Hoje em dia aproximadamente 5 bilhões de habitantes do planeta consomem arroz. Para milhares, prepará-lo é uma tarefa penosa e o resultado final, em muitos casos, é desastroso. Arroz saboroso, soltinho e vistoso é para quem realmente sabe cozinhar. Isto até não conhecer a marca UNCLE BEN’S, que apresentou ao mundo uma maneira de preparar arroz de forma fácil, rápida e com resultado apetitoso.
A história
O surgimento da marca UNCLE BEN’S começou com a empresa Converted Rice Inc., que durante a Segunda Guerra Mundial era fornecedora de arroz para as tropas do exército americano. Terminado o conflito, Gordon L. Harwell, presidente e proprietário da empresa, estava jantando com seu sócio em um restaurante da cidade de Chicago, quando lhe ocorreu a ideia de introduzir seu arroz para o consumidor comum, já que havia perdido seu maior cliente, o exército americano. Foi então que ele lembrou da história de um fazendeiro negro, chamado “Tio Ben” (em inglês “Uncle Ben”), bastante conhecido pelos donos de moinhos da cidade de Houston no estado Texas, por sempre produzir o arroz de melhor qualidade. Seu arroz era uma referência e sua e fama se espalhou por todo o condado. Como não havia nenhuma fotografia do tal fazendeiro, Gordon resolveu pedir que o maître do restaurante, Frank Brown, vestido com uma tradicional gravata borboleta, posasse para a foto que iria aparecer nas embalagens e no logotipo do arroz UNCLE BEN’S. Não somente o nome foi registrado como marca, como também o termo “Converted” (convertido). Com tudo pronto, o arroz foi lançado oficialmente no mercado americano no ano de 1946 com o nome de UNCLE BEN’S CONVERTED LONG GRAIN WHITE RICE.
O arroz era parboilizado e polido. A palavra “parboilizado” deriva da expressão inglesa “parboiled”, dando ideia de cozimento parcial que ocorre no processo industrial. O processo de parboilização, inventado pelo químico de alimentos inglês Eric Huzenlaub na década de 1930, baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, seguido de gelatinização parcial ou total do amido e secagem, cujo objetivo é fazer com que os nutrientes – vitaminas e sais minerais - presentes na casca, migrem para o interior do grão. UNCLE BEN’S possuía três vezes mais vitaminas do que o arroz branco normal. O lançamento foi apoiado por campanhas comerciais veiculadas em revistas populares, como por exemplo, a tradicional Time que destacavam a praticidade do produto através do slogan “Cooks up perfect every time”. O sucesso foi imediato, pois as donas de casa adoraram um arroz de qualidade incomparável, com grãos longos e uniformes, que não precisava ser escolhido, lavado, ou fritado, e ficava pronto rapidamente com muito mais facilidade. Em apenas seis anos o arroz UNCLE BEN’S se tornou líder do mercado americano.
Ainda em 1952 a marca foi introduzida nos mercados inglês, francês e austríaco, iniciando assim um processo de internacionalização. No início da década seguinte a marca iniciou a ampliação de sua linha com o lançamento de variedades exóticas de arroz, como o selvagem, e ensinou aos consumidores como utilizá-las para preparar refeições deliciosas. Não demorou muito para UNCLE BEN’S chamar a atenção da Mars Incorporated, tradicional empresa americana fundada em 1911, mais conhecida pelos seus deliciosos chocolates, que adquiriu a marca, transformando-a em uma subsidiária em 1964. Em menos de uma década a vendas romperam a barreira dos US$ 100 milhões. No início dos anos de 1970 a marca introduziu no mercado o arroz integral, uma nova delícia, ainda mais nutritiva, que cai rapidamente no gosto dos americanos. Com a expansão do mercado e a alta demanda, em 1977, foi inaugurada uma nova fábrica em Greenville, estado do Mississippi, e a primeira unidade fabril na Europa, localizada em Olen, na Bélgica. Nesse mesmo ano o arroz UNCLE BEN’S foi lançado no mercado brasileiro, trazendo praticidade no preparo e sabor para as refeições.
Nas décadas seguintes a marca lançou uma grande quantidade de novos produtos como arroz em saquinhos, risotos prontos, arroz instantâneo, arroz com temperos e acompanhamentos, e arroz para forno microondas, que se tornaram um enorme sucesso, fazendo com que a marca fosse uma das mais rentáveis para a empresa Mars, proprietária de marcas como Whiskas, M&M’s, Pedigree, entre outras. Além disso, nos anos de 1990 a UNCLE BEN’S experimentou a primeira extensão de marca com o lançamento de uma completa linha de molhos para salada, molhos cremosos, sopas prontas e até mesmo arroz doce com canela. Outro fator foi importante para a marca se tornar popular, especialmente no mercado americano. Em 1997 a UNCLE BEN’S assinou contrato com a estrela nigeriana da NBA Hakeem Olajuwon, que passou a ser garoto-propaganda da marca.
No ano seguinte, UNCLE BEN’S já tinha fábricas espalhadas pela Austrália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Bélgica, além de sua gigante unidade fabril no estado do Texas. Além disso, a marca consolidava sua posição de líder absoluta do mercado americano de arroz. Mais recentemente, com a procura por parte dos consumidores de opções mais saudáveis na alimentação diária, a marca lançou a linha Rice & Grains, que mistura o tradicional arroz com grãos saudáveis, como por exemplo, quinoa e cevada. Já no Brasil a marca lançou a linha UNCLE BEN’S BISTRÔ, cujas receitas são cuidadosamente preparadas com ingredientes selecionados, nas versões risoto de queijo, risoto de funghi e risoto de vegetais.
A linha do tempo
1952
● Lançamento do UNCLE BEN’S READ RICE, um arroz de fácil e rápido preparo.
1961
● Lançamento do UNCLE BEN’S LONG GRAIN & WILD RICE ORIGINAL RECIPE, uma espécie conhecida como arroz selvagem.
1972
● Lançamento do UNCLE BEN’S SELECT BROWN RICE, conhecido popularmente como arroz integral. Este tipo é mais nutritivo que o arroz branco e parboilizado original.
1987
● As inovações continuam com o lançamento da linha UNCLE BEN’S COUNTRY INN em 8 deliciosas variações como Broccoli Rice (com brócolis), Chicken (com Frango), Chicken & Vegetable (frango com vegetais), Mexican Fiesta (com pimenta, pimentão, alho e cebola), Chicken & Broccoli (frango com brócolis), entre outas.
1988
● Lançamento do UNCLE BEN’S BOIL IN THE BAG, o tradicional arroz embalado em saquinhos de práticas porções, tornando o preparo ainda mais fácil e rápido.
1993
● Lançamento de uma linha de molhos para saladas com a marca UNCLE BEN’S.
1994
● Lançamento da Hearty Soup (linha de sopas prontas no sabor Broccoli Cheese & Rice Soup) e Rice Puddings (arroz doce com um toque de canela).
1997
● Lançamento do arroz fortificado com cálcio, vitaminas e outros minerais.
1998
● Introdução da linha UNCLE BEN’S FLAVORFUL RICE em cinco diferentes temperos como Garlic & Butter (alho e manteiga), Chicken & Herb (frango e ervas), Roasted Chicken (frango assado), Parmesan & Butter (queijo parmesão e manteiga) e Four Cheese (quatro queijos).
2000
● Lançamento do UNCLE BEN’S FROZEN BOWLS RICE, um arroz que passa pelo processo de congelamento.
● Lançamento do UNCLE BEN’S EXPRESS, um arroz especialmente desenvolvido para forno microondas. Com o rápido sucesso no mercado, chegam novos sabores como quatro queijos, tomate, ervas e tempero oriental, entre outros.
2004
● Lançamento do UNCLE BEN’S READY RICE, uma nova linha de preparo rápido que fica pronto em apenas 90 segundos para ser utilizada em forno microondas.
2009
● Lançamento do arroz marrom em saquinhos, tornando o preparo ainda mais fácil e rápido.
A mudança de imagem
Ao longo dos anos a marca UNCLE BEN’S sempre foi severamente criticada e atacada por organizações e pessoas devido ao uso da imagem, em seu logotipo, de uma figura afro-americana com jeito serviçal. As críticas pesadas desencadearam uma enorme campanha publicitária para mudar esta imagem lançada em março de 2007. O Tio Ben (Uncle Ben), figura onipresente no logotipo da marca, foi promovido a Chairman (presidente do conselho de uma corporação), como tentativa de desvincular a imagem de serviçal que o personagem passou durante mais de 60 anos. A mudança de posicionamento podia ser vista na página oficial do produto na internet, onde um escritório opulento, ricamente decorado e digno dos maiores executivos do mundo, fazia com que o internauta explorasse todos os aspectos da empresa chefiada agora pelo Tio Ben. Mais recentemente a marca atualizou a imagem de Tio Ben, que ganhou um ar mais jovial com roupas informais. A evolução visual de Tio Ben pode ser conferida na imagem abaixo.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve como figura central o simpático “Tio Ben”, que recentemente ganhou uma imagem mais atual e moderna.
Os slogans
Begin with Ben.
Ben knows best.
UNCLE BEN’S. Perfect Every Time.
Cooks up perfect every time. (anos de 1940)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1946
● Criador: Converted Rice, Inc.
● Sede mundial: Houston, Texas, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Mars Incorporated
● Capital aberto: Não
● CEO: Grant Reid
● Presidente: Fiona Dawson
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Reino Unido e França
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos: Arroz e molhos para salada
● Concorrentes diretos: Rice-A-Roni, Minute Rice, Camil e Tio João (Brasil)
● Ícones: O personagem “Tio Ben”
● Slogan: Begin with Ben.
● Website: www.unclebens.com.br
A marca no mundo
Atualmente a marca UNCLE BEN’S, que pertence ao gigante americano Mars Incorporated, está presente em mais de 100 países com uma linha de produtos que vai desde o tradicional arroz até molhos e risotos. A marca UNCLE BEN’S é líder absoluta do mercado americano, também com forte presença no Reino Unido e França, faturando mais de US$ 1 bilhão anualmente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 27/2/2018
7 comentários:
Adorei seu blog. Textos bem completos e interessantes. Posso linkar no meu blog?
;- ))
Sou consumidora do arroz parboilizado, moradora de Porto Alegre e não tenho conseguido encontrar a marca nas grandes redes de supermercado da cidade. Poderia, por favor, indicar algum endereço para verificar a distribuição do produto no município de Porto Alegre.
Grata por alguma informação
eu adoro arroz pasbolizado ,só tenho 2 duvidas .
se engorda mais dq o outro e se pode ser feito no microndas
Estou a procura do arroz parbolizado mas estou sem nenhuma
chance de encontrar.Gostaria q me informassem aonde poderia encontrar pois nas maiores redes de supermercados não há.Sem mais agradeço.
Minha Mulher descobriu o Arroz Integral "Uncle Ben's", num hipermercado existente na cidade de COIMBRA - PORTUGAL, vendido em embalagem de cartão (caixa retangular, com 500 g.), produzido na Bélgica.
PERFEITO, APENAS EM 10 MINUTOS! SABOR, INIGUALÁVEL! ASPETO, UM PRODUTO DE ALTA QUALIDADE QUE NOS EMPURRA PARA CONSUMIR OS 500 G. DE UMA SÓ VEZ! O PREÇO, EFETIVAMENTE ACESSÍVEL!
AS OUTRAS MARCAS E QUALIDADES DE ARROZ, SÃO TAMBÉM BONS! O "Uncle Ben's?...
HÁ POUCOS MINUTOS FIZ UM COMENTÁRIO ACERCA DA QUALIDADE DO ARROZ "UNCLE BEN'S" QUE MINHA MULHER COMPRA NUM HIPERMERCADO AQUI EM COIMBRA. DE FACTO, É UM PRODUTO DE ALTA QUALIDADE QUE EFECTIVAMENTE APRECIO. ESTÁ TUDO DITO, TUDO BEM!
MAS ATENÇÃO! NÃO VAMOS ESQUECER QUE AQUI PORTUGAL PRODUZIMOS ARROZ DE ALTA QUALIDADE QUE NOUTROS PAÍSES NÃO HÁ IGUAIS. ARROZ LUSO, É DE COMER E CHORAR POR MAIS!
Trabalhava como Promotor de Vendas na altura do lançamento do Uncle Bens no Brasil. A festa de lançamento do produto, no Hotel Sheraton do Rio de Janeiro, foi umas festas de empresa mais bonitas que já vi.
Se alguém tiver fotografias da festa, da equipe que trabalhou no lançamento do Uncle Bens ou qualquer outra informação que possa partilhar comigo, terei o maior prazer.
Cumprimentos a todos.
Nelson
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