27.4.07

AXN


Aventura, suspense, adrenalina, esportes radicais e muita ação. Esta foi a receita de sucesso que o canal por assinatura AXN resolveu exibir em sua tela. Afinal, o canal virou moradia para séries que arrebatam milhões de telespectadores para frente da televisão como LOST, CSI, ER, Charmed, The Shield, entre outras. No canal AXN o telespectador não apenas assiste sentado confortavelmente em seu sofá. Ele se envolve. 

A história 
A história do canal começou quando a Sony Pictures Entertainment, empresa fundada em 1989, resolveu lançar no continente asiático um novo canal por assinatura, que seria totalmente financiado através de comerciais. Exatamente no dia 22 de maio de 1997, estreou na região da Ásia, além da Índia, o Action Extreme Network, um canal 24 horas com programação baseada em séries de ação e aventura; além de filmes de ação, aventura e ficção. A programação altamente qualificada, dedicada ao melhor da ação e aventura, gênero mais visto no mundo, foi o principal fator inicial da enorme popularidade do canal no continente asiático, conquistando assim milhões de telespectadores, especialmente os jovens entre 18 e 34 anos.


Pouco tempo depois, com a expansão internacional surgiu a ideia de transferir ao nome um valor conceitual para que este fosse lançado em novos mercados, facilitando a pronúncia e sua difusão pelo público. Assim foram utilizadas as primeiras letras de cada palavra, a exceção de “Extreme”, que foi representada pelo X. Nascia assim, o AXN. Devido ao enorme sucesso, especialmente junto ao público jovem, o canal começou sua expansão pouco depois com seu lançamento na Espanha (1998), América Latina (1999), Israel (2000), Portugal (2002), Alemanha (2004), Coréia do Sul (2005) e Itália (2005).


O AXN, sempre foi um canal de SEGUNDA importância, ficando bem atrás de outro canal da sua controladora, o Sony Entertainment Television. Essa condição começou a mudar completamente em 2005, quando a série LOST, ao invés de ir para a grade de programação do Sony Entertainment Television, foi exibida pelo AXN. O sucesso de público foi avassalador. Em agosto, sua programação foi enriquecida com a transferência do canal Sony de séries de extremo sucesso, como por exemplo, CSI Miami, CSI NY, Alias, Las Vegas e Law & Order: Criminal Intent. Em 2007, o AXN apresentou várias novidades com o lançamento de novos canais como o AXN CRIME (especialmente desenvolvido para apresentar uma programação baseada em séries aclamadas e filmes que tinham como tema grandes crimes e suspense) e o AXN Sci-Fi (um canal com programação voltada para séries e filmes de ficção científica), ambos criados para o mercado europeu.


Pouco depois, em 2008, um novo canal foi lançado, inicialmente no continente asiático: AXN BEYOND (que exibe em sua programação filmes e séries com temas de terror, sobrenatural, para-normalidade e ficção). No início de 2009, foi lançada em alguns mercados mundiais, a versão em alta-definição do canal (batizada de AXN HD). Apesar de ser considerado um canal relativamente novo, o AXN HD é um simulador da versão normal, em que a programação é a mesma mudando apenas a qualidade e o formato na versão em alta definição. Em 2011, foi lançado, inicialmente no mercado português, o AXN BLACK, um canal dedicado a conteúdos televisivos mais seletos, e com diferentes origens, tornando-se um palco preferencial de séries de televisão não norte-americanas. No ano seguinte, também em Portugal, o AXN WHITE, substituiu o canal Sony Entertainment Television. Além disso, em alguns países do leste europeu foi introduzido o AXN SPIN, com programação voltada ao público jovem, transmitindo reality shows, animações e séries de sucesso. Mais recentemente, em 2015, o canal, conhecido por priorizar a exibição de filmes e séries de ação, iniciou a expansão do enfoque da sua programação através de um novo posicionamento, cujo objetivo é atrair telespectadores interessados em conteúdos recheados de intrigas e heróis.


No Brasil o canal foi lançado oficialmente no dia 1 de agosto de 1999, em substituição ao antigo TeleUno, exibindo filmes campeões de bilheteria, ótimas séries de drama e ação, além de reality shows de tirar o fôlego. Atualmente possui em sua grade de programação séries famosas e de enorme sucesso, como por exemplo, NCSI, Quantico, Criminal Minds, CSI Cyber, Castle, CSI Miami, CSI NY, Breaking Bad, The Shield, Lost Girl, Hannibal, The Black List, Crossing Lines, entre outras. Além disso, o canal exibe Action!, uma sessão de filmes de ação que faz enorme sucesso junto ao público jovem; AXN BEATS, videoclipes de 3 a 5 minutos e especiais sobre artistas e seus gêneros musicais particulares; AXN FLIX MAGAZINE, apresenta as estreias, as notícias e os bastidores de séries de TV e dos principais lançamentos de Hollywood; e AXN SHOW ROOM, mostra como são fabricados e montados grandes novidades do mundo automotivo e tecnológico, como por exemplo, carros e aparelhos celulares.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 2011 o AXN passou por uma remodelação, ganhando uma nova identidade visual, que deixou de lado o logotipo chapado para apresentar efeitos em 3D. A marca ganhou ares dinâmicos e modernos. Finalmente, em 2015, a marca apresentou sua nova identidade visual. O novo logotipo conta com uma pirâmide vermelha tridimensional em forma de diamante e elementos gráficos diferentes da identidade visual anterior. A cor vermelha representa energia, perigo e ação, e foi escolhida para incentivar a audiência a descobrir a sensação de ser destemido, presente nas séries do AXN.


A nova identidade visual é extremamente flexível, permitindo que seja replicada em outros canais da rede, tendo como diferenciação a cor da pirâmide.


Os outros canais do AXN também acompanharam a identidade visual da marca mãe.


Os slogans 
Redefining action. (2015) 
It’s thrilling. 
Get Stuck in AXN. 
The Action Channel. 
The Heart of Action + Adventure. 
Quality Entertainment with an edge. 
Action by high definition. (AXN HD) 
The best dramas. (Japão) 
Donde vive la emoción. (Espanha) 
Desafia o perigo! (antigo, Brasil) 
A vida é uma aventura. (antigo, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Lançamento: 22 de maio de 1997 
● Criador: Sony Pictures Entertainment 
● Sede mundial: Culver City, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sony Pictures Entertainment Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Sony Corporation) 
● Chairman & CEO: Michael Lynton 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 237 milhões 
● Presença global: 62 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Canal de televisão por assinatura 
● Concorrentes diretos: Warner Channel, Universal Channel, Fox Movies, TNT, Cinemax, TCM e HBO 
● Slogan: Redefining action. 
● Website: br.axn.com/ 

A marca no mundo 
Hoje em dia, o canal AXN está presente em mais de 237 milhões de casa em 62 países, sendo um dos canais por assinatura que mais crescem no mundo, tanto em assinantes como em audiência. O canal, disponível em 19 idiomas diferentes, possui expressiva audiência no continente asiático (especialmente na Indonésia, China, Índia, Taiwan, Malásia, Filipinas e Japão) e na América do Sul. Somente na América Latina, a estimativa é de que pelo menos o canal tenha mais de 250 milhões de espectadores. O canal pertence a Sony Pictures Entertainment, subsidiária de produção e distribuição de filmes/séries da japonesa Sony. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/4/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

Rj,26/09/08
AXN,
Meu nome é Rita de Cássia Gaglianone e sou assinante da Sky, hoje tive o desprazer em assistir o seriado Criminal Minds sem legendas em português. Isso também acontece com as séries CSI, pois os episódios começam sem legendas e quando as mesmas entram os diálogos ficam sem sentido. Por que? Será que nós , o público sempre fiel às séries não merecemos um tratamento melhor por parte de voces?? Espero sinceramente que esse problema possa ser resolvido rapidamente, senão serei, infelizmente obrigada, a deixar de assistir as séries que tanto gosto e que são a distração da minha mãe, uma senhorinha que se diverte com os episódios dos CSIs, Law & Order e todos os outros policiais.
Cordialmente
Rita de Cássia