A VIVARA foi uma das principais responsáveis por popularizar joias no mercado brasileiro, sem, no entanto, deixar de lado o design inovador. Com um posicionamento de mercado “premium sem exageros”, a VIVARA oferece coleções simples e flexíveis que se tornaram inesquecíveis. Do noivado ao casamento, do nascimento à formatura, a VIVARA está presente nos momentos mais marcantes da vida de uma pessoa. Por tudo isso, a marca se tornou especialista em despertar emoções e transformar sonhos em realidade para muitos brasileiros.
A história
A história começou quando o romeno David Kaufman imigrou para o Brasil logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Sem muito dinheiro, mas com grande experiência nos setor de joias, o habilidoso ourives que vinha de uma família com tradição no segmento, rapidamente começou a trabalhar. Foi então que, em 1962, David inaugurou um pequeno ateliê, localizado na Rua 7 de abril, no centro de São Paulo. Lá, ele cravava diamantes com perfeição e desenvolvia peças sob medida. O estabelecimento tinha o compromisso de oferecer peças criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias exclusivas e eternas. Com clientes extremamente satisfeitos e demandas em expansão, os negócios prosperaram ainda mais com a chegada do jovem Nelson Kaufman, filho de David, em 1976. Nelson, que cresceu vendo o pai debruçado sobre uma banca de madeira, mãos firmes, a encaixar brilhantes miúdos em delicadas peças de ouro, passou a administrar o negócio da família.
Responsável por profissionalizar o ofício, ele implantou diversas inovações, como a utilização de pedras preciosas, entre as quais quartzo, citrino e ametista, além de uma lapidação diferenciada – produzindo em escala, mas com a qualidade de uma peça única. Foi em 1981, com a transferência da loja de rua para o Shopping Eldorado, que o nome VIVARA foi adotado, coroando de vez a força da marca. Com espírito de inovação e a proposta de criar e comercializar joias com design moderno e detalhes diferenciados, a VIVARA rapidamente passou a atender a uma consumidora exigente que procurava joias de qualidade para representar e destacar sua personalidade, mas com preços acessíveis. Mesmo mantendo o cuidado artesanal da ourivesaria, a marca não se intimidou em investir em tecnologia, inovação, atendimento e design, confiando sua produção aos mais capacitados profissionais do mercado. Uma década mais tarde, no início dos anos de 1990, já eram 10 lojas em funcionamento na capital paulista.
Ainda no início da década de 1990, a empresa dá um grande passo para sua expansão nacional. Isto porque em 1992 a manufatura foi transferida da Rua Xavier de Toledo, na capital paulista, para uma fábrica no norte, na chamada Zona Franca de Manaus. Com este movimento a empresa conseguiria aumentar sua capacidade produtiva num ambiente expansivo, por meio de incentivos fiscais, para o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado. Em 1996 a rede iniciou um intenso processo de expansão dos seus pontos de venda, inaugurando também sua primeira unidade fora de São Paulo. A rede passou por outra fase de expansão acelerada, especialmente a partir de 2001, quando o ritmo de abertura de novas lojas chegou a uma média de seis por ano, respaldado por uma forte campanha de marketing e reposicionamento da marca. Dois anos depois, já com 47 lojas, a VIVARA inaugurou no shopping Center Morumbi sua então maior e mais luxuosa unidade.
Além disso, em 2003, a VIVARA utilizou toda sua excelência e iniciou a produção e comercialização de relógios com a criação de sua marca própria: VIVARA WATCHES. A VIVARA também seria reconhecida por trabalhar com a venda de marcas renomadas de relógios, como por exemplo, Tommy Hilfiger, Tag Heuer, Movado e Bulova. Nesta época a marca também obteve sucesso com suas campanhas que utilizavam a fórmula “Joias + Celebridades”, incluindo a modelo brasileira Shirley Mallmann, ao lado do ator Marcelo Antony, e a global Maria Fernanda Cândido.
Em 2007, já com 80 lojas em funcionamento, a VIVARA adotou um novo posicionamento próprio no segmento de joias, alinhando estratégia na ambientação de suas lojas, vitrines e produtos, além de uma infalível garota-propaganda: Gisele Bündchen. A partir de então a marca utilizaria cada vez mais celebridades em suas campanhas e também para o lançamento de coleções exclusivas e colaborativas. Nos anos seguintes a equipe de designers foi reforçada, e coleções exclusivas, com linhas confeccionadas a mão, receberam cada vez mais atenção. Os resultados apareceram nas vitrines e no preço. Nos produtos dessa faixa, um colar VIVARA chegava a custar o nada popular valor de R$ 20 mil.
Em 2011 a marca lançou um de seus maiores sucessos: a linha Life by Vivara, com o slogan: “Monte sua pulseira e conte sua história”. Com isso, a VIVARA introduziu no mercado um novo conceito de “joias colecionáveis”, que possibilitam infinitas combinações, para simbolizar e eternizar as principais lembranças e os melhores momentos da vida em uma peça única e personalizada. Com isso, passou a permitir que os consumidores montassem pulseiras ou colares aos poucos, com a adição de pingentes que significam algo especial, tornando a joia única. Essa linha oferece mais de 250 tipos de berloques (pingentes) que traduzem o cotidiano, o amor, o trabalho, entre outros temas importantes para a vida de uma pessoa. Além disso, a empresa investiu na abertura de lojas exclusivas da Life By Vivara, com plano de inauguração de novas 514 unidades até o ano 2024, garantindo assim sua representatividade e crescimento.
E as novidades não pararam por aí. A VIVARA resolveu inovar ao lançar sua primeira coleção de óculos de sol, ingressando assim em um novo segmento. Com isso, nos anos seguintes a marca passaria a oferecer, através da VIVARA ACCESSORIES, um completo mix de acessórios úteis para o cotidiano como agendas, canetas, lapiseiras, estojos, porta-joias, cintos, carteiras, porta-cartões, chaveiros, bolsas e mochilas. Em 2012 a VIVARA lançou uma coleção de relógios, batizada de Urban Collection, que apresentava seis modelos unissex e dois femininos, sendo dois modelos com pulseiras de couro, mais clássicos, e seis modelos de aço, com estilo mais contemporâneo. Além disso, em junho de 2012, lançou seu e-commerce, que hoje oferece mais de 5.000 produtos e atinge 2.900 cidades brasileiras, ampliando assim o alcance da marca. Como resultado, a marca adotou o modelo de vendas omnichannel em 2016, integrando lojas físicas, virtuais e seus clientes.
Nesse ínterim, no ano de 2015, a marca ampliou seu portfólio de produtos ao lançar sua primeira fragrância: V Pour Elle, desenvolvida especialmente para a VIVARA por uma das maiores casas de fragrâncias do mundo e que trazia como principal componente o novo chypre, que possui madeiras mais cremosas e toques frutais e orientais para garantir a modernidade da fragrância. O perfume foi inspirado na consumidora da marca, uma mulher bem sucedida, decidida, com personalidade e que adora marcar presença por onde passa. Em 2017 a VIVARA apostou no poder da sua identidade para celebrar mais de meio século de conquistas e lançou uma coleção com reinvenção de seus produtos, que utilizavam novos materiais, mesclando couro e outras matérias primas. A coleção era composta por quatro anéis, três brincos e cinco pulseiras trabalhadas em prata, ouro amarelo e ouro branco, com ornamentos de diamantes e safiras negras. Batizada de Coleção Vivara 55 anos, todas as joias da linha estampam o famoso V. O símbolo, que carrega a essência da marca, impacta e impressiona, inspirando confiança e tradição. São peças ricas em suas formas e nas riquezas dos detalhes. Uma verdadeira obra de arte, como toda joia deve ser.
Em 2018 a marca inovou mais uma vez ao lançar a coleção My Pet, My Life, composta por acessórios fashion para animais de estimação como coleiras e guias em diferentes tamanhos em couro, além de pingentes em prata com raças como Golden Retriever, Poodle, entre outras. O sucesso da VIVARA fez com que, no mês de outubro de 2019, a empresa se tornasse a primeira varejista de joias negociada na Bolsa de Valores brasileira, ao realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), que movimentou R$ 2.29 bilhões. Além disso, depois de se lançar no universo da perfumaria com fragrâncias femininas, a marca apresentou seu primeiro perfume destinado aos homens: Eau de Parfum V Man, com notas que exaltam os mistérios do olfato e sua importância em marcar memórias e experiências inesquecíveis. Com aproximadamente 60 anos de história, de uma pequena oficina de ourivesaria no centro de São Paulo, a VIVARA passou a atuar no comércio, chegou aos shoppings e expandiu a operação para quase todos os estados do Brasil.
Atualmente, sem quebrar o vínculo com seus valores tradicionais, qualidade e atendimento, a VIVARA se renova a cada coleção, reinventa-se através do tempo e das joias de design criativo. Um dos segredos do sucesso da marca está na mistura inusitada de requinte e simplicidade que fazem suas joias diferenciadas. Uma equipe exclusiva de talentosos designers busca tendências mundiais, pesquisa materiais, estuda e entende as peculiaridades do público brasileiro, criando as mais charmosas e sofisticadas coleções. Por isso, em toda a sua trajetória a VIVARA vem recebendo reconhecimento por meio de premiações em diversos setores, desde a área de vendas, até tecnologia e arquitetura de lojas.
Coleções estreladas
Para agregar valor à marca e ampliar sua visibilidade, a VIVARA utiliza de uma comunicação intensa, que compila o luxo de seus produtos com a beleza e a fama de celebridades reconhecidas. Desse modo, toda coleção inovadora é marcada por uma campanha publicitária poderosa, o que acaba agregando no valor final do produto. Isto começou em 2003 com Shirley Mallmann, ao lado do ator Marcelo Antony, e a global Maria Fernanda Cândido. Mas ganhou impulso mesmo no ano de 2007 com a modelo Gisele Bündchen. Em 2009, depois de Juliana Paes, foi a vez de Grazi Massafera estrelar as páginas do catálogo da nova coleção da marca. Logo depois, a estrela Isabeli Fontana, juntamente com seus filhos, estrelou uma campanha publicitária da marca. E a longa lista de celebridades contou ainda com Cauã Reimond, Marina Ruy Barbosa, Erika Jussara, Sabrina Sato e Anitta. Com esta estratégia a VIVARA se tornou uma marca aspiracional, nos moldes de Bulgari e Tiffany & Co. Só que com preços adequados à realidade do brasileiro.
A qualidade
A joias da VIVARA não apenas possuem diversos itens específicos, como também existem diferentes tipos de materiais empregados em cada design. A VIVARA trabalha, por exemplo, com uma variedade de materiais como: aço, borracha, couro, madeira, náilon, ouro (branco, amarelo, rosé) e prata, dentre outros. Além disso, utiliza no acabamento diversas gemas e pedras como ágata, água marinha, ametista, apatita, diamante, esmeralda, jade, pérola, rubi, safira, turmalina e topázio. E para gerar recorrência de compra, a VIVARA lança nada menos do que 30 coleções por ano, que chegam as lojas dois meses depois da criação do protótipo.
A fábrica da VIVARA, localizada em Manaus (AM), possui 4.200 m² de modernas instalações e 360 profissionais especializados. Sua produção anual é de aproximadamente 2.3 milhões de unidades. Regularmente, a equipe da VIVARA oferece treinamentos de ourives e polidor para manter a qualidade dos produtos. Esses profissionais são especializados e constantemente treinados, tudo para somar experiência, novas técnicas e conceitos à manipulação dos materiais e das pedras. Com alta tecnologia, cada peça é desenhada, desenvolvida e executada com o mesmo cuidado com que os antigos ourives produziam joias exclusivas e eternas, com riqueza nos detalhes e ousadia em suas formas. O processo de produção das joias é verticalizado e com isso a empresa garante novos produtos, com mais frequência e velocidade, acompanhando os novos perfis de clientes e as novas possibilidades de consumo.
Uma importante organização mundial, a International Organization for Standardization, concedeu o certificado ISO 9001 à VIVARA pela excelência de suas instalações fabris, prova de que as joias são produzidas rigidamente nos melhores padrões internacionais de qualidade. Todas as joias da marca possuem um “V” grafado. É o compromisso de que a joia apresenta um design exclusivo, sendo produzida dentro dos mais exigentes padrões de qualidade, sempre utilizando matérias-primas selecionadas. Com aproximadamente 60 anos de experiência na criação de joias, a VIVARA é uma referência no setor, além de ser a maior rede varejista do mercado joalheiro no Brasil.
A identidade visual
O logotipo da marca VIVARA passou por remodelações ao longo dos anos. A identidade visual atual apresenta uma tipografia da letra mais afinada para passar sofisticação.
O logotipo também pode ser aplicado sob um fundo cuja cor foi criada especialmente para a marca. Cor esta utilizada em embalagens e comunicação da marca.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1962
● Fundador: David Kaufman
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Vivara Participações S.A.
● Capital aberto: Sim (2019)
● Presidente do conselho: João Cox Neto
● Presidente: Márcio Kaufman
● Faturamento: R$ 1.17 bilhões (2019)
● Lucro: R$ 224.7 milhões (2019)
● Valor de mercado: R$ 5.29 bilhões (julho/2020)
● Lojas: 253
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 3.200
● Segmento: Joalherias
● Principais produtos: Anéis, brincos, pulseiras, colares e relógios
● Concorrentes: Antonio Bernardo, Pandora, Monte Carlo, Sauer, Swarovski, Tiffany & Co. e HStern
● Slogan: Transformando sonhos em realidade.
● Website: www.vivara.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a VIVARA é a maior rede de joalherias do Brasil com mais de 250 pontos de venda (197 lojas e 56 quiosques) localizados em sua maioria em shopping centers nas principais capitais de 24 estados. Com faturamento superior a R$ 1.1 bilhões (dados de 2019) e aproximadamente 10% de market share no segmento, 55% de seus pontos de venda está localizado na região sudeste (98 somente na cidade de São Paulo). Além de joias e relógios (incluindo a marca própria VIVARA WATCHES), a rede de joalherias vende também acessórios, que incluem carteiras, óculos, bolsas, abotoaduras, cintos e canetas com a marca VIVARA ACCESSORIES, a linha Life By Vivara, que conquistou os millenials, e até perfumes (VIVARA FRAGRANCES). São mais de 300 mil peças vendidas por mês e 900 mil catálogos distribuídos anualmente.
Você sabia?
● O ouro representa 50% das vendas na receita da empresa e a prata 32%.
● Há mais de uma década, a VIVARA realiza anualmente a sua tradicional “Semana do Ouro”. Neste período (geralmente duas semanas), os clientes podem levar peças antigas de ouro, de qualquer marca, para trocá-las por novos itens VIVARA, podendo ser joias, relógios, acessórios e produtos da Life By Vivara. A ação tem como objetivo fomentar a economia circular e o consumo consciente.
● Em 2019 a VVIVARA foi eleita como a primeira colocada na categoria “joias” entre as marcas preferidas dos clientes, de acordo com o “Prêmio Estadão|As mais envolventes”, e pela Hors Concours como primeira colocada, por mais de três vezes consecutivas, no “Prêmio Lojista ALSHOP” de excelência e qualidade no varejo de shopping.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 24/7/2020
5 comentários:
Cara adoro seu blog mas sinto falta de um post sobre a itautec, que eu amo de coração.
Oie, queria saber se a Marca VIVARA se enquadra no atual mercado de luxo????????
As marcas brasileiras de alta joalheria são: Amsterdam Sauer e H.Stern.
Ótimo texto!
Postar um comentário