A história de contínua evolução e dedicação da CAFÉ PILÃO conquistou respeito e tradição no mercado e na casa de milhões de brasileiros. A combinação perfeita de grãos provenientes das melhores regiões do Brasil garante que cada xícara de CAFÉ PILÃO tenha altíssima qualidade e pureza. Por isso, ao longo desses mais de 40 anos, a marca estabeleceu uma forte relação de confiança e se tornou praticamente mais um membro da família, sempre presente, seja no trabalho ou em casa, em situações especiais ou cotidianas.
A história
Tudo começou no final da década de 1970 quando a Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café, empresa fundada em 1910 por imigrantes italianos, e que havia se aliado a Copersucar, decidiu lançar no mercado mais uma marca de café. Em 1978, a nova marca, batizada de PILÃO, trouxe para o mercado o conceito de café com o sabor e o aroma que o brasileiro gosta. Rapidamente aceito pelos consumidores brasileiros que desejavam um café mais forte e encorpado, a marca PILÃO introduziu nos anos seguintes muitas novidades no mercado, como por exemplo, o café embalado a vácuo (1981) e os filtros descartáveis para coar café (1994). Ao longo dos próximos anos o café PILÃO construiu uma ligação muito forte com os consumidores brasileiros, sendo reconhecido como uma marca que passava de mãe/pai para filha/filho.
Foi justamente essa forte característica que fez com que no ano de 2000 os americanos da Sara Lee, então uma das maiores empresas alimentícias do mundo, assumissem o controle da marca PILÃO. Nesta época, a marca já era uma potência. Só que sua força estava restrita às cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso, contudo, não era o bastante para os novos proprietários, que com mais de 20 marcas de cafés espalhadas pelo mundo, queriam implantar sua vasta experiência neste segmento. Para ganhar escala nacional a empresa fez parcerias estratégicas com torrefadores. Rapidamente, a marca começou a se tornar forte em outras regiões do país, ganhando popularidade entre mais e mais brasileiros. Para Minas Gerais, por exemplo, a empresa criou uma embalagem de PILÃO em formato de “Pouch” (deixava o produto com melhor aparência nas gôndolas) para atender as especificidades da região. Desde então, a marca passou a ser a prioridade número 1 da empresa no mercado brasileiro.
Nos anos seguintes, apenas com o lançamento de novas variedades e extensões de linha foram gastos quase R$ 20 milhões. Assim, a marca PILÃO lançou no mercado em 2003, além da nova embalagem Ideal Pack, que preservava o aroma original do café, tinha abertura fácil e permitia que o consumidor guardasse o produto na própria embalagem original, através de um selo adesivo; uma grande variedade de cafés, como por exemplo, o Descafeinado (desenvolvido para pessoas que amam café, mas sofrem restrições alimentares), Orgânico (100% natural, obtido a partir de grãos cultivados sem agrotóxicos, nas melhores regiões cafeeiras do Brasil), Espresso (especificamente desenvolvido para máquinas automáticas), Cappuccinos e cafés solúveis.
Os investimentos em inovação não pararam. Em 2009, a empresa colocou nas gôndolas dos supermercados a edição limitada Pilão Sabor de Verão, uma versão mais leve do café, indicado para os dias quentes e tropicais. O trabalho de pesquisa e seleção do blend consumiu cerca de um ano e envolveu técnicos da fábrica de Jundiaí (SP) e da unidade situada em Ultrecht (Holanda), onde ficava o principal centro de desenvolvimento da divisão de cafés da empresa. Além disso, para comemorar os 30 anos da marca no mercado, a empresa preparou várias novidades. A linha de solúveis, por exemplo, foi lançada com nova embalagem, nova fórmula e posicionamento mais competitivo. Já a linha de cappuccinos - que podem ser consumidos quentes ou gelados - chegaram às prateleiras das redes varejistas com nova embalagem, mais cremosidade e novos sabores: Cioccolata D’Oro (uma combinação perfeita entre o requinte do chocolate e o café forte do Brasil com um toque especial da avelã), Tradicional (o verdadeiro sabor do café forte do Brasil, com a intensa cremosidade da receita italiana tradicional), Light (que reúne o sabor, o aroma e a cremosidade de um cappuccino tradicional com 25% menos calorias) e Vanilla Dreams (uma explosão do sabor e aroma da baunilha combinada ao café forte do Brasil).
A marca PILÃO também lançou um novo sistema de produção de café em larga escala para aumentar as vendas e a presença em estabelecimentos de alimentação fora do lar. O Cafitesse era composto por máquinas abastecidas por refis que continham extrato de café e funcionavam de forma semelhante às máquinas dispensadoras de refrigerantes. O projeto, então batizado de Pilão Espresso, rapidamente se espalhou por diversas padarias, bares e restaurantes com o sistema Cafitesse, que era capaz de preparar uma xícara em apenas dois segundos. Esse projeto evoluiu e em 2015 se transformou no PILÃO PROFISSIONAL, que oferece máquinas profissionais (incluindo o sistema de franquia), para fazer cafés expressos ou coados, bebidas quentes como cappuccino, moccaccino, chocolate, café com leite e até chá, que agregam valor ao típico cafezinho de empresas, hotéis, bares, padarias, lojas de conveniência, hospitais, etc. Atualmente PILÃO PROFISSIONAL está presente em 17 estados brasileiros com mais de 5.100 máquinas automáticas, que servem aproximadamente 93 mil xícaras por dia.
No inverno de 2010, a marca lançou mais uma versão: Pilão Intenso, um café mais forte e encorpado, que mantém a torra escura característica dos cafés da marca, apresentado em uma nova e exclusiva seleção de grãos robusta e arábica. Outra novidade apresentada foi o sachê Pilão para ser utilizado na máquina automática Senseo; além do Pilão Safra Especial 2011, um café diferente feito com grãos selecionados e colhidos no auge da safra; e do Pilão Origem, um café de alta qualidade, com sabor superior, desenvolvido com a proposta de minimizar os impactos ambientais do ciclo produtivo e pós-consumo.
Nos anos seguintes a marca continuou constantemente lançando novidades no mercado. Por exemplo, em 2013, inovou com a Linha Aroma, oferecida em duas versões, Original (café encorpado com um sabor levemente adocicado) e Nobre (café com um sabor raro e suavemente encorpado, sendo rico em seu aroma). Para completar a linha, em 2014 foi introduzida a versão Extra Forte. Já em 2015, a marca ingressou em uma nova categoria de produto ao lançar uma linha de cafés em cápsulas compatíveis com máquinas da Nespresso® (conheça essa outra história aqui). O lançamento, que contava com três tipos de cafés (Fortíssimo, Supremo e Splendente, todos com características fortes) era uma tentativa da marca de aproveitar o aumento do consumo dessa modalidade da bebida entre os brasileiros.
Em 2018, ano em que comemorava 40 anos, a marca resolveu inovar mais uma vez e apresentar a embalagem stand-up pouch com zíper para seus cafés torrados e moídos. O novo sistema abre e fecha foi pensado para os consumidores que buscam manter a qualidade de PILÃO por mais tempo já que protege o aroma e sabor do produto. Além disso, o novo sistema é mais prático e funcional, pois apresenta uma estrutura mais resistente, que permite que a embalagem seja armazenada de pé e sem que o consumidor precise transferir o café para outro recipiente. Já em 2019, a marca ampliou sua linha de produto com o PILÃO 252º GRAUS, um café torrado lentamente a uma temperatura de 252°graus, fazendo com que atinja o limite da torra para extrair o máximo do aroma, sabor e força.
Em 2020, a marca lançou a PILÃO CAFETERIA, uma nova linha de café torrado e moído, com embalagem a vácuo, disponível em dois blends: Pilão Cafeteria Coado (mais aromático, com sabor marcante e diferenciado de intensidade 3) e Pilão Cafeteria Espresso (um café mais forte, de intensidade 5, com aroma mais intenso), que trazem como principal diferencial a seleção de grãos especiais, com destaque para as peculiaridades do grão arábica, que predomina na mixagem com grãos robusta e promove aroma e doçura ainda mais intensos. A nova linha (em 2021 ganhou um terceiro sabor, Pilão Cafeteria Italiano), foi criada para oferecer um café autêntico, ideal para quem quer ter a experiência de degustar toda a qualidade dos cafés das cafeterias dentro de casa, a qualquer hora do dia.
PILÃO, que se posicionada como “O café forte do Brasil”, proporciona uma experiência completa aos seus milhões de consumidores. E essa força do CAFÉ PILÃO tem um segredo, ou melhor, vários segredos. Os grãos passam por uma torra lenta e uniforme a altas temperaturas e por um processo resfriado de moagem para extrair o máximo do sabor e aroma para o seu café. Todos os produtos são desenvolvidos pelo Master Blender Pilão, o especialista responsável por preparar a fórmula que garante a força característica do CAFÉ PILÃO. Ele está presente em todas as etapas do preparo, desde a seleção minuciosa dos grãos até chegar ao ponto final de garantir a máxima qualidade em cada embalagem. É ele quem garante que cada xícara de PILÃO tenha os exatos 40 grãos que serão responsáveis pela #ForçaQueTeDáForça.
E para mostrar a importância dos cuidados no processo de produção dos grãos, e reforçar os atributos de qualidade da marca, em 2021 a PILÃO resolveu lançar uma grande campanha (assista ao filme abaixo). Por meio do conceito “A qualidade de Pilão vem do cuidado do grão”, o filme apresenta as fases de produção do café, desde a colheita até chegar às mesas e ao paladar dos consumidores, de uma forma diferente: pela perspectiva do próprio grão. Sob essa ótica, é possível viajar por todo o processo de fabricação da matéria-prima da bebida, passando pela torra lenta a altas temperaturas e moagem a frio.
A Casa Pilão
No início de julho de 2010, em uma ofensiva para aumentar o aproveitamento da força da marca PILÃO, a empresa investiu R$ 20 milhões em iniciativas de marketing resultando na inauguração da primeira cafeteria com a marca PILÃO, no Morumbi Shoppping, em São Paulo. A CASA PILÃO, como foi batizada, visava associar a marca, tradicional nas redes varejistas, ao café consumido em restaurantes, bares, padarias e, agora, cafeterias. O objetivo era enaltecer o jeitinho brasileiro de tomar café em um ambiente acolhedor, que foi desenvolvido sob o conceito de casa, com tapetes, cortinas, sofás e até mesas de jantar. E para deixar os clientes ainda mais a vontade dentro do espaço, a CASA PILÃO oferecia diversas opções de café espresso, cappuccinos e bebidas frias e quentes criadas à base de café.
Outro diferencial foi oferecer aos apreciadores de café diferentes rituais da versão coada, como coador de pano, prensa francesa e globinho, todos preparados na hora, na mesa do cliente, despertando assim todos os sentidos. Além disso, o cardápio apresentava de forma exclusiva elementos específicos da culinária brasileira, tais como tapioca, pão de queijo, quindim, brigadeiro de castanha do Pará, salada com queijo coalho, queijadinha, bolos caseiros, entre outros. O sucesso foi tanto, que a CASA PILÃO, um espaço que une o aconchego da casa ao charme da cafeteria, foi transformada em franquia e hoje conta com aproximadamente 25 unidades espalhadas por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Maceió.
A marca PILÃO está na memória afetiva de milhões de brasileiros. E durante décadas trabalha seu marketing para a construção de uma marca forte. Literalmente forte. Afinal, faz anos que PILÃO é reconhecido como “O café forte do Brasil”. Em 2014, com o objetivo de reforçar o posicionamento da marca no mercado brasileiro com situações que remetiam à força do CAFÉ PILÃO, foi lançada uma nova campanha de marketing. No comercial “Terremoto”, um som que inicialmente parece ser um terremoto é, na verdade, a representação da força de cada gota do café da marca. Remetendo ao aroma, ao sabor encorpado e outras características de PILÃO, cada gotejamento na cafeteira provoca uma sequência de acontecimentos despertando a todos. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo.
A evolução visual
A identidade da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Há alguns anos atrás a marca alterou sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo, que incorporou o Selo de Qualidade Douwe Egberts, antiga operação de café da americana Sara Lee. Depois aconteceu uma forte remodelação: o logotipo ganhou curvas e mais vida. E finalmente em 2014, a marca apresentou sua nova identidade visual, mais limpa, com mais curvas e mais volume, além de uma nova tipografia de letra, onde o acento ficou mais suave e curvilíneo.
O logotipo da PILÃO também pode ser aplicado com um fundo vermelho ou marrom, cores tão associadas à marca.
Ao longo dos anos as embalagens também evoluíram, ganhando um visual mais moderno e limpo, com a preocupação de manter a essência da marca, que tem mais de 40 anos de tradição e uma forte relação emocional com os consumidores. A última alteração significativa ocorreu em 2014, com a proposta de resgatar os valores históricos da marca com a volta da vibrante cor vermelha e o marrom. Outra novidade foi a “Escala de Força de Pilão”, ilustrada nas laterais ou no verso das embalagens, que auxilia na identificação da intensidade dos produtos do portfólio da marca. As embalagens também apresentaram outra inovação, o selo “Aroma Pack”, que preserva o aroma e o sabor do café por mais tempo.
O café forte do Brasil.
Para quem não resiste a um café forte. (1987)
O Café que vale por dois. (anos de 1980)
Pilão é do jeito que eu gosto. (anos de 1980)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1978
● Criador: Copersucar-União
● Sede nacional: Barueri, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Jacobs Douwe Egberts BR Comercialização de Cafés Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: André Maurino (Brasil)
● Faturamento: R$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Cafés
● Principais produtos: Cafés moído, solúvel e cápsulas
● Concorrentes diretos: Melitta, Três Corações, Nescafé, Café Seleto, Café Brasileiro, Floresta, Bom Jesus, Moka e Santa Clara
● Slogan: O café forte do Brasil.
● Website: www.pilao.com.br
A marca no Brasil
Segundo a empresa Jacobs Douwe Egberts (resultado de uma joint-venture formada em 2014 entre a americana Mondelēz International e a holandesa Douwe Egberts Master Blenders, antiga operação de café da Sara Lee) e proprietária do café PILÃO (e de outras marcas como L’OR, Café do Ponto, Damasco, Café Pelé e Caboclo), a marca é líder em vendas de café (torrado e moído) no mercado brasileiro e responde por 60% de suas receitas no país. Além disso, PILÃO é lembrada por 9 entre 10 consumidores e detém 40% de participação somente em São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, com uma linha completa de produtos, a PILÃO oferece mais de 12 opções de sabor e aroma, que agradam aos paladares mais exigentes, incluindo, além do tradicional café em pó ou em grão, café solúvel, cappuccino e até cápsulas para máquinas. Já a área Pilão Professional é voltada inteiramente para trazer soluções em café para o mercado fora do lar, através de uma equipe focada e preparada para atender a todos os canais.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 28/7/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
5 comentários:
Sim, sou um ex-funcionario da Copersucar-União,exerci minha funçao de vendedor pronta entrega,de 1975 a 1984. Nosso corpo de vendedores nesta época, chegava a 100 vendedores. Nós
lançamos o cafe Pilão, em 1978, embalagem a vácuo, ótimo para a época
Sinto saudades deste tempo,nossos clientes eram nossos amigos, tinha setor,que sua quota era mais l7.ooo
kilos de café por mes.Bons tempos.
Fui vendedor aqui no estado do ceara chegava a vender no interior do estado 200tn mês mas aqui o forte era cafe uniao....o nome aqui ainda é forte dizem que a familia detem esse nome e que iriam relançar mas ate hj so saudedes mesmo
Sim,sou do tempo do café união.Minha avó só comprava ele,estranhou quando no mercado virou café pilão,perguntou pra alguns vendedores se não tinha mais o café união que ela gostava,então,disseram a ela que era o mesmo café só agora o nome seria pilão.Eu uso até hoje é muito boooooooom ☕
Amo café pilão original muito gostoso, e o cheirinho inconfundível
Amo esse café, pilão é bom demais!
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