5.9.06

BATAVO


Produtos saudáveis, práticos e nutritivos como leites, iogurtes, manteigas e sobremesas lácteas fizeram da marca BATAVO um sinônimo de alimentos diferenciados que trazem qualidade e benefícios a milhões de consumidores brasileiros. Uma marca que pode acompanhar o consumidor do café da manhã ao jantar, sempre com alimentos saudáveis e deliciosos em uma rica variação de sabores e texturas. 

A história 
A história tem início em 1911 quando as primeiras famílias holandesas se estabeleceram na região de Carambeí, um pequeno povoado então pertencente ao município de Castro, no estado do Paraná. Vieram ao Brasil à procura de trabalho e engajaram-se no plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, que oferecia terras a colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar, em troca da exclusividade na venda do leite à companhia. O contrato de trabalho incluía uma casa de moradia, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo. Nesta época as famílias holandesas, que carregavam um conhecimento ancestral na arte da produção leiteira, iniciaram a produção de leite e o processamento artesanal de queijos e manteiga, que passaram a distribuir também no mercado regional.
  

No dia 1 de julho de 1925, quatro pequenas fábricas se uniram em torno de uma produção leiteira de 700 litros/dia. Coube a três dessas famílias holandesas, comandas por Aart Jan De Geus, Leendert De Geus, Gerrit Los, Jan Herman De Geus, Jacob Friesman, Jan Los, Cornelis De Geus, Joseph Ksinsik e Jacob Voorsluys, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, surgindo assim a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios, que distribuía seus produtos (leites e derivados artesanais, como queijo e manteiga) em Ponta Grossa, Castro, Curitiba e São Paulo. A marca BATAVO surgiu somente em 1928, inspirada no nome de um povo germano do início da era Cristã que habitava o delta do Rio Reno (Batávia), região de origem da maioria das famílias holandesas radicadas em Carambeí. O nome foi uma sugestão do cônsul da Holanda no país, o Sr. Dirk Berkhout.
   

Na década de 1930, a vida religiosa dos holandeses seguiu paralelamente as atividades agropecuárias e comerciais. No entanto, em 1941, a referência religiosa à região dos fundadores da Sociedade Cooperativa Holandesa de Laticínios deu lugar a um novo nome para a entidade: Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda. A partir de 1943, com a chegada de novos imigrantes, o quadro social da cooperativa se expandiu com a inclusão da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLP) e da Cooperativa Agropecuária de Arapoti, e iniciou-se o processo de diversificação da produção pecuária e a introdução da cultura mecanizada. Com o objetivo de organizar em maior escala a produção, a industrialização e o comércio de produtos como leite e derivados, o grupo manteve a marca BATAVO como a sua identificação no mercado.
   

Em 1951, ano em que foi criada uma bebida achocolatada, comercializada com o nome de Choba (derivado das palavras chocolate e BATAVO), o setor de laticínios transformou-se na Cooperativa Central de Laticínios, que seria conhecida posteriormente como Batávia S/A. A cooperativa passou então a produzir queijos dos tipos gouda, edam e leydem, até este período desconhecidos no mercado brasileiro. Desde essa época, a cooperativa concentrou seus esforços apenas na produção agropecuária, buscando atender o seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica, a fim de que o produtor pudesse centralizar sua atenção na produção. Em 1962, a marca inovou ao lançar o CHOCO MILK, primeiro achocolatado líquido do mercado nacional, inicialmente comercializado em garrafas de vidro retornáveis. Durante esta década foram ampliadas as atividades da cooperativa, que além do incremento na produção de leite, houve significativo aumento da produção de avos, frangos e suínos.
   

Na década de 1970, ao agregar de vez a área de carnes (avicultura e suinocultura), transformou-se em um dos maiores complexos agroindustriais de produção de alimentos do país. No ano de 1980, grandes investimentos foram feitos, o que transformou a cooperativa em uma das organizações modelo do segmento no estado do Paraná. Em 1996, a Cooperativa Central associou-se a Agromilk, sociedade composta por 11 cooperativas de produtos derivados do leite e sediada na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Após um acordo com a Parmalat (conheça essa outra história aqui), em 1998 o grupo deu origem a Indústria de Alimentos Batávia S.A, detentora da marca BATAVO. No ano seguinte, a empresa investiu e lançou diversos produtos, incluindo leites, iogurtes, queijos, manteigas, molhos prontos e sobremesas lácteas comercializados com as marcas BATAVO e Parmalat. Além disso, ocorreu o lançamento de uma nova linha de produtos in natura e embutidos, entre os quais, peru, presunto, patê, mortadela, presunto defumado, salsicha e peito defumado. Nesta época, chegava ao mercado brasileiro, com exclusividade, a primeira linha de iogurtes funcionais.
   

Em 2000, a Perdigão Agroindustrial (conheça essa outra história aqui) adquiriu as ações do Frigorífico Batávia S/A e assumiu a gestão da empresa na divisão de carnes. Em 2003, a marca lançou um de seus produtos mais famosos e populares: PETIT SUISSE BATAVINHO, uma linha direcionada para o público infantil com embalagens de oito unidades, nos sabores morango e doce de leite, e uva com maçã, banana e cereais. E para contribuir ainda mais com a saúde do consumidor, a marca desenvolveu, em 2004, uma linha de leites especiais, com as versões BATAVO SENSY (com 90% a menos de lactose), BATAVO FERRO e BATAVO CÁLCIO LIGHT.
  

O ano de 2005 representou um marco na ampliação de seu portfólio, principalmente no segmento de refrigerados e ficou evidente a inovação sempre presente na história da BATAVO. Somente no primeiro trimestre, apresentou 19 lançamentos e mais 5 produtos com fórmulas inovadoras, sabores diferenciados e embalagens mais modernas e atrativas. Entre as novidades, a linha BIO FIBRAS de iogurtes funcionais foi ampliada e ganhou uma versão cremosa, com consistência que permitia ao consumidor comer de colher. A BATAVO ingressou no mercado de alimentos à base de soja e apresentou Soja Original, produto 100% vegetal sem lactose e 0% de colesterol. Nessa categoria, a marca inovou pouco depois com o lançamento do primeiro iogurte cremoso - alimento à base de soja e o primeiro creme de soja do mercado brasileiro. O consumidor ganhou a mais saborosa e completa linha de sucos, com as versões Batavo Néctar de Frutas, Suco + Soja e Smoothies. Estes produtos marcaram o ingresso da BATAVO no segmento de sucos prontos para beber.
  

Em 2006, a Perdigão (conheça essa outra história aqui) adquiriu o controle acionário da empresa, reforçando a estratégia de expansão da marca BATAVO. No segundo semestre de 2007, em meados de novembro, a Perdigão passou a deter o controle total da marca, pela qual pagou R$ 155 milhões. Com a fusão da Perdigão com a Sadia (conheça essa história aqui), a marca BATAVO passou a fazer parte do portfólio da BRF, e deu início à outra fase de diversificação em sua linha de produtos, ingressando em novas categorias de mercado. Em 2012, apresentou um novo posicionamento traduzido pelo slogan “Pensado para sua natureza”, que reforçava o DNA da marca. Mais do que um novo posicionamento, era uma crença da marca, que assumia o compromisso de incorporar a sabedoria da natureza para trazer soluções pensadas para as necessidades do consumidor moderno.
  

A orientação da BATAVO para produtos mais naturais começou em 2011, com o lançamento de NATURIS SOJA, primeiro iogurte à base do soja produzido pela marca. A marca também inovou, após dois anos de desenvolvimento, ao lançar no mercado em 2015 uma linha de iogurte grego (BATAVO GREGO) nas versões cremosa com pedaços de fruta e líquida, esta última a primeira do país nesta categoria. Esses iogurtes se diferenciavam dos demais por características como consistência e alto teor nutricional e, em função disso, tinham maior valor agregado. Em 2014, a francesa Lactalis, maior empresa láctea do mundo e proprietária de marcas como Parmalat, Président (conheça essa história completa aqui), Itambé (conheça essa história aqui), Balkis e Poços de Calda (requeijão), adquiriu a divisão láctea da BRF por R$ 1.8 bilhões, que incluía a BATAVO e a Elegê.
   

Sob o comando dos franceses, a BATAVO voltou ainda mais as suas origens focando-se exclusivamente no desenvolvimento de produtos lácteos. E isso resultou em inovações, como por exemplo, em 2018 com o lançamento do BATAVO DELÍCIAS DO FORNO, um pudim de leite condensado como se fosse feito em casa, com apenas 4 ingredientes (leite pasteurizado integral, leite condensado, ovo pasteurizado e calda de caramelo) e sem conservantes. Ou em 2019, quando apresentou uma categoria inédita no mercado brasileiro, com o lançamento do BATAVO NUV, iogurtes com 3 vezes mais leite e 2 vezes mais proteína que o iogurte grego - sem corantes nem adoçantes artificiais - com textura suave e leve, disponíveis em porções individuais de 100g nos sabores Tradicional, Frutas Vermelhas, Goiaba e Damasco com pêssego.
  

No mercado há mais de 90 anos, a marca BATAVO tem como um dos segredos da longevidade justamente o fato de não estagnar no tempo e se renovar para seguir contemporânea e atendendo as expectativas dos consumidores através de produtos surpreendentes, saudáveis e com alto valor nutritivo. E isso tudo ao oferecer um portfólio de produtos feitos com o leite mais puro, as frutas mais gostosas e com o toque especial da tradicional Holandesa, deixando as receitas ainda mais completas e deliciosas.
   

A linha do tempo 
2005 
Lançamento do KISSY SMOOTHIES, bebida refrescante, com apenas 35 kcal, 0% de gordura, sabores inéditos e que misturava em um só produto suco de frutas e iogurte. O produto foi apresentado inicialmente em três versões: uvas roxa e verde; laranja, açaí e guaraná; e laranja, abacaxi e manga. 
Lançamento do SENSY, primeiro achocolatado com 90% menos lactose do mercado brasileiro, formulado especialmente para atender às necessidades específicas dos consumidores com dificuldades na ingestão de lactose. 
Lançamento da linha BATAVO HOLLANDER, composta por queijos nobres como Brie, Camembert, Parmesão e Gorgonzola. 
Lançamento de três novas opções do tradicional Choco Milk: light (70 calorias e 0% de gordura), em pó (composto por sete vitaminas que atendem a 30% das necessidades diárias) e sobremesa cremosa (oferecia o mesmo sabor da versão líquida). 
Lançamento do primeiro Petit Gateau para forno microondas do mercado nacional. 
Lançamento dos molhos prontos nas versões Madeira, Strogonoff e Branco. 
2006 
Lançamento da linha BATAVO NATURIS SOJA, 100% vegetal, que oferecia ao consumidor uma refeição completa à base de soja. A linha inaugurou na gôndola refrigerada uma nova categoria, com o lançamento da primeira sobremesa de chocolate à base de soja do mercado. 
2007 
Lançamento da marca FRUITIER de sobremesas 100% à base de frutas. 
Lançamento, em novembro, da PENSE LIGHT (em substituição a Batavo Light), uma nova linha de iogurtes da marca especialmente preparada para quem buscava saúde, equilíbrio e bem-estar sem abrir mão do prazer, do sabor e da praticidade. Composta por um mix de 23 produtos, a nova linha também transmitia a leveza da fórmula através da identidade visual, com a predominância da cor azul turquesa - que reforça a suavidade presente no conceito de bem-estar dos novos iogurtes BATAVO. A partir de 2012 essa linha passou a ser denominada apenas PENSE ZERO
2008 
Lançamento do LEITE CONDENSADO BATAVO, elaborado a partir do mais puro Leite Batavo, deixando as receitas com um toque especial. 
Lançamento da linha Garfield, composta por Lasanha à Bolonhesa e Lasanha de Frango Desfiado, contendo o gato mais carismático das histórias em quadrinhos e apaixonado por esta iguaria calórica. 
2009 
Lançamento do LEITE EM PÓ BATAVO nas versões integral, integral instantâneo e desnatado instantâneo. 
2010 
Lançamento de três novidades no segmento de queijos: Fondue (produto sazonal, focado nos meses mais frios do ano), Parmesão Ralado e Minas Frescal. Os novos produtos chegaram para ampliar o portfólio da marca, que já contava com Queijo Mussarela, Queijo Prato e Parmesão em diferentes versões. 
2012 
Lançamento de três linhas de iogurtes adoçados com frutose - o açúcar da fruta - que possui menor índice glicêmico do que o açúcar comum e adoçante: BATAVO PEDAÇOS, com até 10 vezes mais frutas que os disponíveis no mercado na época; BATAVO GRÃOS, com flocos de aveia e linhaça dourada; e BATAVO CAMADAS, que mistura frutas amarelas e vermelhas. 
Lançamento do BATAVO IDEAL, um leite semidesnatado que em vez de seguir o 1% de gordura, padrão das demais marcas, levava 1.5% de gordura, o que o torna mais agradável ao paladar de quem gosta do leite integral, mas mantém os benefícios à saúde do semidesnatado. 
2013 
Lançamento da BATAVO HIDRA, uma linha de bebidas refrescantes que unia o soro do leite - e seus atributos nutricionais - ao sabor da fruta. 
Lançamento do YOGOFLAN, um iogurte com textura de flan acompanhado por uma calda com pedaços de frutas. A novidade era uma alternativa de sobremesa saudável, pois utiliza corantes naturais e substitui a sacarose por frutose. 
Ampliação do portfólio infantil com o primeiro iogurte integral da linha Batavinho. Até então os produtos eram apenas os da categoria leite fermentado e petit suisse. 
2014 
Lançamentos de dois novos sabores (abacaxi e lichia) da linha de iogurte Batavo Copos, líder de mercado na categoria. 
2019 
Lançamento do BATAVINHO CREMOSO, produto à base de queijos quark, sendo mais cremoso do que um petit suisse, disponível nos sabores Baunilha, único do mercado, e Morango. 
2021 
● Lançamento, em parceria com o canal Nickelodeon (conheça essa outra história aqui), do iogurte Batavinho Patrulha Canina, que além de contar com o exclusivo mix de vitaminas e minerais + nutri, apresenta como surpresa miniaturas colecionáveis dos filhotes heroicos da animação Patrulha Canina. São 112 miniaturas exclusivas e colecionáveis, em diversas apresentações (colorida, com glitter, translúcida e que brilha no escuro).


Comunicação criativa 
A marca sempre utilizou a criatividade em suas campanhas publicitárias. Como por exemplo, na década de 1980, quando a marca utilizou personagens famosos como a Chapéuzinho Vermelho e o Lobo Mau ou o carismático Pica-Pau (que vinha de brinde no produto Batavinho) em seus comerciais para divulgar seus iogurtes e sobremesas lácteas. Já em 2011 a marca criou a campanha MUNDO BATAVO, que tinha como objetivo conscientizar sobre a importância de não desperdiçar e ensinar como reaproveitar a caixinha de leite. Esse mundo lúdico mostrava um lugar onde nada era desperdiçado, assim como as novas embalagens de leite UHT. Elas foram inspiradas em conceitos sustentáveis e possuíam formato inclinado e com tampa maior, para evitar o desperdício. As novas embalagens ainda apresentavam referências à natureza e eram certificadas pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal).
   

Para a criação do MUNDO BATAVO, a marca convidou a artista plástica Nani Brisque, que coordenou 106 artistas durante 13 dias. O resultado do trabalho foi uma enorme maquete de 45 m² feita com 20 mil embalagens de leite BATAVO. Com personagens, ruas e prédios, o projeto serviu de cenário para um filme publicitário 3D da marca (assista abaixo). A campanha ainda contava com um hotsite, onde era possível passear pela maquete e ajudar a construir partes do Mundo Batavo, como estádio, escola, hospital e teatro. O site também possibilitava a doação de embalagens virtuais que eram revertidas em litros de leite para instituições sem fins lucrativos de Buriti Alegre, em Goiás.
  

Em 2017, pela primeira vez na história da marca a Holandesa da Batavo ganhou vida e estrelou uma campanha publicitária. A Holandesa ganhou vida através de um filme que explorava suas emblemáticas tranças como sinônimo de qualidade, tradição e sabor dos iogurtes da nova versão da linha Batavo Pedaços. A personagem, agora humana, tinha como objetivo transmitir às pessoas a tradição de 90 anos da BATAVO, além da qualidade e do carinho com os quais as receitas dos iogurtes são preparadas.
   

No comercial “Tranças”, a personagem é revelada em seu ofício tradicional, preparando com muito cuidado e carinho o iogurte e as frutas que logo estariam no potinho. A sequência do filme mostra os consumidores experimentando diferentes sabores da linha Batavo Pedaços, sendo reproduzidos neles as tranças da personagem, e apresenta o mote “Batavo, o iogurte da Holandesa como se fazia nos bons tempos”. O filme (assista abaixo) une as tranças da personagem, uma trilha sonora clássica e um leve tom de humor, para traduzir o mood de quem está saboreando um iogurte da BATAVO.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Durante décadas a identidade visual da marca BATAVO continha um simpático casal de camponeses holandeses vestidos com roupas típicas. No início dos anos de 1980, o casal foi substituído apenas pelo rosto de uma camponesa holandesa, claramente identificada pelas suas tradicionais tranças (oficialmente esse logotipo da holandesa foi registrado pela marca em 10 de fevereiro de 1982). Este símbolo foi criado por Henrique Geraldo Harms. No ano de 2000, o logotipo foi reformulado, especialmente a tradicional Holandesa da Batavo, que ganhou um novo design. Em abril de 2012 a marca apresentou uma identidade visual totalmente remodelada: a camponesa, que faz referência à origem dos imigrantes que fundaram a BATAVO, ganhou um visual mais atual e novos traços de fisionomia. Além disso, a tipografia de letra também foi alterada.
  

Dependendo da situação (como a imagem abaixo à direita, utilizada nas embalagens dos produtos), o logotipo da marca BATAVO pode ser aplicado de formas diferentes.
  

Os slogans 
Pensado para sua natureza. (2012) 
O tempo todo de bem com você. (2009) 
De bem com você. (2007) 
Naturalmente Batavo. (2004) 
Sirva com carinho. (2003) 
Sempre gostoso, sempre fresquinho. (1986) 
É Batavo. É de Casa. 
Produtos puros de origem.
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1928 
● Criador: Aart Jan De Geus e Jacob Voorsluys 
● Sede (local): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Batavo S/A 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Le Groupe Lactalis) 
● CEO: Roosevelt Junior (Brasil) 
● Faturamento: R$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Leites, iogurtes e sobremesas lácteas 
● Concorrentes diretos: Parmalat, Nestlé, Danone, Vigor, Itambé, Mococa, Paulista, Italac e Piracanjuba 
● Ícones: A holandesa de seu logotipo 
● Slogan: Pensado para sua natureza. 
● Website: www.batavo.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a BATAVO, terceira maior marca na indústria de laticínios do país, fabrica e comercializa uma extensa linha composta por mais de 70 produtos, distribuídos entre iogurtes, leites (pasteurizado, UHT, aromatizados e fermentado), creme de leite, sobremesas lácteas, manteiga e requeijão. Do volume produzido pela empresa, 40% é leite e o restante, 60%, composto por refrigerados e demais produtos. Hoje a marca BATAVO tem forte presença nos mercados do sul e sudeste e forte acesso ao norte e nordeste. Atualmente a BATAVO, cujo faturamento anual é estimado em R$ 2.5 bilhões, pertence ao grupo francês Lactalis, líder mundial no mercado de lácteos, presente em 88 países com mais de 250 fábricas e 80 mil colaboradores. 

Você sabia? 
A marca foi a primeira no mercado brasileiro a lançar iogurtes com características funcionais para casos de trânsito intestinal lento e também a primeira a ter um iogurte funcional de baixas calorias, introduzido em 2002. 
A BATAVO se preocupa com a origem do leite e por isso desenvolveu um programa de relacionamento que busca aprimorar a qualidade do leite e tem como propósito o desenvolvimento e capacitação dos produtores rurais. Hoje, já são mais de 2 mil produtores de leite beneficiados no Brasil, que tem como foco a melhoria da qualidade e da capacidade produtiva. 
Todas as embalagens da BATAVO são modernas, seguras e práticas, ou seja, o consumidor não terá dificuldades para abrir e saborear os maravilhosos sabores que a marca oferece. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios, Veja e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/10/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostaria que a Batavo lançace uma linha de Batavinho diet. Meu filho adora o produto, mas tem a glicose alta e não pode mais comer. Seria muito muito que fizessem alimentos infantis diet, pois acredito que existam várias outras crianças com o mesmo problema. Obrigada.

Anônimo disse...

Gostaria de informar que a Batavo procuzia sim um petit suisse que não continha açúcar. Não tenho certeza se eles ainda vendem pois na época que eu trabalhava na empresa, cerca de 2 anos atrás, as vendas desse produto era muito baixa. Mas vale a pena pesquisar!

Unknown disse...

*---*
Que legaal... eu moro em Carambeí e a família do meu tataravô foi a primeira das três a chegar aqui fundando a colônia de Carambeí e foi uma das fundadoras da Batavo!
Muito bom o post #thumbsup

Unknown disse...

Batavo indiscritivel imbatível

Unknown disse...

Eu tenho o bravinho até hoje

Anônimo disse...

Josesf1929@gmail.com

Anônimo disse...

Sou de Paranaguá, BATAVO simplesmente a melhor marca de Laticinios da América do Sul, Nestlé e Danone passam longe. Orgulho dos nossos Holandeses Paranaenses