6.1.10

WILLIAMS-SONOMA


A cozinha é um dos locais da casa que o americano, faminto por natureza, mais dá atenção na hora de equipar e decorar. Justamente por isso, a rede de lojas WILLIANS SONOMA, preferida da classe média americana, apresenta novidades, lançamentos e tudo de mais moderno em facas, panelas, cafeteiras, batedeiras e artigos específicos para cozinha das principais marcas mundiais. Vende artigos para casa e itens gourmet, utilizando vídeos para aumentar o conhecimento do cliente sobre seus produtos, em ambientes prá lá de modernos e aconchegantes. 

A história 
Tudo começou no final da década de 1940 quando Charles Edward “Chuck” Williams (imagem abaixo) chegou à cidade de Sonoma na Califórnia para trabalhar como contratante, e rapidamente construiu um círculo de amigos que adoravam cozinhar e comer deliciosas refeições juntos. Em 1953, ele e alguns desses amigos viajaram para Paris e tiveram os primeiros contatos com os tradicionais e clássicos equipamentos da cozinha francesa, como por exemplo, frigideira para omeletes e formas para suflês, até então itens desconhecidos na América. Ao retornar para os Estados Unidos, em 1954, ele comprou uma pequena loja de suplementos eletro-eletrônicos com a intenção de transformá-la em uma loja especializada em equipamentos e acessórios franceses de cozinha. Em apenas dois anos, os produtos eletrônicos, como fitas isolantes, foram substituídos nas prateleiras por acessórios de cozinha, entre os quais panelas, bandejas e facas, importadas da França. A partir de 1956 a loja passou a se chamar WILLIAMS-SONOMA (escrita com hífen durante décadas), unindo o segundo nome do fundador ao da cidade em que o novo negócio estava instalado, e revolucionou a maneira como os americanos compravam utensílios de cozinha.
   

O primeiro logotipo da loja foi desenhado pelo próprio Williams, e continha um abacaxi, símbolo de hospitalidade desde os tempos das colônias americanas. Durante décadas o abacaxi passou a ser um importante elemento de comunicação da marca, traduzindo a grande hospitalidade da rede e o atendimento atencioso e superior. Como muitos dos primeiros clientes da nova loja eram da região de San Francisco, Williams foi convencido a mudá-la para a cidade com o objetivo de aumentar a clientela e divulgar mais ainda seus produtos de cozinha. Foi então, que em 1958, a loja se mudou para San Francisco, localizada a poucos quarteirões do distrito comercial da cidade. Pouco depois, em 1960, iniciou a venda em sua loja das tradicionais e clássicas louças de porcelanas brancas da marca francesa Apilco. Rapidamente, os pratos e xícaras da marca francesa se tornaram os preferidos dos clientes da WILLIAMS SONOMA.
   

Ainda na década de 1960, os americanos redescobriram a cozinha como ponto central da casa, programas culinários se tornaram populares, principalmente o de Julia Child, e o número de publicações deste segmento cresceu assustadoramente. O interesse pela arte de cozinhar fez com que a loja aumentasse sua gama de produtos e expandisse sua linha com muitas novidades, como por exemplo, as famosas batedeiras da KitechenAid (conheça essa história aqui) e as tradicionais panelas francesas coloridas da Le Creuset (conheça sua história aqui). Por sugestão de uma assídua cliente, Jackie Mallorca, Williams publicou seu primeiro catálogo em 1971 com o objetivo de expandir seus negócios além da área da Baía de San Francisco. No ano seguinte, a loja já possuía duas vezes o tamanho da original, o catálogo recém-lançado crescia e a linha de produtos não parava de ser ampliada.
   

A partir de 1973, a WILLIAMS SONOMA começou a inaugurar outras lojas em cidades californianas como a segunda unidade, instalada em plena Rodeo Drive em Beverly Hills, e outras duas em Palo Alto e Costa Mesa. Quase no final desta década, em 1978, Howard Lester, que estava à procura de uma nova oportunidade no mundo dos negócios, ficou tão impressionado com o que viu quando visitou a WILLIAMS SONOMA, que acabou comprando a empresa. Mesmo após a venda, Williams manteve uma participação acionária e orientou a seleção de mercadorias e a produção do catálogo. Em 1983, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores, o que possibilitou uma expansão de sua rede de lojas para vários estados americanos nos anos seguintes. Em 1986, a marca lançou seu primeiro livro sobre gastronomia e cozinha, batizado de The Williams-Sonoma Cookbook with a Guide to Kitchenware. Desde então, a empresa já publicou mais de 250 livros, entre eles o campeão de vendas “Williams-Sonoma Kitchen Library series”.
   

A partir de 1991, o serviço de listas de casamento, que desde o início foi uma importante parte dos negócios, passou a ser computadorizado em todas as suas lojas. Com isso, de forma pioneira no segmento de varejo especializado, era possível comprar presentes para os noivos em qualquer loja da rede no país. Em 1994, a empresa introduziu o conceito Grande Cuisine em suas lojas, aumentando o espaço para exposição de merchandising, demonstrações de produtos e testes de alimentos e comidas, ampliando assim a experiência de compra de seus clientes. No final desta década, em 1999, a WILLIAMS SONOMA lançou seu comércio eletrônico (incluindo o serviço de lista de casamento), com um site rapidamente reconhecido por seu design e facilidade de utilização.
   

A chegada do novo milênio foi marcada pela inauguração em 2001 da primeira loja internacional da rede na cidade de Toronto no Canadá; e da diversificação de atuação da empresa, que passou a comercializar, a partir de 2004, também móveis e objetos de decoração, além de uma completa linha de cama-mesa-banho. Pouco depois, em 2005, a empresa inaugurou em plena na Beverly Boulevard em West Hollywood, estado da Califórnia, a primeira unidade da WILLIAMS SONOMA HOME, loja especializada em móveis e decoração.
   

Ainda em 2005, a empresa firmou um acordo com o popular programa “The Early Show” da CBS News, para transmissão de um segmento chamado “The 5-Minute Cooking School”, no qual era apresentado receitas e uma incrível variedade de técnicas e estilo para cozinhar. A série era gravada na loja âncora da WILLIAMS SONOMA em Nova York, localizada no Time Warner Center. Em 2006, a rede deu início a um plano de expansão com a inauguração de dezenas de novas lojas em cidades como Beverly Hills, Palo Alto, Cincinnati, Indianápolis, Portland, entre outras.
   

Nos anos seguintes, a WILLIAMS SONOMA incrementou e aprimorou a experiência de compra em suas lojas com a introdução de aulas de culinária, eventos e workshops. Também introduziu um dos seus principais diferenciais: a venda de ingredientes para culinária como azeites, vinagres, temperos, chocolates gourmet, pimentas, condimentos, coberturas, além de alimentos como geleias, caviar, macarrão, molhos, queijos, pães, bolos, sorvetes, cafés, chás e até frutas frescas acondicionadas em lindas caixas. Além disso, o consumidor também pode montar lindas cestas para presente. A partir de 2012, quando a rede inaugurou sua primeira loja no Kuwait, a WILLIAMS SONOMA iniciou sua expansão internacional com inauguração de unidades na Austrália (2014), México (2015) e Coréia do Sul (2017).
    

O enorme sucesso da WILLIAMS SONOMA se deve a quem é literalmente apaixonado por cozinha. Por isso, em cada loja da rede tudo é lindo, organizado e muito cheiroso, um incrível cuidado que a empresa tem com cada detalhe ou produto exposto, especialmente com as vitrines. A principal missão da marca é fazer com que as pessoas tenham lembranças, cultivem memórias, comemorarem aniversários e vivam grandes momentos, sempre tendo a culinária como ponto central.
    

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Durante décadas contendo um abacaxi como símbolo, há alguns anos atrás a marca apresentou um logotipo mais moderno, sofisticado e na cor dourada, refletindo assim seu novo posicionamento premium. Mais recentemente a identidade visual sofreu grandes alterações, incluindo a perda do hífen no nome (para se diferenciar de sua empresa controladora de mesmo nome), uma tipografia de letra levemente diferente, a adoção da cor preta e a inclusão da palavra “Califórnia”, estado onde a empresa foi fundada.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1956 
● Fundador: Chuck Williams 
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Williams-Sonoma Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Laura Alber 
● Presidente: Ryan Ross 
● Faturamento: US$ 1.24 bilhões (2020) 
● Lucro: US$ 540 milhões (2020) 
● Lojas: 209 
● Presença global: 7 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 8.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Utensílios de cozinha, eletrodomésticos, livros de culinária e alimentos 
● Concorrentes diretos: Crate & Barrel, Bed Bath & Beyond, Kirkland’s, Wayfair, Sur La Table, Target e Ikea 
● Ícones: O antigo abacaxi em seu logotipo 
● Slogan: The place for cooks. 

A marca no mundo 
A rede WILLIANS SONOMA, especializada em utensílios de cozinha, possui 191 lojas (incluindo 12 unidades no conceito Outlet) espalhadas por 41 estados americanos e Porto Rico, além de 18 unidades no Canadá, México, Kuwait, Austrália e Coréia do Sul. Faturando mais de US$ 1.2 bilhões em 2020, a empresa ainda possui 5 lojas WILLIAMS SONOMA HOME, especializada em objetos de decoração como móveis com design clássico. A WILLIAMS SONOMA, subsidiária da Williams-Sonoma Inc., proprietária de várias redes de lojas como a Pottery Barn (decoração e móveis) e West Elm (decoração e produtos para casa), ainda comercializa seus produtos através de um site na internet e em um bem elaborado catálogo. 

Você sabia? 
A WILLIAMS SONOMA já chegou a distribuir anualmente mais de 50 milhões de cópias do seu famoso catálogo pelos Estados Unidos. Hoje em dia a marca disponibiliza seu catálogo digitalmente (online). 
No dia 5 de dezembro de 2015, Chuck Williams, empresário, autor de livros de culinária e fundador da empresa, faleceu aos 100 anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/8/2021 

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3 comentários:

Marcelo Suyço disse...

Como um blog tão bom fica sem comentários.. Parabéns pelo conteúdo, só faz mais de 1 hora que estou no seu blog.. Excelente!!

Eric disse...

Parabéns pela esclarecedora matéria. Além de despertar um forte desejo de revisitar a Williams Sonoma, julgo que este material estimula empreendedores na construção de conceitos e marcas emblemáticos.
Luiz Barbosa, SP/SP, lccboss@gmail.com

Encanto das fadas disse...

Oieee...adorei seu blog...sugiro que vc inclua: Bundt e Nordic Ware...são empresas Americanas de formas especiais de bolo. Obrigado.