29.4.07

THE CHEESECAKE FACTORY


Seus bolos e sobremesas, em especial os famosos chessecakes, são de dar água na boca. O cardápio, composto por inúmeras opções deliciosas servidas em generosas porções, é uma perdição para os assumidos gulosos. O ambiente de seus restaurantes é agradável e com decoração detalhista. Dificilmente não existem filas de espera para conseguir uma mesa. Essas são algumas das inúmeras características da THE CHEESECAKE FACTORY, uma das redes de restaurantes casuais mais famosas e frequentadas dos Estados Unidos. 

A história 
A história da empresa teve início na final da década de 1940 quando Evelyn Overton, depois de encontrar casualmente uma receita em um jornal local (que inspiraria seu Cheesecake “Original”) resolveu começar a vender bolos, especialmente cheesecakes (tradicional sobremesa americana), na cidade de Detroit, estado americano do Michigan, para os empregados que trabalhavam para seu marido Oscar. Não demorou muito para os empregados começarem a encomendar os deliciosos bolos para darem de presente. Foi então, que ela teve a ideia de inaugurar uma pequena loja para vender seus deliciosos bolos. Porém, tendo que cuidar de seus dois filhos pequenos, David e Renee, ela rapidamente desistiu de sua loja e passou a fabricar seus bolos em sua própria cozinha, fornecendo-os para restaurantes da cidade. Em 1972, com seus filhos já crescidos, Evelyn e seu marido Oscar, resolveram se mudar para a cidade de Los Angeles na ensolarada Califórnia e abriram uma pequena loja (com apenas 65 m²) de bolos e guloseimas batizada THE CHEESECAKE FACTORY BAKERY, localizada ao norte de Hollywood. Enquanto ele corria atrás de novos clientes para os bolos de sua mulher, ela administrava o escritório, trabalhando aproximadamente 18 horas por dia.


Apesar das dificuldades iniciais, os bolos começaram a fazer grande sucesso na cidade e o casal resolveu construir uma fábrica no subúrbio, localizada em Woodland Hills, em 1975, onde produziam aproximadamente 20 variedades de deliciosos bolos, que eram vendidos por atacado através de um caminhão refrigerado desde as cidades de Santa Barbara até San Diego. No dia 25 de fevereiro de 1978, o filho do casal, David, inaugurou o primeiro restaurante da THE CHEESECAKE FACTORY, com capacidade para 100 pessoas, em plena e badalada Beverly Hills, que fez dos bolos de Evelyn ainda mais famosos. O eclético restaurante servia generosas porções de um cardápio extremamente variado contendo saladas e sanduíches, além de 10 opções diferentes de cheesecakes, que eram vendidos a US$ 1.50 cada fatia. O restaurante se transformou em um sucesso imediato. Na década de 1980 a empresa inaugurou mais dois restaurantes: na Marina Del Rey, com capacidade para 250 pessoas, bar e mesas do lado externo, em 1983; e em 1988 na praia de Redondo Beach, com capacidade para 450 pessoas. Nesta época o cardápio da rede ganhou novas opções de pratos como omeletes, pizzas, tacos, as tradicionais costelas de porco, além de novos sabores de cheesecakes.


Somente em 1991, o primeiro restaurante fora da cidade de Los Angeles foi inaugurado na capital Washington. Cinco anos depois a rede contava com 17 restaurantes em cidades como Atlanta, Chicago, Houston, Miami, Boston e Boca Raton. A expansão continuou em 1997 com a inauguração de cafés nos aeroportos de Washington e Norfolk em Nova York. No ano seguinte, foi inaugurado dentro do parque de diversão Disney Quest em Orlando o THE CHEESECAKE FACTORY EXPRESS, restaurante com cardápio reduzido que atuava no conceito de alimentação rápida. Somente em 2000, seus bolos e sobremesas passam a ser vendidos em outros estabelecimentos e restaurantes, incrementando significativamente seu faturamento. Em 2004, uma grande novidade: a opção de se deliciar os famosos cheesecakes da rede com baixos níveis de carboidratos.


Nos anos seguintes a rede continuou se expandindo pelos Estados Unidos inaugurando restaurantes em muitas cidades. Em 2007 a rede começou a oferecer os serviços de Delivery (entrega a domicílio) e Curbside-To-Go (uma espécie de Drive-Thru, onde o pedido é feito por telefone e a encomenda entregue no carro em frente ao restaurante) em algumas de suas unidades (hoje esse serviço está disponível em 40% das lojas). Em 2011, através do Sam’s Club, o clube de compras do Walmart, começou a vender no Brasil cheesecakes da marca americana. A partir de 2012 a rede iniciou uma agressiva expansão internacional inaugurando restaurantes nos Emirados Árabes Unidos (primeira unidade fora dos Estados Unidos), Kuwait, Arábia Saudita, Catar, Líbano, México e China. Mais recentemente a rede lançou o CakePay®, um aplicativo de pagamento via smartphone. Anualmente, no final de julho (atualmente entre os dias 29 e 30), a THE CHEESECAKE FACTORY realiza o National Cheesecake Day, onde cada fatia de seus deliciosos cheesecakes é vendida pela metade do preço.


O enorme cardápio 
Os restaurantes da THE CHEESECAKE FACTORY possuem decoração clássica e elegante, abusando da utilização da cor dourada e madeira. Cada unidade contém além de um bar, muitas mesas e espaço de sobra para que o consumidor tenha uma refeição aconchegante e prazerosa. O enorme cardápio, com aproximadamente 20 páginas e mais de 250 opções de comidas, e suas generosas porções fizeram com que a rede se tornasse extremamente popular entre os americanos da classe média. Apesar do extenso cardápio da rede ser composto por muitos itens como aperitivos, pizzas, massas, frutos do mar, grelhados, saladas e sanduíches, as grandes atrações são as 70 variedades de bolos e sobremesas, especialmente os famosos e deliciosos cheesecakes, como por exemplo, o White Chocolate Raspberry Truffle Cheesecake (trufado e com chocolate branco) e o Godiva Chocolate Cheesecake (feito com o excepcional chocolate belga Godiva).


Já o cardápio infantil oferece macarrão com queijo, tiras de frango frito, frango grelhado, pizza, salsicha empanada e muito mais. A rede ainda oferece o cardápio SkinnyLicious®, com aproximadamente 50 pratos inovadores com 590 calorias ou menos. Todos os pratos do cardápio (com exceção dos bolos e sobremesas feitos nos dois centros de produção da empresa) são preparados na hora dentro de cada restaurante, utilizando ingredientes frescos e de alta qualidade.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas modificações ao longo dos anos. A mudança, quase imperceptível, aconteceu na letra “y”, que ganhou um prolongamento em 2003.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 25 de fevereiro de 1978 
● Fundador: David Overton 
● Sede mundial: Calabasas Hill, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Cheesecake Factory Inc. 
● Capital aberto: Sim (1992) 
● Chairman & CEO: David Overton 
● Presidente: David Gordon 
● Faturamento: US$ 2.2 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 139.4 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 2.9 bilhões (março/2017) 
● Lojas: 209 
● Presença global: 8 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 37.000 
● Segmento: Restaurante casual 
● Principais produtos: Bolos, doces, pizzas, massas, sanduíches e carnes 
● Concorrentes diretos: Olive Garden, Perkins, Carrabba’s Italian Grill, Panera Bread, Applebee’s e Ruby Tuesday 
● Ícones: Os bolos de cheesecake 
● Slogan: Something for Everyone! 

A marca no mundo 
Atualmente a rede THE CHEESECAKE FACTORY, umas das maiores do mercado americano com faturamento de US$ 2.2 bilhões (em 2016), é composta por 194 restaurantes (cada um deles com média de faturamento anual de US$ 10.5 milhões) espalhados por 40 estados americanos e mais 15 unidades em outros 7 países, que oferecem aos consumidores mais de 70 variedades de bolos no cardápio de sobremesas, além de pizzas, aperitivos, massas, saladas, frutos do mar, grelhados, entre outros pratos. A empresa possui duas enormes unidades de produção localizadas em Calabasas Hills (Califórnia) e Rocky Mount (North Carolina). 

Você sabia? 
Os deliciosos cheesecakes da rede também podem ser encontrados em outros varejistas, como nos cafés das livrarias Barnes & Noble
Na série The Big Bang Theory a personagem Penny trabalha como garçonete em uma unidade da rede na Califórnia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/3/2017

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc sabe dizer se a Chessecake tem interesse em abrir uma filial no Brasil???

Anônimo disse...

sim aparentemente numa reuniao dos diretores da empresa foi cobicado a expansao na america latina como principal alvo brasil (sp e rio)... as projecoes indicam que talvez no final desse ano ainda existe possibilidade deles abrirem algumas franquias para divulgar o nome melhor no exterior... basta aguardarmos para nos brasileiros termos suas deliciosas tortas :) mal posso esperar!!!

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se vcs tem alguma novidade da chegada deles no Brasil.
Grata,
Nádia