1.6.09

ITAIPAVA


Verão combina com cerveja. Ou seria, cerveja combina com verão. Uma coisa é certa, para milhões de brasileiros essa combinação é sinônimo de ITAIPAVA. No churrasco, na festa, na praia, no happy hour, na piscina, no carnaval. E em qualquer época do ano. Com ITAIPAVA é verão 100% do ano. 

A história 
Decorria o ano de 1993 quando um grupo de empresários se associou e decidiu comprar algumas máquinas, equipamentos e um terreno perto da rodovia BR 040 - Km 51. Aproveitando o clima ameno da bela região serrana de Petrópolis no Rio de Janeiro, a existência de água de qualidade excepcional e fazendo uso dos excelentes conhecimentos de um mestre cervejeiro e de matéria-prima importada de alta qualidade, eles fundaram a Cervejaria Petrópolis. No dia 29 de julho de 1994 foi realizada a festa de lançamento da cerveja ITAIPAVA, batizada com o nome de um distrito da cidade de Petrópolis, no Shopping Vilarejo contando com muitas pessoas ilustres da sociedade da região. Pouco depois, no dia 1 de agosto, ocorreu a saída do primeiro caminhão de entrega da cerveja ITAIPAVA para os distribuidores previamente cadastrados. A ITAIPAVA era uma cerveja clara, leve, saborosa e refrescante, bastante apropriada para o clima quente do Rio de Janeiro.
  

No mês de julho de 1998, a Cervejaria Petrópolis, que havia sido vendida a um novo grupo de investidores, liderado por Walter Faria, empresário ligado ao ramo de produção de algodão, apresentou um novo rótulo (mais moderno e de fácil identificação) e modernizou o logotipo da cerveja ITAIPAVA, que nesta época começava a ficar famosa em todo o estado do Rio de Janeiro. Durante os seis primeiros anos, tanto a cervejaria como a marca eram regionais, com uma distribuição pequena e restrita. Somente a partir do momento em que houve a visão de crescimento por parte dos proprietários, o investimento aumentou, e foi em 2001 o ano mais importante da cervejaria. Foi trazido da concorrente Brahma (conheça essa outra história aqui) o mestre cervejeiro Roland Reis, que com toda sua experiência começou uma enorme reformulação nas fábricas: renovou maquinários e fixou fornecedores de matérias-prima para que o sabor das cervejas se mantivesse. A partir daí, a ITAIPAVA começou a crescer, aumentou sua área de distribuição e passou a incomodar cada vez mais marcas tradicionais do segmento.
   

A marca também inovou ao adotar, em 2002, o selo higiênico, uma folha fina de alumínio que cobria a parte superior da lata e que tinha que ser retirada para permitir a abertura da mesma, proporcionando ao consumidor higiene e segurança contra impurezas e micro-resíduos. O pioneirismo da marca, que associou sua imagem à tecnologia de ponta e preocupação com a saúde dos consumidores, foi uma importante estratégia de crescimento no mercado e reconhecimento da ITAIPAVA. Em 2003 a ITAIPAVA ganhou novo rótulo (que valorizava os atributos da cerveja, como qualidade, leveza e nobreza) e novas embalagens.
   

A Cervejaria Petrópolis ampliou em meados de 2004, as linhas da marca ITAIPAVA com o lançamento da garrafa long neck (355 ml) nas versão Pilsen, e da ITAIPAVA MALZBIER (cerveja escura e levemente adocicada, com um toque de caramelo), além da versão em chope (claro e escuro), o que aumentou sua sensivelmente sua presença em bares. Pouco depois, em 2006, a marca introduziu no mercado mais uma opção de embalagem: o famoso Latão (473 ml). Em 2007 a marca lançou a ITAIPAVA PREMIUM, uma cerveja American Lager, equilibrada e agradável do primeiro ao último gole, que combinava ingredientes de alta qualidade - o malte importado e o lúpulo Hérkules, de origem alemã - com uma maturação prolongada. Vale ressaltar que, em 2024, a ITAIPAVA PREMIUM voltou ao mercado com a mesma receita original.
  

A crescente popularidade da marca era acompanhada também por inovações, como por exemplo, em 2008, quando a marca adicionou mais duas novidades a sua linha de produtos: a ITAIPAVA FEST (uma cerveja feita sob medida para conquistar os jovens de 18 a 25 anos assíduos frequentadores de casas noturnas, bares, shows e festivais de música, com visual arrojado e apostando no sabor marcante da cerveja lager de baixa fermentação com ingredientes selecionados) e a ITAIPAVA ZERO ÁLCOOL, também conhecida como ITAIPAVA 0,0%. Além disso, a partir de julho a “família Premium” foi ampliada com o lançamento da garrafa de 600 ml retornável e a lata com 350 ml, em embalagem inovadora, tipo dispenser com capacidade para 10 latas, especialmente desenvolvida para ir à geladeira.
  

As novidades da ITAIPAVA para 2009 foram o lançamento de duas novas opções de embalagens: latas de 310 ml de ITAIPAVA e de ITAIPAVA FEST (que ganhou sua primeira versão neste tipo de embalagem). As novas embalagens valorizavam o consumo individual e visavam o público jovem que gostava de frequentar festas. Outra grande inovação foi o lançamento da ITAIPAVA PREMIUM na versão KEG, um pequeno barril de 5 litros para consumo doméstico. Em 2011 a marca ampliou seu portfólio com o lançamento da garrafa de 300 ml de sua cerveja pilsen, cujo design mais arredondado pretendia destacar ainda mais o produto nos pontos de venda.
   

A marca continuou inovando e ampliando seu portfólio, como por exemplo, com a introdução em 2012 da ITAIPAVA LIGHT, uma cerveja com 25% menos calorias - cada 100 mililitros do produto possuía 31 calorias -, e 3,5% de teor alcoólico, contra 4,5% na versão convencional. Nos anos seguintes a marca não parou de inovar, lançando latas temáticas em alusão ao verão carioca, em comemoração as festas juninas do nordeste ou ao carnaval de Salvador; além da lata de 550 mililitros, introduzida na mercado em 2015. Pouco depois, em 2018, foi lançada a ITAIPAVA GO, uma cerveja tipo draft, mais suave, envasada em garrafas long neck com design exclusivo, com rótulos com as cores azul, vermelho e creme, em tons luminosos, nos quais a coroa-símbolo da marca era impressa em relevo.
  

Em 2020, após perceber que as cervejas puro malte vinham ganhando mercado e se tornando o segmento que mais cresce, a marca apresentou ao público a nova versão da cerveja Itaipava Premium agora produzida sem cereais não maltados, e renomeada como ITAIPAVA PREMIUM PURO MALTE. Criada após pesquisas e testes, a essa nova versão mantém a leveza e refrescância característica da marca, com gosto mais encorpado e levemente mais amarga. Outro ponto positivo era o tempo extra de maturação, que garantia a alta qualidade dos aromas e sabores. No ano seguinte surgiu a ITAIPAVA 100% MALTE, uma cerveja no estilo American Lager, com coloração amarelo ouro, límpida e cristalina. Já o aroma é maltado e de cereais, e o sabor tem um leve toque frutado da fermentação, que passa uma gostosa sensação de refrescância.
  

Uma das mais recentes novidades da marca, apresentada em 2023, é a ITA-Draft. Com o conceito “É o Chopp na Lata, Muleke!”, a nova cerveja chegou ao mercado trazendo o cantor Thiaguinho nas embalagens. Isto porque, a marca era patrocinadora da nova turnê do artista, o Projeto Tardezinha. A ITA Draft é cinco vezes filtrada e não pasteurizada. Isso faz dela uma cerveja mais leve.
   

Marketing, campanhas e polêmicas 
Em 2010 a empresa lançou uma versão limitada da cerveja ITAIPAVA em uma lata vermelha (a cor original da embalagem do produto é branca). A Ambev, que utiliza o vermelho na embalagem da cerveja Brahma, entrou na Justiça contra a marca, alegando que a iniciativa confundia o consumidor e caracterizava concorrência desleal. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), então, proibiu a venda da ITAIPAVA de embalagem vermelha em 2011. Porém, em 2015, uma decisão do STJ liberou o uso do vermelho pela ITAIPAVA, com o argumento de que não existe direito exclusivo do uso de cores e suas denominações nas embalagens. Com isso, a marca lançou uma nova edição limitada de latas na cor vermelha, que fazia parte da campanha “Verão é Nosso”. A ITAIPAVA alegou que o vermelho esteve sempre presente na marca e também está muito ligado ao calor da estação mais quente do ano, mote constante de suas campanhas publicitárias.
  

A linha de comunicação da marca ITAIPAVA tem uma história de longa data com o Verão e muito se relaciona com as emoções que esse período traz para à milhões de brasileiros. E dificilmente no Brasil ninguém conhece o verão. Não, não a estação do ano, mas a protagonista das campanhas publicitárias da marca ITAIPAVA: a bela modelo e bailarina Aline Riscado. A campanha estreou em 2014 e causou polêmica, sendo acusada de machista por muitas mulheres. Isto porque a palavra “verão” possui duplo sentido: a estação mais quente do ano e a personagem Vera, interpretada por Aline Riscado. Ou melhor, a Verão. O slogan também era provocativo: Verão é Nosso. Assista aqui a um dos primeiros comerciais da campanha.
   

As peças da campanha nos anos seguintes mostravam cenas e frases de duplo sentido. Como por exemplo, quando Vera é impedida de passar por um homem na praia, com a frase “Não deixe o Verão passar”; ou em outra em que a bela moça leva e traz cervejas para os homens só de biquíni, enquanto eles olham para seu corpo e chamam “Vem Verão, vai Verão”; ou ainda uma terceira em que a moça aparece de biquíni com uma lata e uma garrafa de cerveja na mão com o slogan “Faça sua escolha” com a indicação de 300 ml, 350 ml ou 600 ml - estes em uma alusão ao silicone dos seios da modelo. Conhecida como a musa das publicidades da cerveja ITAIPAVA na estação mais quente do ano, Aline Riscado encerrou a parceria de sucesso no final de 2021, tendo estrelado dezenas de campanhas e comerciais e se transformado praticamente no rosto da cerveja e do verão para milhões de brasileiros.
  

Sem Aline riscado como garota-propaganda, em julho de 2022 a marca mudou totalmente sua linha comunicativa com o lançamento de uma nova campanha que utilizava o próprio ITA do nome para ressaltar os atributos de suas cervejas, resultando em expressões como “ITA-refrescante”, “ITA-no malte”, e “ITA-marcante”. Com irreverência e peças musicais, que propunham o público a dançar, o filme (assista aqui), uma espécie de musical, reforçava as qualidades da cerveja ITAIPAVA com o conceito “Língua da ITA”. Além disso, a assinatura “Cerveja 100%” mudou para “100% Cerveja”, tendo, agora, o produto no centro da comunicação.
  

Mais recentemente, em 2024, a marca convocou Ivete Sangalo para estrelar a nova campanha de Carnaval da cerveja. Mas a cantora estreou na comunicação da marca como Vevita, alter ego de Ivete, e uma grande sacada de marketing para rimar com “Favorita”. O vídeo, embalado pela música “A favorita da Vevita”, era estrelado pela cantora ao lado de João Pimenta, humorista baiano, e apresentava o posicionamento “Ita-pra mim esse Carnaval, Ita-pra você essa Itaipava”. Nas redes sociais, a cantora e o humorista também comandaram o perfil da marca com diferentes conteúdos que destacavam os atributos da ITAIPAVA, sempre reforçando o malte importado, lúpulo alemão e produzida como o brasileiro gosta. O público ainda podia desenvolver suas habilidades dançando com Ivete Sangalo, aprendendo assim a coreografia oficial do hit do Carnaval.

   

Na última década o marketing da ITAIPAVA investiu forte em patrocínios a eventos automobilísticos realizados no Brasil, como por exemplo, Stock Car, Fórmula 3, Campeonato Brasileiro de GT-3, Troféu Maserati, Fórmula Indy e Fórmula Truck. No esporte a marca também esteve presente. Por exemplo, entre 2013 e 2016, a marca deteve o naming rights do estádio construído em Pernambuco para a Copa do Mundo FIFA de 2014, que passou a se chamar Itaipava Arena Pernambuco. A marca também deu nome ao estádio Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, entre 2013 e 2023.
  

Além disso, em 2018 criou o Itaipava De Som a Sol, um projeto que reforçava o conceito de verão com experiências aos consumidores, incentivava o desenvolvimento de conteúdo próprio e consolidava a marca como patrocinadora de festivais, shows e festas. Em 2019 o projeto, como forma de reforçar que a música e o entretenimento são ferramentas que despertam o espírito de verão nas pessoas, foi responsável pelo patrocínio de 100 eventos em todo o Brasil, entre shows, festivais, iniciativas de pequeno porte e produções exclusivas da marca.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A mudança mais radical ocorreu no mês de maio de 2016, quando a marca apresentou um novo e moderno logotipo. A mudança foi radical: além de uma nova tipografia de letra, apresentou uma leve inclinação, um tom de vermelho mais escuro e ganhou uma coroa estilizada, símbolo máximo de uma cerveja que nasceu em Petrópolis, a Capital Imperial. Esse logotipo passou por uma modernização em 2019, quando o design e os traços da coroa for afinados e simplificados.
  

A identidade visual da marca ITAIPAVA também pode ser aplicada em um fundo vermelho, como pode ser conferido na imagem abaixo.
  

Além disso, o design da lata da cerveja também acompanhou essa evolução, sempre fazendo referência a região serrana de Petrópolis. Depois de passar por uma remodelação em 2003, onde o rótulo ficou mais chamativo, em 2016 a marca apresentou um novo design, extremamente moderno e simplificado. A tradicional lata branca deu espaço para novos grafismos e cores, na mais profunda evolução visual de sua história. O dourado, o branco e o vermelho foram mantidos, mas o dourado ganhou espaço, assim como a coroa que foi modernizada. A nova tipografia de letra também ajudou no novo dinamismo da marca. O design atual da lata foi lançado em 2019.
  

Os slogans 
Ita-pra mim esse verão. Ita-pra você essa Itaipava. (2023) 
100% Cerveja. (2022) 
A Cerveja de Todos os Verões. (2022) 
Itaipava 100% Malte. Tudo que você sempre quis. (2021) 
100% Verão. (2020) 
Vai Verão, vem Verão e sua Itaipava continua 100%. (2015) 
A cerveja 100%. (2012) 
Itaipava Light. Sabor Surpreendente. (2012) 
Feita especialmente para você. (2011) 
Itaipava Premium. Sabor incomparável. (2007) 
A Cerveja Sem Comparação. (2001) 
Quem conhece pede Itaipava. 
A pura cerveja de Petrópolis. (anos de 1990)
 

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 29 de julho de 1994 
● Criador: Cervejaria Petrópolis 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Cervejaria Petrópolis S/A 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Walter Faria 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cervejas e chopes 
● Concorrentes diretos: Skol, Brahma, Antarctica, Kaiser, Bavaria, Glacial, Schin, Heineken, Amstel, Budweiser e Devassa 
● Ícones: A lata com selo protetor 
● Slogan: 100% Cerveja. 

A marca no Brasil 
Atualmente a ITAIPAVA está presente em todo território nacional (em aproximadamente 500 mil estabelecimentos), possui centros de distribuição estrategicamente instalados, 8 fábricas e ocupa a 4ª posição de cerveja mais consumida do país, cuja participação de mercado é estimada em 9% pelo Instituto Nielsen. No Rio de Janeiro, a sua presença é mais forte, abocanhando estimados 15% do mercado. A região nordeste, cuja chegada da marca aconteceu em 2012, já representa importante mercado para a ITAIPAVA, sendo a segunda mais vendida em diversos estados. A ITAIPAVA pertence ao Grupo Petrópolis, proprietário das marcas de cerveja Cabaré, Petra e Crystal, e do energético TNT Energy Drink (conheça essa outra história aqui). 


Você sabia? 
Em 2006, no bairro do Botafogo no Rio de Janeiro, a marca inaugurou o BOTEQUIM ITAIPAVA, reunindo em um ambiente agradável, aconchegante e descontraído, um público diferenciado, entre estudantes universitários, executivos e apreciadores de uma boa cerveja. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing, Cidade Marketing e Geek Publicitário) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 9/5/2024 

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8 comentários:

Anônimo disse...

Ola, boa noite.
Além de um consumidor de itaipava, também trabalhei como supervisor de vendas deste produto por quase 7 anos. Posso garantir que é um produto de excelente qualidade e quem nao deixa a desejar para nenhum outro produto no mercado brasileiro.

Paulo henrique
E-mail paulohenriquephb@gmail.com
Abraço a todos e apreciem com moderação

Joaquim disse...

Bom dia, eu gostaria de deixar aqui meus elogios a cerveja itaipava, pois é muito boa mesmo. e que continue assim, é a unica cerveja que não da dor de cabeça. é leve e não demonstra corantes. não tem aquele cheiro exessivo como as demais. parabéns pelo exelente produto. Obrigado .......... Joaquim C. Malaquias

Anônimo disse...

Boa tarde!! Acho incrível como a marca cresceu copiando marcas já existentes no mercado, como skol beats, skol, chopp brahma black, bohemia... até a lata vermelha da brahma a Itaipava copiou...

Abraço

Unknown disse...

Boa tarde, só tomo a Itaipava e recomendo para todos que vão as minhas festas, mas estou tomando agora só a Itaipava light, mas não está sendo encontrada em nenhum lugar em Belo Horizonte. Alguém sabe se parou de produzir?? Como consigo comprar..? Urgente

Unknown disse...

Conheci a Itaipava Pilsen numa casa de um primo em Itaipava. Ele me chamou para comprar cerveja e me deparei com essa marca até não a conhecia, pois não era vendida em minha cidade, Vitoria/ES. Achei estranho e diante das opções ele escolheu ela dizendo que ia gostar. Pois bem, não só gostei como retornei no bar e comprei 04 caixas da lata de 355ml. Trouxe para Vitória e a reação dos amigos foram a mesma, tipo o que é isso!? Uns 08 meses depois encontrei essa marca na prateira do supermercado de forma modesta no meio das famosas. Já faz um tempo que ela rouba a cena, pois agora ela tomando conta da seção de cervejas. Resultado tem mais ou menos 15 anos que só compro essa marca, e acho ela muito boa. Foi uma paixão ao primeiro gole. Parabéns a essa empresa que veio para ficar e vai um dia ocupar o primeiro lugar em vendas/consumo no Brasil. Bebo Itaipava não porque é 100% brasileira, porque a considero a melhor, e bebo na mesma proporção a Pilsen e a Premium. Abraços Meroveu Jr, Vitória - ES.

Unknown disse...

Bom dia!
sou de Belém-PA, e gostaria de dizer que nunca tinha consumido uma cerveja tão boa quanto a ITAIPAVA, pois reitero os comentários anteriores, e digo que foi amor a primeira vista! infelizmente aquí ela não está com força total, mas garanto que está crescendo aos poucos, até agora não encontrei outra cerveja que não deixa ressaca, dor de cabeça,enjoo etc.., é como se não tivesse bebido no dia anterior! espero que nunca mude o químico e continue sempre assim, parabéns pelo excelente produto.

paula marcia ruggio reis disse...

Boa Noite preciso comprar chopp Itaipava para uma festa em Belo Horizonte como faço, onde encontrar?

paula marcia ruggio reis disse...

Boa noite, sou de BH/MG, preciso comprar chopp ITAIPAVA, onde encontro?