Imagine saborear suculentos e clássicos hambúrgueres, deliciosas batatas-frita, irresistíveis milk-shakes e sorvetes em um ambiente nostálgico, com direito a bancos de couro vermelho, cadeiras cromadas e garçons e garçonetes cantarolando sucessos pop e antigos da música americana a cada meia-hora. Então entre em qualquer restaurante da rede JOHNNY ROCKETS e saboreie deliciosas refeições em um típico clima nostálgico da cultura americana.
A história
O primeiro restaurante JOHNNY ROCKETS foi inaugurado no dia 6 de junho de 1986 por Ronn Teitelbaum (foto abaixo), um renomado varejista de moda, na badalada Avenida Melrose na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia. Ele fundou o restaurante sob a crença de que todos merecem um lugar onde possam escapar da complicada realidade atual e vivenciar a clássica experiência americana. O nome do restaurante deriva da junção do nome das histórias do lendário Johnny Appleseed e do clássico modelo de carro, popular na década de 1950, Oldsmobile Rocket 88. A ideia era muito simples: oferecer a típica comida americana (hambúrgueres, batatas-frita, milk-shakes e tortas de maçã) com um serviço cortês em um ambiente de pura nostalgia da década de 1950. Com decoração autêntica; jukeboxes (caixas de música antigas) em cada mesa, onde o cliente podia escolher sua música favorita dos anos de 1950 e 1960 com a simples inserção de uma moeda; muito ketchup e um ambiente extremamente divertido, o restaurante rapidamente se tornou um enorme sucesso. Nos anos seguintes outros restaurantes foram inaugurados na região de Los Angeles e outras cidades americanas, como por exemplo, Atlanta e Nova York. Além disso, a rede inaugurou sua primeira unidade internacional em 1989 na cidade de Tóquio.
No mês de junho de 1991, em comemoração ao quinto aniversário da rede, seus garçons e garçonetes dançaram a “Kool and the Gang’s Celebration”, que a partir daquele momento virou uma tradição em todos os restaurantes da rede. Dois anos depois a rede JOHNNY ROCKETS já contava com mais de 50 restaurantes espalhados pelo país. Nos anos seguintes a rede introduziu várias novidades e alcançou feitos notáveis, como por exemplo, o primeiro restaurante inaugurado dentro do cassino do Hotel Hilton, localizado em Reno, estado de Nevada, no dia 18 de maio de 1995; o centésimo restaurante da rede inaugurado na charmosa Coral Gables, estado da Flórida, em 1996; o primeiro ponto de venda localizado em navios da linha de cruzeiros Royal Caribbean no ano de 1996; o lançamento em seu cardápio do famoso Johnny Rockets Rocket Double (um suculento hambúrguer duplo) em 1999; e o primeiro restaurante dentro do parque de diversões da rede Cedar Point Amusement Park, em 2001.
Em 25 de abril de 2006, a rede inaugurou o maior de seus restaurantes até então, localizado dentro do parque de diversão Knott’s Berry Farm em Buena Park, na Califórnia, com 550 m² e capacidade para 260 pessoas na parte interna, além de uma imensa área externa com mesas. No começo de 2007, a empresa Red Zone Capital, comandada por Daniel Snyder, adquiriu a rede JOHNNY ROCKETS, prometendo uma forte expansão, inclusive internacional, e o lançamento de restaurantes menores e com cardápio limitado batizado de JOHNNY ROCKETS EXPRESS, geralmente localizados em aeroportos e parques temáticos. Como a empresa também era proprietária de vários parques de diversões Six Flags, restaurantes JOHNNY ROCKETS foram inaugurados nas dependências dos complexos. Pouco depois, em 21 de março, a rede inaugurou seu restaurante de número 200 em território americano, na cidade de Glendale, estado do Arizona, oferecendo milk-shake grátis durante todo o dia.
Além disso, em 2008, a rede inaugurou a primeira unidade do JOHNNY ROCKETS SPORTS LOUNGE, restaurante com a mesma decoração e cardápio das unidades tradicionais, que continha uma espécie de lounge separado, onde diversas televisões de telas planas, uma grande opção de bebidas alcoólicas (como vinhos, cervejas e vários tipos de drinques) e petiscos ofereciam um ambiente ideal para assistir jogos e relaxar com os amigos. Nos anos seguintes a rede iniciou uma forte expansão internacional com inauguração de unidades em Dubai, México, Alemanha, Filipinas e Coréia do Sul.
Depois de inaugurar restaurantes no Chile (2011) e Equador, em janeiro de 2014 a rede abriu sua primeira unidade em solo brasileiro, localizado no Shopping Internacional, em Guarulhos, São Paulo. Com capacidade para aproximadamente 156 pessoas, o restaurante oferecia suculentos hambúrgueres americanos feitos com carne 100% natural, batatas fritas crocantes servidas com a carinha sorridente feita de ketchup em um prato (imagem abaixo), uma marca registrada da rede, 18 opções de milk-shakes misturados à mão e sanduíches clássicos. O cardápio brasileiro contava ainda com o hambúrguer de picanha, um corte de carne valorizado no país, bem como opções adicionais de saladas e sobremesas, uma opção de “faça você mesmo” de hambúrguer e sucos naturais (laranja, maçã e limão), um componente cultural e bastante popular.
Mais recentemente, em 2016, a rede inaugurou sua primeira unidade com Drive-thru em Mooresville, Carolina do Norte; e também o primeiro Food Truck internacional em La Serena no Chile, criando assim mais opções mais flexíveis de pontos de venda. Além disso, a marca comemorou seu aniversário de 30 anos apresentando uma nova imagem que se baseia em sua herança e cria uma evolução moderna das imagens icônicas, estilo, comida e experiência que foram associadas ao JOHNNY ROCKETS por três décadas. A marca, reconhecida por seu visual dos anos de 1950, com jukeboxes e garçonetes vestidas com os famosos uniformes de refrigerantes antigos e seus hambúrgueres e milk-shakes originais, apresentou uma atualização que incluía um novo logotipo, design moderno de seus restaurantes, remix de músicas clássicas e pop, novos uniformes para seus atendentes e embalagens redesenhadas. Atualmente a marca trabalha com o conceito “Our Passion, Your Burger”.
O cardápio
O cardápio da rede JOHNNY ROCKETS é composto por pratos tipicamente americanos, todos preparados na hora com ingredientes frescos e de alta qualidade. Servir os melhores hambúrgueres, milk-shakes e batatas-frita ao redor do mundo em uma clássica experiência americana. Essa é a missão do JOHNNY ROCKETS.
Hambúrgueres: o mais popular é o The Original, composto de hambúrguer feito à mão, pão fresco, alface crespa, rodelas de tomate, cebola, mostarda, maionese, picles e um molho especial (com receita secreta que leva 30 tipos de ervas e temperos). Existem ainda outros tipos de hambúrgueres como o Route 66 (hambúrguer com cogumelos e cebola grelhados, queijo suíço e maionese), Rocket Double (dois hambúrgueres, duas fatias de queijo cheddar, alface, tomate, tiras de cebola e molho especial), Chilli Size (hambúrguer servido no pão aberto com molho chilli, queijo cheddar e cebola), Smoke House (hambúrguer com queijo cheddar, tiras de bacon, cebola e um exclusivo molho barbecue chamado “Smoke House”), Streamliner (hambúrguer 100% de soja com cebolas grelhadas, alface, tomate, picles e mostarda), e o # 12 (hambúrguer, alface, cebola, queijo cheddar, picles, maionese e um molho especial chamado “Red Red Sauce”).
Rocket Melts: linha de sanduíches tostados, como por exemplo, Patty Melt (hambúrguer com cebola grelhada, queijo cheddar e americano em um pão de centeio tostado), Grilled Cheese (fatias de queijo à sua escolha - American, Cheddar ou Suíço -, servidos em pão especial), Tuna Melt (pasta de atum com fatias de queijo cheddar derretido servido no pão tostado) e BBQ Chicken Bancon Melt (peito de frango grelhado, queijo cheddar, tiras de bacon, rodelas de cebola, tudo regado ao molho barbecue).
Batata-frita: a típica batata-frita americana servida sequinha e crocante com queijo cheddar por cima ou com chilli e cebola.
Cachorro-quente: feitos com a tradicional salsicha da marca Newman’s e inúmeros ingredientes como mostarda, ketchup, queijo cheddar, cebola e molho vinagrete.
Entradas: rodelas de cebolas empanadas e vários tipos de saladas.
Milk-shakes: feitos com o mais puro sorvete de baunilha existem 30 opções diferentes. O mais popular é o de chocolate da marca Hershey’s, que responde por 1/3 dos pedidos.
Torta de maçã: tradicional sobremesa americana feita na hora que pode vir acompanhada com sorvete de baunilha.
Rocket Kids Menu: um cardápio feito especialmente para crianças com porções reduzidas de alguns pratos principais.
Os restaurantes
Até 2016 seus restaurantes retratavam fielmente as nostálgicas décadas de 1940, 1950 e 1960. Decorados com cadeiras, bancos e balcões niquelados, sofás de vinil vermelho, jukeboxes nas mesas e relíquias antigas penduradas na parede, criavam um ambiente nostálgico e extremamente divertido. Os garçons e garçonetes estavam sempre vestidos com uniformes relativos à época. Os clientes da rede podiam esperar atendentes com alta energia que agitavam os canudinhos e dançavam ao som de música eterna que englobava várias décadas, proporcionando um ambiente interativo e familiar para as refeições. As fachadas dos restaurantes eram sempre decoradas com muito néon.
Porém, com o novo posicionamento da marca em 2016 foi apresentado um novo e atualizado design para suas lojas, que mantém muito dos principais elementos da rede. O novo design dos restaurantes mostram em suas paredes a qualidade artesanal e o frescor do cardápio da marca (com ditados como “você não pode mudar a verdade, mas um grande hambúrguer pode mudar você” e “fazer à mão é criar a perfeição”), além de utilizar tábuas de madeira e tijolo branco. A iluminação é uma mistura contemporânea e industrial com um toque de cor vermelha. O balcão é revestido de madeira escura e elegante. A mobília inclui assentos estofados e mesas (algumas comunitárias) e cadeiras com tons quentes de cinza, detalhes em madeira e um toque do tradicional vermelho.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve a imagem nostálgica. O logotipo adotado a partir de 1993 passou apenas por pequenas atualizações, em 2003. Ao completar 30 anos, em 2016, a marca apresentou uma nova identidade visual mais limpa: toda em vermelho e branco e com nova tipografia de letra. Além disso, as palavras “American Original” passaram a fazer parte do novo logotipo.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 6 de junho de 1986
● Fundador: Ronn Teitelbaum
● Sede mundial: Lake Forest, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: The Johnny Rockets Group Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: John Maguire
● Faturamento: US$ 600 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Restaurantes: 400
● Presença global: 33 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 8.000
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Hambúrgueres, batatas-frita, milk-shakes e sorvetes
● Concorrentes diretos: TGI Fridays, Red Robin Gourmet Burgers, Steak ‘n Shake, 5 Napkin Burger, Sonic Drive-In e The Fifties (Brasil)
● Ícones: O ambiente retrô de seus restaurantes
● Slogan: The Original Hamburger.
● Website: www.johnnyrockets.com.br
A marca no mundo
A rede JOHNNY ROCKETS possui mais de 400 restaurantes em 33 estados americanos e outros 32 países, como por exemplo, Canadá, Dubai, Kuwait, México, Catar, Índia, China, Chile e Brasil (onde já conta com 18 lojas), incluindo também 12 unidades em navios da Royal Caribbean e 17 lojas nos parques de diversão Six Flags. Anualmente a rede serve mais de 17.5 milhões de hambúrgueres, 11.5 milhões de refrigerantes, 4 milhões de quilos de batatas-fritas, 8.5 milhões de milk-shakes, 2.1 milhões de porções de cebolas empanadas e 3.1 milhões de litros de sorvetes.
Você sabia?
● Unidades da rede também estão localizadas dentro de aeroportos, aquários, parques de diversão, transatlânticos, bases militares, arenas esportivas e cassinos.
● O maior restaurante da rede está localizado na cidade de Lahore no Paquistão.
● O restaurante original da rede, na tradicional Avenida Melrose em Los Angeles, foi fechado permanentemente somente no dia 26 de outubro de 2015.
● O cardápio, a decoração, as cadeiras do balcão e a zona de grelhados da loja original foram baseados em um restaurante de 1947 (ainda hoje em funcionamento), o Apple Pan na zona oeste de Los Angeles.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 17/4/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário