preferida e você nem sabia. (Brasil, 2017) 
McCain, Naturalmente Gostosa. (Brasil, 2014) 
Muito mais que batata. (Brasil)
   
Dados corporativos 
● Origem: Canadá 
● Fundação: 23 de fevereiro de 1957 
● Fundador: Harrison e Wallace McCain 
● Sede mundial: Toronto, Canadá 
● Proprietário da marca: McCain Foods Limited 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: James Scott McCain 
● CEO: Max Koeune 
● Faturamento: US$ 10.2 bilhões (2023) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 20.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Batatas e produtos congelados 
● Concorrentes diretos: Simplot, Lamb Weston, Cavendish Farms, Ore-Ida, Farm Frites, Trinity, Alexia, Sadia, Seara e Bem Brasil 
● Ícones: As batatas smiles 
● Slogan: Se tem McCain, todo mundo vem. 
● Website: www.mccain.com.br

A marca no mundo 
A McCain, maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks, emprega mais de 20 mil pessoas em 55 fábricas espalhadas por mais de uma dezena de países em todos os continentes, alcançando faturamento de US$ 10.2 bilhões em 2023. É responsável pela venda de 1/4 das batatas palito do mundo, tendo seus produtos comercializados em mais de 160 países. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos e Canadá, além do Brasil, onde a McCain abocanha 30% das vendas na categoria de batatas pré-frita congeladas. Vale ressaltar, que em 2024 a McCain concluiu a aquisição total da Forno de Minas (conheça essa outra história aqui), da qual já possuía 49% desde 2018. 

Você sabia? 
Na América Latina a McCain possui 3.300 clientes comerciais, como restaurantes, bares, hotéis e padarias, sendo 60% deles no Brasil. 
Os belgas juram de pé junto que as famosas batatas-frita foram inventadas em seu país. De acordo com a lenda, camponeses que moravam ao longo do rio Meuse tradicionalmente comiam peixe frito, pescados na região. Em um inverno rigoroso, o rio congelou e os aldeões resolveram fazer pequenas esculturas de peixes com as batatas e, depois, fritá-las. A iguaria foi descoberta por soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial e, como a língua dominante no sul da Bélgica é o francês, eles apelidaram a deliciosa invenção de “French Fries”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Forbes, Isto é Dinheiro, Embalgem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/4/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que eu preciso fazer para trocar um pacote de batatas que quando as frito ficam enxarcadas? Obrigada

Unknown disse...

gostaria de ter um telefone de um representante de batatas,pois possuo um comercio e gostaria de comprar em grande quantidade,moro em são paulo,e aguardo um retorno poe email o meu nome é giovana e o meu email é sgiovana2007@ig.com.br

Anônimo disse...

GOSTARIA DO TELEFONE DAFABRICA, TENHO UMA EMPRESA QUE REPRESENTAALGUMAS MARCAS M UBERLANDIA, E GOSTARIA DE NEGOCIAR PARA REPRESENTAR SUA MARCA DE BATATA PALITO PRE´FRITA. MEU E-MAIL É brasilcongelados@yahoo.com.br

Anônimo disse...

sou de curitiba gostaria que entrase em contato para me passar preço de batata por atacado
fone 41 3225-57-17
falar com natal
após as 14:00 horas

Unknown disse...

sou da baixada santista gostaria de saber os preços do pacote de 2,5 kl para revender e se tiver outros produtos interessantes e puder me passar , muito obrigado .
email nathannico@hotmail.com