30.4.09

LA ROCHE POSAY


A LA ROCHE POSAY, marca recomendada em todo o mundo pelos maiores dermatologistas, ganhou popularidade e fama mundial por desenvolver produtos que auxiliam e são eficazes no tratamento e cuidados com a pele contendo sempre a pura e famosa Água Termal de La Roche Posay. Por isso, a marca francesa se tornou reconhecida mundialmente como a especialista das peles sensíveis. 

A história 
La Roche-Posay é uma pequena e pitoresca cidade na região francesa de Vienne, localizada nas fronteiras de três províncias, Touraine, Poitou e Berry. O que a torna tão especial? A cidade possui uma fonte de água muito rica em selênio, um oligoelemento de inúmeros benefícios terapêuticos e dermatológicos. Diz a lenda que, no século 14, o nobre Bertrand Du Guesclin passava por La Roche-Posay quando parou em uma espécie de “lago milagroso” para refrescar seu cavalo que sofria de eczema. Após molhar suas patas e beber a água, o animal saiu de lá curado. A fama das qualidades terapêuticas da Água Termal de La Roche-Posay continuou a crescer e se espalhar nos séculos seguintes. Em 1617, Pierre Milon, médico de Luis XIII, foi a La Roche-Posay com o intuito de estudar as propriedades curativas da água termal. Os comentários em torno de seu poder levaram Napoleão Bonaparte a inaugurar um hospital militar na cidade, com o intuito de ajudar suas tropas a recuperar as várias lesões de pele adquiridas no Egito.
  

As fontes termais de La Roche-Posay foram reconhecidas de utilidade pública pela Academia de Medicina da França, em 1869. Em 1905, foi inaugurado o primeiro Centro Termal, que já recebeu mais de 450.000 pacientes com problemas de pele desde então. Foi só em 1913 que a Academia Francesa de Medicina nomeou oficialmente La Roche-Posay como cidade termal, o que passou a atrair multidões de dermatologistas e pacientes. Rapidamente a fama do Spa termal se espalhou por toda a Europa. A Sociedade Anônima dos Produtos Dérmicos da La Roche-Posay foi criada oficialmente em 1928 com o objetivo de democratizar os benefícios da água termal, uma das únicas que tem atividade biológica. Calmante, suavizante e antiinflamatória, com propriedades anti-radicais livres, a água termal auxiliava no tratamento de certas afecções inflamatórias graves da pele quando usada como complemento terapêutico.
  

A água termal também ajudava no combate ao envelhecimento da pele e seus benefícios dermatológicos começaram a ser reconhecidos pelas mais altas autoridades científicas e médicas. O selênio é um oligoelemento essencial para o metabolismo celular. Ele garante o equilíbrio biológico nos seres humanos. Com propriedades naturais anti-radicais livres, ele protege as células do stress oxidante (uma das causas do envelhecimento da pele) e exerce um papel fundamental na preservação da célula. É usado em inúmeros problemas de pele. A complexidade e raridade da água termal de La Roche-Posay residem tanto na estabilidade dos ingredientes, que mantêm o equilíbrio fisiológico da pele, como em seu alto conteúdo de selênio. Essa água termal possui pH próximo ao da pele. A água termal também possui um efeito antioxidante e protetor para uma ação antienvelhecimento nos fibroblastos da pele submetidos a raios UVA e UVB.
  
Baseado em todas essas descobertas depois de anos e anos de pesquisas, em 1975 foi criado os Laboratoires Pharmaceutiques La Roche-Posay pelo farmacêutico René Levayer, com um objetivo específico: a prescrição dermatológica e os seus pilares (Segurança, Eficácia e Simplicidade). Era o surgimento da marca LA ROCHE-POSAY (durante anos escrita com o hífen), que tinha como principal objetivo desenvolver produtos que complementassem o tratamento de pacientes com dermatites. O laboratório então começou a oferecer produtos inovadores desenvolvidos com o auxílio de dermatologistas. Os produtos eram, e ainda os são, desenvolvidos por meio de rigorosas pesquisas e elaborados de acordo com as normas farmacêuticas. O Laboratório LA ROCHE POSAY associou a eficácia de medicamentos com a textura de cosméticos e, um de seus primeiros produtos a fazer sucesso, foi justamente a Água Termal La Roche Posay, com seu alto e eficiente poder calmante e hidratante.
   

O sucesso da marca fez com que, em 1989, a empresa fosse adquirida pela L’Oréal (conheça essa outra história aqui), que desde então, se beneficiou da enorme e moderna estrutura de pesquisas do grupo francês para introduzir no mercado produtos inovadores como hidratantes matificantes, esfoliantes, creme antiidade, gel de limpeza facial, creme anti-acne, e mais recentemente, uma pequena linha de cosméticos. Entre os lançamentos de grande sucesso da marca neste período estão o HYDRAPHASE (1993), que proporciona reidratação intensiva para pele desidratada; e o primeiro produto da linha TOLERIANE (1994), desenvolvido para pele intolerante, alérgica e com hipersensibilidade.
   

Além disso, ainda em 1994, a marca se uniu ao renomado maquiador Alain Barthélémy para desenvolver o primeiro corretor de pele tolerado por peles sensíveis. Era o primeiro produto de uma linha de maquiagens com a marca LA ROCHE POSAY. Em 1995 a empresa criou a Fundação La Roche-Posay, que premia com apoio financeiro (bolsas para pesquisas) na área da dermatologia, além de apoiar programas cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças com câncer, assim como de suas famílias. Somente em 1999, depois de enorme sucesso no continente europeu, a marca foi lançada no mercado enorme americano.
   

A LA ROCHE POSAY chegou ao Brasil no mês de julho de 2000 e, desde então, vem construindo uma história de sucesso aliada a uma estreita parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Responsável por inaugurar o mercado de dermocosméticos no país, hoje a marca é líder neste segmento. A marca francesa passou então a incentivar o desenvolvimento de estudos clínicos no país, promover programas exclusivos de treinamento e apoiar campanhas em prol da saúde da pele, como por exemplo, o Tour de Prevenção ao Câncer de Pele, que desde 2009 percorreu mais de 150 mil quilômetros, visitou mais de 70 cidades em 22 estados, atendeu mais de 22.500 pessoas gratuitamente e realizou 2.106 diagnósticos de câncer da pele. 
  

O crescimento da marca no segmento dermocosmético brasileiro tem sido marcante, com a liderança no segmento de antiidade. Toda a experiência dos seus laboratórios está voltada para comprovar clinicamente a segurança e eficácia dos seus produtos. Em função disso, seu modelo de negócio foca no contato com o consumidor por meio de seus três pilares principais: dermatologistas, pontos de venda e relações públicas. A LA ROCHE POSAY está presente em mais de 40 mil pontos de venda no Brasil. Em 2005 a marca lançou um de seus produtos de maior sucesso: CICAPLAST, um creme multirreparador que acalma, repara, hidrata e protege a barreira cutânea.
   

Pouco depois, em 2006, a marca revolucionou novamente o mercado com a criação do inovador Anthelios - que continha Mexoryl SX™ - primeiro protetor solar com fator de proteção UVA do mercado, indicado para todos os tipos de pele (incluindo crianças, adultos e até pessoas com intolerâncias ao sol). Pouco depois, em 2008, adicionou outra inovação ao seu protetor solar que combinava filtros solares com antioxidantes. Isso não apenas protegia contra os raios UVA e UVB, mas também protegia a pele dos radicais livres causados ​​pelo sol, um fator conhecido por acelerar o envelhecimento da pele. Esse segmento se tornou tão importante para a marca francesa que, em 2010, introduziu a campanha SOS - Save Our Skin - para informar o público sobre os perigos dos raios UV e a importância de praticar comportamentos seguros ao sol para prevenir o câncer de pele. Além disso, em 2022, a marca se tornou o primeiro protetor solar oficial do tradicional torneio de tênis do US Open.
  

Em 2011 a marca lançou outro de seus enormes sucessos: o Cicaplast Baume B5, um hidratante rico e cremoso, indicado para pele sensibilizada, prevenção de assaduras, lábios fragilizados, descamações, alívio da sensação de queimaduras solares, ressecamento intenso, pós procedimentos dermatológicos e desconfortos cutâneos. Desde 2013, a LA ROCHE POSAY intensificou seu foco em pacientes com câncer e trabalha lado a lado com dermatologistas e oncologistas na condução de estudos clínicos que estabelecem a eficácia e boa tolerabilidade de produtos, comprovando o impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes com câncer que sofrem com os efeitos adversos na pele causados por tratamentos de diversos tipos de câncer. Nos anos seguintes a LA ROCHE POSAY investiu na diversificação de sua linha com o lançamento de mais itens de maquiagens e desodorantes.
  

Em 2019 a marca lançou o Effaclar Spotscan, primeiro aplicativo do mundo a fornecer análise de pele propensa a acne. A versão mais atual, - batizada de Spotscan+ - é uma ferramenta gratuita de diagnóstico da pele alimentada por inteligência artificial e desenvolvida em conjunto com renomados dermatologistas. A ferramenta analisa a pele e recomenda uma rotina de cuidados personalizada, graças a 6.000 imagens científicas de todos os fototipos com diferentes níveis de gravidade da acne.
  

Há quase cinco décadas, a LA ROCHE POSAY colabora com dermatologistas do mundo inteiro para desenvolver produtos de cuidado diário, higiene e maquiagem que respondam às necessidades e exigências dos consumidores. A marca tem como missão levar informações relevantes que contribuam para a prática diária dos dermatologistas, por meio da organização de simpósios científicos apresentados nos maiores congressos internacionais, continentais e nacionais. Nestes congressos, a marca contribui para a informação dos dermatologistas, por meio da organização de simpósios apresentados e explicados por professores de referência na dermatologia mundial.
  

A especialista em pele sensível 
Liderando os últimos desenvolvimentos em dermatologia, a LA ROCHE POSAY oferece linhas completas de produtos dermatológicos, além de alguns itens de maquiagens, que levam em sua composição a famosa Água Termal La Roche Posay, rica em selênio, um ingrediente essencial em suas fórmulas de cuidados com a pele, conhecida por suas propriedades calmantes e antioxidantes. Todos os produtos possuem normas rigorosas de formulação (são hipoalergênicos, tendo sua eficácia e tolerância cientificamente comprovadas por estudos clínicos feitos por dermatologistas).
  

A LA ROCHE POSAY oferece uma linha de tratamentos diários para todos os tipos de pele, mesmo as mais exigentes: Intolerâncias solares (proteção extrema contra a exposição solar, sensibilidade e intolerância ao sol, manchas, cicatrizes e pós–operatório), Envelhecimento cutâneo (tratamentos corretores de rugas, linhas de expressão, manchas e desidratação), Peles oleosas com imperfeições (para a prevenção e tratamento de cravos, espinhas e excesso de oleosidade), Descamação do couro cabeludo (tratamento contra a caspa e irritações do couro cabeludo), Ressecamento severo (produtos para ressecamentos, descamações e irritações cutâneas) e Peles intolerantes (uma linha indicada para peles com manifestações alérgicas, coceiras, vermelhidão, e no uso pós–peeling e pós–laser).
   

Os produtos de maior sucesso e destaque da marca são: Água Termal (oferece cuidados diários essenciais e ricos em minerais e oligoelementos para peles sensíveis, inclusive as mais frágeis, como peles de bebês, crianças e grávidas), Cicaplast (creme multirreparador calmante que acalma, repara, hidrata e protege a barreira cutânea), Anthelios (linha de protetores solares), Effaclar (linha para tratamento de peles oleosas com tendência a acne), Lipikar (primeira linha de hidratação e higienização corporal para peles sensíveis, muito secas e com ressecamento severo), Kerium (linha de cuidados com o cabelo e couro cabeludo, com eficácia comprovada no cuidado anticaspa, antiqueda e na reparação dos fios) e Pigmentclar (produtos que reduzem significativamente a aparência das manchas escuras e falhas de pigmentação para uma pele mais uniforme).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas duas reformulações durante sua história. Após adotar um logotipo com nova tipografia de letra, um símbolo (retângulo azul) e mudar a expressão “Laboratoire Pharmaceutique” para “Laboratoire Dermatologique”, em 2020 a marca francesa apresentou uma nova identidade visual. Apesar de manter todos os elementos visuais, o logotipo adotou nova tipografia de letra, apresentou um novo posicionamento para o retângulo azul e retirou o hífen do nome da marca.
  

Já para sua conceituada linha de proteção solar a LA ROCHE POSAY utiliza um logotipo onde o tradicional retângulo é aplicado na cor laranja.
  

Os slogans
A better life for sensitive skin. (2013) 
Committed to dermatology. 
Dermatologia que transforma vidas. (Brasil) 
Paixão pela dermatologia. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1975 
● Fundador: René Levayer 
● Sede mundial: La Roche-Posay, França 
● Proprietário da marca: L’Oréal S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Laetitia Toupet 
● Faturamento: €1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Dermocosméticos 
● Principais produtos: Água termal, cremes antiidade, hidratantes e protetores solares 
● Concorrentes diretos: Clinique, Clarins, Vichy, Avène, Uriage, Caudalie, Aveeno, Biotherm, Neutrogena, ROC® e Skinceuticals 
● Ícones: A água termal 
● Slogan: A better life for sensitive skin. 

A marca no mundo 
A marca francesa comercializa sua completa linha de produtos de cuidados diários para a pele - que inclui água termal, cremes antiidade, hidratantes, sabonetes, desodorantes, xampus, protetores solares e maquiagens - preferencialmente através de grandes redes de drogarias e farmácias em mais de 90 países ao redor do mundo. Depois da França e Estados Unidos, o Brasil é o terceiro mais importante mercado para a LA ROCHE POSAY, cujo faturamento anual é estimado em mais de €1 bilhão. Poucas marcas contribuíram tanto para a ciência dos cuidados com a pele do que a LA ROCHE POSAY, que já conduziu mais de 750 estudos clínicos e 25 anos de extensas pesquisas. 


Você sabia? 
Os produtos LA ROCHE POSAY são recomendados por mais de 90.000 dermatologistas no mundo. 
Em 2015 a LA ROCHE POSAY em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), iniciou uma ação, intitulada Skinchecker, para engajar a população sobre a identificação precoce de sinais suspeitos de câncer da pele. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/12/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

13 comentários:

Fênix disse...

ADOREI OS PRODUTOS LA ROCHE-POSAY.ESTOU USADO SEMPRE E RECOMENDEI PARA AS MINHAS AMIGAS. ESTÃO DE PARABÉNS...SEMPRE VOU USÁ-LOS, APESAR DE SER CAROS MAS SÃO ÓTIMOS.
EU ESTAVA COM PROBLEMAS DE PELE RESSECADA E MINHA DERMATOLOGISTA ME RECEITO. DOIS DIAS DEPOIS NÃO HAVIA MAIS COCEIRAS NEM VERMELHÃO SOBRE A PELE.VOU COMPRAR OS PRODUTOS PARA O ROSTO.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, E BOAS VENDAS.SALETE . MEU E-MAIL É: sa.bitten@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho usado tbm os produtos e realmente sao otimos parabens

Anônimo disse...

Ola, uso os produtos da La Roche a algum tempo e nao consigo parar de usar! Faco peeling de cristal e uso a Agua Thermal todos os dias,além do Effaclar gel e effaclar M, tbm uso o ceralip para restaurar meus lábios, que ficaram ressecados por uso de medicamentos pesados, recomendo todos os produtos, pois sao excelentes, e quando fr a Franca, incluirei a cidade n meu roteiro de viagem!! Vale a pena!! Abracos!!
IzaLinso

Anônimo disse...

Olá! meu dermatologista indicou alguns produtos, como o filtro solar 40 e o gel de limpeza Effaclar, acabei ganhando o sabonete Effaclar, também da linha LA ROCHE. Nossa estou adorando, apesar de caro são eficazes. Estou amando meu rosto, com certeza vou indicar para minhas amigas. Abraços, Sandra

Anônimo disse...

Uso e aprovo os produtos La Roche e gostei muito desta matéria. Mas gostaria de visitar um site sobre a cidade propriamente dita, com fotos e informações sobre atrações. Como um dos leitores, quero incluir a cidade no roteiro da minha próxima viagem à França.

Eliane disse...

Há anos uso alguns crems da marca.
Adoro!
Especialmente o Redermic XL e
Anthelios AE.
Há alguns meses fui agraciada pela Empresa (com grata surpresa!)com o Hydraphase para olhos, o qual tb gostei muito.É mais um da linha que continuarei comprando - se ganhar outro, será melhor ainda.
Um abraço
eliane_thuller@terra.com.br

Rosicler disse...

Vou mergulhar na fonte da La Roche Posay!

Anônimo disse...

Adoro os produtos, uso vários, gostaria de, um dia, visitar a cidade na França...

Unknown disse...

Uso a água thermal e o bloqueador solar da laroche não uso maquiagem;vou completar 70 anos. não tenho rugas só marquinhas suaves ao redor dos olhos, quando falo minha idade as pessoas não acreditam.



Unknown disse...

Realmente são maravilhosos mesmo eu amo os protetores solares

Unknown disse...

🙌🌻 Produtos ótimos de qualidade vale o preço pelos anos de estudos envestimentos que foram feitos para qualidade dos produtos 👏 Sucesso a todos colaboradores

Unknown disse...

Parabéns a todos colaboradores da La na Roche-Posay uso os produtos e são ótimas e de qualidade Hyalu B5 Repair Sérum Anti-Idade Anthelios 60 entre outros Vale a pena pagar o preço pela qualidade e estudos feitos para um ótimo desenvolvimento de produtos de qualidade 🙌🌻 Sucesso a todos La Roche-Possay

Unknown disse...

Desde de que tive trombose ,tenho mancha grande na perna e pequenas pelo corpo e por ter a pele muito seca coçam muito e se coço firo e sangram e fico com hematomas. Dermatologistas sempre me indicam produtos desta linha. São caros, mas são eficientes. Também desejo conhecer a cidade da fábrica e garantir um bom estoque dos produtos que uso.