Como diz seu tradicional slogan, existem 1000 maneiras de preparar NESTON. Uma combinação ideal de trigo, aveia e cevada, que resolve sua fome e é super nutritivo, deixando seu mix mais gostoso e divertido. Afinal, mixar é misturar, criar coisas novas, é inovar. E não pára por aí. O sucesso da marca foi tanto, que NESTON está estampado em uma grande linha de produtos, de iogurtes a bebidas lácteas, que possuem como principal característica serem ricos em vitaminas, proteínas e nutrientes.
A história
NESTUM, como é conhecido fora do Brasil, apesar de ter sido registrado como marca pela empresa suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui) em 1942, só foi lançado no mercado português e no Brasil, onde adquiriu o nome de NESTON, em 1958. Era uma mistura de trigo, cevada e aveia, desenvolvida com o intuito de enriquecer e variar a alimentação, sobretudo os jovens, que precisavam de uma dieta balanceada e nutritiva, com a oferta da combinação de cereais integrais e outras vitaminas. Por ser um alimento saboroso e rico em nutrientes, rapidamente conquistou uma legião de fãs, passando a fazer parte do carrinho de compras de milhões de donas de casa. A principal razão do sucesso inicial do produto foi, em primeiro lugar, seu posicionamento como um alimento indicado para uma refeição infantil rica em proteína; e em segundo lugar, sua apresentação sob a forma de pequenos flocos de cereais (dado que, até então, a oferta que existia no mercado era apenas em pó).
Em Portugal, no ano de 1971, foi lançada a versão que revolucionaria por completo o desempenho da categoria: NESTUM com sabor de mel, um produto que unia dois dos ingredientes preferidos da época, o mel e cereais. Uma década mais tarde, em 1981, surgia o sabor de chocolate, que rapidamente se tornou um dos preferidos pelas crianças, além de um novo sabor de frutas. Continuando a aposta em sabores que os consumidores estavam acostumados em outros alimentos, a Nestlé apostou em frutos mediterrâneos, adicionando amêndoas ao já popular sabor de mel, criando assim mais uma nova variedade: NESTUM mel e amêndoas. Enquanto isso no Brasil, NESTON se tornava cada vez mais popular, muito em virtude de uma campanha lançada em 1981 e que apresentava o slogan “Existem 1000 maneiras de preparar Neston. Invente uma.”. Afinal, NESTON rendia vitaminas, sucos e saladas de frutas deliciosas e nutritivas.
Ainda no mercado brasileiro, a marca possuiu, durante três décadas, somente um único produto. Tudo começou a mudar em meados dos anos de 1990 quando a empresa suíça acrescentou novos produtos a sua linha, como por exemplo, o NESTON VITAMINA, uma mistura de cereais e frutas para o preparo da tradicional vitamina de frutas, e a aveia NESTON.
Nesta época as barras de cereais tinham um histórico relativamente curto no Brasil, tendo seu início na década de 1990 com modesta participação nos tradicionais supermercados e desconhecimento de grande parte da população. Aos pouco, porém, principalmente a partir de 1998, a categoria começou a se expandir e popularizar-se em meio a pessoas que praticavam esportes e mantinham um hábito de alimentação saudável, crescendo rapidamente e aumentando sua distribuição, inclusive em redes farmacêuticas, além de bares, padarias, lojas de conveniência e supermercados. Em 2000, a Nestlé ingressou nesse segmento aproveitando-se da experiência em produtos à base de cereais e das modernas instalações da fábrica de Caçapava, além de possuir em sua linha de produtos uma marca jovem, moderna e saudável: NESTON. O novo produto, chamado de NESTON BARRA, foi inicialmente lançado no mercado em três sabores: morango com iogurte, coco tostado e banana, e aveia e mel. No ano seguinte, foram introduzidas mais duas variedades, agora em versão light: frutas silvestres e damasco, e pêssego e maçã.
Pouco depois, em 2002, mais uma novidade da marca chegava ao mercado: NESTON FRUTA & FIBRA, que unia o tradicional e saudável produto às fibras da aveia e ao delicioso sabor de frutas (damasco, pêssego, maçã e uvas passas), além do mel. Desde então, NESTON registrou um crescimento constante com sucessivos desenvolvimentos de novos produtos, entre os quais, NESTON com cereal integral, que mantinha o mesmo sabor do produto original, porém agregando os benefícios do grão integral em sua formulação, criando um produto recomendado para todas as crianças e jovens que podia ser consumido de várias maneiras, como por exemplo, em vitaminas, mingaus e leite, salada de frutas, sorvetes, frutas amassadas e sopinhas de legumes; NESTON 3 CEREAIS, um alimento que misturava três tipos de cereais (trigo, aveia e cevada), enriquecido com 10 vitaminas e minerais; a versão em iogurte semi-desnatado líquido, um preparado de frutas e cereais; e o NESTON AVEIA PLUS, uma aveia crocante e muito saborosa, rica em fibras e fonte de proteínas, nos sabores banana, chocolate e mel. Além disso, ampliou a linha NESTON VITAMINA, uma deliciosa opção para misturar no leite, feito de cereal e polpa de fruta com opção de 4 diferentes sabores (morango, pêra e banana; maçã, banana e mamão; frutas vermelhas; e banana, pera e melão).
Em 2008, uma das marcas mais importantes da Nestlé celebrou meio século de muito sucesso com um novo posicionamento de mercado. As embalagens foram reformuladas com novo layout e seu clássico slogan foi modernizado para “Existem 1000 maneiras de Mixar Neston. Invente Uma!” (que troca o termo “preparar” por “mixar”), cujo objetivo era atingir uma moçada mais jovem. Em 2017, a marca apresentou uma nova campanha para reforçar seu posicionamento como aliada na inclusão e aumento de repertório de frutas na alimentação das crianças. Trazendo a mensagem: “O que você imagina, com Neston dá vitamina”, a campanha explorava diversas possibilidades para preparar deliciosas e nutritivas vitaminas com frutas variadas. Afinal, NESTON oferece mil maneiras de tornar o consumo de frutas e leite mais fácil, ampliando o repertório das crianças e promovendo uma alimentação mais equilibrada de forma divertida e prática.
Passados mais de 60 anos, NESTON dá nome a uma linha de produtos saudáveis, que engloba de iogurte a bebidas lácteas, passando pelo produto original, à base de trigo, aveia e cevada. Uma marca forte, que pode ser definida como tradicional e ao mesmo tempo, inovadora. Feito com cereais integrais, NESTON contém fibras e ferro para a dose certa de energia. Além de ser fácil e rápido é versátil e vai bem com tudo. Por isso, experimente as 1000 maneiras de comer NESTON.
2000
● Lançamento do NESTON BARRA.
2001
● Lançamento da linha NESTON BARRA LIGHT.
2002
● Lançamento do NESTON FRUTA & FIBRA.
2007
● Lançamento do NESTON INTEGRAL.
2008
● Lançamento do NESTON 3 CEREAIS.
● Lançamento do NESTON AVEIA PLUS.
2009
● Lançamento do NESTON MINI BARRA, mini-barras de 12g nos sabores banana, aveia e mel; frutas vermelhas com chocolate light; castanha e avelã com chocolate light; banana com chocolate; e morango com iogurte light.
● Lançamento dos iogurtes naturais integrais com Pedaços de Frutas Vermelhas, Linhaça e Trigo com Mel e Linhaça e Trigo com Morango, em potes de 150g. Eram os primeiros iogurtes com linhaça do mercado brasileiro, ingrediente que tem sido muito valorizado pelos consumidores que buscam uma alimentação saudável.
2010
● Lançamento do NESTON FAST, uma bebida láctea pronta para beber.
2018
● Lançamento do NESTONUTRI, um novo composto lácteo que traz 17 vitaminas e minerais, cálcio e ferro para o desenvolvimento e fibras para a barriguinha das crianças. O composto lácteo também conta com vitamina C, que ajuda na melhora do sistema imunológico, e D, importante para a absorção do cálcio pelo organismo infantil.
2019
● Lançamento do NESTON PROTEIN BANANA E MAÇÃ, bebida láctea que traz o sabor tradicional de banana e maçã com Whey Protein (suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite).
A identidade visual da marca passou por diversas modificações ao longo dos anos. Inicialmente vermelho, o logotipo da marca passou a adotar a cor verde somente em 1987. Em 2013, a marca apresentou uma mudança radical em seu logotipo, que ganhou uma imagem mais moderna e despojada através de uma nova tipografia de letra e com a letra “o” sendo substituída por um colorido redemoinho (uma alusão a misturar o produto com outros alimentos no liquidificador). Depois de passar por uma modernização em 2018, a marca apresentou em 2020 uma nova identidade visual, com nova tipografia de letra e um novo design para o redemoinho. Além disso, o logotipo ganhou uma pequena inclinação.
A identidade visual de NESTON pode ser aplicada de duas maneiras: no fundo branco ou no verde (como mostra a imagem abaixo).
A tradicional lata de NESTON também acompanhou a evolução visual da marca. Originalmente amarela com detalhes em vermelho, somente em 1978 adotou um amarelo vibrante. Nos anos seguintes o design evoluiu e se tornou cada vez mais moderno. Em 2020, a lata apresentou um grafismo mais moderno e despojado.
Em outros países a marca assume o nome de NESTUM e, em muitos deles, é comercializado como uma linha de cereais infantis. Sua identidade visual também é diferente.
Ainda bem que tem Neston. (2020)
O que você imagina, com Neston dá vitamina. (2017)
Neston é mais que gostoso, é surreal! (2012)
Existem 1000 maneiras de Mixar Neston. Invente Uma! (2008)
Existem 1000 maneiras de preparar Neston. Invente Uma! (1981)
Neston nunca deixa você na reserva. (1972)
Para o que der e vier com Neston. (1971)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1958
● Criador: Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente (Brasil): Marcelo Melchior
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Cereais, iogurtes e bebidas lácteas
● Concorrentes diretos: Nutrilon, Yoklon, Mucilon, Milnutri, Quaker, Farinha Láctea, Danone e Batavo
● Slogan: Ainda bem que tem Neston.
● Website: www.nestle.com.br/marcas/cereais/neston
A marca no Brasil
Atualmente NESTON, uma das marcas mais tradicionais da Nestlé no país, oferece um portfólio que abrange uma completa e extensa linha de produtos que incluí cereais e iogurtes, além de bebidas lácteas, sendo uma das líderes em seu segmento. O produto é comercializado como NESTUM em mais de 30 países da América Central e do Sul, Ásia, Oceania e algumas partes da Europa, e tem forte presença na Argentina, Índia e África do Sul.
Você sabia?
● Em 2021, a marca NESTON se tornou uma das patrocinadoras da World Surf League (WSL) no Brasil. Com isso, a marca desenvolveu latas e embalagens customizadas com locais históricos de surfe, presentes nas competições da WSL. Além disso, realizou uma série de ações para a conexão da marca com a comunidade e os fãs do surfe para mostrar a praticidade no preparo e a pegada saudável de seus produtos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 8/6/2022
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Um comentário:
como encontra neston em U.S.A
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