Com o slogan “Mais construtora por m²”, a TECNISA em mais de quatro décadas uniu qualidade e tecnologia para erguer uma história de sucesso no mercado imobiliário brasileiro, reforçando assim sua filosofia de negócio, voltada à busca de soluções construtivas inovadoras e sustentáveis e de práticas baseadas em eficiência, transparência e qualidade. Empreendimentos inovadores e milhões de clientes totalmente satisfeitos fizeram da TECNISA muito mais que uma construtora e incorporadora, a transformaram em uma grife do setor.
A história
Tudo começou no dia 22 de setembro de 1977, quando o então estudante de engenharia civil da Politécnica da USP, Meyer Joseph Nigri, criou a TECNISA ENGENHARIA com o sonho de se transformá-la em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira. Neste mesmo ano lançou seu primeiro empreendimento: um edifício residencial na cidade de São Paulo. Na década de 1980, a empresa iniciou a adoção de inovações que marcariam a construção civil brasileira, como por exemplo, o programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário. Além disso, a empresa sempre foi especializada em gestão financeira, o que lhe garantiu uma vantagem competitiva, produzindo resultados que a tornou uma empresa sólida e de credibilidade reconhecida junto a milhares de clientes. Nesta década a TECNISA lançou no mercado 17 empreendimentos, incluindo seu primeiro condomínio de casas na badalada praia de Juquehy, litoral norte de São Paulo.
A partir de 1990, a TECNISA começou a ofertar ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais. Nesta década a TECNISA apresentou ao mercado o conceito de grand space, onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a ideia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado. Também nesta década, pioneiramente, a empresa criou o conceito de roof top, que basicamente era o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como a maioria dos empreendimentos. Foi também a primeira empresa a entregar os empreendimentos com as áreas comuns equipadas e decoradas. Nos anos seguintes a TECNISA deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social.
Em 2000, ganhou os holofotes da mídia ao se tornar a primeira empresa do setor a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional: primeira a possuir uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos; primeira empresa brasileira a ter um blog corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa; primeira a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores; e primeira empresa do segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores. Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a TECNISA passou a ser listada na Bovespa como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.
Uma das maiores novidades da empresa ocorreu em 2010 quando iniciou a comercialização de sua linha de imóveis econômicos, batizada de TECNISA FLEX, com lançamentos nas cidades de Cotia e Carapicuíba. Em 2014 a TECNISA continuou inovando com a utilização do aplicativo para o Google Glass, focado em vendas, o uso de drones para monitoramento de obras, além de ser a primeira empresa do mercado imobiliário a aceitar bitcoins como forma de pagamento. Depois da grave crise que atingiu o setor no Brasil, até então a TECNISA tinha conseguido aumentar o valor de seus lançamentos surfando a onda de aumento da classe média alta e de crédito farto nos banco, somente em 2016 a empresa retomou o ciclo de lançamentos, com novos empreendimentos em São Paulo, além de programas de redução de despesas que geram mais de 30% em economia. Além disso, ainda em 2016, a história da TECNISA passou a contar com mais uma tecnologia: o Construct App. Através do aplicativo a construtora passou a realizar a gestão de informações e demandas dentro e fora do canteiro de obras, tudo com a garantia de alto nível na entrega dos serviços executados.
A TECNISA possui um departamento de projetos que acumula mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais e comerciais. Estes projetos sempre estão em parceria com renomados arquitetos, paisagistas e decoradores, como Itamar Berezin, Marta Gavião e Andréia Marques. Além disso, ao longo de quatro décadas, imprime como diferencial da marca a disposição de inovar continuamente em todas as áreas: seja na maneira de construir, respeitando o meio ambiente, de lançar novidade e facilidades nos empreendimentos, de antecipar tendências e de relacionar-se com os clientes. A empresa tem como principais diferenciais a forte reputação, a qualidade de seus produtos e a consistente rentabilidade.
A linha do tempo
1998
● Primeira construtora a utilizar a internet para fazer o lançamento de um edifício.
2001
● Implantação do Departamento de Relacionamento com o Cliente.
● Compra de um terreno em Moema, zona sul de São Paulo, com mais de 7.000 m² para o ambicioso projeto Le Quartier Moema, com 4 torres residenciais.
2002
● Início de sua estratégia de vendas de imóveis pela internet, pioneiro no mercado imobiliário.
● Entrega da obra do primeiro condomínio de casas da empresa na cidade de São Paulo, na Chácara Santo Antônio.
2003
● A TECNISA se torna uma empresa gay friendly, uma das pioneiras do país.
2004
● Entregue o Le Quartier Moema, seu maior empreendimento de apartamentos residenciais até então, com 368 unidades e quase 60.000 m² construídos.
2005
● Em dezembro foi lançado o Well, no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo. Foi o primeiro condomínio do Brasil com o conceito “wellness” de viver (composto por sauna com duchas, sala de descanso com ofurô e salas destinadas a ioga e massagem, que complementavam os exercícios na sala de ginástica e um inédito clube de experiência), pet care e rock center para atender às novas necessidades de moradia. O empreendimento seria entregue em 2008.
2006
● Aquisição do maior terreno em sua história em São Paulo, com 250.000 m², localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade, a região que mais se valorizava na cidade.
2007
● A cidade de Goiânia é a primeira fora do estado de São Paulo a receber um lançamento da empresa.
● Lançamento de empreendimentos na cidade de Manaus (AM).
2008
● Lançamento de empreendimentos nas cidades de Águas Claras (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
● Lançamento do maior empreendimento do ano da cidade de Santos, com 25.200 m² de terreno.
2009
● Realiza venda do primeiro apartamento pelo Twitter.
● Lançamento de um empreendimento na cidade de Curitiba (PR).
2010
● Venda do primeiro apartamento com contato originado pelo iPhone.
● Fecha parceria com a Redecard para aceitar cartões de crédito Mastercard no pagamento da entrada na compra de imóveis.
2011
● Lançamento do primeiro empreendimento com tomada para carro híbrido e elétrico do Brasil.
● Lançamento de um empreendimento com monitor digital acoplado a caixa de luz, que permitia ao morador conferir o consumo dos eletrodomésticos em tempo real.
2013
● Lançamento dos primeiros edifícios do bairro planejado Jardim das Perdizes, em São Paulo. É um projeto que reúne qualidade de vida, bem-estar, modernidade, segurança, preocupação com o meio ambiente e consumo racional de recursos, em uma das regiões menos adensadas de São Paulo.
● Lançamento, na cidade de Curitiba, do primeiro empreendimento mixed-use 5 em 1, com salas comerciais, lajes corporativas, mall, hotel e unidades residenciais.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 22 de setembro de 1977
● Fundador: Meyer Joseph Nigri
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Tecnisa S.A.
● Capital aberto: Sim (2007)
● Presidente do conselho: Ricardo Barbosa Leonardos
● Diretor presidente: Meyer Joseph Nigri
● Faturamento: R$ 329 milhões (2016)
● Lucro: - R$ 449 milhões (2016)
● Valor de mercado: R$ 712 milhões (janeiro/2018)
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.800
● Segmento: Construção
● Principais produtos: Apartamentos, unidades comerciais, flats e casas
● Concorrentes diretos: Gafisa, Cyrela, MRV, Even, Rossi, Brookfield, PDG e Eztec
● Slogan: Mais construtora por m².
● Website: www.tecnisa.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a TECNISA está presente na construção e incorporação de imóveis como apartamentos, casas, flats e unidades comerciais, principalmente na cidade de São Paulo, além de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, São José dos Campos, Salvador e Santos. A empresa é especializada em empreendimentos residenciais com foco orientado para clientes de alta e média renda, especialmente na região metropolitana de São Paulo. A TECNISA participa de todas as fases de uma incorporação imobiliária, incluindo a aquisição do terreno, o desenvolvimento do projeto, a realização das obras, as vendas das unidades e o atendimento aos seus clientes. Em 2016, as entregas somaram R$ 2.23 bilhões, em 28 empreendimentos, um recorde histórico da empresa. Foram 6.557 unidades entregues, quase 40% acima do ano anterior. Ao longo de mais de quatro décadas, os números expressam a grandeza da TECNISA: 206 lançamentos; mais de 44.000 unidades entregues; mais de 7.2 milhões de metros quadrados lançados; e mais de 15.000 clientes felizes, residindo e investindo em imóveis com a marca da empresa. Somente de apartamentos a empresa já entregou 38.200 unidades, além de 3.700 unidades comerciais, mil casas, 436 flats, 496 lotes e 180 unidades hoteleiras.
Você sabia?
● Em toda a sua história, apenas dois empreendimentos ultrapassaram o prazo de carência previsto em contrato. A pontualidade dá a medida exata do respeito da TECNISA em relação aos seus clientes, sempre ansiosos para receber as chaves do seu imóvel.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 16/1/2018
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