10.5.07

SYMANTEC


A informação é a atual moeda da economia mundial. Pessoas e empresas dependem dela para governar nações, conduzir transações comerciais e tomar decisões pessoais. Entretanto, as informações das quais dependemos tanto correm riscos cada vez maiores. Ameaças cibernéticas, desastres naturais, erros de usuários e falhas do sistema colocam em risco a segurança e a disponibilidade de informações vitais. A “vacina” é vendida pela SYMANTEC sob o nome Norton Antivírus e seus programas auxiliares de segurança. 

A história 
A SYMANTEC foi fundada no dia 1 de março de 1982 na cidade californiana de Sunnyvale pelo Dr. Gary Hendrix, um proeminente especialista em linguagem natural e inteligência artificial, como uma empresa de software. Juntamente com um grupo de pesquisadores da tradicional Universidade de Stanford ele começou a concepção de projetos para a criação de softwares inovadores, incluindo um programa de banco de dados. Dois anos mais tarde a SYMANTEC foi adquirida por Gordon Eubanks e Dennis Coleman, proprietários de uma pequena empresa chamada C&E Software, que manteve o nome antigo, e introduziu no mercado, em 1985, seu primeiro produto de sucesso chamado Q&A (um programa de banco de dados para computadores PC da IBM).


O sucesso da empresa foi tanto que, no dia 23 de junho de 1989, ocorreu uma Oferta Inicial de Ações (IPO em inglês), permitindo assim arrecadar milhões de dólares para expandir a SYMANTEC como um todo. O resultado desta ação pode ser constatado em agosto de 1990 quando a SYMANTEC fez sua maior e mais valiosa aquisição ao comprar, por aproximadamente US$ 300 milhões, a Peter Norton Computing, empresa fundada por Peter Norton em 1982. Juntamente com essa aquisição vieram produtos que se tornariam de vital importância para a SYMANTEC, como o NORTON UTILITIES, um programa pioneiro baseado na linguagem DOS, lançado no mercado em 1982, e o NORTON ANTIVIRUS. Essa aquisição deu a empresa 34% de participação de mercado no segmento de segurança digital.


Com serviços e soluções tecnologicamente avançadas, a SYMANTEC ajudou pessoas e empresas a protegerem e gerenciarem seu patrimônio digital. Ainda no início desta década, em 1991, a empresa iniciou sua expansão internacional com a inauguração de uma fábrica na cidade de Dublin na Irlanda. Três anos mais tarde, a SYMANTEC já possuía uma rede internacional com mais de 150 clientes, produzindo mais de 120 versões traduzidas de muitos softwares. No final desta década, John Thompson assumiu o comando da SYMANTEC, e se tornou o primeiro afro-americano a ocupar o posto de CEO em uma empresa de software nos Estados Unidos. Em agosto de 2002, a empresa concluiu a aquisição da Riptech, criando uma rede global de centros de operações de segurança mundialmente reconhecidos, que operava 24 horas nos estados da Virgínia e do Texas, no Reino Unido, na Alemanha e também no Japão. Com essa aquisição a SYMANTEC se tornou provedor líder mundial de serviços de gerenciamento da segurança, capacitada a monitorar e gerenciar o maior número de dispositivos de segurança através da maior variedade de soluções.


Nos anos seguintes a SYMANTEC seguiu adquirindo diversas empresas como a @Stake (segurança digital que ajuda as empresas a proteger suas infraestruturas e seus aplicativos complexos), em 2004; Liric (avaliação de necessidades de segurança de redes globais altamente complexas e na criação de arquitetura e políticas para protegê-las), em 2004; Sygate (soluções de controle de acesso a redes para grandes empresas), em 2005; Relicore (soluções de alteração de datacenter e gerenciamento de configuração), em 2006; e a Bind View (provedor global de software para a conformidade da segurança de TI sem agentes), também em 2006. Pouco depois, em 2010, a SYMANTEC deu um importante passo para se tornar definitivamente uma das maiores empresas de TI do mundo ao adquirir a unidade de negócios de identidade e autenticação da VeriSign, que incluiu os Serviços de Certificado e de Assinatura de Código, Gerenciamento de Infraestrutura de Chave Pública, o Selo de Confiança VeriSign (VeriSign Trust Seal), Autenticação de Proteção de Identidade e o Serviço VIP de Detecção de Fraude.


Nos últimos anos a SYMANTEC direcionou seu foco para o desenvolvimento de softwares de segurança cibernética para usuários domésticos, empresas e infraestruturas de rede. Com isso, em meados de 2015, a empresa vendeu sua divisão de armazenamento de dados, chamada Veritas, por US$ 8 bilhões para o grupo de private equity Carlyle. Pouco depois, no início de 2017, a empresa anunciou a aquisição, por US$ 2.3 bilhões, da LifeLock, uma fornecedora de “proteção contra roubo de identidade” que ajuda a alertar seus assinantes sobre atividades estranhas em suas contas (incluindo números de seguridade social, contas bancárias, endereços de e-mail, endereços físicos, carteira de habilitação e números de telefone). Por exemplo, se ocorrer um roubo de identidade, os especialistas da LifeLock trabalham com o usuário para restaurar suas identidades, gerenciando a interação com várias agências governamentais, instituições financeiras e comerciantes - e tratando de taxas legais, perdas salariais e danos associados. No final deste ano, a SYMANTEC vendeu para a DigiCert sua divisão de certificados online (responsável por garantir que sites da web realmente pertencem a seus donos por meio de uma validação da criptografia), em um negócio avaliado em aproximadamente US$ 1 bilhão.


Atualmente a SYMANTEC oferece a seus clientes atividades em segurança da internet e em redes para usuários domésticos (através de produtos com a marca Norton) e corporações, com soluções baseadas em softwares e aplicativos contendo proteção de antivírus, análise de vulnerabilidades, detecção de intrusos, filtragem de conteúdo e de e-mail (tanto para desktops como dispositivos móveis). Um de seus produtos de maior crescimento é o Endpoint Protection Cloud, que utiliza o avanço da computação em nuvem para proteger e gerenciar informações armazenadas em endpoints e transmitidas via e-mail, web e mensagens instantâneas.


As pesquisas e as soluções 
Como uma organização de pesquisa da empresa, o SYMANTEC RESEARCH LABS garante a continuidade da liderança da marca por meio da inovação, criação de novas ideias e desenvolvimento de tecnologias de última geração. Os projetos incluem investigações a longo prazo e inovações em um período de tempo mais curto que disponibilizam benefícios imediatos aos clientes em todos os negócios da empresa. As tecnologias desenvolvidas por esses centros já comercializadas incluem a primeira tecnologia anti-spam da empresa, a tecnologia de bloqueio da exploração genérica visando interceptar a rápida propagação das ameaças de rede, a tecnologia para o aprimoramento do desempenho de produtos de backup e a tecnologia que propõe ajudar na proteção da valiosa infraestrutura de várias nações. O SYMANTEC RESEARCH LABS também trabalha em projetos junto com organizações externas, incluindo clientes, agências governamentais e renomadas universidades. Nos centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo mundo, mais de 3.500 engenheiros da SYMANTEC estão criando soluções que visam auxiliarem pessoas e empresas a garantir a segurança, disponibilidade e integridade de suas informações. A criatividade é parte intrínseca da cultura da SYMANTEC, que com grandes ideias de negócios e tecnologias surgindo de forma orgânica conta com mais de 2.200 patentes globais.


Por outro lado, o SYMANTEC GLOBAL INTELLIGENCE NETWORK é um recurso extraordinário para os clientes da empresa, na medida em que fornece uma visão em tempo real das novas ameaças digitais, em praticamente qualquer lugar do mundo. Aplicando inteligência artificial para analisar mais de 3.7 bilhões de linhas de telemetria, a empresa oferece o mais amplo e profundo conjunto de inteligência contra ameaças do setor. Com mais de 250.000 sensores em mais de 200 países, a empresa coleta dados de códigos maliciosos de 175 milhões de sistemas e verifica mais de 8 bilhões de solicitações de segurança processadas diariamente (entre os quais mais de 63 milhões contas de e-mail). Nos Centros de Operações de Segurança da empresa, novas ameaças são analisadas e correlacionadas para ajudar os clientes a se preparar e a resistir aos ataques. Além disso, a SYMANTEC mantém um dos mais abrangentes bancos de dados de vulnerabilidades do mundo, formado atualmente por mais de 40.000 vulnerabilidades registradas, que afetam mais de 80.000 tecnologias de mais de 11.000 fornecedores.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas acentuadas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração aconteceu em 1990. Em 2001 o logotipo foi completamente remodelado, ganhando uma imagem mais moderna e digital, adotando as cores amarela e preta. A mais recente alteração ocorreu em 2010 quando o novo logotipo da empresa reuniu o nome da SYMANTEC com a marca de verificação proveniente da aquisição da VeriSign, que é o símbolo de confiança mais reconhecido no cenário online. A nova identidade visual unificava a abrangência dos recursos da SYMANTEC e amplificava o reconhecimento da empresa em todos os segmentos de clientes, do consumidor final às grandes organizações globais. A mudança simbolizava o foco da SYMANTEC em proporcionar confiança e assegurar aos clientes acesso simples e seguro às informações, a partir de qualquer lugar, alternando sem dificuldades a vida pessoal e profissional.


Para entender a criação do atual logotipo da marca SYMANTEC, observe a imagem abaixo.


A marca de verificação e o círculo também foram adotados como símbolos comuns e aplicados em todo portfólio da empresa, incluindo a marca de consumo Norton.


Os slogans 
Confidence in a connected world. 
It is in keeping with Symantec. 
The world’s most trusted antivirus solution. 
Confiança no mundo conectado. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de março de 1982 
● Fundador: Dr. Gary Hendrix 
● Sede mundial: Mountain View, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Symantec Corporation 
● Capital aberto: Sim (1989) 
● Chairman: Daniel Schulman 
● CEO: Greg Clark 
● Presidente: Michael Fey 
● Faturamento: US$ 4.8 bilhões (2017/2018) 
● Lucro: US$ 49 milhões (2017/2018) 
● Valor de mercado: US$ 13.9 bilhões (novembro/2018) 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 11.800 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Antivírus e soluções de segurança de internet e redes 
● Concorrentes diretos: McAfee, AVG, Avast, Avira, Bitdefender, Cisco, FireEye e Kaspersky 
● Ícones: O antivírus Norton 
● Slogan: Confidence in a connected world. 
● Website: www.symantec.com 

A marca no mundo 
A empresa mantém escritórios em mais de 45 países, além de centros de pesquisa e desenvolvimento, centros de operações de segurança e laboratórios do SYMANTEC SECURITY RESPONSE, fornecendo informações de segurança especializadas 24 horas por dia, contando com aproximadamente 12 mil funcionários. A liderança da SYMANTEC no mercado de varejo é inquestionável, com 70% de participação e faturamento superior a US$ 4.8 bilhões no ano fiscal de 2017/2018. Uma comunidade global de mais de 50 milhões de pessoas e famílias confia nos conjuntos de produtos Norton e LifeLock para proteger suas vidas digitais em casa e em seus dispositivos. A empresa ainda conta com 350 mil clientes corporativos e governamentais. 

Você sabia? 
O nome SYMANTEC é uma junção das palavras “syntax” (sintaxe), “semantics” (semântica) e “technology” (tecnologia). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/11/2018

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